Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 121240
FCC 2018 TRT Licenças, Lei 8.112/90 - Direitos e Vantagens, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

Suponha que determinado servidor público federal tenha solicitado licença para tratar de interesses particulares, a qual, contudo, restou negada pela Administração. Entre os possíveis motivos legalmente previstos para negativa, nos termos disciplinados pela Lei n° 8.112/1990, se insere(m):

 

I. Estar o servidor no curso de estágio probatório.

II. Ser o servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão.

III. Razões de conveniência da Administração.

 

Está correto o que se afirma em 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+7XcuMdlxD87jQQN8hIug+NuaasDNPzZI=
Questão 121248
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguinte condutas:

I. Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.

II. Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.

III. Frustrar a licitude de concurso público.

IV. Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

V. Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

De acordo com a Lei no 8.429/1992, constituem atos de improbidade administrativa que causa lesão ao erário especificamente as condutas indicadas APENAS em

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX191pQ/1FEn2EUZcADWNXEYK9AUbXLz+Lzk=
Questão 121241
FCC 2018 TRT Indenizações, Vantagens, Lei 8.112/90 - Direitos e Vantagens, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

De acordo com a Lei n° 8.112/1990, o servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+AyKLAviX4sxhOTviC3FYy+hMy8icj4/Y=
Questão 121247
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguintes hipóteses:

 

I. José Carlos, não sendo agente público, induziu seu primo Douglas, servidor público federal, à prática de ato de improbidade administrativa.

II. Horácio, não sendo agente público, concorreu para a prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua amiga Tábata, servidora pública federal ainda não estável.

III. Isabel, não sendo agente público, se beneficiou indiretamente pela prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua vizinha, Sofia, que exercia cargo em comissão na empresa pública “X”.

 

Nesses casos, as disposições da Lei nº 8.429/1992 serão aplicáveis, no que couber, a 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19rcoMmhVUBgLenxI3JcpHt71XnqhC5Hhk=
Questão 121250
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Márcio, servidor público federal, negou publicidade aos atos oficiais. Leonardo, também servidor público federal, deixou de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação. Nos termos da Lei n° 8.429/1992, considerando estritamente as condutas narradas, bem como que ambas foram praticadas com dolo, 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ACjze17lAoQBFoFbF0hV4L/jIvSwCZxg=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 173970
FCC 2019 TRT Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Simão e seus primos Silas, Moisés e Diego pretendem trabalhar na empresa W objetivando juntar recursos financeiros para uma viagem internacional quando completarem 15 anos de idade. Considerando que Simão possui quatorze anos e dois meses de idade, Silas possui treze anos, Moisés doze anos e Diego quatorze anos e seis meses de idade, de acordo com a Constituição Federal,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/sY1IJbKQTxh+SsUJHddXkhByP+MOlVZw=
Questão 21161
FCC 2009 TCE Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Ao dispor sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituição da República admite, expressamente, que seja objeto de acordo ou convenção coletiva de trabalho:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ABo+S3IO9KwkBMh7CKRY64h7hK93bVsY=
PORTUGUÊS
Questão 122198
CESPE 2017 TRE Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações).


Assinale a opção que apresenta termo que desempenha a mesma função sintática que “a razão” no texto. (“É evidente que não se sabe, ao certo, a razão...”)

A “o mesmo” – “o resultado final é o mesmo”  

B “votos estéreis” – “São considerados, portanto, votos estéreis”

C “o Tribunal Superior Eleitoral” – “como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral”

D “dúvida” – “não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.”

E “resultado” – “os votos em branco e os nulos são votos que não produzem resultado”

Frase original – a  razão = sujeito (Que é que não se sabe? A razão)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ZNVLpm1xsaqfQIU8wSXcPJsy4+POSjHc=
Questão 127505
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Acentuação Gráfica

Sobre o uso de acento gráfico nos vocábulos ‘ideia e papeis’ que preenchem respectivamente as lacunas pontilhadas

abaixo, afirma-se que


“A felicidade no local de trabalho não é uma ..................... abstrata” / “Seguem algumas etapas que as empresas

deveriam seguir para criar um ambiente onde as pessoas possam alinhar seus valores e ............ à cultura da

organização.”


