Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 101423
FCC 2015 MP Processo Administrativo no Âmbito da Administração Federal – Lei 9.784/99, Invalidade dos Atos Administrativos

Juscelino, servidor público estadual e responsável pela condução de determinado processo administrativo, de caráter litigioso, constata causa de impedimento que o inviabiliza de conduzir o citado processo. No entanto, Juscelino queda-se silente e não comunica a causa de impedimento, continuando à frente do processo administrativo. Neste caso, configura violação ao princípio da 

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18qv9DG0RmCCKCZM62pMdBITQyj+oRPSyI=
Questão 9135
CESPE 2012 TJ Vencimento e Remuneração, Lei 8.112/90 - Direitos e Vantagens, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

Pode o servidor receber, mensalmente, remuneração superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, pelos ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/vByguYCeGo1tkOPJ1QMjKonPQuf/jf3c=
Questão 60367
CESPE 2014 TJ Princípios da Administração Pública

Com relação aos princípios que fundamentam a administração pública, assinale a opção correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/80PTUbTwbyEzJSDJmh3tmkYEnn9foadk=
Questão 9110
CESGRANRIO 2008 ANP Modalidade de Licitação, Licitações

Considerando as modalidades de licitações públicas previstas em lei, analise as afirmativas abaixo.

I - PREGÃO é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, ou seja, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

II - CONCORRÊNCIA é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

III - CONVITE é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

IV - TOMADA DE PREÇOS é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

São verdadeiras APENAS as afirmações:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1//X7tFpCOwHXSHQFB+di1Ja893gvmFNGE=
Questão 93814
CESPE 2009 TRT Invalidade dos Atos Administrativos, Atos Administrativos

De acordo com a teoria dos motivos determinantes, os atos administrativos, quando tiverem sua prática motivada, ficam vinculados aos motivos expostos, para todos os efeitos jurídicos. Havendo desconformidade entre os motivos e a realidade, ou quando os motivos forem inexistentes, a administração deve revogar o ato. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/cxX6fvBH+cdfql4vms9JUon6IUPSTt7g=
Questão 82166
VUNESP 2009 TJ Atos Administrativos

O modelo brasileiro, marcado pela divisão dos Poderes do Estado, a despeito das várias emendas constitucionais, conserva o princípio pétreo de Estado federado e a inclinação social-democrata.

Diante, pois, desse modelo, a afirmação corrente de que os juízes são prestadores de serviço público mostra-se incompatível com o Direito Administrativo brasileiro porque

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/qREk/1s5/N2vCSXLD3l8u6CrTNVXiJfE=
Questão 79906
CESPE 2013 TCU Processo Administrativo no Âmbito da Administração Federal – Lei 9.784/99

Com relação à Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue o item a seguir.

As disposições da referida lei aplicam-se aos órgãos e às entidades que integram o Poder Executivo federal, mas não aos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, que dispõem de disciplina própria relativamente aos processos de natureza administrativa. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Cr7SgPWAEQ0wqKPAKrUHzdisESdxehKo=
Questão 42549
FGV 2014 DPE Princípios da Administração Pública

Os princípios administrativos são os postulados fundamentais que inspiram o modo de agir da Administração Pública. Entre os princípios da Administração Pública, destaca-se:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19vz9oreQgIjvrTIKsg/YPoYfpNi4NG+XA=
Questão 82187
VUNESP 2010 TJ Lei 8.112/90 - Regime Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

A responsabilidade administrativa do funcionário público

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/fn1oYz32osttRWMCWNvJli/MSD5HAH/g=
Questão 101344
FCC 2015 CNMP Indenizações, Lei 8.112/90 - Direitos e Vantagens

De acordo com a Lei nº 8.112/90, o servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento. Quando o deslocamento NÃO exigir pernoite fora da sede,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19oNVMVXvK49J4VQWgfaVxlklrUBsSdddY=
Questão 79996
VUNESP 2012 SPTRANS Princípios da Administração Pública

“Os bens e interesses públicos não pertencem à Administração nem a seus agentes. Cabe-lhes apenas geri-los, conservá-los e por eles velar em prol da coletividade, esta sim a verdadeira titular dos direitos e interesses públicos.” (José dos Santos Carvalho Filho in Manual de Direito Administrativo) 

A conceituação acima reproduzida trata de um dos princípios do direito administrativo. Assinale a alternativa que contém um princípio que corretamente representa essa conceituação doutrinária.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+q65XnpcPMjVz404729Awyyl7muIteUzY=
Questão 31053
ESAF 2012 DNIT Fase Interna, Fase Externa, Procedimento de Licitação, Licitações

O Ministério da Integração Nacional promoveu licitação na modalidade de concorrência a fim de por em execução a primeira etapa do projeto de Integração do Rio São Francisco.

