Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 120066
FCC 2018 Prefeitura de São Luís – MA Problemas envolvendo jogos esportivos


Na primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol da série D, cada equipe disputa 6 partidas, recebendo, em cada jogo, 3 pontos em caso de vitória, 1 ponto em caso de empate e nenhum ponto em caso de derrota. Uma das equipes participantes marcou 4 gols e sofreu 4 gols nesses 6 jogos. O total de pontos que essa equipe conquistou na primeira fase do campeonato pode ser, no máximo, igual a





 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19z+ax3JK1bc9I4otIZc0QXnGY7M1LXvzg=
Questão 43718
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Sequência de Imagens e Figuras, Sequências Lógicas

Cinco cartas, inicialmente dispostas como na figura, serão embaralhadas. Em cada embaralhamento, a primeira carta passa a ser a segunda, a segunda passa a ser a quarta, a terceira passa a ser a primeira, a quarta passa a ser a quinta e a quinta passa a ser a terceira. 

Qual será a primeira carta após 2012 embaralhamentos?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19SqW+7yq/V3kSy+M7um4xFpQBMwXrI2hw=
Questão 120068
FCC 2018 TRT Séries Numéricas, Sequência de Números, Sequências Lógicas, Progressões


Na sequência (5, 7, 9, 11, 6, 8, 10, 12, 7, 9, 11, 13, 8, 10, 12, 14, 9, 11, 13, 15, 10, 12, 14, 16, 11, . . .), o número 15 aparece pela primeira vez na 20ª posição e aparecerá pela última vez na posição de número


  




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19VexR54sMD+VtP8IZ2AVNMQJprInKt+Lo=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 173970
FCC 2019 TRT Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Simão e seus primos Silas, Moisés e Diego pretendem trabalhar na empresa W objetivando juntar recursos financeiros para uma viagem internacional quando completarem 15 anos de idade. Considerando que Simão possui quatorze anos e dois meses de idade, Silas possui treze anos, Moisés doze anos e Diego quatorze anos e seis meses de idade, de acordo com a Constituição Federal,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19JryKjD3M8Wy9KWV1J+sXMsxFYpTzy2U0=
Questão 21161
FCC 2009 TCE Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Ao dispor sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituição da República admite, expressamente, que seja objeto de acordo ou convenção coletiva de trabalho:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18rDBx5ZnRtcLVsJZG4blqktclze40fv98=
PORTUGUÊS
Questão 110779
FGV 2016 IBGE Inferência, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

A nova forma do cartaz apela para: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+wq+mm+ZgzOTF3LRv82Qdg47PkQtdX0Zo=
Questão 127508
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Tempos e Modos Verbais/Verbos

Relativamente ao uso do verbo haver na lacuna do trecho abaixo, pode-se afirmar que, tendo em vista o contexto, ele deve ser flexionado na ______________ do ______________, assumindo a forma ______.

“Pense no longo prazo – estamos chegando a um ponto em que, em breve, ______ cinco gerações trabalhando juntas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/54LaMCW/wIFd3qLOhHwo3eooETGyy65g=
Questão 127404
FAURGS 2017 BANRISUL Vozes Verbais

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Nas alternativas a seguir, algumas orações que no texto estavam na voz ativa foram reescritas na voz passiva. Qual das propostas de reescrita abaixo NÃO é gramaticalmente correta?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18B0rSdnjZMZU/eh7MCkJYGE/ZO+Vuoupc=
Questão 122197
CESPE 2017 TRE Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações)


A forma verbal “fazê-lo” remete a (“Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto.”)

A “o resultado final”.

B “embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo”.

C “voto em branco ou nulo”.

D “apresentar voto em branco ou nulo”.  

E “comparecer às urnas no dia das eleições”.  