Ambas as palavras devem ser acentuadas em virtude da ocorrência do ditongo aberto ei.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na penúltima sílaba.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na última sílaba.


As duas palavras não devem ser acentuadas em virtude da ocorrência de ditongo aberto.


Quais estão INCORRETAS?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ngRSeoPAurgITs1DUCXXCB4tao1EZd9k=
Questão 122195
CESPE 2017 TRE Tempos e Modos Verbais/Verbos

Pode-se dizer que a cidadania é essencialmente consciência de direitos e deveres e exercício da democracia: direitos civis, como segurança e locomoção; direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação etc.; direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos etc. Não há cidadania sem democracia. O conceito de cidadania, contudo, é um conceito ambíguo. Em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão estabelecia as primeiras normas para assegurar a liberdade individual e a propriedade. Nascia a cidadania como uma conquista liberal. Hoje, o conceito de cidadania é mais complexo. Com a ampliação dos direitos, nasceu também uma concepção mais ampla de cidadania. De um lado, existe uma concepção consumerista de cidadania (direito de defesa do consumidor) e, de outro, uma concepção plena, que se manifesta na mobilização da sociedade para a conquista de novos direitos e na participação direta da população na gestão da vida pública, por meio, por exemplo, da discussão democrática do orçamento. Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.

Moacir Gadotti. Escola cidadã – educação para e pela cidadania. Internet: (com adaptações).


A A correção gramatical, a coerência e o sentido do texto seriam mantidos caso a forma verbal “tem ajudado” (R.22) fosse substituída por

A vem ajudando.

B ajudou.

C ajudaria.

D vinha ajudando.

E pode ajudar.

“Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.”

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19KM9fxWl8LVm0cpj8B0Ri0PoCcUlvFet4=
Questão 115726
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

“Recebi sua cartinha ontem. Entretanto, não a li.”

 

Sobre o uso de conectivos no começo de orações, indique a única opção em que não se substitui o conectivo “entretanto” de forma adequada

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+HrsVVZHAIaH73ZOBBU3UoEAnwmjtz8Aw=
Questão 108516
CESPE 2016 TRE Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Em cada uma das opções a seguir é apresentado trecho do texto Ativismo judicial e artigo 41-A:... — entre aspas — seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém a correção gramatical e o sentido original do texto.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Sahc5UF3ZVu3Z+8kBI5gWUwa35oz7bO8=
Questão 110802
FGV 2016 CODEBA Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A frase a seguir em que o emprego da forma esse-essa-esses-essas-isso do demonstrativo é devido a uma razão diferente das demais é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/J6aKadCHPmkzwxOJ4nTqjSSyDkbQOr3A=
Questão 115046
IAUPE 2016 PM Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Em nossa língua, como em outras, há convenções no que se refere ao emprego de algumas palavras e expressões. 

Considerando essas convenções, analise as proposições abaixo.

I. Mal começa o show, e as pessoas já estão disparando as suas câmeras.
II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual.
III. Ela me disse que fica meio chateada quando uma pessoa fala no celular ao seu lado.
IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é. 
V. Não entendo por que o compartilhamento nas redes sociais ganhou tamanha relevância. 

Estão CORRETAS, apenas:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+wI1BwfmvkeMG9MdWqWepzTPgN9JAHgNc=
Questão 115722
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Os pronomes pessoais “o, a, lhe, si, consigo” pertencem a terceira pessoa do singular. A qual tipo de pronome pessoal pertencem essas formas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19SSjfSmeCa1QsvJC9D1Xc33O+e0zKlKXw=
Questão 122196
CESPE 2017 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações).


Acerca do papel das conjunções na organização argumentativa do texto, julgue os itens subsequentes.

I A conjunção “porque” combina duas orações que mantêm entre si uma relação de causalidade. (“São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos.”)

II A conjunção “como” indica uma comparação entre as afirmações das orações por ela conectadas. (“Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos.”)

III A conjunção “Logo” introduz um período que explica o raciocínio apresentado em períodos anteriores. (“Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.”)