O objeto da licitação consistia na construção de um aqueduto em concreto.

Em cláusula do edital do certame que disciplinava a comprovação de capacidade técnica pelos licitantes, exigia-se a comprovação de experiência na construção de aqueduto em concreto com 160 metros de extensão.

O diâmetro do aqueduto, as alturas dos pilares que o sustentam e demais detalhamentos da obra constavam do Anexo II do edital, denominado projeto básico e das fichas técnicas dos lotes de obras.

Determinado consórcio licitante logrou comprovar a capacidade técnica para a construção de aqueduto em concreto de 160 metros de extensão, porém não comprovou aptidão através de certidões e atestados de obras similares de complexidade tecnológica e operacional equivalente ou superior para a realização do objeto do certame tal como descrito no Anexo II do edital.

Em razão da inexistência da comprovação de capacidade técnica para a realização da obra a licitante, foi inabilitada pela comissão especial de licitação que conduzia o certame.

Tendo em mente o caso concreto acima narrado e as fontes do direito administrativo, analise as assertivas abaixo classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Não há qualquer previsão editalícia quanto ao diâmetro do aqueduto ou as alturas dos pilares que o sustentam, o que impede a comissão de licitação de inabilitar o licitante por suposto não atendimento de tais requisitos.

( ) A Administração feriu o disposto no art. 41 da Lei n. 8.666/93 (princípio da vinculação ao edital).

( ) O edital licitatório não pode ser analisado sem os anexos e, muito importante, sem o projeto básico que prevê expressa e detalhadamente as medidas da obra.

( ) As obras e serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto básico, aprovado pela autoridade competente, disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório, cumpridas as demais exigências legais.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18cBphnhBF1tkfaaf5u7dTzife3SMgUKFQ=
Questão 37634
FCC 2011 TRT Lei 8.112/90 - Regime Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade notificará o servidor para apresentar opção, e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá de acordo com a Lei no 8.112/1990 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Desta forma, podemos afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+iOEsyaggQwb2+6lYKieH+WVpdBLWKXE0=
Questão 3087
FCC 2008 TRF Modalidade de Licitação, Licitações

Os limites para determinação da modalidade de licitação para contratação de obras e serviços são, respectivamente, 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/jrXOemEF5wVNNQigjNGXLYiQzSVjYaoY=
Questão 93703
CESPE 2009 ANAC Lei 8.112/90 - Regime Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, convertendo-se, automaticamente, em pedido de exoneração do outro cargo. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX193LKFZuRzmct/rsYaPZu+cd4PZenStoU4=
RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 80125
ESAF 2012 MF Equivalência lógica e negação de proposições compostas, Equivalências da condicional e disjunção inclusiva

A negação da proposição “se Paulo trabalha oito horas por dia, então ele é servidor público” é logicamente equivalente à proposição: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+cL4kpDexYeGh33Dq6LRdhypYMNbB5EEU=
Questão 3379
FCC 2012 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO-SP Sequência de Imagens e Figuras, Sequências Lógicas

Considere a sequência de figuras, que representam caixas idênticas, exceto pela cor, empilhadas segundo uma determinada lógica.

A 101a figura dessa sequência possui n caixas a mais do que a 99a figura. O valor de n é igual a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX199Hl2BuRQEoqVHSduLDv/qSPLYdY2obLM=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 40098
FUNCAB 2012 MP Do Ministério Público (Art. 127 a 130-A), Das Funções Essenciais à Justiça (Art. 127 a 135), Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

Tendo em vista, o que consta na Constituição Federal de 1988 acerca do Ministério Público e de suas atividades, assinale a alternativa correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Sj7HlwqLg6IvtPqwakKBJKRSZI0wYD/w=
Questão 50380
A CASA DAS QUESTÕES 2015 A CASA DAS QUESTÕES Disposições Gerais (Art. 092 a 100)

A Constituição da República de 1988 estabelece algumas garantias aos juízes, como a vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após três anos.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX189JRv+89+jIkG29ODjXwcxPcbB4XP5gYo=
Questão 103091
CESPE 2015 STJ Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Ainda com relação aos direitos humanos, julgue o próximo item à luz da CF.