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+f1MbBSPjvTEvi6kHuK5yPl5xshlHZSAE=
Questão 110787
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Regência Nominal e Verbal, Concordância Nominal e Verbal

“De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”. Assinale a opção que indica o erro de norma culta presente no fragmento acima.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ln5Q97hXvSGoB+Uef3VZeNK2qt2GYVhg=
Questão 115678
IBFC 2016 COMLURB Regência Nominal e Verbal

Leia a citação abaixo e assinale a que apresenta emprego correto dos conectivos:

 

“Aproveita agora, ______ ele ainda não tem cólicas noturnas______ ainda mama nas horas certas,______ depois  a  sua  vida  se  transformará  num  verdadeiro inferno noturno.” (Mário Prata)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+6d9NSJ4UHBDC96z/2kD4FxRwW4dQi7k8=
Questão 115636
IDHTEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUITINGA-PE Regência Nominal e Verbal

O crime de ofensa à reputação é agravado quando os fatos imputados a alguém não correspondem à verdade. E no caso de ser cometido no Facebook quando acessível a qualquer pessoa¿ Em um post num  grupo  fechado,  um  funcionário  de  uma empresa  pronunciou-se  sobre  os  colegas  que  não  pretendiam

aderir  _________  greve  e  disse  que  eram  “oportunistas  que obtêm benefícios pelo trabalho e luta dos outros”.

Ao  ser  processado  pela  empresa,  o  funcionário  lembrou ________o Código do Trabalho prevê  que “o empregador não pode  aceder  ________  conteúdo  de  mensagens  de  natureza pessoal.”  Os juízes  tiveram  de  avaliar  e  entenderam  que  um grupo do Facebook não entra na regra. “Estando o trabalhador ciente  _______  publicações  com  eventuais  implicações  de natureza profissional, porque difamatórias podem extravasar as fronteiras  de  um  grupo  criado  na  rede  social  e  não  ______ assiste _______ direito de invocar o caráter privado do grupo e a natureza pessoal das publicações.”

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18HfmF5eilxxV+iow83IKkpqFlJ9xXizaM=
Questão 127505
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Acentuação Gráfica

Sobre o uso de acento gráfico nos vocábulos ‘ideia e papeis’ que preenchem respectivamente as lacunas pontilhadas

abaixo, afirma-se que


“A felicidade no local de trabalho não é uma ..................... abstrata” / “Seguem algumas etapas que as empresas

deveriam seguir para criar um ambiente onde as pessoas possam alinhar seus valores e ............ à cultura da

organização.”


Ambas as palavras devem ser acentuadas em virtude da ocorrência do ditongo aberto ei.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na penúltima sílaba.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na última sílaba.


As duas palavras não devem ser acentuadas em virtude da ocorrência de ditongo aberto.


Quais estão INCORRETAS?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+y6bBoQHV8Wqtqm7ZmOaaFOkm3dJ1pfhE=
Questão 127410
FAURGS 2017 BANRISUL Pontuação

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Considere a análise dos seguintes casos de emprego de vírgula no texto. 

I - É obrigatório o emprego da vírgula antes do pronome relativo que (o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital).

II - Empregou-se a vírgula antes da conjunção e por estar relacionando duas orações coordenadas com sujeitos diferentes. “a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.”

III - A vírgula que antecede a conjunção mas poderia ter sido omitida, pois é facultativo o uso da vírgula neste caso. “Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos”.

Quais estão corretas?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/I3c3VSD+tM5RZ9idYt4g6Wx9Qf3w52V8=
Questão 115046
IAUPE 2016 PM Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Em nossa língua, como em outras, há convenções no que se refere ao emprego de algumas palavras e expressões. 

Considerando essas convenções, analise as proposições abaixo.

I. Mal começa o show, e as pessoas já estão disparando as suas câmeras.
II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual.
III. Ela me disse que fica meio chateada quando uma pessoa fala no celular ao seu lado.
IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é. 
V. Não entendo por que o compartilhamento nas redes sociais ganhou tamanha relevância. 

Estão CORRETAS, apenas:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18c51d3AU40kRYDXSstbJU8xMRVIIW5bSM=
Questão 108516
CESPE 2016 TRE Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Em cada uma das opções a seguir é apresentado trecho do texto Ativismo judicial e artigo 41-A:... — entre aspas — seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém a correção gramatical e o sentido original do texto.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19lgEU5lrSSyjzDY80QkyDZ9q0dyAUmwLw=
Questão 108520
CESPE 2016 TRE Sintaxe da Oração (Análise Sintática), Concordância Nominal e Verbal

Ainda com relação aos aspectos linguísticos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:..., assinale a opção correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ES+wdsnu6k4av63my/XE7eUK3anf1ziw=
Questão 122198
CESPE 2017 TRE Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações).


