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PORTUGUÊS
Questão 114900
CESPE 2016 TRE Identificação da Ideia Central, Polissemia e Figuras de Linguagem, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

A respeito da representação dos sons e ruídos, no segundo quadrinho, assinale a opção correta.

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Questão 128958
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Imigrações no Rio Grande do Sul


Em 1740 chegou à região do atual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Portugueses oriundos

da ilha dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde

anteriormente estavam situadas as Missões.


A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para

formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional e pudessem oferecer ao país os

produtos que até então tinham que ser importados, ou que eram produzidos em escala mínima. Os primeiros imigrantes

que chegaram foram os alemães, em 1824. Eles foram assentados em glebas de terra situadas nas proximidades da

capital gaúcha. E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado.


Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora

praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que

terminaram por beneficiar o Rio Grande. Pela primeira vez havia, no país, uma região em

que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do

trabalho alheio.


As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande.

Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades,

consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população. E,

embora o poder político ainda fosse detido pelos grandes senhores das estâncias e

charqueadas, o poder econômico dos imigrantes foi, aos poucos, se consolidando.


Atentando para aspectos de construção sintática do texto, observa-se que

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Questão 170334
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Salas de aula transformando o sertanejo


1º Ao longo de anos, o sertão do Rio Grande do Norte foi subjugado às intempéries da seca que expulsou milhares de

sertanejos de suas origens em busca de água e sobrevivência. Numa revolução inimaginável para a maioria dos moradores das

terras mais áridas do estado, cujas precipitações médias anuais são inferiores a 800 milímetros, a educação se tornou o meio de

transformação social, cultural e econômica. Hoje, por entre os cactos que povoam a caatinga, surgem institutos federais,

faculdades, universidades e a primeira Escola Multicampi de Ciências Médicas do Brasil. Em uma década, o número de

instituições de ensino superior no estado cresceu 33,3% e expandiu o número de vagas em 125,38%. O sertão do flagelo da

seca se transformou no chão das oportunidades e do resgate de sonhos.


2º “Não existia perspectiva. Meu pai era analfabeto. Eu cresci estudando em escola pública e numa família carente”, relembra

Anderson Fernandes, 26 anos, formado em Odontologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN-Campus

Caicó). Nascido numa família que enfrentou inúmeras dificuldades ao longo dos anos, a falta de perspectiva de mudança não

fez o estudante esmorecer, como se diz em Caicó. Formado há dois anos, hoje servidor público e aluno do Curso de Mestrado

em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fernandes é apenas um exemplo dos milhares de

jovens do interior do estado que se beneficiaram com o processo de interiorização da educação superior. De 2006 a 2016, o

número de instituições de ensino desse perfil saiu das 21 para 28, entre públicas e privadas, conforme dados mais recentes do

Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


3º A UERN, na qual Anderson Fernandes se formou, abriu os cursos de Odontologia e

Enfermagem, em Caicó, em 2006. “A UERN tem papel crucial na interiorização do ensino

superior. Ela foi pioneira na instalação de cursos da área da Saúde no Seridó”, destaca Álvaro

Lima, diretor do Campus da UERN em Caicó. Desde então, os alunos que antes migravam

para outras cidades potiguares ou até mesmo para a Paraíba passaram a permanecer em

Caicó.


4º Na mesma década, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, o IFRN, multiplicou por

10,5 o número de unidades instaladas no estado. Em 2006, eram apenas duas – uma em Natal e outra em Mossoró. Hoje, 21

institutos oportunizam a entrada de milhares de alunos no ensino médio, no técnico, na graduação e na pós-graduação.


5º No âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o processo de interiorização do ensino superior remonta

à década de 1970, com a abertura dos cursos de Letras, Administração, Estudos Sociais, Pedagogia, História e Engenharia de

Minas em Caicó. Naquela época, os cursos eram ministrados num prédio cedido pela Diocese de Caicó. Anos depois, com a

inauguração do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), com três blocos de aulas num terreno de 10 hectares, ocorreu a

ampliação do número de graduações e de professores e a expansão das atividades para a cidade vizinha, Currais Novos.


