Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 120063
FCC 2018 SABESP Sequência de Letras, Sequências Lógicas

Na geração automatizada de um teste, 200 perguntas de múltipla escolha são sorteadas por um software dentre milhares disponíveis em um banco de questões. Sorteada a sequência das 200 questões, suas alternativas são reordenadas para gerar os diferentes gabaritos.


Em certa ocasião, houve uma falha na execução do software, que gerou um gabarito em que as alternativas corretas das questões seguiam um padrão, como pode ser notado nas primeiras 13 questões exibidas a seguir:
De acordo com esse gabarito, a resposta correta à questão 200 é a alternativa 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+7y+cj9FwMCXKjaqHMsD5jTqK51EO1RhY=
Questão 120071
FCC 2018 TRT Tabela-verdade, Lógica de argumentação, Fundamentos de lógica

Considere que a afirmação I é falsa e que as demais são verdadeiras.

I. Se Bernardo é músico, então Andreia é cantora.

II. Cátia é baterista e Bernardo é músico.

III. Ou Danilo é violonista, ou Cátia é baterista.

A partir dessas afirmações, é correto concluir que 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18qCpp8IgvQVwGv4jIlSi/5PeasVj1KnY4=
Questão 120066
FCC 2018 Prefeitura de São Luís – MA Problemas envolvendo jogos esportivos


Na primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol da série D, cada equipe disputa 6 partidas, recebendo, em cada jogo, 3 pontos em caso de vitória, 1 ponto em caso de empate e nenhum ponto em caso de derrota. Uma das equipes participantes marcou 4 gols e sofreu 4 gols nesses 6 jogos. O total de pontos que essa equipe conquistou na primeira fase do campeonato pode ser, no máximo, igual a





 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/4Gj6BsdE8OpxxtxuzNVJK4yw4TCXgYNs=
Questão 120068
FCC 2018 TRT Séries Numéricas, Sequência de Números, Sequências Lógicas, Progressões


Na sequência (5, 7, 9, 11, 6, 8, 10, 12, 7, 9, 11, 13, 8, 10, 12, 14, 9, 11, 13, 15, 10, 12, 14, 16, 11, . . .), o número 15 aparece pela primeira vez na 20ª posição e aparecerá pela última vez na posição de número


  




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/EZvhrDP11F5/Kl+njy+V4IXfrOntXou8=
Questão 114207
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Sequência de Letras, Sequências Lógicas

A palavra que completa o grupo formado por maçã, mamão, manga, maracujá, melancia é:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1//J4dbYtue2BwpkKyC/6AZlA1cmUa+lXY=
PORTUGUÊS
Questão 121193
FCC 2018 AGED/MA Vozes Verbais, Concordância Nominal e Verbal

 

Paisagens e riquezas

1.      Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos. Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região, fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de 5.café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados. Com frequência, essas paisagens vegetais faziam parceria com instalações industriais, deixando clara a proeminência do agronegócio em nosso país.

Como sou sentimental, não me rejo apenas pelo aspecto econômico dos 10.bons negócios; deixo-me envolver pela sedução poética que os quadros exercem sobre mim. Lembro-me, por exemplo, da melancolia com que vi desaparecem os algodoais, que regularmente floresciam com suas vestes brancas, para darem lugar ao verdor da cana mais prosaica, que viraria álcool.

“O Brasil se dá ao luxo de plantar seu combustível”, diziam, não sem 15.razão, os nacionalistas mais entusiasmados. O fato é que nosso país está habilitado a explorar e produzir uma inimaginável gama de riquezas, a partir da diversidade de suas terras, de seus climas, de seus relevos. Por conta dessas variações, são múltiplas também as atividades pecuárias e as industriais, que a elas se atrelam.

