Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

PORTUGUÊS
Questão 30198
CESGRANRIO 2012 PETROBRÁS Redação de Correspondências Oficiais

Um ato de correspondência interna oficial, utilizado entre unidades administrativas de um mesmo órgão, no qual se expõem informações breves sobre um assunto é um(a):

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79769829
Questão 30199
CESGRANRIO 2007 TCE Redação de Correspondências Oficiais

Assinale a única definição INCORRETA das partes de uma lei.

Encontrou erro na questão?
79769828
Questão 30197
CESGRANRIO 2012 PETROBRÁS Redação de Correspondências Oficiais

As características de um ofício são as relacionadas a seguir, EXCETO:

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79769823
Questão 30196
CESGRANRIO 2012 PETROBRÁS Redação de Correspondências Oficiais

Uma das características de um memorando é:

Encontrou erro na questão?
79769824
Questão 30194
CESGRANRIO 2006 DNPM Redação de Correspondências Oficiais

Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração

Assunto: Administração. Instalação de condicionadores de ar

1. Nos termos do Plano Geral de modernização, solicito a Vossa Senhoria verificar a necessidade de instalação de novos aparelhos de ar condicionado e especificar a capacidade dos aparelhos desejados.

2. Sem descer a maiores detalhes técnicos, acrescento, apenas, que o ideal seria que a instalação dos aparelhos não exigisse a quebração das paredes.

3. Por fim, lembro ainda que tais informações devem chegar ao Departamento de Compras até 1 de junho do presente ano.

Atenciosamente,

[nome do signatário]

[cargo do signatário]

Em relação ao texto do memorando acima, analise os itens a seguir.

I - O texto do memorando apresenta linguagem com grau de formalidade adequado.

II - O tratamento dado ao destinatário está correto porque especifica o cargo da pessoa.

III - O fecho do memorando e o pronome de tratamento (Vossa Senhoria) são

adequados à correspondência entre pessoas do mesmo nível hierárquico.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Encontrou erro na questão?
79769707
Questão 30195
CESGRANRIO 2006 EPE Redação de Correspondências Oficiais

Em relação à redação de correspondências oficiais, considere as afirmações abaixo.

I – As comunicações oficiais, incluindo as assinadas pelo Presidente da República, devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local da assinatura.

II – No ofício, além do nome e do cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, deve-se incluir também o endereço.

III – No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Encontrou erro na questão?
79769822
Questão 30200
CESGRANRIO 2007 TCE Redação de Correspondências Oficiais

A finalidade básica da redação oficial é:

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79769988
Questão 30201
CESGRANRIO 2007 TCE Redação de Correspondências Oficiais

Os pronomes de tratamento usados em comunicações dirigidas ao Governador do Estado e a um deputado são:

Encontrou erro na questão?
79769990
Questão 30206
CESGRANRIO 2006 DNPM Redação de Correspondências Oficiais

A opção em que é feita corretamente a relação entre o pronome de tratamento e o destinatário da correspondência é:

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79771375
Questão 30207
CESGRANRIO 2011 TRANSPETRO Redação de Correspondências Oficiais

A ata caracteriza-se por ser um(a):

Encontrou erro na questão?
79770037
Questão 30205
CESGRANRIO 2005 ANP Redação de Correspondências Oficiais

Assinale a opção que apresenta o fecho adequado para comunicações oficiais, dirigidas a autoridades superiores, inclusive o Presidente da República.

Encontrou erro na questão?
79770033
Questão 30204
CESGRANRIO 2005 ANP Redação de Correspondências Oficiais

Abaixo, acham-se relacionados cargos de autoridades associados à forma de tratamento e ao vocativo que devem ser usados em correspondência que lhes for dirigida. Indique a única opção em que esta relação está feita de modo correto.

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79769994
Questão 30202
CESGRANRIO 2005 ANP Redação de Correspondências Oficiais

Os documentos redigidos em Padrão Ofício devem conter as partes apresentadas a seguir, EXCETO:

Encontrou erro na questão?
79769991
Questão 30203
CESGRANRIO 2005 ANP Redação de Correspondências Oficiais

A modalidade de comunicação adequada entre unidades administrativas do mesmo órgão, caracterizada por ser uma forma de comunicação interna, é:

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79769989
Questão 30193
CESGRANRIO 2011 FINEP Redação de Correspondências Oficiais

Ao ser feito o encaminhamento de um documento oficial, é opcional a(o):

Encontrou erro na questão?
79771374
Questão 30192
CESGRANRIO 2007 TCE Redação de Correspondências Oficiais

Analise as afirmações abaixo, sobre comunicações oficiais.

I – Memorandos e avisos têm finalidades diferentes; por conseguinte, seguem padrões de formatação bastante diferenciados.

II – No parágrafo de abertura, deve-se usar uma introdução formulaica, como “Cumpre-me informar que”.

III – Além do nome e do cargo da pessoa a quem se destina a comunicação, nos ofícios deve constar também o endereço.

IV – Se não se tratar de encaminhamento, os parágrafos do texto devem ser enumerados, salvo nos casos em que eles sejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.

