Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 79162
CESPE 2014 TRE Princípios Constitucionais da Administração Pública

No que se refere ao regime jurídico-administrativo brasileiro e aos princípios regentes da administração pública, julgue o próximo item.

 

Em decorrência do princípio da impessoalidade, previsto expressamente na Constituição Federal, a administração pública deve agir sem discriminações, de modo a atender a todos os administrados e não a certos membros em detrimento de outros.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18RULfdjL5juqFsRB8hMJGuG007jhVejYg=
Questão 18708
TRT - 2ª REGIÃO (SP) 2011 TRT Requisitos do Ato Administrativo, Classificação dos Atos Administrativos, Atos Administrativos

Em relação aos atos praticados pela Administração e aos atos administrativos, analise as seguintes proposições:

 

 

I. Existem atos praticados pela Administração que são regidos pelo Direito Privado, como, por exemplo, a simples locação de uma casa para nela instalar-se uma repartição pública. O conteúdo e respectivo efeito não são regulados pelo Direito Administrativo.

II. Os motivos determinantes que embasam a vontade do agente são importantes para a prática do ato, como motivos gestacionais, mas não integram a validade do ato, salvo quando a lei tenha estabelecido, antecipadamente, os motivos que ensejariam a sua prática.

III. Atos vinculados são aqueles que têm prévia e objetiva tipificação legal do único possível comportamento da Administração em face de situação igualmente prevista em termos de objetividade absoluta. Atos discricionários são os praticados com certa margem de liberdade de avaliação ou decisão, segundo critérios de conveniência e oportunidade, pela Administração formulados.

IV. O ato revogador de outro ato pode ter efeito "ex nunc" e/ou "ex tunc", já a invalidação só opera efeito "ex nunc".

V. Como a forma do ato administrativo pode, eventualmente, não ser obrigatória, inexistindo prescrição, é possível concluir pelo regime estritamente legal, que pode existir ato administrativo sem forma.

 

 

Responda:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/iIlgzeoxiGZJWMgkP61n7+jsLOYpIGiU=
Questão 3059
CESPE 2012 PC Poder Hierárquico, Poderes Administrativos

 Considerando que o desempenho da atividade na Administração compreende exercício de um poder conferido pelo Estado ao agente público, e, em decorrência disso, gera responsabilidade, julgue os próximos itens.

Um policial que estiver exercendo a função de comando pode chamar para si a competência de um agente subordinado, em caráter excepcional. Contudo, não poderá fazê-lo em relação a um colega de comando.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18hRs3ui9MEgScAP0mf9mhbkOezv1yoybI=
Questão 79898
CESPE 2013 FUB Processo Administrativo no Âmbito da Administração Federal – Lei 9.784/99

A respeito da Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue o item seguinte.

No processo administrativo, o exercício do contraditório e da ampla defesa encontra severas restrições, de modo que, depois da decisão proferida em primeira instância, caso seja contrária ao administrado, não caberá recurso. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/EZLosDv4FgzkHqfQDQbffWdIcf08ixtQ=
Questão 84143
CESPE 2015 FUB Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Maria, servidora pública federal estável, integrante de comissão de licitação de determinado órgão público do Poder Executivo federal, recebeu diretamente, no exercício do cargo, vantagem econômica indevida para que favorecesse determinada empresa em um procedimento licitatório. Após o curso regular do processo administrativo disciplinar, confirmada a responsabilidade de Maria na prática delituosa, foi aplicada a pena de demissão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com base na legislação aplicável ao caso.

A infração praticada por Maria caracteriza-se como ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+FeUVPHHQEVDtjzjuHiCK6ASWUPsJwIsc=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 21117
FCC 2007 TRF Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Nos termos da Constituição Federal, a ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, prescrevem em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Oms5fPgPO2/14wk1EMwnIthLkiamSngA=
Questão 40070
FUMARC 2012 TJ Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Dentre as penas possíveis de serem aplicadas aos infratores da lei, expressamente previstas na Constituição da República, de 1988, podem ser enumeradas as seguintes, EXCETO:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19r6gHSb2VxIQzOBHgxGcpuEtCGglxhKkk=
Questão 21389
CESGRANRIO 2008 PETROBRAS Dos Princípios Fundamentais (Art. 001 a 004)

