Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 120072
FCC 2018 TRT Unidade de Tempo, Problemas Algébricos e Aritméticos, Matemática Básica, Sistemas de Medidas

 

Um curso de segurança do trabalho ministrado para servidores estaduais terá 35 horas de aula. Os servidores podem se inscrever nesse curso em módulos de duas aulas semanais de 1 hora e 10 minutos cada (opção 1), ou em módulos de três aulas semanais de 50 minutos cada (opção 2). Considerando que as duas opções de cursos iniciarão em uma segunda-feira e que não haverá feriados nas datas das aulas dos cursos, a opção de maior duração, em semanas, é a

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19gnDRtnHPRuxx1qxxUVBI2KvNj6BYuj1o=
Questão 120071
FCC 2018 TRT Tabela-verdade, Lógica de argumentação, Fundamentos de lógica

Considere que a afirmação I é falsa e que as demais são verdadeiras.

I. Se Bernardo é músico, então Andreia é cantora.

II. Cátia é baterista e Bernardo é músico.

III. Ou Danilo é violonista, ou Cátia é baterista.

A partir dessas afirmações, é correto concluir que 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18T/qhVDV+Taolt4O/pRUejKQZFb96FvIU=
Questão 120061
FCC 2018 SABESP Teoria dos Conjuntos, Matemática Básica

Um departamento possui 24 funcionários, sendo que alguns têm formação superior apenas em Direito, mais do que um tem formação superior apenas em Administração, alguns têm formação superior em Direito e Administração, e outros não possuem formação superior. Desses funcionários, 19 possuem apenas uma formação superior e 2 não possuem formação superior. Sendo assim, o maior número possível de funcionários desse departamento que possuem formação superior em Direito é igual a





Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX189/QL5rs/Uwbt4yGKLKJAgHW3AgZRxmqw=
Questão 120062
FCC 2018 SABESP Tabela-verdade, Lógica de argumentação, Equivalência contrapositiva, Fundamentos de lógica, Equivalência lógica e negação de proposições compostas

A respeito de um objeto, sabe-se que:

− se é pequeno, então é escuro;

 − se é quadrado, então é de papel;

− se não é pequeno, então não é quadrado.


Se o objeto é quadrado, é correto afirmar que ele é 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Bhd1Qp0oKwz5cCVB2ACpYVPCcr2EPjSA=
Questão 120064
FCC 2018 SABESP Problemas de Raciocínio Lógico Envolvendo Geometria, Matemática Básica

O tabuleiro quadrado de nove casas representado a seguir deve ser colorido de acordo com as seguintes regras:


− Quadrados que ocupam uma mesma linha horizontal não podem ter a mesma cor.

− Quadrados que ocupam uma mesma linha vertical não podem ter a mesma cor.

− Em cada uma das duas diagonais, pode haver, no máximo, dois quadrados com a mesma cor.                                

Para cobrir o tabuleiro de acordo com as regras, a quantidade mínima de cores necessária é


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Hv19tNAu0/gPsDKUWpCcV7V+mTV5g3kQ=
PORTUGUÊS
Questão 122151
CESPE 2017 PJC Gêneros Textuais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).

No que se refere ao gênero textual, o texto classifica-se como

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+piqfbVaYuAunv+nrVyq/aip8BcRSIDeg=
Questão 127406
FAURGS 2017 BANRISUL Regência Nominal e Verbal

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Considere os seguintes exemplos do texto em que figura a preposição com

(1) conviver com robôs é algo futurista

(2) pela dificuldade das pessoas em lidar com isso

(3) Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações.

Analise as seguintes afirmações.

I - Nos exemplos (1) e (2), o uso da palavra com é motivado pela regência verbal.

II - Nos três casos, a preposição com tem o mesmo significado.

III - No exemplo (3) , a palavra com atribui o significado de “companhia” ao termo que introduz.

Quais estão corretas?



Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+MNhyW/AN3VCCI2QTTaZH1lRm/01iIGjc=
Questão 127505
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Acentuação Gráfica

Sobre o uso de acento gráfico nos vocábulos ‘ideia e papeis’ que preenchem respectivamente as lacunas pontilhadas

abaixo, afirma-se que


“A felicidade no local de trabalho não é uma ..................... abstrata” / “Seguem algumas etapas que as empresas

deveriam seguir para criar um ambiente onde as pessoas possam alinhar seus valores e ............ à cultura da

organização.”