20.    O lugar-comum de que o Brasil é um país generosamente atendido em suas formações naturais confirma-se com as paisagens tão variadas que desfilam diante do viajante. É desafio nosso cultivar, processar e distribuir com empenho os produtos dessa riqueza disponível. (Percival de Holanda, inédito)

 

Há construção na voz passiva e pleno atendimento das normas de concordância verbal na frase

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+05X1p/GBKFpqTK8uLZ1tZJ0XLcFVLVKo=
Questão 115047
IAUPE 2016 PM Concordância Nominal e Verbal

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+AHe8jHuZiNh2RWy6iL4mQ0Lv18kKQGqQ=
Questão 122157
CESPE 2017 PJC Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)

Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita de “O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam, se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social.” Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém o sentido e a correção gramatical do referido texto

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19vn3kaU5B04i7WH2wfpsjUQELrHXLp/tk=
Questão 122153
CESPE 2017 PJC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal, Concordância Nominal e Verbal, Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Crase, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).


 A correção gramatical do texto seria mantida caso 3450 / 3453 / 3473 / 3455

I o termo “sob” (“promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.”) fosse substituído por em.

II a forma verbal “ver”, em todas as suas ocorrências, fosse flexionada no plural — verem.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

III a forma verbal “é” fosse suprimida. “E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa...”

IV o acento indicativo de crase em “à opinião pública” fosse suprimido. “mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.”


Estão certos apenas os itens


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/DTVa1nNIGvBfhQlqJ45GMelzUnmmpdXg=
Questão 110790
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

“Hoje trabalhando com educação, tenho plena consciência de que um ensino inovador pode surgir a partir de práticas consideradas tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional”. Por esse segmento do texto depreende-se que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/BYKDB96yeZkAyNun/wUHGooB7r9EvSmY=
Questão 127408
FAURGS 2017 BANRISUL Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 

 Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) à análise dos seguintes casos de retomada pronominal no texto. 

( ) O pronome eles retoma robôs (A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós).

( ) O pronome eles retoma Celulares modernos (Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam. Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento.)

( ) O pronome eles retoma Celulares modernos (Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam. [...] eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário).

( ) O pronome ele (l. 61) retoma o ser humano (Yuval Harari [...] acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos...).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+c6p+ZCKG1HIOLIkRoyKEbKYLz4X5MwYU=
Questão 115674
IBFC 2016 COMLURB Pontuação

Em textos em Língua Portuguesa sabe-se que a alteração de pontuação pode prejudicar a organização do texto e, muitas vezes, mudar o sentido da frase. Leia a sentença abaixo e indique a alternativa em que a alteração da pontuação mantém o texto correto:

 

“O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de  Segurança  do  Trabalho,  Médico  do  Trabalho  e Enfermeiro do Trabalho.”

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+M0Isa8GGO2f8lcmZJXA2Yaw5OqmDigM8=
Questão 122194
CESPE 2017 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Pode-se dizer que a cidadania é essencialmente consciência de direitos e deveres e exercício da democracia: direitos civis, como segurança e locomoção; direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação etc.; direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos etc. Não há cidadania sem democracia. O conceito de cidadania, contudo, é um conceito ambíguo. Em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão estabelecia as primeiras normas para assegurar a liberdade individual e a propriedade. Nascia a cidadania como uma conquista liberal. Hoje, o conceito de cidadania é mais complexo. Com a ampliação dos direitos, nasceu também uma concepção mais ampla de cidadania. De um lado, existe uma concepção consumerista de cidadania (direito de defesa do consumidor) e, de outro, uma concepção plena, que se manifesta na mobilização da sociedade para a conquista de novos direitos e na participação direta da população na gestão da vida pública, por meio, por exemplo, da discussão democrática do orçamento. Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.

Moacir Gadotti. Escola cidadã – educação para e pela cidadania. Internet: (com adaptações).


A No texto, o termo “que”, em “Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.”, remete a

A “prática”.

B “nível”.

C “poder local”.

D “discussão”.

E “orçamento”.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/moNE3luZxzcJj8fWEDHdzDDkPsu52CU4=
Questão 127410
FAURGS 2017 BANRISUL Pontuação

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Considere a análise dos seguintes casos de emprego de vírgula no texto. 