6º No Oeste do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) iniciou um processo de expansão

com a transformação em universidade federal em 2005. Antes, funcionava como Escola Superior de Agricultura de Mossoró

(ESAM). Desde então, criou novos cursos e abriu três campi avançados em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Na

atualidade, a UFERSA oferece 22 cursos de graduação e 24 de pós-graduação. A comunidade estudantil é de 10.345 alunos

somente nos cursos presenciais. “A interiorização do ensino superior pode ser considerada o maior programa de inclusão do

Governo Federal, na medida em que tem levado pesquisa, ensino e desenvolvimento a locais que antes estavam longe de

grandes centros universitários. A UFERSA é um profícuo exemplo disso”, declara o reitor José de Arimatea de Matos.


7º Expandir a interiorização do Ensino Superior, principalmente nos cursos da área da Saúde, deve

ser uma meta prioritária da UFRN. Um dos objetivos da Escola Multicampi de Ciências Médicas é ter,

em seu quadro, 86 docentes. Para isso, alguns desafios deverão ser vencidos. Um deles é o

financeiro. Em comum, a UERN, a UFERSA e a UFRN sofrem com a falta de recursos. O custeio

para o Curso de Medicina de Caicó, por exemplo, foi zerado em 2018. Por ano, de acordo com

George Dantas de Azevedo, a UFRN repassa R$ 1,3 milhão para pagamento de despesas básicas. O

desafio deste ano será financiar o internato dos estudantes da primeira turma, iniciada em 2014, que

migrarão para a prática acadêmica no Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz. Na UERN,

o orçamento aprovado para este ano é R$ 71 milhões menor que o previsto para 2017.


O propósito comunicativo principal do texto é

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Questão 128935
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Minha história começa numa ilha com pouco mais de duzentos habitantes, na baía de Todos os Santos. Uma fração de

Brasil praticamente secreta, ignorada pelas modernidades e pelos mapas: nem o (quase) infalível Google Maps consegue

encontrá-la. É nessa terra minúscula, a Ilha do Paty, que estão minhas raízes. O lugar é um distrito de São Francisco do

Conde - município a 72 quilômetros de Salvador, próximo a Santo Amaro e conhecido por sua atual importância na

indústria do petróleo. Na ilha, as principais fontes de renda ainda são a pesca, o roçado e ser funcionário da prefeitura.


No Paty, sapatos são muitas vezes acessórios dispensáveis. Para atravessar de um lado para

o outro na maré de águas verdes, o transporte oficial é a canoa, apesar de já existirem um

ou outro barco, cedidos pela prefeitura. Ponte? Nem pensar, dizem os moradores, em coro.

Quando alguém está no “porto" e quer chegar até o Paty, só precisa gritar: “Tomaquê!".


Talvez você, minha companhia de viagem, não saiba o que quer dizer “tomaquê". É uma

redução, como “oxente", que quer dizer “O que é isso, minha gente". Ou “Ó paí, ó", que é

“Olhe pra isso, olhe”. Ou seja, é simplesmente “Me tome aqui, do outro lado da margem".

É muito mais gostoso gritar “Tomaquê!".


Assim, algum voluntário pega sua canoa e cruza, a remo, um quilômetro nas águas verdes e

calmas. Entre os dois pontos da travessia se gastam uns quarenta minutos. Essa carona

carrega, na verdade, um misto de generosidade e curiosidade. Num lugar daquele

tamanho, qualquer visita vira assunto, e é justamente o remador quem transporta a

novidade.


Na norma-padrão do Português do Brasil, a oração Entre os dois pontos da travessia se gastam uns quarenta

minutos ainda estaria correta, e na voz passiva, se alterada para “Entre os dois pontos da travessia

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Questão 170339
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Salas de aula transformando o sertanejo


1º Ao longo de anos, o sertão do Rio Grande do Norte foi subjugado às intempéries da seca que expulsou milhares de

sertanejos de suas origens em busca de água e sobrevivência. Numa revolução inimaginável para a maioria dos moradores das

terras mais áridas do estado, cujas precipitações médias anuais são inferiores a 800 milímetros, a educação se tornou o meio de

transformação social, cultural e econômica. Hoje, por entre os cactos que povoam a caatinga, surgem institutos federais,

faculdades, universidades e a primeira Escola Multicampi de Ciências Médicas do Brasil. Em uma década, o número de

instituições de ensino superior no estado cresceu 33,3% e expandiu o número de vagas em 125,38%. O sertão do flagelo da

seca se transformou no chão das oportunidades e do resgate de sonhos.


