Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 120061
FCC 2018 SABESP Teoria dos Conjuntos, Matemática Básica

Um departamento possui 24 funcionários, sendo que alguns têm formação superior apenas em Direito, mais do que um tem formação superior apenas em Administração, alguns têm formação superior em Direito e Administração, e outros não possuem formação superior. Desses funcionários, 19 possuem apenas uma formação superior e 2 não possuem formação superior. Sendo assim, o maior número possível de funcionários desse departamento que possuem formação superior em Direito é igual a





Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19sC0EwjjDEXCO4go2QuEnmhNRsYs0jK3Q=
Questão 120068
FCC 2018 TRT Séries Numéricas, Sequência de Números, Sequências Lógicas, Progressões


Na sequência (5, 7, 9, 11, 6, 8, 10, 12, 7, 9, 11, 13, 8, 10, 12, 14, 9, 11, 13, 15, 10, 12, 14, 16, 11, . . .), o número 15 aparece pela primeira vez na 20ª posição e aparecerá pela última vez na posição de número


  




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+/vcGyMDCya/ppAB5Ci/NAV2GS9ajy64k=
Questão 120066
FCC 2018 Prefeitura de São Luís – MA Problemas envolvendo jogos esportivos


Na primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol da série D, cada equipe disputa 6 partidas, recebendo, em cada jogo, 3 pontos em caso de vitória, 1 ponto em caso de empate e nenhum ponto em caso de derrota. Uma das equipes participantes marcou 4 gols e sofreu 4 gols nesses 6 jogos. O total de pontos que essa equipe conquistou na primeira fase do campeonato pode ser, no máximo, igual a





 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+2p+QTa9KvpldRdioAi9EXxYliDEUlmk0=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 173970
FCC 2019 TRT Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Simão e seus primos Silas, Moisés e Diego pretendem trabalhar na empresa W objetivando juntar recursos financeiros para uma viagem internacional quando completarem 15 anos de idade. Considerando que Simão possui quatorze anos e dois meses de idade, Silas possui treze anos, Moisés doze anos e Diego quatorze anos e seis meses de idade, de acordo com a Constituição Federal,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/yk1C15X8jm3eoWMNKBYEuIB2aWs/yOp4=
Questão 21161
FCC 2009 TCE Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Ao dispor sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituição da República admite, expressamente, que seja objeto de acordo ou convenção coletiva de trabalho:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18pUb5Dvs3dCTiL1YDYwfP9z7LZrUV0qto=
PORTUGUÊS
Questão 127508
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Tempos e Modos Verbais/Verbos

Relativamente ao uso do verbo haver na lacuna do trecho abaixo, pode-se afirmar que, tendo em vista o contexto, ele deve ser flexionado na ______________ do ______________, assumindo a forma ______.

“Pense no longo prazo – estamos chegando a um ponto em que, em breve, ______ cinco gerações trabalhando juntas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18CDUJrZ03TvkTtgemtwTN4JW0KX0zR9B8=
Questão 122153
CESPE 2017 PJC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal, Concordância Nominal e Verbal, Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Crase, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).


 A correção gramatical do texto seria mantida caso 3450 / 3453 / 3473 / 3455

I o termo “sob” (“promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.”) fosse substituído por em.

II a forma verbal “ver”, em todas as suas ocorrências, fosse flexionada no plural — verem.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

III a forma verbal “é” fosse suprimida. “E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa...”

IV o acento indicativo de crase em “à opinião pública” fosse suprimido. “mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.”


Estão certos apenas os itens


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18scmry+s7SzTRs6UkHZvS5NguY6leb3AQ=
Questão 110780
FGV 2016 IBGE Pontuação

A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18rGUQCTCvxBlOWqKmHzDNq7VoNmIO38Qw=
Questão 123707
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Regência Nominal e Verbal

A frase que, do ponto de vista da regência verbal e nominal, está em

acordo com a norma-padrão é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Hv8DtaFcmfSZRAj4VWuVZx+XMRaa3hFs=
Questão 110772
FGV 2016 IBGE Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais, Estratégia Linguística, Inferência

A frase abaixo que exemplifica uma incoerência é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19D7B1lxsRl/4zMWhUH0q4v0eyFBDLJclw=
Questão 127410
FAURGS 2017 BANRISUL Pontuação

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Considere a análise dos seguintes casos de emprego de vírgula no texto. 