Assinale a opção que apresenta termo que desempenha a mesma função sintática que “a razão” no texto. (“É evidente que não se sabe, ao certo, a razão...”)

A “o mesmo” – “o resultado final é o mesmo”  

B “votos estéreis” – “São considerados, portanto, votos estéreis”

C “o Tribunal Superior Eleitoral” – “como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral”

D “dúvida” – “não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.”

E “resultado” – “os votos em branco e os nulos são votos que não produzem resultado”

Frase original – a  razão = sujeito (Que é que não se sabe? A razão)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+mpHoTNaR++pWKrEBBYaiDqDJPKYLciKk=
Questão 122157
CESPE 2017 PJC Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)

Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita de “O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam, se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social.” Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém o sentido e a correção gramatical do referido texto

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/cTjXLoNmKQnR13oqFbUmPkaUk3wPE1/A=
Questão 121193
FCC 2018 AGED/MA Vozes Verbais, Concordância Nominal e Verbal

 

Paisagens e riquezas

1.      Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos. Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região, fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de 5.café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados. Com frequência, essas paisagens vegetais faziam parceria com instalações industriais, deixando clara a proeminência do agronegócio em nosso país.

Como sou sentimental, não me rejo apenas pelo aspecto econômico dos 10.bons negócios; deixo-me envolver pela sedução poética que os quadros exercem sobre mim. Lembro-me, por exemplo, da melancolia com que vi desaparecem os algodoais, que regularmente floresciam com suas vestes brancas, para darem lugar ao verdor da cana mais prosaica, que viraria álcool.

“O Brasil se dá ao luxo de plantar seu combustível”, diziam, não sem 15.razão, os nacionalistas mais entusiasmados. O fato é que nosso país está habilitado a explorar e produzir uma inimaginável gama de riquezas, a partir da diversidade de suas terras, de seus climas, de seus relevos. Por conta dessas variações, são múltiplas também as atividades pecuárias e as industriais, que a elas se atrelam.

20.    O lugar-comum de que o Brasil é um país generosamente atendido em suas formações naturais confirma-se com as paisagens tão variadas que desfilam diante do viajante. É desafio nosso cultivar, processar e distribuir com empenho os produtos dessa riqueza disponível. (Percival de Holanda, inédito)

 

Há construção na voz passiva e pleno atendimento das normas de concordância verbal na frase

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/NrQw9DW4CQuMz3X/6tna2Z26BWEIjzqs=
MATEMÁTICA
Questão 119229
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Porcentagem

Ao comparar a população carcerária do Instituto Penal A e do Instituto Penal B, é possível verificar que o número de presos no Instituto Penal A equivale a 145% do número de presos no Instituto Penal B. Sabendo que o número de  presos  no Instituto Penal A é igual a 551, é correto afirmar que o  número  de  presos  no Instituto Penal B é igual  a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18uJd0w4SDxc82OfHxEhZxWPjuj9SBc3xQ=
Questão 110469
FCC 2012 MPE Razões e Proporções, Regra de Três Simples

Cada 100 kg de material A usado para reciclagem permite a produção de 25 kg do material B. Cada 200 kg de material B usado para reciclagem permite a produção de 8 kg do material C. A produção de 100 kg do material C, apenas com o uso de material B reciclado a partir do material A, exigirá uma quantidade do material A, em quilogramas, igual a: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1829Skgi6esbrC0Ysuor0u6zBebVULyNWs=
DIREITO DO TRABALHO
Questão 170401
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Da Concessão e da Época das Férias (Art. 134 a 138) , Das Férias Anuais (Art.129 a 153), Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho (Art.13 a 223)

Com relação às férias, considere:

I. Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.

II. É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.

III. A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado, sendo que os membros de uma família, que trabalharem no esmo estabelecimento ou empresa, terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço.