2º “Não existia perspectiva. Meu pai era analfabeto. Eu cresci estudando em escola pública e numa família carente”, relembra

Anderson Fernandes, 26 anos, formado em Odontologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN-Campus

Caicó). Nascido numa família que enfrentou inúmeras dificuldades ao longo dos anos, a falta de perspectiva de mudança não

fez o estudante esmorecer, como se diz em Caicó. Formado há dois anos, hoje servidor público e aluno do Curso de Mestrado

em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fernandes é apenas um exemplo dos milhares de

jovens do interior do estado que se beneficiaram com o processo de interiorização da educação superior. De 2006 a 2016, o

número de instituições de ensino desse perfil saiu das 21 para 28, entre públicas e privadas, conforme dados mais recentes do

Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


3º A UERN, na qual Anderson Fernandes se formou, abriu os cursos de Odontologia e

Enfermagem, em Caicó, em 2006. “A UERN tem papel crucial na interiorização do ensino

superior. Ela foi pioneira na instalação de cursos da área da Saúde no Seridó”, destaca Álvaro

Lima, diretor do Campus da UERN em Caicó. Desde então, os alunos que antes migravam

para outras cidades potiguares ou até mesmo para a Paraíba passaram a permanecer em

Caicó.


4º Na mesma década, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, o IFRN, multiplicou por

10,5 o número de unidades instaladas no estado. Em 2006, eram apenas duas – uma em Natal e outra em Mossoró. Hoje, 21

institutos oportunizam a entrada de milhares de alunos no ensino médio, no técnico, na graduação e na pós-graduação.


5º No âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o processo de interiorização do ensino superior remonta

à década de 1970, com a abertura dos cursos de Letras, Administração, Estudos Sociais, Pedagogia, História e Engenharia de

Minas em Caicó. Naquela época, os cursos eram ministrados num prédio cedido pela Diocese de Caicó. Anos depois, com a

inauguração do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), com três blocos de aulas num terreno de 10 hectares, ocorreu a

ampliação do número de graduações e de professores e a expansão das atividades para a cidade vizinha, Currais Novos.


6º No Oeste do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) iniciou um processo de expansão

com a transformação em universidade federal em 2005. Antes, funcionava como Escola Superior de Agricultura de Mossoró

(ESAM). Desde então, criou novos cursos e abriu três campi avançados em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Na

atualidade, a UFERSA oferece 22 cursos de graduação e 24 de pós-graduação. A comunidade estudantil é de 10.345 alunos

somente nos cursos presenciais. “A interiorização do ensino superior pode ser considerada o maior programa de inclusão do

Governo Federal, na medida em que tem levado pesquisa, ensino e desenvolvimento a locais que antes estavam longe de

grandes centros universitários. A UFERSA é um profícuo exemplo disso”, declara o reitor José de Arimatea de Matos.


7º Expandir a interiorização do Ensino Superior, principalmente nos cursos da área da Saúde, deve

ser uma meta prioritária da UFRN. Um dos objetivos da Escola Multicampi de Ciências Médicas é ter,

em seu quadro, 86 docentes. Para isso, alguns desafios deverão ser vencidos. Um deles é o

financeiro. Em comum, a UERN, a UFERSA e a UFRN sofrem com a falta de recursos. O custeio

para o Curso de Medicina de Caicó, por exemplo, foi zerado em 2018. Por ano, de acordo com

George Dantas de Azevedo, a UFRN repassa R$ 1,3 milhão para pagamento de despesas básicas. O

desafio deste ano será financiar o internato dos estudantes da primeira turma, iniciada em 2014, que

migrarão para a prática acadêmica no Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz. Na UERN,

o orçamento aprovado para este ano é R$ 71 milhões menor que o previsto para 2017.


“Não existia perspectiva[1]. Meu pai era analfabeto. Eu cresci estudando em escola pública e numa família

carente”, relembra[2] Anderson Fernandes, 26 anos, formado em Odontologia pela Universidade Estadual do

Rio Grande do Norte (UERN -Campus Caicó). Nascido numa família que enfrentou inúmeras dificuldades ao

longo dos anos, a falta de perspectiva de mudança não fez o estudante esmorecer, como[3] se diz em Caicó.

