Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 121237
FCC 2018 TRT Penalidades, Lei 8.112/90 - Regime Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

A aplicação de penalidades disciplinares aos servidores deve guardar relação

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+K+FBVU13J8+S9myN65U8+w276z+lOBmo=
Questão 121243
FCC 2018 TRT Indenizações, Vantagens, Lei 8.112/90 - Direitos e Vantagens, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

Lara, servidora pública federal, no interesse do serviço, passou a ter exercício em nova sede, ocorrendo mudança de domicílio em caráter permanente. Neste caso, dispõe a Lei no 8.112/1990, que a ajuda de custo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Xjct7ascg+VEDiqv1mNolsV26Roy1VZE=
Questão 121250
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Márcio, servidor público federal, negou publicidade aos atos oficiais. Leonardo, também servidor público federal, deixou de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação. Nos termos da Lei n° 8.429/1992, considerando estritamente as condutas narradas, bem como que ambas foram praticadas com dolo, 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18k/6dFa7qizxDnEvU8fm9hUKgaklbqV+w=
Questão 121246
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Marcia estagiava no gabinete do desembargador de determinado Tribunal. Auxiliava o assessor na inclusão dos votos nos processos e no sistema de acompanhamento de processos, razão pela qual recebia aqueles documentos antes de se tornarem públicos. Passado certo tempo desde o início do estágio, passou a adulterar algumas decisões a pedido de interessados, recebendo, para tanto, remuneração significativa. A conduta de Marcia

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19aobLU3rRuhQV3r+J/bAqGfwQ9CsVuAaw=
Questão 121247
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguintes hipóteses:

 

I. José Carlos, não sendo agente público, induziu seu primo Douglas, servidor público federal, à prática de ato de improbidade administrativa.

II. Horácio, não sendo agente público, concorreu para a prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua amiga Tábata, servidora pública federal ainda não estável.

III. Isabel, não sendo agente público, se beneficiou indiretamente pela prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua vizinha, Sofia, que exercia cargo em comissão na empresa pública “X”.

 

Nesses casos, as disposições da Lei nº 8.429/1992 serão aplicáveis, no que couber, a 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/3PB+QsFvGwIzD/I784OQeaaIBPwotHJ0=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 21161
FCC 2009 TCE Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Ao dispor sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituição da República admite, expressamente, que seja objeto de acordo ou convenção coletiva de trabalho:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/YQN/JN+vX0s6GE28s4I4u1zoOzsXdgqA=
Questão 173970
FCC 2019 TRT Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Simão e seus primos Silas, Moisés e Diego pretendem trabalhar na empresa W objetivando juntar recursos financeiros para uma viagem internacional quando completarem 15 anos de idade. Considerando que Simão possui quatorze anos e dois meses de idade, Silas possui treze anos, Moisés doze anos e Diego quatorze anos e seis meses de idade, de acordo com a Constituição Federal,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ujIKAjxhBJAwGaqTDpX4JuI/GV6A5jjg=
PORTUGUÊS
Questão 127407
FAURGS 2017 BANRISUL Semântica e Vocabulário, Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. 


Considere as seguintes afirmações em relação à oração Essas máquinas conseguem. 3449 / 3452

I - Essas máquinas retoma metaforicamente a expressão os humanos.

II - Esta oração não é gramaticalmente correta, pois o verbo conseguir necessita sempre de um complemento.

III - Esta oração apresenta um caso de elipse em que se subentende um termo ou termos já anteriormente enunciados na frase anterior.

“– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.”

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18wAawaInlgIgcKPS9RCipHx4NC1K6rdn0=
Questão 114911
CESPE 2016 TRE Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais, Conotação e Denotação

 

No texto acima, foi empregado em sentido conotativo o vocábulo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/fkkvRZKAWbpMg5J69ErnGMKYavkQcSr4=
Questão 110783
FGV 2016 IBGE Semântica e Vocabulário

A frase em que a redundância está ausente é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/mEIvjkr6922SQeNLJ2NKJ44zh1HAf6Uw=
Questão 127526
VUNESP 2019 A CASA DAS QUESTÕES Regência Nominal e Verbal

Foi no domingo passado, andando pela feira-livre aqui da Lapa e dando uma olhada nas bancas, que

percebi que muitas daquelas frutas maravilhosas ali expostas simplesmente não existiam no meu tempo

de menino. O kiwi, por exemplo. Quando usava calças curtas, kiwi era aquele bichinho da Nova Zelândia,

um dos poucos verbetes da letra K, na enciclopédia que ficava na estante da minha casa. Não havia

tomate cereja! Vivíamos sem ele. Como não havia a lichia. A gente não encontrava goiaba na feira, como

não encontrava jabuticaba, nem carambola. Goiaba era só no pé e com bicho, não existia goiaba sem

bicho. Jabuticaba, só em Sabará, e carambola, só na chácara de Dona Catarina, em Cataguases.