IV. Os empregados maiores de 60 anos de idade, gozarão das férias sempre de uma só vez, assim, como o empregado estudante, menor de 18 anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, está correto o que se afirma APENAS em

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+uDhSmO8b0qFVjWO545rrA8GEAyaYfsAc=
Questão 170415
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Da Rescisão (Art. 477 a 486) , Do Contrato Individual de Trabalho (Art. 442 a 510)

Na nova modalidade de rescisão do contrato de trabalho, introduzida pela Lei no 13.467/2017, havendo extinção por acordo entre empregado e empregador, serão devidas as seguintes verbas rescisórias:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19ZOV1W0L4vT+2g+4PnFy6H2Bp6SiKUgqk=
Questão 170412
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Artur é empregado temporário da empresa Gestão de Negócios Ltda. e prestou serviços temporários para Abóbora com Coco Doces Ltda. como empacotador. Moveu ação trabalhista contra ambas as empresas pleiteando diferenças salariais e pagamento de Plano de Participação nos Lucros, as quais se defenderam por meio de advogados distintos. A Reclamação foi julgada procedente, condenando a Gestão de Negócios Ltda. ao pagamento dos pedidos e a Abóbora com Coco Doces Ltda. de forma subsidiária, por ser a tomadora dos serviços temporários. Ambas pretendem ingressar com recurso ordinário, sendo que a empregadora temporária se insurgirá contra a condenação e a tomadora de serviços pedira sua exclusão da lide, por não ter sido a empregadora de Artur. O prazo, contado da intimação da sentença e não sendo interpostos Embargos de Declaração, será:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+MY+nbvr4ATJ8rW75GpuazNiwEnTmU5u8=
Questão 170417
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Temerosa de que seus ativos financeiros fossem bloqueados, após receber o Mandado de Citação e Pagamento em execução de uma reclamação trabalhista a qual não tinha nenhuma responsabilidade, a Empresa B interpôs exceção de pré- executividade. Após cumpridas as formalidades legais, o juiz julgou-a procedente e excluiu a Empresa B da lide, determinando que o exequente indicasse outros meios para prosseguimento da execução. Neste caso, e em conformidade com a CLT, o recurso cabível pelo exequente contra a referida decisão é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18qR+n0GgcU3jA5Pn+Sqncq9zRV/DJPhQw=
Questão 170414
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Das Convenções Coletivas de Trabalho (Art. 611 a 625)

Conforme nova redação dada à CLT, por força da Lei no 13.467/2017, considere:

I.A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando dispuserem sobre remuneração por produtividade, incluídas as gorjetas percebidas pelo empregado, e remuneração por desempenho individual.

II. Se for pactuada cláusula que reduza o salário ou a jornada, a convenção coletiva ou o acordo coletivo de trabalho deverão prever a proteção dos empregados contra dispensa imotivada durante o prazo de vigência do instrumento coletivo.

III. Constitui objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho a supressão ou a redução do valor nominal do décimo terceiro salário.

IV. Os empregadores ficam obrigados a descontar da folha de pagamento dos seus empregados, desde que por eles devidamente autorizados, as contribuições devidas ao sindicato, quando por este notificados. Está correto o que consta em

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/qypXlYsSwGY7fLiXDj+MrhtpD6LwTWbU=
Questão 170405
CESGRANRIO 2019 A CASA DAS QUESTÕES Do Trabalho Noturno (Art. 73), Da Duração do Trabalho (Art. 57 a 75), Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho (Art.13 a 223)

De acordo com a legislação trabalhista vigente no país, a hora do trabalho diurno difere da hora do trabalho noturno. Considera-se como trabalho noturno aquele executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte, e cuja hora é computada como de 52 minutos e 30 segundos. Se os funcionários de uma empresa que trabalham no período diurno recebem R$ 2.000,00 de salário, qual deverá ser, no mínimo, o salário dos funcionários que trabalham regularmente no período noturno?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/t6deJXz5t2mQPRTlpIvfA/3blPteNIDU=
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Questão 108488
VUNESP 2016 MP Dos Prazos , Processo de Conhecimento