Formado há dois anos, hoje servidor público e aluno do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade

Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fernandes é apenas um exemplo dos milhares de jovens do interior

do estado que se beneficiaram com o processo de interiorização da educação superior. De 2006 a 2016, o

número de instituições de ensino desse perfil saiu das 21 para 28, entre públicas e privadas, conforme dados

mais recentes do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira (Inep).


Sobre o uso da pontuação, afirma-se corretamente que

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Questão 128950
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A chave do tamanho


O antes de nascer e o depois de morrer: duas eternidades no espaço infinito circunscrevem o nosso breve espasmo de

vida. A imensidão do universo visível com suas centenas de bilhões de estrelas costuma provocar um misto de assombro,

reverência e opressão nas pessoas. “O silêncio eterno desses espaços infinitos me abate de terror”, afligia-se o pensador

francês Pascal. Mas será esse necessariamente o caso?


O filósofo e economista inglês Frank Ramsey responde à questão com lucidez e bom humor: “Discordo de alguns amigos

que atribuem grande importância ao tamanho físico do universo. Não me sinto absolutamente humilde diante da

vastidão do espaço. As estrelas podem ser grandes, mas não pensam nem amam – qualidades que impressionam bem

mais do que o tamanho. Não acho vantajoso pesar quase cento e vinte quilos”.


Com o tempo não é diferente. E se vivêssemos, cada um de nós, não apenas um punhado

de décadas, mas centenas de milhares ou milhões de anos? O valor da vida e o enigma da

existência renderiam, por conta disso, os seus segredos? E se nos fosse concedida a

imortalidade, isso teria o dom de aplacar de uma vez por todas o nosso desamparo cósmico

e as nossas inquietações? Não creio. Mas o enfado, para muitos, seria difícil de suportar.


Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto em

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Questão 122197
CESPE 2017 TRE Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações)


A forma verbal “fazê-lo” remete a (“Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto.”)

A “o resultado final”.

B “embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo”.

C “voto em branco ou nulo”.

D “apresentar voto em branco ou nulo”.  

E “comparecer às urnas no dia das eleições”.  

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Questão 128943
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Como eu era protestante, não pulei Carnaval durante a minha infância,

nas décadas de 1950 e 1960. No entanto, eu e meu pai cantávamos

muitas das marchinhas que ouvíamos no rádio, numa época em que a TV

ainda não existia. Uma de que eu gosto muito diz assim: “Iaiá, cadê o

jarro? O jarro que eu plantei a flor. Eu vou te contar um caso: eu quebrei o

jarro e matei a flor”. Hoje já não há marchinhas tão interessantes, quase

não sinto beleza nelas. Mas gosto muito dos sambas-enredo, verdadeiras

epopeias.”


Considerando a regência e a estruturação das sentenças, a alternativa em que as duas construções estão

corretas é

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Questão 122153
CESPE 2017 PJC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal, Concordância Nominal e Verbal, Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Crase, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).


 A correção gramatical do texto seria mantida caso 3450 / 3453 / 3473 / 3455

I o termo “sob” (“promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.”) fosse substituído por em.

II a forma verbal “ver”, em todas as suas ocorrências, fosse flexionada no plural — verem.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

III a forma verbal “é” fosse suprimida. “E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa...”

IV o acento indicativo de crase em “à opinião pública” fosse suprimido. “mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.”


Estão certos apenas os itens


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Questão 170341
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Salas de aula transformando o sertanejo


1º Ao longo de anos, o sertão do Rio Grande do Norte foi subjugado às intempéries da seca que expulsou milhares de

sertanejos de suas origens em busca de água e sobrevivência. Numa revolução inimaginável para a maioria dos moradores das

terras mais áridas do estado, cujas precipitações médias anuais são inferiores a 800 milímetros, a educação se tornou o meio de

transformação social, cultural e econômica. Hoje, por entre os cactos que povoam a caatinga, surgem institutos federais,

faculdades, universidades e a primeira Escola Multicampi de Ciências Médicas do Brasil. Em uma década, o número de

instituições de ensino superior no estado cresceu 33,3% e expandiu o número de vagas em 125,38%. O sertão do flagelo da

seca se transformou no chão das oportunidades e do resgate de sonhos.