Laranja era a pera, a Bahia e a lima. Hoje tem até laranja Bahia importada da Espanha, sem contar o

grapefruit, primo de primeira da laranja. Aos poucos, novas frutas vão invadindo o mercado: uxi, xixá,

tapiá, sapucaia, monguba, marolo... Quem manteve a linha e não inventou moda foi a banana, que

continua a mesma de sempre. A prata, a nanica, a maçã, a banana-da-terra e a ouro. E todas – dizem –

ainda a preço de banana.


Assinale a alternativa em que a preposição destacada obedece ao princípio de regência

da norma padrão.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/r39gRZHE23SSGiNxtVewuC/olL9HCRQg=
Questão 115664
CETREDE 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAUCAIA-CE Tempos e Modos Verbais/Verbos

Em “Conheço uma moça... Se alguém contasse sua história, fariam como o senhor...” há verbos empregados respectivamente no presente do indicativo, no 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/HzYZcDeXhpdkL6eEkSuxf7z2BGUTlcUE=
Questão 127403
FAURGS 2017 BANRISUL Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 Qual das expressões citadas abaixo funciona como aposto no texto? 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ASH5+6pg+KRE8MKmZATQwQK/zmWizTRw=
Questão 110790
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

“Hoje trabalhando com educação, tenho plena consciência de que um ensino inovador pode surgir a partir de práticas consideradas tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional”. Por esse segmento do texto depreende-se que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19tDF+wbXwxiNLLCBtY0y/8Cm4sy3I1xTA=
Questão 127506
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Preposições

O uso da preposição ‘a’ – no trecho abaixo – é justificado em virtude


“Pense no longo prazo – estamos chegando a um ponto em que, em breve...


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/K2XL3zWL8vXsBJ7hSrDaeb5KVZWyoci4=
Questão 127508
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Tempos e Modos Verbais/Verbos

Relativamente ao uso do verbo haver na lacuna do trecho abaixo, pode-se afirmar que, tendo em vista o contexto, ele deve ser flexionado na ______________ do ______________, assumindo a forma ______.

“Pense no longo prazo – estamos chegando a um ponto em que, em breve, ______ cinco gerações trabalhando juntas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19VbhybtsY0MfalyqkkXAA/OWAdg4buO0k=
Questão 115647
IDHTEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUITINGA-PE Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

O emprego do pronome „aquela‟ na charge:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19zAmQ4HLCRqPxLLMTHQ8FTDfKqpYZ4LNQ=
Questão 127505
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Acentuação Gráfica

Sobre o uso de acento gráfico nos vocábulos ‘ideia e papeis’ que preenchem respectivamente as lacunas pontilhadas

abaixo, afirma-se que


“A felicidade no local de trabalho não é uma ..................... abstrata” / “Seguem algumas etapas que as empresas

deveriam seguir para criar um ambiente onde as pessoas possam alinhar seus valores e ............ à cultura da

organização.”


Ambas as palavras devem ser acentuadas em virtude da ocorrência do ditongo aberto ei.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na penúltima sílaba.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na última sílaba.


As duas palavras não devem ser acentuadas em virtude da ocorrência de ditongo aberto.


Quais estão INCORRETAS?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/HOuHPDtwJuRGVajGpctm62xOvwDJvslA=
Questão 110772
FGV 2016 IBGE Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais, Estratégia Linguística, Inferência

A frase abaixo que exemplifica uma incoerência é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/HidZ0tgrUEmgFAXqyzdnydU/EHdv4yiU=
Questão 127405
FAURGS 2017 BANRISUL Semântica e Vocabulário

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 Pode-se substituir o adjetivo obsoleto, sem prejuízo para o sentido do texto, por 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+gxK+sVdWQDCOG4+TaB5Fut67ZAcA0tcE=
Questão 123707
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Regência Nominal e Verbal