I - É obrigatório o emprego da vírgula antes do pronome relativo que (o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital).

II - Empregou-se a vírgula antes da conjunção e por estar relacionando duas orações coordenadas com sujeitos diferentes. “a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.”

III - A vírgula que antecede a conjunção mas poderia ter sido omitida, pois é facultativo o uso da vírgula neste caso. “Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos”.

Quais estão corretas?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/+s8hRR1uOcZ59nS+RCIEU227xMk8xqo0=
Questão 110791
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Assinale a opção que indica a frase em que a preposição de tem sua presença na frase por uma exigência de um termo anterior.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Z9KBc9N18qakIV1xK7WUHTexuzAWOnMQ=
Questão 127409
FAURGS 2017 BANRISUL Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

O artigo indefinido pode ser empregado para conferir a um substantivo um significado genérico, atribuindo-lhe a representação de toda a espécie. Exemplo desse tipo de significação contextual é a expressão


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18J1izYA43Za1hp3wUz4BQWOcMY0NRYhHE=
Questão 110787
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Regência Nominal e Verbal, Concordância Nominal e Verbal

“De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”. Assinale a opção que indica o erro de norma culta presente no fragmento acima.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+bivTaxBH8EXQ+oTFlN7otHnlQqHMOzzo=
INFORMÁTICA
Questão 120119
FUNDATEC 2017 CRQ Microsoft Word 2013, Microsoft Word, Editores de Texto

Os ícones https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/55927/0ab48045fab27f29c679.png referentes ao programa Microsoft Word 2013 ficam localizados em que Grupo?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18MQP11EM0iMo52ap0DsmJv7byHmbkpDi0=
Questão 121050
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS E-mail Conceitos Gerais, E-mail

Considere que um provedor de emails limite em 10 MB o espaço disponível para o envio de arquivos e que se deseje enviar 10 arquivos, sem compactação, cada um deles tendo 1.400 KB de tamanho. Nesse caso, em um único email, a quantidade máxima de arquivos que poderá ser enviada é igual a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18jhsAfq3UUeCXJyGiY0qPg9vqtCSEIcMg=
Questão 121014
CESPE 2018 TCE Windows 7, Organização de Arquivos, Pastas e Programas, Sistemas Operacionais, Windows

Acerca do uso do Windows Explorer (WE) para o gerenciamento de arquivos, pastas e programas sob os sistemas Windows Vista e Windows 7 Professional, assinale a opção correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19kRh1Nj2nUmWOzehfrvUupMq/+GAfIPXo=
Questão 120133
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE TORRES-RS Navegadores Conceitos Gerais, Linux, Sistemas Operacionais, Navegadores, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

São navegadores utilizados no Sistema Operacional Linux:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ueGJggcZi9p1HyA8z395v4Mn4ZDXnrzE=
Questão 120059
FAURGS 2016 TJ Segurança da Informação Conceitos Gerais, Segurança da Informação

Permitir que um programa receba dados da Internet, sem iniciar uma conexão, através da liberação de portas específicas dos protocolos de transporte, corresponde à ação de

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19jVx8m9DbJjH/XF+3+M44G3VHykA/hp4w=
GESTÃO DE MATERIAIS/ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Questão 81774
CESPE 2005 CEEE Distribuição e Transporte, Processo de Gestão de Materiais

Acerca da administração de materiais, julgue o item subseqüente.

A distribuição de produtos possui uma dimensão comercial muito importante na determinação da rentabilidade da empresa. Nesse contexto, o conceito aplicado de produto certo, em lugar certo, na quantidade certa, no tempo certo e no menor custo possível viabiliza não apenas a maior lucratividade, mas também a satisfação do cliente.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+54TqaFO54vMPBWziFPDFIjuiF3oS5+LI=
Questão 81779
CESPE 2008 PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES Conceitos Básicos de Estoque, Gestão de Estoques

Julgue o item a seguir, que trata da administração de materiais.