IV A conjunção “entretanto” estabelece relação de contraposição entre os conteúdos das orações por ela combinadas. (“É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.”)

Estão certos apenas os itens

A I e III.

B I e IV.

C II e III.

D II e IV.

E III e IV.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX191Pfd/Wwejehai4J0VMjrcQoQF90N5PRE=
Questão 120988
FCC 2018 ADAGRI Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Diógenes de Sínope viveu no ano 336 a.C., em Corinto. Alexandre Magno, rei da Macedônia, foi ao seu encontro, para satisfazer o desejo de falar com o grande sábio. Ao encontrá-lo, disse-lhe: − Sou Alexandre, rei da Macedônia.

E aproximou-se tanto do velho filósofo, que sua sombra se projetou sobre ele.

Respondeu Diógenes: − Eu sou Diógenes, o cínico.

Alexandre, vendo o estado de fragilidade material do velho filósofo, que não acreditava em bens materiais, disse-lhe: − Ó Diógenes, formula um desejo, e eu farei com que ele se cumpra, por mais difícil que seja!

Entre os dois, estabeleceu-se um silêncio. Diógenes encontrava-se na mesma posição, à sombra do rei da Macedônia. E respondeu: − Afasta-te, não me tapes o sol.

Alexandre atendeu ao pedido e afastou-se rapidamente.

A resposta de Diógenes ficou para a história, como expressão de humildade, desapego e desprendimento. Ele não queria mais do que a luz do sol, um bem que não precisava do poder do rei para ser usufruído.

 

(Adaptado de: NETO, Aureliano. Sei lá, a vida tem sempre razão. www.oprogressonet.com)

 

“E aproximou-se tanto do velho filósofo, que sua sombra se projetou sobre ele.”

A atuação combinada dos vocábulos em destaque articula as orações, na ordem dada, numa relação de

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/wZvcNhVf5B45PtAeDcWwf8LiXuvWsmxc=
Questão 127409
FAURGS 2017 BANRISUL Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

O artigo indefinido pode ser empregado para conferir a um substantivo um significado genérico, atribuindo-lhe a representação de toda a espécie. Exemplo desse tipo de significação contextual é a expressão


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/OPyQ8Qkkf400nknig/ExzxGa2abosaRE=
Questão 110780
FGV 2016 IBGE Pontuação

A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Idug4FuAJf2AkzXzRTzfVV7C3ao1dGF8=
Questão 122159
CESPE 2017 PJC Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)


 Sem prejuízo para a coerência e para a correção gramatical, a conjunção “Quando” (“Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.”) poderia ser substituída por 





Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18B2C+ppG/okJYS1M2YBpixSCZPmEPtspM=
Questão 114911
CESPE 2016 TRE Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais, Conotação e Denotação

 

No texto acima, foi empregado em sentido conotativo o vocábulo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18EeA1sMeVJqccQjML2SVR9KkEG6Mfg6Rk=
Questão 123707
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Regência Nominal e Verbal

A frase que, do ponto de vista da regência verbal e nominal, está em

acordo com a norma-padrão é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+IQjBCd7LXIExT98MsZJmT7F9ZVuZ0Pcg=
Questão 115047
IAUPE 2016 PM Concordância Nominal e Verbal

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+rxbdlCJChGalFrAqrBVHhj2eCqAmEWzQ=
Questão 127408
FAURGS 2017 BANRISUL Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 

 Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) à análise dos seguintes casos de retomada pronominal no texto. 

( ) O pronome eles retoma robôs (A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós).

( ) O pronome eles retoma Celulares modernos (Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam. Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento.)

( ) O pronome eles retoma Celulares modernos (Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam. [...] eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário).

( ) O pronome ele (l. 61) retoma o ser humano (Yuval Harari [...] acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos...).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/qnAV9M3mdYD8eHk7mh7JZCVuwNu13Gzw=
Questão 120985
FCC 2018 ADAGRI Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Visitante

ao penetrar neste país

deixe a alma entreaberta

quem dorme em São Luís

acorda poeta.

