Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 121248
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguinte condutas:

I. Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.

II. Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.

III. Frustrar a licitude de concurso público.

IV. Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

V. Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

De acordo com a Lei no 8.429/1992, constituem atos de improbidade administrativa que causa lesão ao erário especificamente as condutas indicadas APENAS em

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U2FsdGVkX1+Wv5dOU6d6yRovx9UDZ2SQ4tvkVa7pKq0=
Questão 121247
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguintes hipóteses:

 

I. José Carlos, não sendo agente público, induziu seu primo Douglas, servidor público federal, à prática de ato de improbidade administrativa.

II. Horácio, não sendo agente público, concorreu para a prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua amiga Tábata, servidora pública federal ainda não estável.

III. Isabel, não sendo agente público, se beneficiou indiretamente pela prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua vizinha, Sofia, que exercia cargo em comissão na empresa pública “X”.

 

Nesses casos, as disposições da Lei nº 8.429/1992 serão aplicáveis, no que couber, a 

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U2FsdGVkX18PF4dILdjv/6C63KEALvYzOW5JUsIZPQ4=
Questão 121250
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Márcio, servidor público federal, negou publicidade aos atos oficiais. Leonardo, também servidor público federal, deixou de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação. Nos termos da Lei n° 8.429/1992, considerando estritamente as condutas narradas, bem como que ambas foram praticadas com dolo, 

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U2FsdGVkX1+02KabQ6zo76Jfgws5Aq0syo3SzR4UyWg=
Questão 121246
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Marcia estagiava no gabinete do desembargador de determinado Tribunal. Auxiliava o assessor na inclusão dos votos nos processos e no sistema de acompanhamento de processos, razão pela qual recebia aqueles documentos antes de se tornarem públicos. Passado certo tempo desde o início do estágio, passou a adulterar algumas decisões a pedido de interessados, recebendo, para tanto, remuneração significativa. A conduta de Marcia

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U2FsdGVkX18AChs8KFnEETv6LarWSa5oAU/ZyNOszTQ=
RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 120068
FCC 2018 TRT Séries Numéricas, Sequência de Números, Sequências Lógicas, Progressões


Na sequência (5, 7, 9, 11, 6, 8, 10, 12, 7, 9, 11, 13, 8, 10, 12, 14, 9, 11, 13, 15, 10, 12, 14, 16, 11, . . .), o número 15 aparece pela primeira vez na 20ª posição e aparecerá pela última vez na posição de número


  




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U2FsdGVkX1+Xq1+WZtF5gAMkEbrtRjn23VcVlWEnVsk=
Questão 114207
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Sequência de Letras, Sequências Lógicas

A palavra que completa o grupo formado por maçã, mamão, manga, maracujá, melancia é:

 

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U2FsdGVkX1/wXWDPP6DcfzvXNWC1lZIGFpG6XJ8wpFA=
Questão 120065
FCC 2018 TRT Problemas Cíclicos - Calendário e datas, Problemas com Agendas

Os meses de agosto e setembro têm, respectivamente, 31 e 30 dias. Às 16 horas do dia 4 de agosto de 2018, que é um sábado, um cronômetro, que estava inicialmente zerado, foi acionado. Esse cronômetro será desligado às 15 horas da primeira quarta-feira de outubro de 2018. O total de horas que o cronômetro indicará é igual a




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U2FsdGVkX1+TU4CfZ6DWlFZbOyR+5+BktHQiEm8Ey84=
Questão 120066
FCC 2018 Prefeitura de São Luís – MA Problemas envolvendo jogos esportivos


Na primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol da série D, cada equipe disputa 6 partidas, recebendo, em cada jogo, 3 pontos em caso de vitória, 1 ponto em caso de empate e nenhum ponto em caso de derrota. Uma das equipes participantes marcou 4 gols e sofreu 4 gols nesses 6 jogos. O total de pontos que essa equipe conquistou na primeira fase do campeonato pode ser, no máximo, igual a





 

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U2FsdGVkX19eg+LPDOho9cZ58zYS4WXRQmV0vrwMmzo=
Questão 43718
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Sequência de Imagens e Figuras, Sequências Lógicas

Cinco cartas, inicialmente dispostas como na figura, serão embaralhadas. Em cada embaralhamento, a primeira carta passa a ser a segunda, a segunda passa a ser a quarta, a terceira passa a ser a primeira, a quarta passa a ser a quinta e a quinta passa a ser a terceira. 