Ambas as palavras devem ser acentuadas em virtude da ocorrência do ditongo aberto ei.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na penúltima sílaba.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na última sílaba.


As duas palavras não devem ser acentuadas em virtude da ocorrência de ditongo aberto.


Quais estão INCORRETAS?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19E7la9fyHsA0GAiWR2NzvZtNXE6M/H9rU=
Questão 108519
CESPE 2016 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos), Crase, Pontuação, Pronome: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação, Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Assinale a opção correta acerca dos aspectos linguísticos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:....

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19yYI/ReHj3Ye8XqUdSdkTHqS5m+rDWNWY=
Questão 127407
FAURGS 2017 BANRISUL Semântica e Vocabulário, Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. 


Considere as seguintes afirmações em relação à oração Essas máquinas conseguem. 3449 / 3452

I - Essas máquinas retoma metaforicamente a expressão os humanos.

II - Esta oração não é gramaticalmente correta, pois o verbo conseguir necessita sempre de um complemento.

III - Esta oração apresenta um caso de elipse em que se subentende um termo ou termos já anteriormente enunciados na frase anterior.

“– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.”

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/UGHxW2ugBGFaQAYy9d5iZjcdLlOLJZg8=
Questão 114911
CESPE 2016 TRE Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais, Conotação e Denotação

 

No texto acima, foi empregado em sentido conotativo o vocábulo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX183WFvykN1nDZ5ztXTfYo+5dD3Jec1ePGM=
Questão 110794
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Pontuação

Assinale a opção que indica a frase que se encontra na ordem direta. 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18xbV9IQnqQnneW98OTPXYa7phZ/mtW5fI=
Questão 127405
FAURGS 2017 BANRISUL Semântica e Vocabulário

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 Pode-se substituir o adjetivo obsoleto, sem prejuízo para o sentido do texto, por 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/9CQID5ImA7hofe7bbhf23ddvlZ6pq5Hw=
Questão 115045
IAUPE 2016 PM Tempos e Modos Verbais/Verbos

Observe o emprego de um verbo irregular no seguinte trecho: “Quando você vir um, vai entender o porquê.”

 

Assinale a alternativa na qual um verbo irregular foi CORRETAMENTE empregado.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/217ONEaet60N289YydJUeXMTiV/VKjbw=
Questão 115674
IBFC 2016 COMLURB Pontuação

Em textos em Língua Portuguesa sabe-se que a alteração de pontuação pode prejudicar a organização do texto e, muitas vezes, mudar o sentido da frase. Leia a sentença abaixo e indique a alternativa em que a alteração da pontuação mantém o texto correto:

 

“O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de  Segurança  do  Trabalho,  Médico  do  Trabalho  e Enfermeiro do Trabalho.”

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18AlzaR9jCwaqmLLGPNQaaXM9mG8UnEFys=
Questão 108517
CESPE 2016 TRE Semântica e Vocabulário

A correção gramatical e o sentido original do texto Ativismo judicial e artigo 41-A:... seriam preservados caso se substituísse

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19cW3rSz3Z4N7/qUX1Aw2SM4YsoaAfaUOw=
Questão 122149
CESPE 2017 PJC Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Segundo o parágrafo único do art. 1.º da Constituição da República Federativa do Brasil, “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” Em virtude desse comando, afirma-se que o poder dos juízes emana do povo e em seu nome é exercido. A forma de sua investidura é legitimada pela compatibilidade com as regras do Estado de direito e eles são, assim, autênticos agentes do poder popular, que o Estado polariza e exerce. Na Itália, isso é constantemente lembrado, porque toda sentença é dedicada (intestata) ao povo italiano, em nome do qual é pronunciada.

Cândido Rangel Dinamarco. A instrumentalidade do processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1987, p. 195 (com adaptações).