I - É obrigatório o emprego da vírgula antes do pronome relativo que (o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital).

II - Empregou-se a vírgula antes da conjunção e por estar relacionando duas orações coordenadas com sujeitos diferentes. “a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.”

III - A vírgula que antecede a conjunção mas poderia ter sido omitida, pois é facultativo o uso da vírgula neste caso. “Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos”.

Quais estão corretas?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+fyEfG7oN9FoKtRJl14GnTP/BJSfS87sE=
Questão 122151
CESPE 2017 Gêneros Textuais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/jToVZIuUhM51/kt6MPRBLnJCTaayzFGw=
Questão 115722
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Os pronomes pessoais “o, a, lhe, si, consigo” pertencem a terceira pessoa do singular. A qual tipo de pronome pessoal pertencem essas formas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19M8BuNW6jhvBlA/kdgfDVXpN6Ifxx78us=
Questão 115045
IAUPE 2016 PM Tempos e Modos Verbais/Verbos

Observe o emprego de um verbo irregular no seguinte trecho: “Quando você vir um, vai entender o porquê.”

 

Assinale a alternativa na qual um verbo irregular foi CORRETAMENTE empregado.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/m+sZ8pA2As/iGmAzqHs0NG84cMamUOVs=
Questão 108516
CESPE 2016 TRE Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Em cada uma das opções a seguir é apresentado trecho do texto Ativismo judicial e artigo 41-A:... — entre aspas — seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém a correção gramatical e o sentido original do texto.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+hWf9eYIqEnXCh1mbBUbXKscO6GE0zd/U=
Questão 127409
FAURGS 2017 BANRISUL Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

O artigo indefinido pode ser empregado para conferir a um substantivo um significado genérico, atribuindo-lhe a representação de toda a espécie. Exemplo desse tipo de significação contextual é a expressão


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+F8+vNPWuMHbljJ2RLjFb/LPhJ1lhxXPg=
Questão 114901
CESPE 2016 TRE Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

Na história em quadrinhos, a coesão e a coerência textuais são estabelecidas por meio

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18px0tuL6+nTSwYSZ2FZrrmIVZc+6rQaXU=
Questão 110791
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Assinale a opção que indica a frase em que a preposição de tem sua presença na frase por uma exigência de um termo anterior.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+71x/D3T7Ied7gtMSLmcYvs7GtgK46Byc=
Questão 115664
CETREDE 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAUCAIA-CE Tempos e Modos Verbais/Verbos

Em “Conheço uma moça... Se alguém contasse sua história, fariam como o senhor...” há verbos empregados respectivamente no presente do indicativo, no 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX199pqJaLCkjrwe6pXVwOS09eqgTCxJNk7Y=
Questão 115690
CONPASS 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CARPINA-PE Vozes Verbais

Identifique a alternativa que apresenta o verbo na voz reflexiva:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18LpyTkjVLd5Y6Oy88nbcJ1ue7KheoDdWY=
MATEMÁTICA
Questão 114282
FUNRIO 2016 IF-BAIANO Matemática Básica, Divisores / Múltiplos

A soma de dois números naturais é 30. Quantas soluções existem para este problema se um desses números é múltiplo do outro?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX184QLsFCrBEqXcx+Q12K3u1JTswVzqQPoM=
Questão 91899
A CASA DAS QUESTÕES 2015 A CASA DAS QUESTÕES Fator Comum, Matemática Básica

A expressão algébrica x² - y² - x - y é equivalente a:

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19qn1kaYGWd1WDz2Lmr5Pzqa8TwAJc/VdE=
DIREITO DO TRABALHO
Questão 170410
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Das Partes e dos Procuradores (Art. 791 a 793), Do Processo em Geral (Art. 770 a 836), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Osmar, advogado, pretende ingressar com reclamação trabalhista em causa própria contra sua empregadora a Construtora MG Ltda., pleiteando horas extras e danos morais que entende devidos. No tocante aos honorários advocatícios,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19c+MZBRonaNZEzqtaK2j/Co/tBzls6LvQ=
Questão 170415
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Da Rescisão (Art. 477 a 486) , Do Contrato Individual de Trabalho (Art. 442 a 510)