Qual será a primeira carta após 2012 embaralhamentos?

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U2FsdGVkX18lpXYa3bGmyA/nJk0/0NyW+bmgGx000JM=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 21161
FCC 2009 TCE Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Ao dispor sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituição da República admite, expressamente, que seja objeto de acordo ou convenção coletiva de trabalho:

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U2FsdGVkX187zhEx0pzd+aORB2De+2UWZgQOkCobikY=
Questão 173970
FCC 2019 TRT Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Simão e seus primos Silas, Moisés e Diego pretendem trabalhar na empresa W objetivando juntar recursos financeiros para uma viagem internacional quando completarem 15 anos de idade. Considerando que Simão possui quatorze anos e dois meses de idade, Silas possui treze anos, Moisés doze anos e Diego quatorze anos e seis meses de idade, de acordo com a Constituição Federal,

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U2FsdGVkX1/G74u6FCD29uNV1/JGPxjsL4PgS4hd7uQ=
PORTUGUÊS
Questão 123701
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Redação

Em um marco estritamente institucionalista, pode-se dizer que república é uma forma de governo que se distingue da

forma monárquica. Tal distinção deve-se ao fato de que o fundamento do poder nas repúblicas não está associado a

governo unipessoal e à sucessão dinástica, tal como nas monarquias, invariavelmente governadas por casas reais. Ainda

que, ao longo do século 20 − e mesmo no início do 21 −, o termo “república” tenha sido utilizado na autodenominação

de regimes políticos autoritários, de modo geral a ideia contemporânea de república aproxima-se da de democracia,

posto que está associada à soberania popular, exercida por meio da participação em eleições regulares, livres,

competitivas e extensivas a todos os postos politicamente relevantes. A tais traços devem ser acrescentadas a distinção

e a separação entre teologia e política.


A ideia de república como forma de governo que se constitui como negação da forma monárquica ganhou consistência a

partir da emergência das duas revoluções republicanas modernas, em fins do século 18. Embora suas origens, durações

e efeitos tenham sido distintos, tanto a Revolução Americana (1776) como a Revolução Francesa (1789) tiveram imenso

papel na afirmação de uma forma de governo diversa da tradição monárquica europeia.


Durante o século 19, tanto na Europa quanto nas antigas periferias coloniais − América

do Sul, por exemplo –, vários movimentos democratizantes ou de libertação nacional

evocaram a forma republicana, sempre na chave de repúdio à forma monárquica de

governo unipessoal com fundamento dinástico. As revoluções europeias de 1830 e

1848, assim como os movimentos nacionais na América Espanhola, estruturaram-se em

torno de ideais republicanos, cujo núcleo invariavelmente gravitava em torno da

necessidade de afirmar o princípio da soberania popular.


A própria experiência brasileira, tardia com relação à da América do Sul, teve nesse traço um aspecto

importante. Entre nós, a defesa da república, durante o século 19, caracterizou-se menos pela defesa de

um programa claro de reforma para a sociedade e a política e mais pela simples negação do governo

monárquico e pessoal de D. Pedro II. A primeira década republicana no Brasil foi marcada por forte

instabilidade e por intensa disputa a respeito do que deveria significar um regime republicano. Coube

ao governo do paulista Campos Salles (1898-1902) estabelecer as bases do regime, que vigoraram até

1930.


1. Considerado o parágrafo 1, é correto afirmar que

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U2FsdGVkX18ECTFWhb0rJAGWbQq07sO9/eX3hbrA8j0=
Questão 122154
CESPE 2017 PJC Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).