A frase que, do ponto de vista da regência verbal e nominal, está em

acordo com a norma-padrão é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18MV9xzYXN/LxAD+myYcPtAf/AqM/WcXbg=
Questão 110791
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Assinale a opção que indica a frase em que a preposição de tem sua presença na frase por uma exigência de um termo anterior.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Q6ZM20eEfmBlxh3xSG6iYZlVTRP4HGz4=
Questão 108520
CESPE 2016 TRE Sintaxe da Oração (Análise Sintática), Concordância Nominal e Verbal

Ainda com relação aos aspectos linguísticos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:..., assinale a opção correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+2Zk/1IGQbMk/xoGjOHYsHBgy9YPrdO8Q=
Questão 115722
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Os pronomes pessoais “o, a, lhe, si, consigo” pertencem a terceira pessoa do singular. A qual tipo de pronome pessoal pertencem essas formas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18lW9CbqRIr9rfOC+45KV35xNkADo002eA=
Questão 110794
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Pontuação

Assinale a opção que indica a frase que se encontra na ordem direta. 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18JErD9W6Ci/sPDDyISRI2Xpx5W3q8eixU=
Questão 122151
CESPE 2017 PJC Gêneros Textuais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).

No que se refere ao gênero textual, o texto classifica-se como

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/I1GSOg2wx/UugSR7G8l0C9P3g1I7nohg=
Questão 115045
IAUPE 2016 PM Tempos e Modos Verbais/Verbos

Observe o emprego de um verbo irregular no seguinte trecho: “Quando você vir um, vai entender o porquê.”

 

Assinale a alternativa na qual um verbo irregular foi CORRETAMENTE empregado.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/E+E85hc9hrbO1U7swEZnNT97XdgZS9Wg=
MATEMÁTICA
Questão 119229
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Porcentagem

Ao comparar a população carcerária do Instituto Penal A e do Instituto Penal B, é possível verificar que o número de presos no Instituto Penal A equivale a 145% do número de presos no Instituto Penal B. Sabendo que o número de  presos  no Instituto Penal A é igual a 551, é correto afirmar que o  número  de  presos  no Instituto Penal B é igual  a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18SaRZ6sKc9+WPx5KnviZyFw+R6nqxmidk=
Questão 119227
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Probabilidade Básica, Combinação, Análise Combinatória, Probabilidade

Para compor um júri popular hipotético, são escolhidos, inicialmente, 25 cidadãos que devem comparecer ao julgamento, entre os quais encontram-se Pedro  e  Márcio. Destes 25 cidadãos, serão sorteados exatamente 7 para compor o conselho de sentença, o qual irá definir a responsabilidade do acusado  no caso julgado.  Neste contexto, é correto afirmar que a probabilidade de Pedro e Márcio estarem entre os sorteados para compor o conselho de sentença deste caso é igual  a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19SlDCa7UVAccciy+103Oxoho0EdOMtUFE=
Questão 119228
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Regra De Três Composta, Razões e Proporções

Em uma empresa, dois funcionários enchem 4 tanques em 1O minutos. Supondo que o ritmo de trabalho dos funcionários seja constante e que os tanques têm a mesma capacidade, é correto afirmar que o tempo necessário para que cinco funcionários  encham 15 destes tanques é igual a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19WP8aNl4oxpekkOmLK+1Z/Bm2C+yOi1gE=
Questão 114381
FGV 2016 MP Probabilidade, Probabilidade Básica

Uma moeda foi alterada de modo que, ao ser lançada, a probabilidade de sair cara é menor que 1/2 e, ao ser lançada duas vezes consecutivas, a probabilidade de sair a mesma quantidade de caras e de coroas é 4/9. Se essa moeda for lançada três vezes consecutivas, a probabilidade de saírem três coroas é:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+7jJk9NuexONSmARqCH77vYKZs0s/n6Xc=
Questão 114290
VUNESP 2016 UNESP Problemas Algébricos e Aritméticos, Estatística, Representação e Análise de Dados, Matemática Básica, Porcentagem

A empresa ENLACE é especializada em fotografar casamentos. Para atender às necessidades de seus clientes, foram desenvolvidos 3 pacotes de serviços, com sessões de fotos e books com diferentes preços. Os valores são os seguintes:

 

 

 

Com base na tabela de preços e sabendo que no pacote Standard a sessão de fotos custa R$ 1.000,00 e que o book Standard em relação aos books Classic e Luxo é, respectivamente, R$ 150,00 e R$ 250,00 mais barato, pode-se afirmar que o preço da sessão de fotos nos pacotes Classic e Luxo, em relação ao pacote Standard, tem um desconto de, respectivamente,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19R3itB+hTuZcJ390ViquYQNnuP2aBUAuc=
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Questão 110958
IESES 2015 TRE Juros Compostos