De acordo com a doutrina, os princípios constitucionais fundamentais estabelecidos no Título I da Constituição Federal de 1988 podem ser discriminados em princípios relativos (i) à existência, forma e tipo de Estado; (ii) à forma de governo; (iii) à organização dos Poderes; (iv) à organização da sociedade; (v) à vida política; (vi) ao regime democrático; (vii) à prestação positiva do Estado e (viii) à comunidade internacional. Adotando essa classificação, é exemplo típico de princípio fundamental relativo à forma de governo o princípio:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX192SeD19eHk4S0B/O6FQS7++j/frC9sUwc=
Questão 95902
REIS & REIS 2015 PREFEITURA DE SANTANA DO JACARÉ-MG Dos Princípios Fundamentais (Art. 001 a 004)

O povo não exerce seu poder de modo imediato, mas pelos seus representantes, eleitos periodicamente, a quem são delegadas as funções de governo.

 

A definição acima refere-se à: 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+LcbiV0tASi9z2cdgz3kRfWy5tnsA7mAE=
Questão 21131
FCC 2011 TRT Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

É direito do trabalhador urbano e rural, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18fpsFI+veLNi2sanzBdgo9WKeQ8dxzFEw=
PORTUGUÊS
Questão 112006
MP - RS 2015 MP Formação de Palavras

Na coluna da esquerda, abaixo, estão listadas quatro palavras retiradas do texto; na da direita, são apresentados quatro tipos de formação de palavras.

Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+IWGOsMiOvzeE8Mu1w8X1Cy6oaAPKisbg=
Questão 5331
FCC 2012 TST Concordância Nominal e Verbal

A frase em que a concordância está em conformidade com o padrão culto escrito é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19IX246csnel/1qkgIFrlr0pwWktxGrNHY=
Questão 107949
CESPE 2015 TJ Crase

Cada um do item a seguir, que apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — entre aspas —, deve ser julgado certo se, ao mesmo tempo, a proposta estiver gramaticalmente correta e não acarretar prejuízo ao sentido original do texto, ou errado, em caso contrário.

 

“Obviamente os membros da família (...) da agressão” (R. 9 a 11): Os integrantes da família apavoram-se, de fato, perante à possibilidade da agressão.

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+uv6uBcyUuFAh5VpvOgU5ChL78xJVuam8=
Questão 111469
CESGRANRIO 2016 ANP Concordância Nominal e Verbal

No trecho “Criam-se ferramentas inovadoras de alfabetização, por exemplo, em comunidades, em favelas, em lugares onde os moradores não têm acesso a uma livraria ou biblioteca.” (l. 89-93), o verbo criar foi utilizado no plural para adequar-se às exigências da norma-padrão da Língua Portuguesa. O verbo destacado abaixo foi utilizado adequadamente no plural em: 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18BnZavpwFUFMj8LExXuKlBxTh3vyw4PsQ=
Questão 81534
ESAF 2009 ATA Elementos Referenciais

Assinale a opção que apresenta continuação coesa e coerente para o texto a seguir.

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+H15BzBwaz8xAcnCfXyiP5HbUVoKliPzo=
Questão 107288
BIORIO 2015 IF-RJ Identificação da Ideia Central

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de  cobaias  nos  laboratórios  como essencial ao progresso da medicina.

 

A primeira pergunta do entrevistador indica:

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18p/tCHvUCzQfuXc4ZE+/PGG34YNQY0eWA=
Questão 81481
ESAF 2010 SUSEP Elementos Referenciais

O texto Raio X do mercado, de Luiz Alberto Marinho, publicado na RevistaGOL, novembro de 2009, p. 138, foi adaptado para compor os fragmentos abaixo. Numere-os, de acordo com a ordem em que devem ser dispostos para formar um texto coeso e coerente.

 

(  ) Outra tendência fala de “identidade e auto-estima”. Isso significa que essas pessoas estão mais conscientes da sua importância para a economia, mas não querem abrir mão de suas origens, história e características.

(  ) Portanto, para vender para pessoas de todas classes sociais, será preciso antes afastar ideias preconcebidas e entender melhor quem são, o que querem e como compram os brasileiros.

(  ) O instituto de pesquisa Data Popular, especializado na baixa renda, apresentou um conjunto de dez tendências que vão impactar os negócios na classe C.

(  ) Uma terceira tendência explica o papel da beleza como fator de inclusão: afinal, estar bem-arrumado ajuda a diminuir as barreiras sociais.