Na nova modalidade de rescisão do contrato de trabalho, introduzida pela Lei no 13.467/2017, havendo extinção por acordo entre empregado e empregador, serão devidas as seguintes verbas rescisórias:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19bs1Jp4LFaC0m5nrrnL7bETQFIrGWUFg0=
Questão 170411
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Prescrição Trabalhista , Introdução (Art. 1º a 12)

No tocante à prescrição no Direito do Trabalho, considere:

I. O direito de reclamar a concessão das férias ou o pagamento da respectiva remuneração é contado do término do prazo do período concessivo ou, se for o caso, da cessação do contrato de trabalho.

II. No tocante ao pedido de pagamento de diferenças salariais decorrentes da inobservância pelo empregador dos critérios de promoção estabelecidos em Plano de Cargos e Salários, a prescrição é parcial, pois a lesão é sucessiva e se renova mês a mês.

III. Para o empregado urbano ou rural ingressar com reclamação trabalhista, deve-se observar o prazo de dois anos contados da data da cessação do contrato de trabalho e serão abrangidas as verbas pretendidas imediatamente anteriores a cinco anos da data do ajuizamento da ação, exceto o pedido de danos morais, que abrange apenas os últimos três anos. Está correto o que consta de

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/IteUNxKDcx/e8uUvAHetJwXjbayxRWZQ=
Questão 170407
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Da Jornada de Trabalho (Art. 58 a 65), Da Duração do Trabalho (Art. 57 a 75), Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho (Art.13 a 223)

Robson foi contratado pela empresa International Meal do Brasil Ltda. em regime de trabalho de tempo parcial, com duração de 20 horas semanais. Durante os últimos seis meses de trabalho, Robson fez 6 horas extras semanais. Robson requereu a seu empregador, 15 dias antes do término do período aquisitivo, a conversão de um terço do período de férias em abono pecuniário, o que foi recusado pelo empregador, sob a alegação de ser incabível o abono de férias nos contratos de trabalho em regime de tempo parcial. Em relação a essa situação,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18HDYkq3bjKmaQeIyESwHvm63Ea2oIeHUA=
Questão 170405
CESGRANRIO 2019 A CASA DAS QUESTÕES Do Trabalho Noturno (Art. 73), Da Duração do Trabalho (Art. 57 a 75), Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho (Art.13 a 223)

De acordo com a legislação trabalhista vigente no país, a hora do trabalho diurno difere da hora do trabalho noturno. Considera-se como trabalho noturno aquele executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte, e cuja hora é computada como de 52 minutos e 30 segundos. Se os funcionários de uma empresa que trabalham no período diurno recebem R$ 2.000,00 de salário, qual deverá ser, no mínimo, o salário dos funcionários que trabalham regularmente no período noturno?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19QQcPP0c/uZu2ZY5l27qksGmC2T124P2g=
Questão 170412
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Artur é empregado temporário da empresa Gestão de Negócios Ltda. e prestou serviços temporários para Abóbora com Coco Doces Ltda. como empacotador. Moveu ação trabalhista contra ambas as empresas pleiteando diferenças salariais e pagamento de Plano de Participação nos Lucros, as quais se defenderam por meio de advogados distintos. A Reclamação foi julgada procedente, condenando a Gestão de Negócios Ltda. ao pagamento dos pedidos e a Abóbora com Coco Doces Ltda. de forma subsidiária, por ser a tomadora dos serviços temporários. Ambas pretendem ingressar com recurso ordinário, sendo que a empregadora temporária se insurgirá contra a condenação e a tomadora de serviços pedira sua exclusão da lide, por não ter sido a empregadora de Artur. O prazo, contado da intimação da sentença e não sendo interpostos Embargos de Declaração, será:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX187MC0E5G3DMvZNrOUtqk/+nrOwi6K7mtU=
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Questão 108486
VUNESP 2016 MP Do Ministério Público , Processo de Conhecimento

Sobre a participação do Ministério público nas ações tuteladas pelo Código de processo Civil, é correto afirmar que

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19E9qAhF1qrKHcRrzNoMEAHInTAy1y2X9o=
Questão 108488
VUNESP 2016 MP Dos Prazos , Processo de Conhecimento