Por quantos anos ficou investido um capital de R$ 100,00 para formar um montante de R$ 10.000,00 aplicado a juros compostos de 900% a.a.? 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX181yzvRDNQvvl2x/DOqsQJvhmFQmvz0Ahg=
Questão 110886
CESPE 2016 FUNPRESP-EXE Juros Compostos

Com relação às anuidades e aos sistemas de amortização, julgue os itens subsequentes.

O valor atual de uma perpetuidade emitida hoje, que pague R$ 90 por ano, considerando-se a taxa de juros de 15% ao ano, é igual a R$ 600. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/RvvfxlhRaqhVt2yfx3zJUIQUi3FA2ck0=
Questão 110944
VUNESP 2015 CRO Porcentagem

Do total das unidades de certo material disponível, Luiz utilizou 1/5, Ana utilizou ¾ do que não foi utilizado por Luiz, e Leonardo utilizou as 70 unidades restantes. Dessa forma, o número de unidades utilizadas por Ana foi 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19XWatduafwJyGomzUc+QfChN8+VyZupww=
Questão 110935
NC-UFPR 2015 COPEL Taxa Equivalente, Taxa de juros

Considerando a capitalização composta, assinale a alternativa que apresenta a taxa semestral equivalente a 73% ao ano.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19ndRSDrqzzKV9v52hG05q+r7g7uTWEvPE=
Questão 110948
VUNESP 2015 CRO Porcentagem

O gerente contábil de uma entidade governamental recebeu seu salário no final do mês, líquido de todos os encargos fiscais e previdenciários de sua responsabilidade. Desse salário, 30% foi para uma aplicação financeira, 20%, para a alimentação, 10%, utilizado para pagar a prestação do carro recentemente adquirido e 20%, para o aluguel da casa onde mora. Do total dos gastos realizados no mês, sobraram R$ 4.200,00, que serão utilizados para outras despesas. Qual é o valor do salário desse gerente? 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1++p+pRrx07/zdRr+vf6fRnVmmDtEjTrUM=
INGLÊS
Questão 111299
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

The systems analyst programmer is responsible for the analysis, design, development and support of custom solutions to support the judiciary and court staff. The position requires independent work habits on complex technical programming assignments and is responsible for independent problem resolution. General supervision is received from a technical supervisor who provides guidance in project assignments and reviews work for achievement of desired results and objectives.

The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; assisting users in defining needs; proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs; testing, debugging, and implementing these programs; and maintaining documentation for them. Internet: (adapted).

The systems analyst programmer

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/AE2siYYhCoPJONJBFmQx8DHON58SeDPk=
Questão 111301
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.

Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.

There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. Internet: (adapted).

 

According to the text, public guidelines

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+02/YPutPyEPliO7sHjktK0HyBDl9CJvg=
Questão 111303
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.

Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.

The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation. Internet: (adapted)

 

According to the text, the tasks of a systems developer include

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/h6vy2Q5rtCJmYR2CBu+BZV+gFmvh1Gaw=
Questão 111302
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

The system programmer installs, customizes, and maintains the operating system, and also installs or upgrades products that run on the system.

The system programmer might be presented with the latest version of the operating system to upgrade the existing systems. Alternatively, the installation might be as simple as upgrading a single program.

The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. These problems are often captured in a copy of the computer’s memory contents called a dump, which the system produces in response to a failing software product, user job, or transaction. Armed with a dump and specialized debugging tools, the system programmer can determine where the components have failed. When the error has occurred in a software product, the system programmer works directly with the software vendor’s support representatives to discover whether the problem’s cause is known and whether a patch is available. Internet: (adapted).

According to the text, system programmers

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+u2oDvP8pqMTVXkMaQljOE/DsbQx3ZRog=
Questão 111304
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.

Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.

The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation. Internet: (adapted)

 

According to text, systems developers

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/bXRIewK+4hv9+GCNKu/imC5YZLFsHLcI=
Questão 111300
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.

Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.

There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. Internet: (adapted).

Based on the text, chose the correct option.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+TjcSb2/FIKuIwyr3O44AOTDxEDUVkZwU=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 86758
CESPE 2013 TCU Princípios Orçamentários

Acerca dos planos e orçamentos públicos, em particular no Brasil, julgue o item seguinte.