 

(Adaptado de: CASSAS, Luís Augusto. A poesia sou eu − Poesia reunida. Rio de Janeiro, Imago, 2012, v. 2, p. 410)

 

A oração “ao penetrar neste país” exprime circunstância de:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+rPQpPV/Mc94vS+OiDZMBhlFrpkynC0G8=
Questão 122157
CESPE 2017 PJC Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)

Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita de “O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam, se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social.” Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém o sentido e a correção gramatical do referido texto

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/nvUtzH3EmY9wLfLcyluvow4lvp6eQ71E=
Questão 108517
CESPE 2016 TRE Semântica e Vocabulário

A correção gramatical e o sentido original do texto Ativismo judicial e artigo 41-A:... seriam preservados caso se substituísse

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ayk65GOllrnis8mwGp4cEvuvzVbogWoE=
MATEMÁTICA
Questão 119229
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Porcentagem

Ao comparar a população carcerária do Instituto Penal A e do Instituto Penal B, é possível verificar que o número de presos no Instituto Penal A equivale a 145% do número de presos no Instituto Penal B. Sabendo que o número de  presos  no Instituto Penal A é igual a 551, é correto afirmar que o  número  de  presos  no Instituto Penal B é igual  a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19F02j6CEfvphzLlzz6K5c+DSmsChA343I=
Questão 110468
FCC 2012 MPE Porcentagem

Uma promoção da empresa que aluga certo equipamento é tal que se o número de lotes de tempo de utilização ultrapassar a 10, a empresa fornece um desconto de 10% no preço de cada novo lote locado, a partir do 11º lote. Sendo assim, uma empresa que alugou o equipamento por 13 lotes recebeu um desconto, referente ao valor integral da locação de 13 lotes sem desconto, de aproximadamente:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Jx0oZYZTOQooM+SV/k6GFlNVrPfI4OgU=
Questão 119226
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Teoria dos Conjuntos, Matemática Básica

Considere três conjuntos A, B e C, tais que:

•Os conjuntos B e C são disjuntos, isto é, B n C =  (/).

•n(A u B U  C)  = 100.

•n( B\ C)  = 15.

•n(A  n C)  = 10.

•n(A u B) =  60.

Nestas condições, é correto afirmar sobre o conjunto C que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18/EzQkIaImUcPXaQFoX7X01x1f6SW/w7s=
Questão 114247
NC-UFPR 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA-PR Probabilidade, Probabilidade Básica

Pedro gosta de brincar com números inteiros de três algarismos. Ele chama um tal número de 'razoável' se tiver todos os algarismos distintos. Por exemplo, 174 e 931 são razoáveis, mas 991, 101 e 333 não são razoáveis. Se Pedro escolher ao acaso um número inteiro qualquer de três algarismos, qual a probabilidade de que tal número seja razoável?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ReZx/Czo72+KaXnuKbdn+zlrOfeWg4Yg=
Questão 114291
VUNESP 2016 UNESP Estatística, Representação e Análise de Dados

O gráfico a seguir mostra a variação das médias anuais da qualidade do ar em Pequim de 2008 a 2015.

 

 

Analisando o gráfico, é correto afirmar que, no período considerado, a qualidade de ar

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+vTAfC4QK6/I7g2cqX+Ck1YpialY35sc4=
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Questão 110959
IESES 2015 TRE Juros Compostos

Uma duplicata foi resgatada comercialmente 5 meses antes de seu vencimento, em uma instituição financeira que cobra taxa de serviço bancário. Sabendo-se que o valor do desconto aplicado foi de R$ 3.075,00 em uma duplicata de R$ 15.000,00, e que a taxa de desconto simples aplicada foi de 42% a.a., qual o valor da taxa de serviço bancário? 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+bH3djHPuCcKrioXrJIjZ/SfJKvEgHOIU=
Questão 110948
VUNESP 2015 CRO Porcentagem