(  ) Entre elas, está o “consumo de inclusão”, que mostra que o mercado emergente desenvolveu um jeito diferente e inclusivo de comprar.

A sequência correta é

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+NL5Z+KDbAF9KZ6gSNShXxtt5ttw8lZis=
Questão 105137
MP - RS 2012 MPE Tempos e Modos Verbais/Verbos , Formação de Palavras, Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações abaixo, a respeito de segmentos do texto.

 

(   ) As palavras Como (l. 29) e como (l. 33) conferem às orações em que se encontram o valor de comparação.

(   ) A forma verbal tinham começado (l. 41) poderia ser substituída por começara, sem acarretar erro gramatical ou alteração de significado.

(   ) O segmento entre si (l. 41) poderia ser substituído por uns com os outros, sem acarretar erro gramatical ou alteração de significado.

(   ) A palavra retuitar (l. 47) é um neologismo formado com um prefixo que acresce à base o sentido de ‘repetição’.

 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+3W5LefJa+pwm/uL+a88Kmmx3g7TvfpVQ=
Questão 89207
A CASA DAS QUESTÕES 2015 A CASA DAS QUESTÕES Pontuação

Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!

                                         Mario Quintana

 

O trecho “em busca da ventura” encontra-se entre vírgulas por exercer a função de aposto.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18g3uOECqv4jvXxI/jMmz/3XKCL5M9ndi0=
Questão 76975
ESAF 2013 DNIT Crase

Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+i6XSyDYPpwUSXhUvKd9nEWfTxsmM0l4g=
Questão 27944
CESGRANRIO 2012 LIQUIGÁS Ortografia

No segundo parágrafo do texto, a autora propõe uma relação de causa e efeito para justificar seu ponto de vista sobre o tema abordado a partir do emprego do conectivo porque, cuja grafia é orientada por seu valor gramatical.

Está também grafado corretamente o que se destaca em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+0pMqm01OktCfdHPhDuCBVp6syjUBIT8o=
Questão 76965
ESAF 2013 DNIT Vozes Verbais, Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos), Ortografia, Concordância Nominal e Verbal

 

 

Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas do texto.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18qWzUeJ7o2TZhV0VAoPRPxXhP3IRm+FJE=
Questão 38265
ESAF 2010 SMF Compreensão Gramatical do Texto, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, de 29/7/2010. Assinale a opção em que na transcrição do trecho foram inseridos erros gramaticais.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+7uSfxTg6TzcWn3EfKHhkyPz9UR/9zxdo=
Questão 110014
FAU-UNICENTRO 2016 JUCEPAR Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

No texto: “Especialistas ainda não provaram que o Zika causa microcefalia, embora o Brasil tenha confirmado mais de 500 casos em poucos meses.” A conjunção destacada indica: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18g3t+QnkXYQ4xFnf3BOxeg71+LsJrLN7U=
Questão 95050
FCC 2015 MANAUSPREV Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Desempenha a mesma função que o segmento através da tragédia clássica (2o parágrafo), o que está sublinhado em:

 

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+fcZBr+0h6tO5BU/Y0OrepNrzLsUOlUdg=
Questão 35280
FUNDATEC 2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO BOM-RS Pontuação

Analise as assertivas a seguir sobre o uso de sinais de pontuação no texto.

I.  Os dois-pontos da linha 08 introduzem uma enumeração.

II.  As vírgulas da linha 02 e 03 são utilizadas em virtude de regras distintas.

III.  Caso fossem inseridas vírgulas antes e depois da expressão “que dará a primeira aula” (l.10), não haveria mudança de sentido.

Quais estão INCORRETAS?

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/SQ/my5aKFgg6v7AI/6Nekp/V3vdUhemI=
Questão 42274
FUNCAB 2013 DETRAN Pontuação

Está correta a opção em que se justifica adequadamente o emprego das aspas (“) no último parágrafo do texto:

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+hn1FrVaZ0EBlMGtX83RiyymWWeItU8SA=
Questão 42244
FUNCAB 2013 PC Concordância Nominal e Verbal

No que diz respeito à concordância, tanto a forma verbal em destaque quanto a forma proposta para

substituí-la são igualmente admitidas no português padrão em:

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ru5iaOeHMHV5FwwmVY8k1WVnqOiZpfus=
Questão 108204
OBJETIVA 2016 MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL/RS Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

A oração sublinhada em “O sorvete, que é vendido em potes individuais, conta  com  duas  variedades...”  é subordinada:

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19kmrb7jpN6uf1GBnzOSEhAt2Y79B1FU1U=
Questão 35373
ESAF 2012 RECEITA FEDERAL Identificação da Ideia Central

Assinale o parágrafo cujo título não corresponde à ideia central nele contida.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Tsg8gxJpXjVV2c/jFTfm0VDXHqSNF4Qc=
MATEMÁTICA
Questão 104071
INAZ DO PARÁ 2015 PREF. MUNICIPAL DE TERRA ALTA-PA Média Aritmética

A média aritmética simples dos números 0,09; 0,25 e 2,18 é igual a

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Tdo0aX+d+9CwyA/iJx2pZWJn7PXHTHLc=
Questão 96032
FCC 2015 TRT Sistemas de Equações, Problemas Algébricos e Aritméticos, Matemática Básica, Equações

Renato comprou um cartucho de tinta e dois pacotes de papel para sua impressora gastando, no total, R$ 69,00. Sabe-se que o cartucho de tinta custou 30% mais caro do que os dois pacotes de papel juntos. Se cada um dos pacotes de papel custou o mesmo preço, então, em R$, o preço do cartucho de tinta superou o de um único pacote de papel em

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+hTBofmdedfIs2hMBrHqojausKKPqICIA=
Questão 113966
FGV 2016 IBGE Regra de Três Simples, Razões e Proporções

Rubens percorreu o trajeto de sua casa até o trabalho com uma determinada velocidade média. 
Rubinho, filho de Rubens, percorreu o mesmo trajeto com uma velocidade média 60% maior do que a de Rubens. 
Em relação ao tempo que Rubens levou para percorrer o trajeto, o tempo de Rubinho foi: 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+WFiqVeHyKvyexDAaz1+Sd7SvcelOM/NA=
Questão 55571
FGV 2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE OSASCO-SP Regra de Três Simples, Razões e Proporções

Antônio e sua filha deram uma volta na praça contando seus passos. Cada passo de Antônio mede 70 cm, cada passo de sua filha mede 50 cm e Antônio deu 560 passos.

Para dar a volta na praça, a filha de Antônio deu o seguinte número de passos:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/V2X7W/VXyYQkNh9ik/KFDmDRHSB7sIww=
Questão 98049
IOPLAN 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS-SC Regra de Três Simples, Razões e Proporções

Julia consegue digitar uma apostila em 2 horas, enquanto Ana leva mais tempo, fazem 3 horas. As duas farão a digitação da apostila e se Julia iniciar o trabalho, digitando nos primeiros 50 minutos, qual será o tempo necessário para Ana terminar a digitação da apostila?

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ag//e3dWBri9XsPlNu6hrxRh5Dv25t+o=
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Questão 18453
CESPE 2013 IBAMA Juros Compostos

Julgue os próximos itens a respeito de matemática financeira, considerando 1,08 como valor aproximado para

Considere que um empréstimo, contratado à taxa de juros compostos de 2% ao mês, deva ser quitado com o pagamento único de R$ 20.000,00, 13 meses após a contratação. Nessa situação, com menos de R$ 18.000,00 o tomador do empréstimo poderá quitá-lo 4 meses antes do vencimento.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19GHkgI1g31xjeU9wQGTYlNVmhOcFOp4mU=
Questão 30521
CESPE 2010 BNDES Acréscimos e Descontos

Um jovem tinha um capital e fez com ele um investimento diversificado. Aplicou 40% do capital em um fundo de Renda Fixa e o restante na Bolsa de Valores. A aplicação em Renda Fixa gerou lucro de 20%, enquanto o investimento na Bolsa, no mesmo período, representou prejuízo de 10%. Com relação ao total investido nesse período, o jovem

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Jw2NLx3bxTj7Xv0VoY/4AjEbuiMrYdfE=
Questão 108924
UFG 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO Juros Simples

Uma pessoa antes de tomar emprestado uma quantia de R$ 100 000,00, avalia três propostas: a primeira, à taxa de 5% ao mês, durante 8 meses; a segunda, à taxa de 4% ao mês, durante 12 meses; a terceira, à taxa de 3% ao mês, durante 24 meses; todas a juros simples. O valor dos juros a serem pagos, em reais, à proposta em que pagará me nos juros, é:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+9mIjqpaKX0MyQTXJ0tbHQItfB6ALgHfQ=
Questão 80820
FUNDATEC 2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE VACARIA-RS Juros Simples