As fundações educacionais públicas federais integram o orçamento da União, a exemplo das autarquias, constituindo as instituições de ensino superior. Essa característica decorre da aplicação do princípio orçamentário da universalidade.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18VPb6mEErEmNXyf/JDCmSiEn7OqHDh91w=
Questão 35545
CESPE 2013 CNJ Orçamento Base Zero, Características do Orçamento Público

A respeito de orçamento público, julgue o item seguinte.

A organização e a apresentação do orçamento público são as principais preocupações do orçamento base-zero, enquanto a avaliação e a tomada de decisão acerca das despesas ocupam, nesse modelo, um papel secundário. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX192jANJ8Vpi0gOB81t4iPpHi21c58b7lsY=
CONTABILIDADE
Questão 160811
CESPE 2019 tcepb Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Se, em uma empresa, 50% dos ativos totais são financiados por recursos de terceiros e

20% dos capitais totais utilizados são capitais de terceiros de longo prazo, então, nessa empresa, a porcentagem dos capitais de

curto prazo em relação aos capitais de terceiros totais é de


Balanço Patrimonial

Ativo                     Passivo

AC                                PC

       AÑC                             PÑC    

                                     PL

1.000                  1.000

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX190nFHA3fDBVF/GCHczXQlIaIyG/mYKZGE=
Questão 160809
CONSULPLAN 2019 Pref Sabará Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

“Contabilidade é uma arte. É a arte de registrar todas as transações de

uma companhia, que possam ser expressas em termos monetários. É também a arte de informar os reflexos dessas transações na

situação econômico-financeira dessa companhia.”


(Gouveia, 1984.)


Assim, trata-se de objeto da contabilidade:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ymSkia5hu1rlU8KqkfFvgM83+OSd5Rlg=
Questão 160807
VUNESP 2019 pref nova odessa Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Em um determinado exercício social, uma empresa

apresentou um Ativo Total de R$ 1.500.000,00 e um Passivo Total de R$ 1.200.000,00. No exercício social seguinte,

tanto o Ativo Total quanto o Passivo Total aumentaram 8%.


Então, é correto afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX184WhoQ5ByEGytsM47SeCZRoeP0uSf6BTQ=
Questão 160810
CONSULPLAN 2019 Pref Sabará Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Uma empresa registra $ 1.200 de bens, $ 550 de direitos e $ 800 de

obrigações. O Patrimônio Líquido dessa empresa é de:


Balanço Patrimonial

Ativo                  Passivo

                                              Patrimonio liquido

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/uucdNUyv/Q+WIFMJanNRCXx2WL9oSwbg=
Questão 160806
VUNESP 2019 IPRESB Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Assinale a opção que representa a melhor situação econômico-financeira


para uma entidade com fins lucrativos, cujo Ativo seja equivalente a R$ 20 milhões.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/yEUv3yR8T8KF2UDGVEbyBku++nxSsk7w=
Questão 160802
VUNESP 2019 CM Serrana Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Quando a representação gráfica a seguir é a situação patrimonial

da empresa, pode-se considerar que.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/0UAJ3HcBpfGef+s3GlI8W3FkkBN2OVxw=
Questão 160803
VUNESP 2019 PAULIPREV Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Em um determinado exercício social, o total do Ativo da Cia. Delta

representou 4/3 do total de seu Passivo. O capital total à disposição da referida sociedade no mesmo exercício

montou a R$ 1.800.000,00.


Pode-se concluir que o Patrimônio Líquido da Cia. Delta, nesse exercício, equivaleu, em R$, a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+5tpxd7RDs6QSdpccE/UBxuAb1fn/TZtY=
Questão 160805
VUNESP 2019 CMJ Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

As demonstrações contábeis obrigatórias atendem, como regra

geral:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19mHrfU9+FIoRUG0sfJDUGrhAciavxWmB0=
Questão 160804
VUNESP 2019 CM de Indaiatuba Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Indique a alternativa correta, relativa à estrutura

básica do balanço patrimonial, no que se refere à sua equação:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX187rMsn8jLJK0tkgO44fRMydB3Mo2iSJnQ=
Questão 160800
VUNESP 2019 MPE Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade, Aspectos Introdutórios

Assinale a alternativa que define corretamente a Contabilidade.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18U+iF+Y9nl1lPqzMT5syjFJEMfVysiFmI=