A respeito da verificação dos prazos e suas penalidades no Código de processo Civil, é correto afirmar que

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/sOP3dwcfU0zDlm3yfXSK2Uj7zp+urEgY=
Questão 107897
CESPE 2015 TRE Do Ministério Público , Processo de Conhecimento

Com relação ao papel do Ministério Público, dos órgãos e dos auxiliares da justiça, em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+XjAGbAS+2WkBoICfe+JDpta76jHZYxs0=
Questão 107896
CESPE 2015 TRE Das Partes e dos Procuradores , Processo de Conhecimento

Em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada acerca das partes e dos procuradores. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+4Tod2fMmfIzt9+6tgyzpfwVhxxwGPa/k=
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Questão 170576
FCC 2019 TRT Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Artur é empregado temporário da empresa Gestão de Negócios Ltda. e prestou serviços temporários para Abóbora com Coco Doces Ltda. como empacotador. Moveu ação trabalhista contra ambas as empresas pleiteando diferenças salariais e pagamento de Plano de Participação nos Lucros, as quais se defenderam por meio de advogados distintos. A Reclamação foi julgada procedente, condenando a Gestão de Negócios Ltda. ao pagamento dos pedidos e a Abóbora com Coco Doces Ltda. de forma subsidiária, por ser a tomadora dos serviços temporários. Ambas pretendem ingressar com recurso ordinário, sendo que a empregadora temporária se insurgirá contra a condenação e a tomadora de serviços pedira sua exclusão da lide, por não ter sido a empregadora de Artur. O prazo, contado da intimação da sentença e não sendo interpostos Embargos de Declaração, será:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19gvNsyYlEZPxZvD4r0x36PErAdGglxYSc=
Questão 93145
FCC 2014 TRT Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Apolo propôs reclamação trabalhista em face da empresa Olimpo Sistemas S/A. Os pedidos deduzidos na inicial foram julgados procedentes em parte. O recurso ordinário interposto pela reclamada não foi provido, razão pela qual seu advogado interpôs recurso de revista, repetindo exatamente os mesmos argumentos apresentados no recurso ordinário, embora outros tenham sido os fundamentos lançados no acórdão. Nesta situação, de acordo com jurisprudência sumulada pelo TST, é correto afirmar que o recurso de revista

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19PGjRR/Odgn3jpjOFtaGxY1iJvBZtMKiY=
Questão 93143
FCC 2014 TRT Das Custas e Emolumentos (Art. 789 a 790-B), Do Processo em Geral (Art. 770 a 836), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

Em relação aos meios de prova, sua oportunidade e o ônus em sua produção no Processo Judiciário do Trabalho, analisando-se os dispositivos legais e a orientação da jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, é INCORRETO afirmar:

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19gHC7h73AL8WNrtLRM/mDqXDxoa3LqGtE=
Questão 12341
AOCP 2018 TRT Honorários, Das Despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas, Dos Deveres das Partes e dos seus Procuradores, Das Partes e dos Procuradores, Processo de Conhecimento, Honorários de Advogado

No tocante dos honorários de sucumbência no processo de trabalho, de acordo com as inovações da Lei n° 13.467/2017, que alteraram a CLT 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19gneySkad2pUTiTcMm3MLASBcekh5MruE=
Questão 170580
AOCP 2019 TRT Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

No que diz respeito à gratuidade da justiça e às recentes alterações impostas pela denominada “Reforma Trabalhista”, assinale a alternativa INCORRETA.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19g9flnJf6pPIN6lJKVMHsfZgY3Z4qI4Po=
Questão 170581
AOCP 2019 TRT Dos Recursos (Art. 893 a 902), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)

A Reclamante Silvana ingressou com Reclamação Trabalhista em face da Reclamada Mévio & Tício Ltda. que encontra-se em Recuperação Judicial. As partes foram intimadas da Sentença (em ação de conhecimento) proferida pelo Juízo de primeiro grau na data de 6 de ago. de 2018 (segunda-feira) que julgou parcialmente procedente os pedidos da inicial. Ocorre que, diante do inconformismo com a decisão, ambas as partes pretendem recorrer para instância superior com o fito de reformá-la. Ante ao exposto, assinale a alternativa correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18pUj4oSt9QY2Bi06rhVvxHZZuz46TYdHQ=
ÉTICA
Questão 80711
FJPF 2006 DERT Moral e Ética, Ética e Cidadania no Serviço Público