Um empréstimo de R$ 30.000,00, financiado em oito parcelas iguais, pelo sistema de juros simples, a uma taxa de 4% ao mês, corresponde a uma prestação mensal no valor de

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/XZBpzpirA3pzNNconmBZUchFXpUs9TKM=
Questão 111346
VUNESP 2015 CÂMARA MUNICIPAL Porcentagem

Para preparar um refresco, uma pessoa misturou dentro de uma jarra 300 mL de suco concentrado mais 900 mL de água. Para preparar 5 litros desse refresco, com a mesma proporção de suco concentrado e água usada na jarra anterior, a quantidade de suco concentrado, em mL, que ela irá precisar será de 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18zOP6N1vd8GCXHIvHLTWVk4PgOqmpRf7w=
INGLÊS
Questão 111290
FGV 2015 CODEMIG Leitura e Vocabulário, Leitura e Interpretação de Texto

When companies invest in “remote mining, autonomous equipment and driverless trucks and trains” (l. 3-4), it is clear that their goal is to: 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19rTt3oQ/VW8RDOFxgYurNAE/9birmXofA=
Questão 49588
CESPE 2014 TJ Leitura e Interpretação de Texto

According to the text, the

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Ue3X2AOvjeIMrHczFiN2k5HQurCdqUiU=
Questão 113744
ESAF 2016 ANAC Leitura e Vocabulário

The expression “a government watchdog” in Paragraph 1 line 3 and 4 refers to

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/hcnBp4mmxT2/QTyUud91RPWZEr4l+wyY=
Questão 106722
FGV 2015 MRE Discurso Direto e Indireto

The correct form of reporting the sentence “‘…musicians create a dialogue and arrive at common policies,’ says analyst Frédéric Ramel” is:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Pk0AF1EaEN9sWRr0ZEQoj0fcnSJskuAM=
Questão 55794
ESAF 2014 RECEITA FEDERAL Leitura e Vocabulário

The phrase “Guffaws all around” (paragraph 1) shows that those hearing the conversation 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19ITtsN+7pImwRWz6+1APFwrG2yaBoxcFs=
Questão 100807
CESGRANRIO 2015 BB Leitura e Vocabulário

In the fragment of the text “the efficient allocation of economic resources is achieved by a financial system that allocates money to those people and for those purposes that will yield the greatest return” (lines 19-22), the verb form yield can be replaced, without change in meaning, by

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+3m23RPHlHOLB8n+BoQd7hUiWuMV4Yaro=
Questão 79329
ESAF 2010 CVM Leitura e Interpretação de Texto

According to the author, the year of your birthday must be

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX190RpVmKI2KZslsfBGj+7h6kdJWMrsJA10=
Questão 73700
CESGRANRIO 2012 DECEA Leitura e Interpretação de Texto

 

 

 

Based on Text I, lack of adequate amount of sleep is NOT responsible for

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX192LcqIr4IuVcB8iKwhPByEONhlueTTzrU=
Questão 73715
CESGRANRIO 2012 INNOVA ???? Pronomes Pessoais, Possessivos e Reflexivos

In Text II, the possessive pronoun its (line 6) refers to

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX194qYrSAKuggx0Oxg+XN+RJ2RLute3V88c=
Questão 73651
CESGRANRIO 2014 PETROBRAS Leitura e Vocabulário

The words of Text I: output (line 26), mild (line 30), balance (line 37) and inventories (line 42) may be replaced, without  change in meaning, respectively, by:

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+aLrhEyCwct23lEhw9ICb5di/jhWU/vjU=
Questão 49541
CESPE 2014 SEE Leitura e Vocabulário

Based on the text above, judge the following item.

“in the first place” (R.7) means basically the same as to start with.

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19irU0YBrB2EMekdEH/SdJ3HUi66TOk1JY=
Questão 49557
CESPE 2014 SEE Leitura e Interpretação de Texto

According to the text, judge the item below.

Physical appearance has been a concern of human beings for a long time now.