O gerente contábil de uma entidade governamental recebeu seu salário no final do mês, líquido de todos os encargos fiscais e previdenciários de sua responsabilidade. Desse salário, 30% foi para uma aplicação financeira, 20%, para a alimentação, 10%, utilizado para pagar a prestação do carro recentemente adquirido e 20%, para o aluguel da casa onde mora. Do total dos gastos realizados no mês, sobraram R$ 4.200,00, que serão utilizados para outras despesas. Qual é o valor do salário desse gerente? 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19j176b6XvvZTbQhu1BgXD+e2pj2ufTIeQ=
Questão 110945
VUNESP 2015 CRO Acréscimos e Descontos

Um produto sofreu dois únicos aumentos consecutivos no ano passado, sendo o primeiro de 20% sobre o preço de X reais, gerando o preço de Y reais. Se o aumento acumulado desse produto, no referido ano, foi de 50% sobre X reais, então é verdade que o segundo aumento, sobre Y reais, foi de 
 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Frff6FC3y1Q9ethhgQz6NGqY6P7VuYn8=
Questão 110947
VUNESP 2015 CRO Juros Compostos

Uma pessoa aplicou 8% do seu capital de R$ 187.500,00, a juros compostos, por um período de 6 meses a uma taxa de 2% ao mês. Ao final desse período, somente os juros apurados totalizaram a soma entre as seguintes faixas: 
 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1842ph9Y8gCcLHQstrp3bB5D8yii6bQjz0=
Questão 110935
NC-UFPR 2015 COPEL Taxa Equivalente, Taxa de juros

Considerando a capitalização composta, assinale a alternativa que apresenta a taxa semestral equivalente a 73% ao ano.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+qp8DCKExgkWvQtKwWdg5jiYWqkEWrtRA=
INGLÊS
Questão 111302
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

The system programmer installs, customizes, and maintains the operating system, and also installs or upgrades products that run on the system.

The system programmer might be presented with the latest version of the operating system to upgrade the existing systems. Alternatively, the installation might be as simple as upgrading a single program.

The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. These problems are often captured in a copy of the computer’s memory contents called a dump, which the system produces in response to a failing software product, user job, or transaction. Armed with a dump and specialized debugging tools, the system programmer can determine where the components have failed. When the error has occurred in a software product, the system programmer works directly with the software vendor’s support representatives to discover whether the problem’s cause is known and whether a patch is available. Internet: (adapted).

According to the text, system programmers

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/9euE6UWwe0m4eeOLuzWrSYWW7Yy2gwco=
Questão 111300
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.

Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.

There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. Internet: (adapted).

Based on the text, chose the correct option.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+qE8js6cd/Rr3pni7SztCRpWU6GIhuq/Q=
Questão 111301
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.

Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.

There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. Internet: (adapted).

 

According to the text, public guidelines

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX193QhujE5jnzKvaHEweUzdXrWwTj5E9S2Q=
Questão 111303
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.

Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.

The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation. Internet: (adapted)

 

According to the text, the tasks of a systems developer include

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Bvx1GW+QS8McULCe76K4Dw20gxWeIEsI=
Questão 111304
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.

Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.

The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation. Internet: (adapted)

 

According to text, systems developers

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19gKIeSi3IFmX2xb9+kQ4WrXr67idjk9b4=
Questão 111299
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

The systems analyst programmer is responsible for the analysis, design, development and support of custom solutions to support the judiciary and court staff. The position requires independent work habits on complex technical programming assignments and is responsible for independent problem resolution. General supervision is received from a technical supervisor who provides guidance in project assignments and reviews work for achievement of desired results and objectives.

The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; assisting users in defining needs; proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs; testing, debugging, and implementing these programs; and maintaining documentation for them. Internet: (adapted).

The systems analyst programmer

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/98LGhatU+FFRP/23fhjpte2KjMeXkTJc=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 35545
CESPE 2013 CNJ Orçamento Base Zero, Características do Orçamento Público

A respeito de orçamento público, julgue o item seguinte.

A organização e a apresentação do orçamento público são as principais preocupações do orçamento base-zero, enquanto a avaliação e a tomada de decisão acerca das despesas ocupam, nesse modelo, um papel secundário. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+txCyVWv4nRzuT+oDlEYGRA18to8dJP3w=
Questão 86758
CESPE 2013 TCU Princípios Orçamentários

Acerca dos planos e orçamentos públicos, em particular no Brasil, julgue o item seguinte.