2º “Não existia perspectiva. Meu pai era analfabeto. Eu cresci estudando em escola pública e numa família carente”, relembra

Anderson Fernandes, 26 anos, formado em Odontologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN-Campus

Caicó). Nascido numa família que enfrentou inúmeras dificuldades ao longo dos anos, a falta de perspectiva de mudança não

fez o estudante esmorecer, como se diz em Caicó. Formado há dois anos, hoje servidor público e aluno do Curso de Mestrado

em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fernandes é apenas um exemplo dos milhares de

jovens do interior do estado que se beneficiaram com o processo de interiorização da educação superior. De 2006 a 2016, o

número de instituições de ensino desse perfil saiu das 21 para 28, entre públicas e privadas, conforme dados mais recentes do

Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


3º A UERN, na qual Anderson Fernandes se formou, abriu os cursos de Odontologia e

Enfermagem, em Caicó, em 2006. “A UERN tem papel crucial na interiorização do ensino

superior. Ela foi pioneira na instalação de cursos da área da Saúde no Seridó”, destaca Álvaro

Lima, diretor do Campus da UERN em Caicó. Desde então, os alunos que antes migravam

para outras cidades potiguares ou até mesmo para a Paraíba passaram a permanecer em

Caicó.


4º Na mesma década, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, o IFRN, multiplicou por

10,5 o número de unidades instaladas no estado. Em 2006, eram apenas duas – uma em Natal e outra em Mossoró. Hoje, 21

institutos oportunizam a entrada de milhares de alunos no ensino médio, no técnico, na graduação e na pós-graduação.


5º No âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o processo de interiorização do ensino superior remonta

à década de 1970, com a abertura dos cursos de Letras, Administração, Estudos Sociais, Pedagogia, História e Engenharia de

Minas em Caicó. Naquela época, os cursos eram ministrados num prédio cedido pela Diocese de Caicó. Anos depois, com a

inauguração do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), com três blocos de aulas num terreno de 10 hectares, ocorreu a

ampliação do número de graduações e de professores e a expansão das atividades para a cidade vizinha, Currais Novos.


6º No Oeste do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) iniciou um processo de expansão

com a transformação em universidade federal em 2005. Antes, funcionava como Escola Superior de Agricultura de Mossoró

(ESAM). Desde então, criou novos cursos e abriu três campi avançados em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Na

atualidade, a UFERSA oferece 22 cursos de graduação e 24 de pós-graduação. A comunidade estudantil é de 10.345 alunos

somente nos cursos presenciais. “A interiorização do ensino superior pode ser considerada o maior programa de inclusão do

Governo Federal, na medida em que tem levado pesquisa, ensino e desenvolvimento a locais que antes estavam longe de

grandes centros universitários. A UFERSA é um profícuo exemplo disso”, declara o reitor José de Arimatea de Matos.


7º Expandir a interiorização do Ensino Superior, principalmente nos cursos da área da Saúde, deve

ser uma meta prioritária da UFRN. Um dos objetivos da Escola Multicampi de Ciências Médicas é ter,

em seu quadro, 86 docentes. Para isso, alguns desafios deverão ser vencidos. Um deles é o

financeiro. Em comum, a UERN, a UFERSA e a UFRN sofrem com a falta de recursos. O custeio

para o Curso de Medicina de Caicó, por exemplo, foi zerado em 2018. Por ano, de acordo com

George Dantas de Azevedo, a UFRN repassa R$ 1,3 milhão para pagamento de despesas básicas. O

desafio deste ano será financiar o internato dos estudantes da primeira turma, iniciada em 2014, que

migrarão para a prática acadêmica no Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz. Na UERN,

o orçamento aprovado para este ano é R$ 71 milhões menor que o previsto para 2017.


“Não existia perspectiva[1]. Meu pai era analfabeto. Eu cresci estudando em escola pública e numa família carente”,

relembra[2] Anderson Fernandes, 26 anos, formado em Odontologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

(UERN -Campus Caicó). Nascido numa família que enfrentou inúmeras dificuldades ao longo dos anos, a falta de perspectiva

de mudança não fez o estudante esmorecer, como[3] se diz em Caicó. Formado há dois anos, hoje servidor público e aluno

do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fernandes é apenas um

exemplo dos milhares de jovens do interior do estado que se beneficiaram com o processo de interiorização da educação

superior. De 2006 a 2016, o número de instituições de ensino desse perfil saiu das 21 para 28, entre públicas e privadas,

conforme dados mais recentes do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira (Inep).