No último parágrafo do texto, a forma pronominal “la”, em “apontá-la” (“E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.”), retoma

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U2FsdGVkX1/FzFl167ongQER/k+OCawoyAbAXjJLKac=
Questão 110771
FGV 2016 IBGE Inferência, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

O título dado ao texto: 

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U2FsdGVkX19Ffrmk9Fnz2hZjCmoFkrCptgppOrKPeuM=
Questão 122151
CESPE 2017 Gêneros Textuais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais


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U2FsdGVkX1+0c2PEuzXDNRwhOhavMBwT6Fj/5c5CHUE=
Questão 110791
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Assinale a opção que indica a frase em que a preposição de tem sua presença na frase por uma exigência de um termo anterior.

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U2FsdGVkX1/ZgSIpVeraxZGVVg/3mF0V2UxU7tmkoUU=
Questão 123706
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Redação

Em um marco estritamente institucionalista, pode-se dizer que república é uma forma de governo que se distingue da

forma monárquica. Tal distinção deve-se ao fato de que o fundamento do poder nas repúblicas não está associado a

governo unipessoal e à sucessão dinástica, tal como nas monarquias, invariavelmente governadas por casas reais. Ainda

que, ao longo do século 20 − e mesmo no início do 21 −, o termo “república” tenha sido utilizado na autodenominação

de regimes políticos autoritários, de modo geral a ideia contemporânea de república aproxima-se da de democracia,

posto que está associada à soberania popular, exercida por meio da participação em eleições regulares, livres,

competitivas e extensivas a todos os postos politicamente relevantes. A tais traços devem ser acrescentadas a distinção

e a separação entre teologia e política.


A ideia de república como forma de governo que se constitui como negação da forma monárquica ganhou consistência a

partir da emergência das duas revoluções republicanas modernas, em fins do século 18. Embora suas origens, durações

e efeitos tenham sido distintos, tanto a Revolução Americana (1776) como a Revolução Francesa (1789) tiveram imenso

papel na afirmação de uma forma de governo diversa da tradição monárquica europeia.


Durante o século 19, tanto na Europa quanto nas antigas periferias coloniais − América

do Sul, por exemplo –, vários movimentos democratizantes ou de libertação nacional

evocaram a forma republicana, sempre na chave de repúdio à forma monárquica de

governo unipessoal com fundamento dinástico. As revoluções europeias de 1830 e

1848, assim como os movimentos nacionais na América Espanhola, estruturaram-se em

torno de ideais republicanos, cujo núcleo invariavelmente gravitava em torno da

necessidade de afirmar o princípio da soberania popular.


A própria experiência brasileira, tardia com relação à da América do Sul, teve nesse traço um aspecto

importante. Entre nós, a defesa da república, durante o século 19, caracterizou-se menos pela defesa de

um programa claro de reforma para a sociedade e a política e mais pela simples negação do governo

monárquico e pessoal de D. Pedro II. A primeira década republicana no Brasil foi marcada por forte

instabilidade e por intensa disputa a respeito do que deveria significar um regime republicano. Coube

ao governo do paulista Campos Salles (1898-1902) estabelecer as bases do regime, que vigoraram até

1930.


Ainda que, ao longo do século 20 − e mesmo no início do 21 − , o termo

“república” tenha sido utilizado na autodenominação de regimes políticos

autoritários, de modo geral a ideia contemporânea de república

aproxima-se da de democracia, posto que está associada à soberania

popular, exercida por meio da participação em eleições regulares, livres,

competitivas e extensivas a todos os postos politicamente relevantes.


Afirma-se com correção sobre o que se tem acima

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U2FsdGVkX19QU34CZa9dtPKNPDHoHamqKuL6unGsn4o=
Questão 122157
CESPE 2017 PJC Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)

Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita de “O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam, se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social.” Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém o sentido e a correção gramatical do referido texto

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U2FsdGVkX1/W+g94evZGFc50LDWjAimszJFUSBkZfuk=
Questão 114907
CESPE 2016 TRE Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

 

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto Consulta pública, assinale a opção correta. 