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Y76PhOflwmV9Wb4lQA53Kp2En37CBwnM=
Questão 73669
CESGRANRIO 2013 IBGE Conjunções

In the excerpt of Text I: “other estimates find that immigration raises the wages of all US workers, regardless of education” (lines 23-25), regardless of, is substituted, without change in meaning, by 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX182AMCF/7VdviCJk1uM6Wi2X/lh2MhZ39I=
Questão 84103
CESGRANRIO 2010 PETROBRAS Leitura e Interpretação de Texto

Text I

 

The age of speed: how to reduce

global fuel consumption by 75 percent

 

September 11, 2008

Low-tech Magazine

 

Breaking speed records was an almost daily

occurrence throughout the 20th century. Cars, ships,

planes and trains became faster and faster, year after

year. Because the power needed to push an object

5        through air increases with the cube of velocity, this race

to ever higher speeds raises energy consumption

exponentially.

Engineers treat velocity as a non-variable, while

in fact it is the most powerful factor to save a really

10      huge amount of energy - with just one stroke, at minimal

cost, and without the need for new technology. Lower

speeds combined with more energy efficient engines,

better aerodynamics and lighter materials could make

fuel savings even larger.

15                Air resistance increases with the square of speed,

and therefore the power needed to push an object

through air increases with the cube of the velocity. If a

car cruising on the highway at 80 km/h requires 30

kilowatts to overcome air drag, that same car will require

20      240 kilowatts at a speed of 160 km/h. Thus, a vehicle

needs 8 times the engine power to reach twice the

speed. In principle, this means that fuel consumption

will increase fourfold (not eightfold, because the faster

vehicle exerts the power only over half the time).

25                Over a distance of 1,000 kilometres, the slow car

would consume 375 kilowatt-hours (12.5 hours

multiplied by 30 kilowatts) and the fast car would

consume 1,500 kilowatt-hours (6.25 hours multiplied

by 240 kilowatts).

30                However, this extra fuel consumption can be

diminished or even negated by, most importantly, more

fuel efficient engines, lighter materials and better

aerodynamics. Even though today’s cars are faster than

those from decades ago, they consume a similar

35      amount of fuel. This is the reason why almost everybody

is talking about energy efficiency and aerodynamics,

and not about speed.

But if you lower the speed, fuel consumption is

decreased by the full 75 percent. More efficient

40      technology cannot change that – unless in a positive

way. If you combine a lower speed with more fuel

efficient engines and better aerodynamics, fuel savings

can become much larger than 75 percent.

A decrease of 75 percent in fuel consumption is

45      not peanuts. More than 60 percent of world oil

production is used for transportation, which means that

total oil production would be almost halved (-45%). In

combination with more efficient engines, better

aerodynamics and lighter materials a 75 percent

50      reduction of oil production is not unrealistic.

Yet, when the International Energy Agency argues

that the average car sold in 2030 would need to

consume 60 percent less fuel than the average car

sold in 2005, it claims: “With current technologies, only

55      plug-in hybrids are capable of this”.

This statement is wrong. We could lower the fuel

consumption of cars (and other vehicles) by at least

75 percent, we could do it today, and we can do it with

present technology.

 

© Kris De Decker (edited by Vincent Grosjean)

http://www.lowtechmagazine.com/2008/09/speed-energy.html, access

 

 

The main solution that Text I introduces for reducing global fuel consumption is

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18OoT2h+v5wlkZK3rWiHZQXpae9cYAKapI=
Questão 55806
CESPE 2014 TC-DF Leitura e Interpretação de Texto

 

 

Based on the text, judge the following item.

 

In the text, the verb form “retrieve” (R.8) is synonymous with apply.

 

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/TECz6W983I0M0xrEbnUZNzKLrQtSAtnM=
Questão 113760
CESGRANRIO 2016 ANP Leitura e Interpretação de Texto

The main objective of the text is to

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/jD+K5O3kLI6tua813N/k4SuZEanXHY1Y=
Questão 73681
CESGRANRIO 2013 BNDES Pronomes Pessoais, Possessivos e Reflexivos

 

 

In the excerpt of the text -“are especially critical for workers and managers in a globalized economy defined by its unpredictability and dynamism.” - (lines 39 - 41) the possessive pronoun its refers to

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/+KpNUmXSia3z06Vs2ocqro5H7AUiitC8=
Questão 49532
CESPE 2014 SEE Conjunções

Judge the following item according to the text above.

 

“non-Western societies” (R.17) and “Elsewhere in the world” (R.15) refer, in the text, to basically the same thing.