Na oração em que surge, o elemento linguístico [1] funciona como

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18G5WK83KRLFQF2ybmdySbmVWgYZc5G1Nk=
Questão 122147
CESPE 2017 PJC Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Segundo o parágrafo único do art. 1.º da Constituição da República Federativa do Brasil, “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” Em virtude desse comando, afirma-se que o poder dos juízes emana do povo e em seu nome é exercido. A forma de sua investidura é legitimada pela compatibilidade com as regras do Estado de direito e eles são, assim, autênticos agentes do poder popular, que o Estado polariza e exerce. Na Itália, isso é constantemente lembrado, porque toda sentença é dedicada (intestata) ao povo italiano, em nome do qual é pronunciada.

Cândido Rangel Dinamarco. A instrumentalidade do processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1987, p. 195 (com adaptações).


Conforme as ideias do texto,


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Questão 122150
CESPE 2017 PJC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).


Em “o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto., o elemento “se” foi empregado em “rir-se” para indicar 3


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Questão 108518
CESPE 2016 TRE Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Com base nas ideias do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:..., assinale a opção correta.

 

 

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Questão 170345
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Começam os alertas de fim da TV analógica (Julia Borba, De Brasília)


O desligamento da TV analógica e o início da transmissão exclusiva dos canais de TV aberta no modelo digital começam em

novembro.


Inicialmente, apenas a cidade de Rio Verde (GO) será afetada. Ela foi a escolhida pelo governo federal como piloto para a

alteração.


O cronograma fixado pelo Ministério das Comunicações prevê que o processo ocorrerá gradualmente entre 2016 e 2018 em

todo país.


De abril a novembro de 2016, por exemplo, capitais como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio entrarão na lista –

nessa ordem.


A partir de hoje, moradores das cidades que estão nesse primeiro bloco, que compreende o Distrito Federal e outras 11 cidades

do interior goiano e mineiro, começarão a ser alertados sobre a mudança.


A intenção da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é que os alertas iniciem sempre com uma antecedência de 12

meses, dando tempo para adaptação dos aparelhos pelas famílias.


O aviso ocorrerá durante a transmissão da programação da TV. Uma letra "A" aparecerá na tela quando

o canal estiver sendo transmitido com a tecnologia analógica. Na parte inferior do televisor, um texto dirá

que aquela programação estará disponível apenas em formato digital a partir de determinada data.


Inclusão – Para assistir aos canais na tecnologia digital, os televisores antigos terão de ser ligados a um

conversor digital ou trocados por aparelhos mais modernos.


Segundo regras estabelecidas pela agência reguladora, a troca do modelo só será autorizada, em cada

município, quando mais de 93% das residências estiverem captando o sinal com a nova tecnologia.


"A palavra de ordem é inclusão. Vamos trabalhar para que não haja exclusão de nenhum domicílio. Claro

que há complexidades nesse processo, mas vamos fazer pesquisas para identificar se há regiões que

precisam de políticas específicas [para adaptação da população] a serem definidas no momento

oportuno", disse o ministro Ricardo Berzoini (Comunicações).


Leia as frases e verifique o uso da concordância.


Não é necessário mais dados para sentir a força da longevidade atuando no conjunto da população.


Durante décadas, ensinava-se, em aulas de Geografia, que o Brasil era um país jovem.


A queda nas taxas, tanto de mortalidade quanto de natalidade, alteraram a pirâmide demográfica.


A esperança de vida que girava em torno de 60 anos, nos anos 80 do século passado, ultrapassaram os 70 anos.


Marque a alternativa CORRETA.

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Questão 170332
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

"Charles Chaplin (1889-1977) tornou-se personalidade importante como ator, dançarino, diretor e

produtor inglês, depois mais reconhecido como 'Carlitos'. Esse grande intérprete foi o nosso mais famoso artista

cinematográfico da era do cinema mudo. Ele ficou notabilizado por sua produção cinematográfica e também por

suas mímicas e comédias do gênero pastelão, sendo estas muito apreciadas pelo grande público. O

personagem que mais marcou sua carreira foi 'O Vagabundo' (The tramp), um andarilho pobretão com as

maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, sempre vestido com um casaco esgarçado, calças e

sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu coco, uma bengala e seu marcante bigode".