A respeito da verificação dos prazos e suas penalidades no Código de processo Civil, é correto afirmar que

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18bd35cCFHGFsJR2pLHFzQXnU7l6UJMxaQ=
Questão 107897
CESPE 2015 TRE Do Ministério Público , Processo de Conhecimento

Com relação ao papel do Ministério Público, dos órgãos e dos auxiliares da justiça, em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+XQ6TDfSbAmTyFzFVZbBLOfyKOSxxhzG8=
Questão 107896
CESPE 2015 TRE Das Partes e dos Procuradores , Processo de Conhecimento

Em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada acerca das partes e dos procuradores. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19zkp+e12C/zJePGHkYdrSWPisEGd9xQd8=
Questão 108486
VUNESP 2016 MP Do Ministério Público , Processo de Conhecimento

Sobre a participação do Ministério público nas ações tuteladas pelo Código de processo Civil, é correto afirmar que

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+OcAeaXYysOXpU5yqSWdhy7lrcPnaruQk=
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Questão 123101
FCC 2018 TRT Princípios do Direito do Trabalho

Paulo, contador autônomo, prestando serviços em sua própria empresa de contabilidade, compareceu na audiência representando sua cliente, a Empresa Sol Brilhante S/A, acompanhado do advogado da reclamada, sendo que a Carta de Preposição, a Procuração e a Defesa já estavam devidamente juntadas aos autos. Neste caso, de acordo com a CLT, alterada pela Lei n 13.467/2017 e o entendimento sumulado do TST:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/uROJi9SCBxgyqcuZGUMFwU6Fo7to+Des=
Questão 170573
VUNESP 2019 UNICAMP Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Determinada empresa pública municipal, exploradora de atividade econômica, interpôs recurso ordinário, no décimo sexto dia útil após a intimação da sentença, ao qual foi negado seguimento pelo magistrado do trabalho, sob o fundamento de intempestividade e ausência do depósito recursal. 
Considerando a situação proposta, é possível afirmar que o juiz do trabalho

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19rpn9CAnIR15PUW7lPhJ7nNlq74suw9LY=
Questão 170572
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Associe as colunas relacionando o recurso previsto no Processo do Trabalho à sua respectiva hipótese de cabimento.

RECURSOS PREVISTOS

(1) Embargos

(2) Recurso ordinário

(3) Recurso de revista

(4) Agravo de petição

HIPÓTESES DE CABIMENTO

(    ) Das decisões do Juiz ou Presidente, nas execuções.

(    ) Das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias; e das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos.

(    ) Das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional do Trabalho, no seu Pleno ou Turma, ou a Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou contrariarem súmula de jurisprudência uniforme dessa Corte ou súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.

(    ) De decisão não unânime de julgamento que conciliar, julgar ou homologar conciliação em dissídios coletivos que excedam a competência territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenças normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; e das decisões das Turmas que divergirem entre si ou das decisões proferidas pela Seção de Dissídios Individuais, ou contrárias à súmula ou à orientação jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou à súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.

A sequência correta desta associação é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18RT9yabvWlY9BsCU4PIisEnfaypy+zxeY=
Questão 93145
FCC 2014 TRT Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Apolo propôs reclamação trabalhista em face da empresa Olimpo Sistemas S/A. Os pedidos deduzidos na inicial foram julgados procedentes em parte. O recurso ordinário interposto pela reclamada não foi provido, razão pela qual seu advogado interpôs recurso de revista, repetindo exatamente os mesmos argumentos apresentados no recurso ordinário, embora outros tenham sido os fundamentos lançados no acórdão. Nesta situação, de acordo com jurisprudência sumulada pelo TST, é correto afirmar que o recurso de revista

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19U4N66nVOOFQ+U14dh55Siueri/Q7jkT4=
Questão 170583
VUNESP 2019 A CASA DAS QUESTÕES Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

No processo do trabalho, de acordo com o texto constante da CLT em relação aos recursos, é correto afirmar que o

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/mRjvDr0gweWscIyW3VXXWcpmblIGyeDs=
Questão 170575
VUNESP 2019 A CASA DAS QUESTÕES Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