O estoque de segurança é o nível máximo de armazenagem de um produto sem que haja risco de depreciação.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18BTbtkjAVyAgqVWLcOqcdS8av9YejU8/4=
Questão 81777
CESPE 2008 PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES Conceitos Básicos de Estoque, Gestão de Estoques

Julgue o item a seguir, que trata da administração de materiais.

O controle de estoques relaciona-se aos diversos níveis de materiais que a organização deve manter, dentro de parâmetros econômicos.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Rjl80ZbUv+LQZ4nOfCgbwgC4MOaY4/AM=
Questão 108913
CESPE 2016 TRT Curva ABC, Gestão de Estoques

No que se refere à importância dos produtos, assinale a opção que apresenta a sequência correta da classificação tradicional da curva ABC.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19kB7Hj0ORa0WxjwVz+4ArEQuCuudYQuXE=
Questão 81782
CESPE 2008 PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES Níveis de Estoque e Reposição, Custos de Estoques, Gestão de Estoques

Julgue o item a seguir, que trata da administração de materiais.

Como as organizações públicas não visam lucro, os estoques de materiais dessas organizações devem ser repostos para a manutenção de seu nível máximo, mesmo antes de atingirem o ponto de ressuprimento.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19mIhHTsNUE9RnifCUq2bdI+5CfbxlmMTU=
Questão 108914
CESPE 2016 TRT Níveis de Estoque e Reposição, Gestão de Estoques

Assinale a opção que apresenta tipos de dados necessários para o cálculo do ponto de pedido, ou seja, a quantidade de estoque que, quando alcançada, indica o momento de providenciar um novo pedido de compra.   

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18MMh7kiDN8/clW6A+CDc6I31fHjnNpk/g=
Questão 71711
CESGRANRIO 2015 BR DISTRIBUIDORA Compras

A área de compras tem um papel importante na lucratividade da empresa porque 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/URnB8uJb6z87XDpiv0zKvc8CMhbOi1Dg=
INGLÊS
Questão 111299
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

The systems analyst programmer is responsible for the analysis, design, development and support of custom solutions to support the judiciary and court staff. The position requires independent work habits on complex technical programming assignments and is responsible for independent problem resolution. General supervision is received from a technical supervisor who provides guidance in project assignments and reviews work for achievement of desired results and objectives.

The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; assisting users in defining needs; proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs; testing, debugging, and implementing these programs; and maintaining documentation for them. Internet: (adapted).

The systems analyst programmer

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19NbtbMzCLhyVaL4KeeNOmR1TrQ/XrEC2M=
Questão 111303
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.

Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.

The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation. Internet: (adapted)

 

According to the text, the tasks of a systems developer include

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/4HcD29KjFvA4IXlNCd20x6grJYCyE1bs=
Questão 111302
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

The system programmer installs, customizes, and maintains the operating system, and also installs or upgrades products that run on the system.

The system programmer might be presented with the latest version of the operating system to upgrade the existing systems. Alternatively, the installation might be as simple as upgrading a single program.

The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. These problems are often captured in a copy of the computer’s memory contents called a dump, which the system produces in response to a failing software product, user job, or transaction. Armed with a dump and specialized debugging tools, the system programmer can determine where the components have failed. When the error has occurred in a software product, the system programmer works directly with the software vendor’s support representatives to discover whether the problem’s cause is known and whether a patch is available. Internet: (adapted).

According to the text, system programmers

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+fYKaDSabKmjjqh0d/M5bnrKmN46rAZsU=
Questão 111301
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.

Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.

There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. Internet: (adapted).

 

According to the text, public guidelines

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19iJAvCtRcejC4RW9z1/tjipaG6q0z/m0U=
Questão 111300
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.

Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.

There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. Internet: (adapted).

Based on the text, chose the correct option.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Ald1ojgLyqXpIGZg80JsZT6e9qHX2tT4=
Questão 111304
CESPE 2015 TRE Leitura e Interpretação de Texto

Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.

Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.

The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation. Internet: (adapted)

 

According to text, systems developers

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+QlfAE1GGSg8+/Qma8/hU1nKm4+3KgR9A=
ARQUIVOLOGIA
Questão 120193
QUADRIX 2017 CONTER Princípios Arquivísticos, Arquivos - Conceitos e Definições

Quanto à classificação dos arquivos, leia as seguintes afirmativas.

 

I. Arquivos históricos são aqueles que têm sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico, como, por exemplo, os arquivos médicos e os de radiologia.

II. Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.

III. Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.

IV. Segundo a natureza da entidade a que estão vinculados, os arquivos podem ser ativos e inativos.

 

Pode-se afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/TIRCaYkYqE6dCbv6ErDl4dvIRJAVFXAY=
Questão 114212
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Princípios Arquivísticos, Arquivos - Conceitos e Definições

Em relação aos estudos introdutórios relacionados à arquivologia, qual o princípio fundamental da teoria arquivística que é também chamado de princípio do respeito aos fundos, segundo Reis e Santos (2012)?

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19m9HRvw/ZZSz4z1gFdQIcGh7C+4tP2Sdk=
Questão 115218
CESPE 2016 DPU Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes

Os instrumentos de avaliação de documentos são a tabela de temporalidade e o plano de destinação de documentos.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+P2iQjcjXQxkTAYAslxczVjo7mQux5GDw=
Questão 115210
CESPE 2016 DPU Classificação dos Documentos de Arquivo

Formulário é exemplo de tipo documental.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+W8wKvCsmQYLg6Q05kt/YKwEwqIMCa56k=
Questão 93414
OBJETIVA 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATAÍ, RS Teoria das Três Idades

Em conformidade com MEDEIROS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(   ) O arquivo inativo é aquele que armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência quase nulas.

(   ) A documentação assume natureza oficial quando, além de assessorar a Administração Pública, seu objetivo é o de proporcionar informações científicas ou mesmo didáticas, sem visar diretamente a lucro.

(     ) Os arquivos ativos são os que mantêm arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constantes e atuais, ou que se encontram em fase de conclusão.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/F5BiWbUVGVNgwPza+c1APegqU8N0Rg8Y=
Questão 114221
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Gestão de Documentos

De acordo com as três fases da gestão de documentos, analise as seguintes assertivas, segundo Reis e Santos (2012):

 

I. Utilização de documentos refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. 
II. Produção de documentos inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos se desenvolvem mediante a análise dos documentos acumulados nos arquivos com vistas a estabelecer seus prazos de guarda.
IV. Produção, utilização e eliminação são as três fases básicas da gestão de documentos, de acordo com a literatura arquivística.

 

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18F9bX84LyqhavACNQJKvtg4L4YuyiQX5Q=
Questão 115211
CESPE 2016 DPU Classificação dos Documentos de Arquivo

O gênero documental iconográfico reúne documentos eletrônicos e digitais.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ew1OebSzwK1xilIM0pf5VLFWda8U1re4=
Questão 113316
IADES 2016 CEITEC S.A. Classificação dos Documentos de Arquivo

Assinale a alternativa que indica a classificação das plantas de um edifício quanto ao respectivo gênero.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+6fXnKAqMYCQN+jk2hgwMU/75nF7X4bYU=
Questão 115219
CESPE 2015 FUB Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes

A tabela de temporalidade deve ser aplicada nos arquivos permanentes, o que possibilita a eliminação de documentos nessa fase arquivística.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Y+uVvJmzek5+5+NRZnUSVMg4OxO0Tj44=
Questão 108343
CESPE 2016 DPU Classificação dos Arquivos, Arquivos - Conceitos e Definições

A respeito das técnicas de organização de arquivos, julgue o item subsequente.

 

Os arquivos são classificados em institucionais, pessoais ou familiares.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/9oMGgdFgMZfttj8d8bmuymgDDBwZ47rg=