No texto, o termo “isso” (“Na Itália, isso é constantemente lembrado”) retoma as ideias anteriormente expostas, especialmente a ideia de que





Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+A3f2Thwq7McKWLWZsM6rIyUNM0RYtG6A=
Questão 123707
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Regência Nominal e Verbal

A frase que, do ponto de vista da regência verbal e nominal, está em

acordo com a norma-padrão é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19FXtZaeTKjwqqLvMg0LZ6949TixWMah64=
Questão 121192
FCC 2018 AGED/MA Ortografia, Pronome: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação, Regência Nominal e Verbal, Crase, Pontuação

Paisagens e riquezas

1.      Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos. Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região, fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de 5.café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados. Com frequência, essas paisagens vegetais faziam parceria com instalações industriais, deixando clara a proeminência do agronegócio em nosso país.

Como sou sentimental, não me rejo apenas pelo aspecto econômico dos 10.bons negócios; deixo-me envolver pela sedução poética que os quadros exercem sobre mim. Lembro-me, por exemplo, da melancolia com que vi desaparecem os algodoais, que regularmente floresciam com suas vestes brancas, para darem lugar ao verdor da cana mais prosaica, que viraria álcool.

“O Brasil se dá ao luxo de plantar seu combustível”, diziam, não sem 15.razão, os nacionalistas mais entusiasmados. O fato é que nosso país está habilitado a explorar e produzir uma inimaginável gama de riquezas, a partir da diversidade de suas terras, de seus climas, de seus relevos. Por conta dessas variações, são múltiplas também as atividades pecuárias e as industriais, que a elas se atrelam.

20.    O lugar-comum de que o Brasil é um país generosamente atendido em suas formações naturais confirma-se com as paisagens tão variadas que desfilam diante do viajante. É desafio nosso cultivar, processar e distribuir com empenho os produtos dessa riqueza disponível. (Percival de Holanda, inédito)

 

Está clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19ELBsoTy+y9Er3M6AtohiQOmh64e4wSEs=
Questão 122154
CESPE 2017 PJC Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).


No último parágrafo do texto, a forma pronominal “la”, em “apontá-la” (“E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.”), retoma

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX184vH5z7gU5S3yZP0+LCqgDMGrrPfiP5zM=
Questão 114900
CESPE 2016 TRE Identificação da Ideia Central, Polissemia e Figuras de Linguagem, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

A respeito da representação dos sons e ruídos, no segundo quadrinho, assinale a opção correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19lC/3eb6loZwI7oM9bKDMCURUnR1HMq+k=
Questão 127410
FAURGS 2017 BANRISUL Pontuação

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Considere a análise dos seguintes casos de emprego de vírgula no texto. 

I - É obrigatório o emprego da vírgula antes do pronome relativo que (o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital).

II - Empregou-se a vírgula antes da conjunção e por estar relacionando duas orações coordenadas com sujeitos diferentes. “a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.”

III - A vírgula que antecede a conjunção mas poderia ter sido omitida, pois é facultativo o uso da vírgula neste caso. “Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos”.

Quais estão corretas?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Ols42X85qcu9VlhBMq9wpS5CWcKaJrCQ=
Questão 110788
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

“De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”. Deduz-se desse segmento do texto que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19C7tbmMsd2KoWD7EjIya1aHqYtEixbzMs=
Questão 110783
FGV 2016 IBGE Semântica e Vocabulário

A frase em que a redundância está ausente é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19rqxYDuNKf2+DSMwSvAebgHniW0S/y4Sg=
Questão 122158
CESPE 2017 PJC Tempos e Modos Verbais/Verbos

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)



 O período “Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça” expressa 






Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18dGthB1P/xz6lOvJLUiposxkCtbbEGKf8=
MATEMÁTICA
Questão 114282
FUNRIO 2016 IF-BAIANO Matemática Básica, Divisores / Múltiplos

A soma de dois números naturais é 30. Quantas soluções existem para este problema se um desses números é múltiplo do outro?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18kf+niv5v8UgjDnx73prFSgil5AIT8roM=
Questão 114286
FUNRIO 2016 IF-BAIANO Figuras Circulares, Comprimento/Perímetro, Geometria Plana