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+nuCVXbiRIvQWhv0XZ/EOoLFgMCN7f72o=
Questão 73743
CESGRANRIO 2012 TRANSPETRO Conjunções

The expression in boldface introduces the idea of consequence in the fragment:

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX182CvNQYo98muK4QeCFGX+LsZFG/vfTJDo=
Questão 79286
ESAF 2013 ATA Leitura e Interpretação de Texto

In the view of the PageGroup’s CEO, economic slowdowns in Latin America

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+xNDC1LMI8W/jGeEL3qhL9Fj71a0Zzawg=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 37724
FGV 2008 TCE Fontes de Recursos para a Abertura de Créditos Adicionais, Créditos Adicionais

Assinale a afirmativa incorreta:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+BAlveRMoodCPtjNI0NsE7s88Urcbowgk=
Questão 49797
FCC 2005 TRE Planejamento e Orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO e LOA

Elaborar-se-á no primeiro ano do mandato do Executivo e terá vigência de 48 meses: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18wZxwrJQyBjqd12n6imZ/hICpfq3suaVI=
Questão 35582
CESPE 2012 FNDE Planejamento e Orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO e LOA

A respeito do orçamento público brasileiro, julgue o item a seguir, com base nas disposições da Lei n.º 4.320/1964.

A Lei de Orçamento vigente para determinado exercício poderá ser tomada, pelo Poder Legislativo, como proposta para o exercício subsequente.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX186GJI2FVwc1YNBUQEC9Yuq+KDYsr5NLXg=
Questão 35534
CESPE 2013 TRT Princípios Orçamentários

Princípios podem ser definidos como um conjunto de padrões ou regras que atuam como sistema de referência ou orientação. Os princípios orçamentários são especialmente importantes para o estudo do processo orçamentário, mas não obrigatoriamente incorporados ou observados pela legislação de um país. A respeito dos princípios orçamentários comumente aceitos, julgue o item seguinte.

De acordo com o princípio da unidade, o ente governamental deve dispor de apenas um orçamento, que inclua todas as receitas estimadas e despesas fixadas pelo Estado.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Gj+7D67nCASjj+w8PRMKDV5FrwIYw7ck=
Questão 49972
FCC 2010 TCE Conceitos e Classificações de Despesas Públicas, Despesas Públicas

 A despesa que surge no curso da execução de uma obra pública em que se verifica a necessidade da aquisição de um imóvel e a espécie de crédito adicional que deverá ser aberto para este fim denominam-se, respectivamente,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+jHxswZQ0GDUYdhwYGgsohWOiWzdGIoTM=
CONTABILIDADE
Questão 60249
ESAF 2006 MP Aspectos Introdutórios

A função das contas patrimoniais é representar os valores de cada elemento do patrimônio em determinada data. Seu funcionamento, entretanto, é processado em registros formais a débito ou a crédito, dependendo de sua natureza.

Considerando-se que a empresa iniciou um período com R$ 35.000,00 em dinheiro, R$ 20.000,00 em mercadorias e um capital registrado de R$ 15.000,00, evidentemente a diferença aritmética da equação patrimonial será a representação das dívidas já assumidas.

Sabe-se também que essa empresa realizou os seguintes fenômenos:

1) venda, a prazo, de metade das mercadorias por R$17.000,00;

2) registro de salários de R$300,00, para pagamento posterior;

3) compra de mercadorias por R$15.000,00 pagando um terço como entrada.

Após o registro contábil desses fatos, a empresa apresentará:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Eyn0o7daSKcGCKeaiRig6CkegvX5mUPY=
Questão 59290
ESAF 1992 RFB Aspectos Introdutórios

A palavra azienda é comumente usada em Contabilidade como sinônimo de fazenda, na acepção de:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18EdKOWfx2zqXLGQNmVntotmNu6F8zgd38=
Questão 59395
FCC 2013 DPE Princípios de Contabilidade

Em relação aos Princípios de Contabilidade, considere:

I.    Na aplicação dos Princípios de Contabilidade, há situações concretas em que os aspectos formais devem prevalecer sobre a essência das transações.

II.   O Princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

III. Os princípios do Registro pelo Valor Original, Atualização Monetária, Competência e Prudência são princípios de contabilidade.