As fundações educacionais públicas federais integram o orçamento da União, a exemplo das autarquias, constituindo as instituições de ensino superior. Essa característica decorre da aplicação do princípio orçamentário da universalidade.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18+IOJ2EwD4V6uaT475ZYxBM+/lvO33eJk=
CONTABILIDADE
Questão 160812
CESPE 2019 Auditor do Estado Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Se, ao final de determinado ano, o ativo de uma empresa era de R$ 60.000 e

o passivo, de R$ 200.000, então o valor de seu patrimônio líquido era:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18rDIiASIJx2UoNkQfyqgMs5bOaXDBlID4=
Questão 160806
VUNESP 2019 IPRESB Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Assinale a opção que representa a melhor situação econômico-financeira


para uma entidade com fins lucrativos, cujo Ativo seja equivalente a R$ 20 milhões.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/uxasOvh+BFE57V/jNY/jQYF8hPlt2PYA=
Questão 160810
CONSULPLAN 2019 Pref Sabará Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Uma empresa registra $ 1.200 de bens, $ 550 de direitos e $ 800 de

obrigações. O Patrimônio Líquido dessa empresa é de:


Balanço Patrimonial

Ativo                  Passivo

                                              Patrimonio liquido

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18F6DWoyAwFQrvQVtGy3uBzi1vpo2IwT7Q=
Questão 160807
VUNESP 2019 pref nova odessa Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Em um determinado exercício social, uma empresa

apresentou um Ativo Total de R$ 1.500.000,00 e um Passivo Total de R$ 1.200.000,00. No exercício social seguinte,

tanto o Ativo Total quanto o Passivo Total aumentaram 8%.


Então, é correto afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18LsW3eXLzDRsCnzu1NvWEv8pJrZ2l1La0=
Questão 160811
CESPE 2019 tcepb Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Se, em uma empresa, 50% dos ativos totais são financiados por recursos de terceiros e

20% dos capitais totais utilizados são capitais de terceiros de longo prazo, então, nessa empresa, a porcentagem dos capitais de

curto prazo em relação aos capitais de terceiros totais é de


Balanço Patrimonial

Ativo                     Passivo

AC                                PC

       AÑC                             PÑC    

                                     PL

1.000                  1.000

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+2zd3rvOMDpec4VvHD+9LALq05UYsO4ow=
Questão 160809
CONSULPLAN 2019 Pref Sabará Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

“Contabilidade é uma arte. É a arte de registrar todas as transações de

uma companhia, que possam ser expressas em termos monetários. É também a arte de informar os reflexos dessas transações na

situação econômico-financeira dessa companhia.”


(Gouveia, 1984.)


Assim, trata-se de objeto da contabilidade:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18XMbFoAZhwC81VLzpcYZ+zic8lSCxlA2k=
Questão 160802
VUNESP 2019 CM Serrana Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Quando a representação gráfica a seguir é a situação patrimonial

da empresa, pode-se considerar que.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19M9YL4MS5BfuC6/QHId/Ig+KpMvFeyYbw=
Questão 160803
VUNESP 2019 PAULIPREV Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Em um determinado exercício social, o total do Ativo da Cia. Delta

representou 4/3 do total de seu Passivo. O capital total à disposição da referida sociedade no mesmo exercício

montou a R$ 1.800.000,00.


Pode-se concluir que o Patrimônio Líquido da Cia. Delta, nesse exercício, equivaleu, em R$, a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/JMfi8LxuKCL8GSDRlSbBKGeUvmRsjz2M=
Questão 160800
VUNESP 2019 MPE Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Assinale a alternativa que define corretamente a Contabilidade.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18e8TMCbKPVsHSwdfWGm4bXF0WztDaWSuQ=
Questão 160804
VUNESP 2019 CM de Indaiatuba Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Indique a alternativa correta, relativa à estrutura

básica do balanço patrimonial, no que se refere à sua equação:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1915m2fg8u+PCGh4k3H93p3X7T4ECDvDFw=