“A prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas, e mais preocupada em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia, e sobre os meios de alcançá-la” (D. B. Filosofia) é a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19vf4Mo3xcVDzgim2L/55lbmyzUJueM9OU=
Questão 80712
FJPF 2006 DERT Moral e Ética, Ética e Cidadania no Serviço Público

Virtudes básicas profissionais são aquelas indispensáveis, sem as quais não se consegue a
realização de um exercício ético competente, seja qual for a natureza do serviço prestado. Acerca do assunto pode-se dizer que:

I - a honestidade é um princípio que não admite relatividade, ou seja, o indivíduo é ou não é honesto;
II - do ponto de vista funcional, competência é o exercício do conhecimento de forma adequada e pertinente a um trabalho;
III - o zelo é uma importantíssima virtude na execução da tarefa profissional;
IV - o sigilo é uma virtude que deve ser relativizada, principalmente se o conteúdo da informação é revelada ao profissional pelo seu cliente ou que o profissional veio a saber por força da execução do trabalho. Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19LG063bYwMPagRgfsRx+YL54OSj0bLfg8=
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
Questão 130011
A CASA DAS QUESTÕES 2019 A CASA DAS QUESTÕES Do Mandado e da Penhora (Art. 880 a 883), Da Execução (Art. 876 a 892), Do Processo Judiciário do Trabalho (Art. 763 a 910)


Oficial de Justiça de determinada comarca, ao chegar no endereço residencial do executado para executar ordem de penhora, não encontra bens do demandado, porém no interior do imóvel depara-se com um piano de calda, de elevado valor comercial. Nesse caso, consoante previsão estatuída no art. 833 do CPC/15, marque a alternativa correta:


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18YJ+lphEivW3RssixZMK69vPs4fZhKUBU=
GESTÃO DE PESSOAS
Questão 104675
CESPE 2015 STJ Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas.

A gestão estratégica organizacional, por incorporar o planejamento como mecanismo de ação, diverge da gestão estratégica de pessoas.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1988YPjJDDJbYYNL2i/BxBRgZcHDk/GZ4M=
Questão 120542
CESPE 2018 TRE Liderança, Comportamento Organizacional

Os comportamentos típicos do líder que exerce sua função na equipe a partir de uma perspectiva transformacional de liderança incluem

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+zMW7WVsZjGebzqEQwo2kC6xFJ459QjIc=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 86758
CESPE 2013 TCU Princípios Orçamentários

Acerca dos planos e orçamentos públicos, em particular no Brasil, julgue o item seguinte.

As fundações educacionais públicas federais integram o orçamento da União, a exemplo das autarquias, constituindo as instituições de ensino superior. Essa característica decorre da aplicação do princípio orçamentário da universalidade.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18McbmnO0m6QczeCNEpsfKBOdZR2/716HQ=
Questão 35545
CESPE 2013 CNJ Orçamento Base Zero, Características do Orçamento Público

A respeito de orçamento público, julgue o item seguinte.

A organização e a apresentação do orçamento público são as principais preocupações do orçamento base-zero, enquanto a avaliação e a tomada de decisão acerca das despesas ocupam, nesse modelo, um papel secundário. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/E5+ndCUPcKT35/84vZar8T4uBkyia820=
ARQUIVOLOGIA
Questão 115216
CESPE 2016 DPU Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes, Protocolo

A classificação de documentos de arquivo é feita de acordo com o assunto ou o tema do documento

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+CrVz5eziYPYvAOtq7mPUEakAY1x4jDEo=
Questão 115218
CESPE 2016 DPU Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes

Os instrumentos de avaliação de documentos são a tabela de temporalidade e o plano de destinação de documentos.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18nMnYRVN49qHixKrEcxD0qrOoZltQwGR8=
Questão 105562
BIORIO 2015 IF-RJ Classificação dos Documentos de Arquivo

Em relação à divisão dos documentos por natureza, NÃO é correto afirmar que:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1816Lr0wzwwck409KiXlL1mLHWf4urDSTM=