De acordo com o entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, o efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1//+WvO2d3zQ9lRy5bhFtuY2XSxyF01Hq0=
ÉTICA
Questão 80711
FJPF 2006 DERT Moral e Ética, Ética e Cidadania no Serviço Público

“A prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas, e mais preocupada em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia, e sobre os meios de alcançá-la” (D. B. Filosofia) é a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18dUCw84WVZiNCkClYZMsGAHWoueJ/aBqA=
Questão 80712
FJPF 2006 DERT Moral e Ética, Ética e Cidadania no Serviço Público

Virtudes básicas profissionais são aquelas indispensáveis, sem as quais não se consegue a
realização de um exercício ético competente, seja qual for a natureza do serviço prestado. Acerca do assunto pode-se dizer que:

I - a honestidade é um princípio que não admite relatividade, ou seja, o indivíduo é ou não é honesto;
II - do ponto de vista funcional, competência é o exercício do conhecimento de forma adequada e pertinente a um trabalho;
III - o zelo é uma importantíssima virtude na execução da tarefa profissional;
IV - o sigilo é uma virtude que deve ser relativizada, principalmente se o conteúdo da informação é revelada ao profissional pelo seu cliente ou que o profissional veio a saber por força da execução do trabalho. Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/N7BnxuVft5GkXEj2/N0TURFU/iI3MdNY=
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
Questão 130011
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Do Mandado e da Penhora (Art. 880 a 883), Da Execução (Art. 876 a 892), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)


Oficial de Justiça de determinada comarca, ao chegar no endereço residencial do executado para executar ordem de penhora, não encontra bens do demandado, porém no interior do imóvel depara-se com um piano de calda, de elevado valor comercial. Nesse caso, consoante previsão estatuída no art. 833 do CPC/15, marque a alternativa correta:


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+LDi/20IcJa86lJq2C1ru983nqZFGHtrM=
GESTÃO DE PESSOAS
Questão 113281
ESAF 2016 ANAC Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. São processos básicos de gestão de pessoas, exceto os processos de

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+DqKEmzKMW9ur3CF2tje/F2lpZUHFXu50=
Questão 120541
CESPE 2018 TRE Liderança, Comportamento Organizacional

De acordo com a literatura pertinente, uma das dimensões da liderança transacional é a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19MmqjvY9y74UMB/2+c+lNbWLWSyuzckQE=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 86758
CESPE 2013 TCU Princípios Orçamentários

Acerca dos planos e orçamentos públicos, em particular no Brasil, julgue o item seguinte.

As fundações educacionais públicas federais integram o orçamento da União, a exemplo das autarquias, constituindo as instituições de ensino superior. Essa característica decorre da aplicação do princípio orçamentário da universalidade.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19kAFQ14zaPAUpQuN6fP4z6498w6HsQuuM=
Questão 35545
CESPE 2013 CNJ Orçamento Base Zero, Características do Orçamento Público

A respeito de orçamento público, julgue o item seguinte.

A organização e a apresentação do orçamento público são as principais preocupações do orçamento base-zero, enquanto a avaliação e a tomada de decisão acerca das despesas ocupam, nesse modelo, um papel secundário. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+iZK4Cgkuh9epfQZaMa53ulUgbRjgItCY=
ARQUIVOLOGIA
Questão 115211
CESPE 2016 DPU Classificação dos Documentos de Arquivo

O gênero documental iconográfico reúne documentos eletrônicos e digitais.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/B9/QhgY4MZuBHW6kGnvAs2qfWZaHl+wA=
Questão 120201
QUADRIX 2017 CRMV Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes

O instrumento arquivístico utilizado para a classificação de documentos é o inventário.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/N4YorqWQFmZ6k55Rt8uryo7JHkr3T+lA=
Questão 115219
CESPE 2015 FUB Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes

A tabela de temporalidade deve ser aplicada nos arquivos permanentes, o que possibilita a eliminação de documentos nessa fase arquivística.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+q2/5lHdST3snYSIZjhPD+JLCw/iCBdvM=