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U2FsdGVkX18zAaCYWYey2awp4lyi+lM2xjGbYSRWX/A=
Questão 110780
FGV 2016 IBGE Pontuação

A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é: 

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U2FsdGVkX1+UDhpSHt4Dh//ohp1Y8yw5WVLeYwyWZyQ=
Questão 123748
CESPE 2019 A CASA DAS QUESTÕES Redação, Interpretação de Texto

Houve um tempo em que eu comia um monte de coisas e não precisava contar

nada para ninguém. Na civilização contemporânea, on-line, conectada o tempo

todo, se não for registrado e postado, não aconteceu. Comeu, jantou, bebeu?

Então, prove. Não está na rede? Então, não vale.


Não estou aqui desfiando lamúrias de dinossauro tecnológico. Pelo contrário:

interajo com muita gente e publico ativamente fotos de minhas fornadas. A

vida, hoje, é digital. Contudo, presumo que algumas coisas não precisam deixar

de pertencer à esfera privada. Sendo tudo tão novo nessa área, ainda

engatinhamos a respeito de uma etiqueta que equilibre a convivência entre

câmeras, pratos, extroversão, intimidade.


Em meados da década passada, quando a cozinha espanhola de vanguarda

ainda povoava os debates e as fantasias de muitos gourmets, fotografar pratos

envolvia um dilema: devorar ou clicar? A criação saía da cozinha, muitas vezes

verticalizada, comumente finalizada com esferas delicadas, espumas fugazes...

O que fazer, capturá-la em seu melhor instante cenográfico, considerando luzes

e sombras, e comê-la depois, já desfigurada, derretida, escorrida? Ou prová-la

imediatamente, abrindo mão da imagem? Nunca tive dúvidas desse tipo (o que

talvez faça de mim um bom comensal, mas um mau divulgador).


Fotos e quitutes tornaram-se indissociáveis, e acho que já estamos nos

acostumando. Mas será que precisa acontecer durante todo o repasto?

Não dá para fazer só na chegada do prato e depois comer sossegado, à

maneira analógica? Provavelmente não: há o tratamento da imagem, a

publicação, os comentários, as discussões, a contabilidade das curtidas.

Reconheço que, talvez antiquadamente, ainda sinto desconforto em ver

casais e famílias à mesa, nos salões, cada qual com seu smartphone, sem

diálogos presenciais ou interações reais. A pizza esfria e perde o viço; mas a

foto chega tinindo aos amigos de rede.


Percebe-se uma relação de causa e efeito, nessa ordem, entre as orações na seguinte passagem do texto:

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U2FsdGVkX1+fNsEZ/fzeU6YxJWt05B6bwb/Ezrw6FVM=
INFORMÁTICA
Questão 120093
FUNDATEC 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR Microsoft Word 2010, Microsoft Word, Editores de Texto

No Word 2010, caso você queira incluir colunas em seu documento, qual a guia em que se encontra essa opção?

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U2FsdGVkX1/euMpMQgVgQDRVP8xNL6AFbBVZr2xO5zc=
Questão 121050
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS E-mail Conceitos Gerais, E-mail

Considere que um provedor de emails limite em 10 MB o espaço disponível para o envio de arquivos e que se deseje enviar 10 arquivos, sem compactação, cada um deles tendo 1.400 KB de tamanho. Nesse caso, em um único email, a quantidade máxima de arquivos que poderá ser enviada é igual a

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U2FsdGVkX18/4RLClwSLpZ/ObsUhGQnxVkIGWdCJUOU=
Questão 120096
FUNDATEC 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR Microsoft Excel 2010, Microsoft Excel, Planilhas Eletrônicas

São guias do Excel 2010:

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U2FsdGVkX19IVNQZphacXHyB43pVIAxFMypbf9IfbMk=
Questão 120099
FUNDATEC 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR Microsoft Excel 2010, Microsoft Excel, Planilhas Eletrônicas

No Excel 2010, clicando no botão abaixo, localizado na guia Página Inicial, analise as seguintes assertivas sobre as opções disponíveis:

 

I. Classificar de A a Z.

II. Filtro.

III. Localizar.

 

Quais estão corretas?