As entidades associativas, se expressamente autorizadas, possuem legitimidade para representar seus filiados na esfera judicial.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+TEYSkJfwqDiGfBTFyvDVapJ7Ad9/O0+s=
Questão 20299
CESPE 2011 STM Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Os direitos e as garantias expressos na Constituição Federal de 1988 (CF) excluem outros de caráter constitucional decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, uma vez que a enumeração constante no artigo 5.º da CF é taxativa.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Xx0Jql6IgLbIITvULSw0nS2mL3D4Dtv4=
PORTUGUÊS
Questão 4488
CESPE 2013 TRT Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Julgue os itens abaixo, relativos às ideias e estruturaslinguísticas do texto acima.

Em “Seguiram-se” (L.22,) o pronome “se” indica que o sujeito do período é indeterminado.

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/1N0ZAXUGy3tHV2Pb3xOd1Pef9UgRKP3g=
Questão 35444
CESPE 2013 STF Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Acerca do texto, julgue o item a seguir.

De acordo com o narrador, fotografias antigas evocam imagens irreais daqueles com quem se conviveu no passado.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1++5b0BXBonHbVh4Q6PNre1n9tImoqcAp8=
Questão 79039
FGV 2015 TJ Tempos e Modos Verbais/Verbos

“Ainda  que  cercado  de  adversidades,  se  preservares  tua ecobiologia  interior,  serás  feliz,  porque  trarás  em  teu  coração tesouros indevassáveis”. (Frei Betto, O Dia, 30 de maio, 2004) A  correspondência  entre  as  formas  verbais  sublinhadas  se manteria correta na seguinte opção:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19MnaqPst/GF2UdZTTuVHaDX5Qs9BKqAu8=
Questão 97557
FCC 2015 TRT Análise de Alternativas / Itens

Considere o texto abaixo para responder à questão.

Considerados o contexto e a norma-padrão,

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18GBLzZsW3/sdgYRYogvHOzzBL+2dUnVFk=
Questão 79022
ESAF 2012 RECEITA FEDERAL Elementos Referenciais

 

 

Assinale a opção incorreta a respeito da relação entre estruturas gramaticais e os mecanismos de coesão que sustentam a coerência do texto.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/VjdDS9J2g/f8+qkqfLY1JKMmUfI1imSY=
Questão 49732
FCC 2014 TRT Inferência

Depreende-se do contexto que o segmento

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+czQRpT9ujFia/eY0yo1SAdy6RnEwapRE=
Questão 115694
PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO-RJ Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

No segmento “Professor da Universidade da Cidade de Nova York, Helmreich viajou pelos Estados Unidos...”, emprega-se a vírgula para:

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18E62fDni9FHnS2CF+S/5tnNstNQVHQTIM=
Questão 74762
EXATUS 2014 PM Concordância Nominal e Verbal

Quanto à concordância nominal, assinale a alternativa em que o termo destacado pode ficar no singular ou plural:

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/oKgsdJXU0Wvj75Npo2QFMudQ5jOurlQc=
Questão 4620
FCC 2012 TRF Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Os resultados preocupam. É indiscutível que a prática de esportes, associada a uma alimentação regrada, está diretamente ligada a uma vida mais saudável.

Transformando as duas afirmativas acima em um só período, com as alterações necessárias, a conjunção que deverá uni-las está grifada em:

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/vkim86uGMj1VwAlVJbPusLSUNPNDycW0=
Questão 12183
CESPE 2012 MP Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 Julgue os próximos itens, relativos às ideias do texto acima e às estruturas nele empregadas.

O desenvolvimento proporcionado pela ciência e pela tecnologia, ao contrário do que a concepção iluminista fez supor, não resultou em “estabilidade e previsibilidade” (L.11).

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18EgvJEbxHm1Gx9jamG192lCEnVdDLXB90=
MATEMÁTICA
Questão 45030
CESPE 2013 UNIPAMPA Inequações e Desigualdades, Razão e Proporção, Razões e Proporções, Equações

Considere que sejam oferecidas, semestralmente, 75 vagas para o ingresso de discentes em determinado curso superior de uma universidade e que, no primeiro semestre de 2009, tenham ingressado nesse curso 75 discentes — 25 do sexo masculino e 50 do sexo feminino.

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

O número x = 0,666..., que representa a quantidade proporcional de estudantes do sexo feminino ingressantes no primeiro semestre de 2009 no curso em relação ao número de vagas, é tal que 6x < 4.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19fw243XlUku7ezfZwfziIN2IWhz3zeV/U=
Questão 104286
VUNESP 2015 CRO Razão e Proporção, Razões e Proporções

Marcelo fez uma viagem na qual percorreu um trecho de carro e um trecho de bicicleta. O trecho percorrido de carro é sete vezes maior que o percorrido de bicicleta. Marcelo pedalou por três sétimos do tempo total de viagem.