IV. O princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

De acordo com a Resolução CFC no 750/93 e alterações posteriores, está correto o que se afirma APENAS em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19y5Ae/Txokmcltsrmtc8qDFECwBJQLyz0=
Questão 59349
FGV 2013 AL Aspectos Introdutórios

Quanto às situações patrimoniais existentes, assinale a afirmativa correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Uvr69dvTjCaAvNEI1ziLbAp++D+SHL5M=
Questão 90847
ESAF 2008 CGU Aspectos Introdutórios

Ao longo da existência de uma entidade, vários fatos podem acontecer e que refletem no patrimônio desta de forma positiva ou negativa. Em relação aos fatos contábeis e suas respectivas variações no patrimônio, julgue os itens que se seguem e marque a opção incorreta.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/FC4jgf1lBeqYSca5nu4EamiKlnQX+U14=
Questão 59392
FGV 2013 CONDER Princípios de Contabilidade

Entre alternativas igualmente válidas, O técnico de contabilidade foi orientado a escriturar uma provisão trabalhista no passivo circulante, bem como a depreciação linearmente de um ativo imobilizado em razão do atendimento para atender ao seguinte princípio fundamental de contabilidade, diretamente relacionado com a situação descrita.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ruq/eeYTp4MddkhxFJll3YNPVtDoEZc8=
Questão 60250
ESAF 2000 RFB Aspectos Introdutórios

José Henrique resolveu medir contabilmente um dia de sua vida começando do “nada” patrimonial.

De manhã cedo nada tinha. Vestiu o traje novo (calça, camisa, sapatos, etc.), comprado por   R$ 105,00, mas que sua mãe lhe deu de presente. Em seguida tomou R$ 30,00 emprestados de seu pai, comprou o jornal por R$ 1,20, tomou o ônibus pagando R$ 1,80 de passagem. Chegando ao CONIC, comprou fiado, por R$ 50,00, várias caixas de bombons e chicletes e passou a vendê-los no calçadão. No fim do dia, cansado, tomou uma refeição de R$ 12,00, mas só pagou R$ 10,00, conseguindo um desconto de R$ 2,00. Contou o dinheiro e viu que vendera metade dos bombons e chicletes por R$ 40,00.

Com base nessas informações, podemos ver que, no fim do dia, José Henrique possui um “capital próprio” no valor de:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18VSktx2b8SWEh5QFTjf6aRtQlc+Z4d4gM=
Questão 59299
ESAF 2007 SEFAZ Aspectos Introdutórios

Assinale abaixo a assertiva verdadeira.

Na equação geral do sistema contábil, também são considerados como aplicação de recursos:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1++O9lZhR0NMt15k2PNZ5QCXOL6+3B+PWo=
Questão 59308
CESGRANRIO 2012 PETROBRAS Aspectos Introdutórios

Uma empresa adquire material de escritório (clipes, papel, borracha, canetas, envelopes, etc.), para consumo do escritório num semestre, no valor de R$ 1.200,00 à vista, pagando em cheque.

O registro contábil dessa operação deverá ser:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/UczYUBjjGyDq0fbJWYhSjIL8Us2yRA3w=
Questão 60269
ESAF 2005 SEFAZ Aspectos Introdutórios

Em fevereiro de 2005, a Contabilidade da Nossa Firma forneceu as seguintes informações:

I.    a conta de luz e energia utilizada em dezembro de 2004, no valor de R$200,00, foi paga em dezembro de 2004;

II.   a conta de aluguel utilizado em janeiro de 2005, no valor de R$500,00, foi paga em dezembro de 2004;

III.   a conta de água consumida em dezembro de 2004, no valor de R$400,00, foi paga em janeiro de 2005;

IV. os juros referentes a janeiro de 2005, no valor de R$250,00, foram pagos em janeiro de 2005;

V.   os juros referentes a dezembro de 2004, no valor de R$1.000,00, foram recebidos em janeiro de 2005;

VI. os aluguéis dos bens utilizados em janeiro de 2005, no valor de R$1.300,00, foram recebidos em dezembro de 2004;

VII. os serviços prestados em dezembro de 2004, no valor de R$1.700,00, foram recebidos em dezembro de 2004;

VIII. as comissões auferidas em janeiro de 2005, no valor de R$750,00, foram recebidas em janeiro de 2005.

Com base nos fatos contábeis informados anteriormente, apure o resultado do exercício pelo regime de caixa e pelo regime de competência, respectivamente, para dezembro de 2004 e janeiro de 2005 e assinale a resposta certa.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+qkaOsxuGNmPngV+oMIzsLlS+Puqyh3ns=