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U2FsdGVkX1/RwuadD0VyxB5YbETOCAi+B4OZZ0yVyEY=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 86758
CESPE 2013 TCU Princípios Orçamentários

Acerca dos planos e orçamentos públicos, em particular no Brasil, julgue o item seguinte.

As fundações educacionais públicas federais integram o orçamento da União, a exemplo das autarquias, constituindo as instituições de ensino superior. Essa característica decorre da aplicação do princípio orçamentário da universalidade.

 

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U2FsdGVkX19+FY/ZGJoJbP7+cUaVJEXhp+Xb28mhzug=
ARQUIVOLOGIA
Questão 108344
CESPE 2016 DPU Rotinas de Protocolo, Protocolo, Arquivos Correntes

A respeito das técnicas de organização de arquivos, julgue o item subsequente.

 

O arquivo intermediário, por ser pouco consultado pela administração, pode ficar fisicamente afastado do seu acumulador.

 

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U2FsdGVkX19sUVHf1MEhpgK0JN0QrprupOTpi918sHw=
Questão 120202
CONSULPLAN 2017 TRE Gestão de Documentos

O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes que trata da produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, que visa a eliminação ou recolhimento para guarda permanente, é denominado de gestão de:

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U2FsdGVkX1/88iM45w6PQZEu5Sf1VB/Boeg2GBvO5qg=
Questão 120192
CESPE 2017 SEDF Classificação dos Arquivos, Arquivos - Conceitos e Definições

Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.

Para garantir o vínculo arquivístico entre documentos oriundos da mesma atividade, é necessário adotar o princípio da pertinência na classificação desses documentos.

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U2FsdGVkX1/5gxw29lBa3+TM8zZRmOI8XppRGbt5feo=
Questão 115217
CESPE 2016 DPU Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes

Os documentos eletrônicos devem ser avaliados de acordo com a tabela de temporalidade e classificados a partir do plano de classificação.

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U2FsdGVkX1/UxA/6vfCHxxQkyZqaoO/uyhl0t5jfim0=
Questão 115216
CESPE 2016 DPU Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes, Protocolo

A classificação de documentos de arquivo é feita de acordo com o assunto ou o tema do documento

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U2FsdGVkX19d+7oXovcNATwhAxsIKPOgp3GXUkc2vWs=
Questão 108636
FGV 2016 CODEBA Teoria das Três Idades

Sobre  a  identificação  de  documentos  públicos,  analise  as afirmativas a seguir.

 

I. Documentos correntes são aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituem  objeto  de  consultas frequentes.

II. Documentos  intermediários  são  aqueles  que,  por  razões  de interesse  administrativo,  aguardam  sua  eliminação  ou  seu recolhimento para guarda definitiva.

III. Documentos  permanentes  são  aqueles  que  têm  valor histórico,  probatório  e  informativo,  devendo  ser definitivamente preservados.

 

Está correto o que se afirmar em 

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U2FsdGVkX19ZjGLLbWsD6NRt4UEYgPcWGG7zNKItQvY=
Questão 120195
CONSULPLAN 2017 TRF Princípios Arquivísticos, Arquivos - Conceitos e Definições

“Sua condição no tempo e no espaço faz com que o documento de arquivo possua a especificidade de sua produção em série, que corresponde às atividades da entidade, formando um organismo total, um corpo vivo.”                                      (Bellotto, 2014 – Com adaptações.)

 

Na citação anterior, a autora refere-se a qual princípio da arquivologia?

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U2FsdGVkX18P20hRbs7Q2fklx0zXC2LtM4sRySKV6s4=
Questão 114221
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Gestão de Documentos

De acordo com as três fases da gestão de documentos, analise as seguintes assertivas, segundo Reis e Santos (2012):

 

I. Utilização de documentos refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. 
II. Produção de documentos inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos se desenvolvem mediante a análise dos documentos acumulados nos arquivos com vistas a estabelecer seus prazos de guarda.
IV. Produção, utilização e eliminação são as três fases básicas da gestão de documentos, de acordo com a literatura arquivística.

 

Quais estão corretas?

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U2FsdGVkX18o+UIZJ0X50Cu+GoNQXgF+miZOR0F6pCY=