Estão corretas, somente, as afirmações:

Encontrou erro na questão?
79771373
Questão 30183
CESGRANRIO 2011 BANCO DO BRASIL Redação de Correspondências Oficiais

Em redações oficiais, é certo:

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79768843
Questão 30184
CESGRANRIO 2007 EPE Redação de Correspondências Oficiais

Assinale a opção em que o pronome pessoal de tratamento referente ao cargo NÃO deve ser abreviado.

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79768844
Questão 30182
CESGRANRIO 2011 SEPLAG Redação de Correspondências Oficiais

A correspondência oficial é uma espécie formal de comunicação, estabelecida entre os órgãos do poder público para elaborar atos normativos e comunicações. É pautada por uma padronização de linguagem e de estrutura, que se caracteriza por padrão culto da linguagem, impessoalidade, formalidade, clareza, concisão, uniformidade, uso adequado dos pronomes de tratamento. Para que as comunicações sejam compreendidas por todo e qualquer cidadão, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico. Ofícios, memorandos, atas são exemplos de correspondência oficial.

Com relação ao emprego dos pronomes de tratamento, é INCORRETO afirmar que:

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79768259
Questão 30181
CESGRANRIO 2006 DNPM Redação de Correspondências Oficiais

Indique a opção que NÃO apresenta uma característica necessária à redação de documento oficial.

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79768258
Questão 30179
CESGRANRIO 2011 FINEP Redação de Correspondências Oficiais

Uma das características de um documento oficial bem redigido é o(a):

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79768256
Questão 30180
CESGRANRIO 2011 TRANSPETRO Redação de Correspondências Oficiais

A clareza, a concisão e a correção são requisitos das comunicações oficiais. Dessa forma, uma comunicação oficial concisa é aquela em que se:

Encontrou erro na questão?
79768257
Questão 30185
CESGRANRIO 2007 EPE Redação de Correspondências Oficiais

Assinale a correlação INCORRETA entre o cargo/título e o referido pronome de tratamento.

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79768845
Questão 30186
CESGRANRIO 2011 SEPLAG Redação de Correspondências Oficiais

O ofício é a forma de correspondência oficial em que se estabelece a comunicação entre órgãos oficiais, ou de um órgão oficial para uma pessoa. Deve ser redigido no padrão culto da língua, segue um esquema preestabelecido e não deve apresentar rasura. O texto que segue é um exemplo de ofício.

SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO X

Ofício nº 10/2011

Cidade Y, 30 de junho de 2011.

Exmo. Senhor

J. Cardoso

Governador do Estado X

Senhor Governador,

Será realizada, no próximo dia 15 de julho, às 14 horas, em sessão pública, uma homenagem ao escritor N. Fernandes. Será para nós uma grande honra se V. Exª puder prestigiar esse evento com sua presença.

Atenciosas saudações,

A. Miranda

Secretário de Cultura do Estado X

 

 

A respeito desse tipo de correspondência, considere as afirmações abaixo.

 

 

I – Um ofício deve conter identificação do destinatário, agradecimento, recibo e

mensagem.

II – Um ofício deve conter fundamentação legal, saudação final, experiência profissional.

III – Um ofício deve conter local e data, mensagem, saudação final, assinatura

e cargo do remetente.

IV – Um ofício deve conter número do documento, saudação final, identificação

do destinatário.

 

 

 

Estão corretas APENAS as afirmações: 

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79768846
Questão 30190
CESGRANRIO 2010 EPE Redação de Correspondências Oficiais

Relacione o tipo de documento oficial com sua utilização.

I Ata

II Atestado

III Circular

IV Memorando

V Relatório

P - Documento onde se afirma ou comprova a veracidade de um fato

Q - Documento onde se expõem certos fatos juntamente com seus aspectos relevantes

R - Documento em que se registram as ocorrências de uma reunião

S - Documento que serve para comunicações internas ou rotineiras

A correspondência correta é:

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79769705
Questão 30191
CESGRANRIO 2007 EPE Redação de Correspondências Oficiais

Considere as afirmativas abaixo.

I – Ofício é modalidade de comunicação oficial que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.

II – Relatório é uma exposição oral ou escrita, podendo conter narração de fatos, descrição de objetos em geral, e análises e juízos desses mesmos elementos.

III – Atestado é um documento em que se declara algo e, na correspondência oficial, seu emprego é frequente nos serviços policiais.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

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79771339
Questão 30189
CESGRANRIO 2006 DNPM Redação de Correspondências Oficiais

Assinale a opção em que está ERRADA a norma para a forma de apresentação de documentos padrão ofício.

Encontrou erro na questão?
79769704
Questão 30188
CESGRANRIO 2011 FINEP Redação de Correspondências Oficiais

Estão corretas as seguintes normas de diagramação dos documentos do padrão ofício, EXCETO:

Encontrou erro na questão?
79769703
Questão 30187
CESGRANRIO 2011 FINEP Redação de Correspondências Oficiais

O formato de um memorando deve ter a seguinte característica de acordo com as normas oficiais vigentes:

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79768850
Questão 30178
CESGRANRIO 2011 FINEP Redação de Correspondências Oficiais

O trecho abaixo foi extraído de um convite oficial.

“Gostaria de convidar você e sua família para a inauguração do Auditório João da Silva, anexo ao Prédio da Câmara Municipal. A inauguração se dará no dia 5 do mês em curso, às 17 horas.”

O trecho se distancia da redação oficial, pois:

Encontrou erro na questão?
79768254