A soma dos raios de três circunferências concêntricas é 35 cm. Sabendo-se que a razão entre os raios de uma circunferência e o da circunferência com perímetro imediatamente menor é 2, o perímetro da maior circunferência é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/1raQJvvx0CyfbPmCwkKGt0hScQmRTzmU=
Questão 91899
A CASA DAS QUESTÕES 2015 A CASA DAS QUESTÕES Fator Comum, Matemática Básica

A expressão algébrica x² - y² - x - y é equivalente a:

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/1g7i6I2G+fU/oCEHyuQGElxlgcMwId38=
Questão 114383
FGV 2016 MP Matemática Básica, Problemas Algébricos e Aritméticos, Problemas Envolvendo Valores Monetários

Em um cofre há muitas moedas de R$ 1,00 e de R$ 0,50. Pedro vai tirando, uma a uma, as moedas desse cofre. Das cinco primeiras moedas que ele tirou, três eram de R$ 1,00. Depois ele tirou mais N moedas e, no total das moedas retiradas, mais de 90% eram de R$ 1,00. O valor mínimo de N é:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19bz43Wq7a7d5OnqpdMmQKW/5mIE3L0xKY=
Questão 110463
FCC 2012 MPE Sistemas de Medidas, Problemas Algébricos e Aritméticos, Matemática Básica, Unidade de Tempo

Quando volta a energia elétrica depois de um período sem energia, um rádio relógio elétrico reinicia a marcação do horário das 12:00. Plínio esteve ausente de sua casa por 10 horas e, ao retornar, notou que seu rádio relógio marcava 16:35, quando o horário correto deveria ser 19:40. Sabendo que a diferença de horário se deve à falta de luz em um intervalo de tempo do período em que Plínio esteve fora de casa, o horário em que se deu o início da falta de energia elétrica foi: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Oa+LMD21mEoWCXfFs/Yh+GvRYroMHC6c=
GESTÃO DE PESSOAS
Questão 104675
CESPE 2015 STJ Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas.

A gestão estratégica organizacional, por incorporar o planejamento como mecanismo de ação, diverge da gestão estratégica de pessoas.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX188Cq6f6Cgxfcd6iG2RnQSuGfRVDSnMTdE=
Questão 120548
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Motivação, Comportamento Organizacional

Conforme a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, os quais se tornam fontes de motivação. De acordo com essa teoria,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/yGc2udfgki1Dj427vhcXTmu6sth37aBw=
Questão 115348
MP - RS 2016 MP Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Leia com atenção o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com as palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas. A .............., a visão, os .............. organizacionais, os .............. e a .............. constituem o complicado .............. no qual as pessoas trabalham e se relacionam nas organizações.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18i/9xWP+wv/rKYq0epAGbjw6fFjLmjBMM=
Questão 104694
CESPE 2015 STJ Trabalho em Equipe, Comportamento Organizacional

No que se refere ao trabalho em equipe, julgue o item seguinte.

O ciclo de desenvolvimento das equipes de trabalho é definido pelas etapas de formação, conflito, normatização, desempenho e desintegração. Na etapa de normatização, tem-se o início de um processo de ajuste ou de negociação, com a finalidade de estabelecer o que será realizado, por quem e de qual maneira.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+uCh3bJMxx4MN1SOYjwwmJz8pEtYtGumw=
Questão 104693
CESPE 2015 STJ Trabalho em Equipe, Comportamento Organizacional

No que se refere ao trabalho em equipe, julgue o item seguinte.

Os grupos de trabalho têm como características o esforço individual, a responsabilidade por resultados individuais e o objetivo de trabalho individual; já as equipes de trabalho são caracterizadas por esforço coletivo, objetivos de trabalho compartilhados e responsabilidade compartilhada pelos resultados.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX180bap+V9XU2y4ev4muHdPNEm1odIGlJ08=
Questão 108426
CESPE 2016 DPU Liderança, Comportamento Organizacional

Acerca de comportamento organizacional, julgue o item que se segue.