A coesão do texto é construída principalmente a partir do emprego de

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Questão 122159
CESPE 2017 PJC Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)


 Sem prejuízo para a coerência e para a correção gramatical, a conjunção “Quando” (“Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.”) poderia ser substituída por 





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Questão 128959
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Imigrações no Rio Grande do Sul


Em 1740 chegou à região do atual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Portugueses oriundos

da ilha dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde

anteriormente estavam situadas as Missões.


A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para

formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional e pudessem oferecer ao país os

produtos que até então tinham que ser importados, ou que eram produzidos em escala mínima. Os primeiros imigrantes

que chegaram foram os alemães, em 1824. Eles foram assentados em glebas de terra situadas nas proximidades da

capital gaúcha. E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado.


Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora

praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que

terminaram por beneficiar o Rio Grande. Pela primeira vez havia, no país, uma região em

que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do

trabalho alheio.


As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande.

Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades,

consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população. E,

embora o poder político ainda fosse detido pelos grandes senhores das estâncias e

charqueadas, o poder econômico dos imigrantes foi, aos poucos, se consolidando.


Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase

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Questão 128952
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A chave do tamanho


O antes de nascer e o depois de morrer: duas eternidades no espaço infinito circunscrevem o nosso breve espasmo de

vida. A imensidão do universo visível com suas centenas de bilhões de estrelas costuma provocar um misto de assombro,

reverência e opressão nas pessoas. “O silêncio eterno desses espaços infinitos me abate de terror”, afligia-se o pensador

francês Pascal. Mas será esse necessariamente o caso?


O filósofo e economista inglês Frank Ramsey responde à questão com lucidez e bom humor: “Discordo de alguns amigos

que atribuem grande importância ao tamanho físico do universo. Não me sinto absolutamente humilde diante da

vastidão do espaço. As estrelas podem ser grandes, mas não pensam nem amam – qualidades que impressionam bem

mais do que o tamanho. Não acho vantajoso pesar quase cento e vinte quilos”.


Com o tempo não é diferente. E se vivêssemos, cada um de nós, não apenas um punhado

de décadas, mas centenas de milhares ou milhões de anos? O valor da vida e o enigma da

existência renderiam, por conta disso, os seus segredos? E se nos fosse concedida a

imortalidade, isso teria o dom de aplacar de uma vez por todas o nosso desamparo cósmico

e as nossas inquietações? Não creio. Mas o enfado, para muitos, seria difícil de suportar.


Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e adequada articulação entre os tempos e os modos verbais na

frase

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Questão 128947
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A chave do tamanho


O antes de nascer e o depois de morrer: duas eternidades no espaço infinito circunscrevem o nosso breve espasmo de

vida. A imensidão do universo visível com suas centenas de bilhões de estrelas costuma provocar um misto de assombro,

reverência e opressão nas pessoas. “O silêncio eterno desses espaços infinitos me abate de terror”, afligia-se o pensador

francês Pascal. Mas será esse necessariamente o caso?


O filósofo e economista inglês Frank Ramsey responde à questão com lucidez e bom humor: “Discordo de alguns amigos

que atribuem grande importância ao tamanho físico do universo. Não me sinto absolutamente humilde diante da

vastidão do espaço. As estrelas podem ser grandes, mas não pensam nem amam – qualidades que impressionam bem

mais do que o tamanho. Não acho vantajoso pesar quase cento e vinte quilos”.


Com o tempo não é diferente. E se vivêssemos, cada um de nós, não apenas um punhado

de décadas, mas centenas de milhares ou milhões de anos? O valor da vida e o enigma da

existência renderiam, por conta disso, os seus segredos? E se nos fosse concedida a

imortalidade, isso teria o dom de aplacar de uma vez por todas o nosso desamparo cósmico

e as nossas inquietações? Não creio. Mas o enfado, para muitos, seria difícil de suportar.


Ao longo do texto, o autor sustenta a ideia de que a infinitude

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Questão 128944
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Como eu era protestante, não pulei Carnaval durante a minha infância,

nas décadas de 1950 e 1960. No entanto, eu e meu pai cantávamos

muitas das marchinhas que ouvíamos no rádio, numa época em que a TV

ainda não existia. Uma de que eu gosto muito diz assim: “Iaiá, cadê o

jarro? O jarro que eu plantei a flor. Eu vou te contar um caso: eu quebrei o

jarro e matei a flor”. Hoje já não há marchinhas tão interessantes, quase

não sinto beleza nelas. Mas gosto muito dos sambas-enredo, verdadeiras

epopeias.”