Sendo a velocidade média de cada trecho a razão entre a distância percorrida no trecho e o tempo para percorrê-lo, a razão entre as velocidades médias de carro e de bicicleta é igual a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+KEY35WNtEYuTZnHbPeEfXEkWMXuu6IJE=
Questão 3893
FCC 2010 TCE Porcentagem

Certo dia, o preço de 1 grama de ouro era 24 dólares. Se a partir de então houve um aumento de 15% no preço do dólar e de 20% no preço do grama de ouro, a razão entre as cotações do ouro e do dólar, nessa ordem, passou a ser de 1 para

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX199C/aR9mQ+GctmOoV6DibC1jrGs4bKuAE=
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Questão 82562
CESPE 2014 CÂMARA DOS DEPUTADOS Dos Prazos , Processo de Conhecimento

Com relação aos atos processuais e à formação, suspensão e extinção do processo, julgue o item subsequente.
Considere a seguinte situação hipotética.
Quatro dias após a publicação de decisão interlocutória proferida pelo juízo competente, a parte autora de determinada ação, que havia se dirigido ao cartório para obter cópia dos autos, a fim de instruir o recurso contra a referida decisão, foi informada de que os autos do processo se encontravam indisponíveis, por obstáculo criado pela parte requerida naquele mesmo dia.
Nessa situação hipotética, deve-se devolver à parte autora o prazo integral para a interposição do recurso.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18tLDb8GL918e98hr1tSLRjUeQqnfCORGY=
Questão 79737
VUNESP 2014 SP-URBANISMO Das Comunicações dos Atos, Processo de Conhecimento

Sobre os prazos processuais descritos no Código de Processo Civil, é correto afirmar que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19ARvAKamXCqvcrceP2DUpSkZ9nz64tcvI=
Questão 8284
VUNESP 2011 TJM Das Comunicações dos Atos, Processo de Conhecimento

Sobre as citações e intimações, é correto afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+jO/5UjIrMtXh4FjZ+ONiBoZ+EPQGOCxQ=
Questão 71681
FCC 2015 CNMP Da Forma dos Atos Processuais , Processo de Conhecimento

Os atos processuais do juiz 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+YIop8Orhr+Zdza6bXuhwQqzxqQY4A+sE=
Questão 13325
TJ - SC 2010 TJ Das Comunicações dos Atos, Processo de Conhecimento

É INCORRETO afirmar quanto aos efeitos da citação no processo civil:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+J94UpzsDEYhKewbQzMcc5HgDcsd98xPc=
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Questão 90412
ESAF 2006 ANEEL Gestão de Processos

Os processos podem ser classifi cados em diferentes categorias.

Assinale a opção correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+84ScMthMA59SOgrS+jWXN0BNFGVg0zPs=
Questão 99754
CESPE 2014 SUFRAMA Gestão de Processos

No que tange à gestão de processos e de projetos, julgue o item subsecutivo.

Um gerente que modifique a sequência de atividades geradoras de valor para determinado cliente estará alterando a essência de um projeto da organização.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19XslSBjW5Vzdg6zCBXw/eaoOrhajqVYzc=
Questão 81581
CESGRANRIO 2014 CEFET Gestão da Mudança e Aprendizagem Organizacional, Estrutura Organizacional

As empresas, na atualidade, precisam ter uma grande dinamicidade em função da necessidade de adaptação constante às novas exigências e cenários que o ambiente macroeconômico apresenta.

Essa adequação ocorre porque as empresas se caracterizam por serem sistemas

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ixU6N/3BblF7HRz3gTcp9WVHacCFWjEI=
GESTÃO DE PESSOAS
Questão 113281
ESAF 2016 ANAC Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. São processos básicos de gestão de pessoas, exceto os processos de

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+d2uQ+Ez4hzf7CNwXpLq26wffa80vjPnY=
Questão 95099
FCC 2015 CNMP Motivação

O uso das teorias sobre Motivação é visto como saída para melhorar o desempenho e a satisfação dos trabalhadores. Tendo em vista essa temática, é correto:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19qaWp7/br63Nn/4/lL/2KiU6jGjrKQOnc=
GESTÃO DE MATERIAIS/ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Questão 44123
CESPE 2013 ANTT Curva ABC, Gestão de Estoques

Acerca de gestão de estoques, julgue o item a seguir

Considerando que a figura acima representa a curva ABC de determinada empresa, é correto afirmar que os materiais enumerados por I, II e III são itens da classe A.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+aeuko6eEM2ge2oNqqBuwJ7yUFai8SKms=
Questão 79223
CESPE 2014 TRE Armazenagem e Movimentação, Gestão de Estoques, Almoxarifado

Com relação a controle de estoques, de recebimento e armazenagem de materiais, julgue o item subsequente.