 

Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/E7loVryXYfZlIfeOxdwQz47VUHnVxm0w=
Questão 113280
ESAF 2016 ANAC Comportamento Organizacional, Motivação

Analise as teorias da motivação do comportamento humano na primeira coluna, correlacione com a correspondente explicação na segunda coluna e assinale a opção correta.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1++1DYdYDOlW8fKIJYw1GJcpr8M5sidTsc=
Questão 120537
CESPE 2018 PC Liderança, Comportamento Organizacional

Em uma delegacia de polícia, Aldo, delegado titular, sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas. Paulo, agente de polícia na mesma delegacia, procura sempre cumprir com suas obrigações, e isso requer que, muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia, os quais, apesar de seguirem suas orientações por vê-lo como um servidor com grande conhecimento acerca do serviço, não possuem uma grande admiração por ele.

Nessa situação hipotética, de acordo com os conceitos de poder e liderança,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX187eLZ7B+BE2Kp0Xb2zuNDC14vIzpxsBx0=
Questão 114559
FGV 2016 CODEBA Liderança, Comportamento Organizacional

A teoria do grid gerencial parte da assertiva de que a organização alcança a sua efetividade administrando  eficazmente  suas características  universais,  na  opinião  dos  autores, o objetivo,  as pessoas e a hierarquia.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O grid é composto por um eixo orientado para os processos e outro orientado para os resultados.
II. Os níveis hierárquicos aos quais se submetem as pessoas da organização estão no eixo dos processos.
III. A tipologia 1.9 demonstra uma orientação gerencial para a alegria e a satisfação das pessoas na organização.

Assinale:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+La+vp1ZoAyUiVLN/aNH51h+wfUCKO05s=
Questão 81587
CESGRANRIO 2014 CEFET Liderança, Comportamento Organizacional

Um administrador foi contratado por uma empresa para exercer o cargo de Gerente de Operações. Ele sabe que, para que possa executar com eficácia os processos inerentes ao seu cargo, de acordo com o que foi estabelecido pela empresa, terá de utilizar a sua capacidade de trabalhar com pessoas, compreendendo as motivações e atitudes dos empregados que terá sob sua responsabilidade, conseguindo, assim, liderá-los. A habilidade que esse administrador deverá utilizar em seu cargo é, predominantemente,

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18qqOUWNWrB3NGGo+CTug5bwkLL5NHsyKk=
Questão 104683
CESPE 2015 STJ Gestão do Desempenho

Com referência à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

 

Em geral, as organizações têm utilizado modelos de gestão de desempenho cuja fundamentação restringe-se aos comportamentos, dado que os resultados podem ser previstos a partir da avaliação desses comportamentos.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+bcVD+YGowzZNqHplOZZ5Zfv71Xt8ZNYk=
Questão 120542
CESPE 2018 TRE Liderança, Comportamento Organizacional

Os comportamentos típicos do líder que exerce sua função na equipe a partir de uma perspectiva transformacional de liderança incluem

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/nGwSu0BZOUgifztgFR/dXeqlCgsuPpNk=
Questão 113281
ESAF 2016 ANAC Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. São processos básicos de gestão de pessoas, exceto os processos de

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+blgdrKoRCmPAgvb3V+rIEetpEbDUF+Z0=
Questão 120541
CESPE 2018 TRE Liderança, Comportamento Organizacional

De acordo com a literatura pertinente, uma das dimensões da liderança transacional é a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19UOoi/FDlfr4/HnblSIryMePY7ruADgl0=
Questão 104685
CESPE 2015 STJ Liderança, Comportamento Organizacional

Com referência à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

 

Os estilos de liderança podem ser classificados em duas dimensões: orientação para relacionamentos, que engloba os estilos dominante, diretivo e autocrático; e orientação para tarefas, com a classificação em estilos participativo, estimulador e apoiador.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+MrcdsqETYkgMOndw2pcNXlvtuh1UeRhY=
Questão 104691
CESPE 2015 STJ Trabalho em Equipe, Comportamento Organizacional

No que se refere ao trabalho em equipe, julgue o item seguinte.

A efetividade da equipe refere-se ao conjunto de comportamentos relevantes para que a meta de trabalho seja atingida, ao passo que o desempenho da equipe corresponde ao grau em que os resultados do trabalho da equipe se aproximam das metas especificadas.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1++yC2Y78bfdGnviOLnChAcSvorNSOG0Hg=