Quanto ao emprego das formas verbais destacadas, está correta a seguinte observação:

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U2FsdGVkX18PlJHlUJIT3Za5/wY3qfqNyiGH880wf1c=
INFORMÁTICA
Questão 121042
CESPE 2017 TRT Internet / Intranet, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

Assinale a opção correta a respeito dos conceitos de Internet e intranet.

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Questão 121034
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Microsoft Excel 2010, Microsoft Excel, Planilhas Eletrônicas

No processo de edição de uma planilha no Microsoft Excel 2010, um usuário realizou o seguinte procedimento:

• selecionou a célula C10, preenchida com um valor numérico;

• acionou o atalho CTRL +C para copiar o conteúdo da célula C10;

• selecionou a célula D10 e acionou o atalho CTRL + V ;

• acionou o atalho CTRL + B para salvar a planilha.

Tendo como referência essas informações, é correto afirmar que, após o procedimento realizado,

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U2FsdGVkX19NRfGPO8VRSGW7eavDngSyJa9a+W5jGew=
Questão 121015
CESPE 2018 TCE Windows, Linux, Sistemas Operacionais

Os comandos para deletar um arquivo em um utilitário de linha de comando no Windows e no Linux são, respectivamente,

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U2FsdGVkX1/CmyBmf5Rc+8ylWYI+E7ZsOqKrJawcjPk=
Questão 121010
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais

No Windows 7, utilizando o Windows Explorer, um usuário realizou as seguintes ações:

• clicou com o botão direto do mouse sobre o arquivo de nome instituto_federal.doc, localizado na pasta C:\dados\;

• selecionou, na lista disponibilizada, a opção Recortar;

• navegou até a pasta C:\backup\ e clicou com o botão direito do mouse sobre uma área vazia;

• na lista disponibilizada, escolheu a opção Colar.

 

Nessa situação hipotética, após a conclusão com sucesso das ações mencionadas, o arquivo instituto_federal.doc

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Questão 121011
CESPE 2018 PC Windows 8, Windows, Sistemas Operacionais

Ao utilizar um computador no qual está instalado o sistema operacional Windows 8, um usuário efetuou com o mouse um clique duplo no ícone do aplicativo X. Alguns segundos após ter sido aberto, o aplicativo apresentou a informação de que não estava respondendo. Nessa situação hipotética, para que o aplicativo X seja encerrado, o usuário deverá

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Questão 121014
CESPE 2018 TCE Windows 7, Organização de Arquivos, Pastas e Programas, Sistemas Operacionais, Windows

Acerca do uso do Windows Explorer (WE) para o gerenciamento de arquivos, pastas e programas sob os sistemas Windows Vista e Windows 7 Professional, assinale a opção correta.

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U2FsdGVkX1/ADvbZhYCzFVNluVfWHJc6gN5mBkU7U60=
Questão 121049
CESPE 2018 PC Google Chrome, Navegadores, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

Ao se clicar com o botão direito do mouse sobre uma guia do programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, contendo determinada página da Internet, e selecionar a opção “Fixar guia”, na lista exibida, será possível

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Questão 121012
CESPE 2018 PC Windows 8, Windows, Sistemas Operacionais

Um usuário, utilizando o Windows 8, executou o procedimento adequado para compactar oito arquivos, com extensões identificadoras de diversos tipos de aplicativos, em um único arquivo com a extensão zip. Um dos oito arquivos, denominado aula.pptx, estava aberto durante o procedimento de compactação. Nesse caso,

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Questão 121026
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Microsoft Word 2010, Microsoft Word, Editores de Texto

Na edição de um documento no Microsoft Word 2010, é possível realizar o recuo da primeira linha de um parágrafo, afastando-a ou aproximando-a em relação à margem da página, por meio do(a)

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Questão 121045
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Internet / Intranet, Redes de Computadores Conceitos Gerais, Redes de Computadores, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

No funcionamento normal entre duas redes diferentes, o firewall é o elemento de controle entre elas e trabalha na camada de rede e de transporte da pilha TCP/IP. Na situação precedente, para permitir que um servidor web convencional funcione normalmente em uma rede e que um cliente o acesse de outra rede passando pelo firewall, a porta padrão e o protocolo de transporte a serem utilizados são, respectivamente, a

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