 

Para que o processo de armazenagem seja eficiente, é necessário que o espaço físico do armazém seja organizado de modo a viabilizar o manuseio e o fluxo do material.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX196A+xgHoNQrwTpwKpJyOR2b8lx15+VC0I=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 37781
CESPE 2011 TJ Prazos de Envio e Devolução (PPA, LDO, LOA)

À Comissão Orçamentária Permanente do Senado Federal competem o exame e a emissão de parecer sobre planos e programas nacionais e regionais, cabendo à Comissão composta por deputados analisar e emitir parecer sobre os orçamentos das políticas públicas setoriais. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/pWltmalHtPmN2Ev4cQloC0R/GT77gzHY=
Questão 55157
ESAF 2010 CVM Prazos de Envio e Devolução (PPA, LDO, LOA)

A respeito dos prazos relativos à elaboração e tramitação da lei que institui o Plano Plurianual – PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e da Lei Orçamentária Anual – LOA, é correto afirmar:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19TkmjRHo8a5Mrl4bByjRFU2GpDPr0128U=
Questão 86720
CESPE 2014 ANATEL Planejamento e Orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO e LOA, Legislação Aplicável - Art. 165 da CF/1988 (Instrumentos de Planejamento Orçamentário), Legislação Aplicável, Introdução à Administração Financeira e Orçamentária e ao Direito Financeiro

No que se refere aos princípios de planejamento e de orçamento público, julgue o item seguinte.

 

A Constituição Federal de 1988 estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser composta por três tipos de orçamentos específicos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas estatais. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18kWWbBl1mn7YlvoRhejv8f+DZNlbZi6UQ=
Questão 49810
FCC 2006 TRE Ciclo Orçamentário

Em relação ao ciclo orçamentário anual, é correto afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+lan3H7z4w68x7gtdgcSteEhClWOmWvBU=
Questão 55163
CESPE 2010 INMETRO Orçamento Público: Conceito, Introdução à Administração Financeira e Orçamentária e ao Direito Financeiro

Em relação aos orçamentos públicos, é correto afirmar que não podem ser aplicadas aos projetos de leis orçamentárias todas as normas relativas ao processo legislativo previsto na CF para a elaboração de leis ordinárias.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX183IhWjUBFaQi/JyrVtDKvc6+Jc2FmFqSc=
Questão 49778
FCC 2005 TCE Planejamento e Orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO e LOA

Quando a lei orçamentária estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as despesas relativas aos programas de duração continuada, estará instituindo a espécie de orçamento denominado. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+1fWKAaHG8YxyUVbJr4jj4W8O7pskE7sw=
ARQUIVOLOGIA
Questão 73245
CESPE 2010 DPU Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes

Considere que os documentos de um determinado setor da DPU estejam organizados com base na procedência ou local. Nessa situação, o método de arquivamento adotado denomina-se

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Ge8pJ+RixVzz9Gy+ESospxNObsHc2O4g=
Questão 71731
CESGRANRIO 2015 BR DISTRIBUIDORA Arranjo, Descrição, Publicação, Referência, Arquivos Permanentes

Os princípios arquivísticos que orientam o trabalho de arranjo e descrição são pertinentes 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18YO6uLAhNwTwpFZ+fq0I0Jh06fDEhlI9g=
Questão 108345
CESPE 2016 DPU Rotinas de Protocolo, Protocolo, Arquivos Correntes

A respeito da gestão da informação e de documentos e dos tipos documentais, julgue o item que se segue.

 

Expedição e microfilmagem de documentos são tarefas do protocolo.


 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Sl3MnbJDF7+ojzq+TOvBYcwcRiPuv8NM=
Questão 57766
CESPE 2013 MI Arquivos - Conceitos e Definições

O material de referência ou informação não orgânica utilizado nos setores de trabalho, é considerado documento de arquivo. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19DrUpzgUQNoSoTmLBNsrJpDRUwUl1cINQ=
Questão 73207
CESPE 2014 SUFRAMA Instrumentos de Gestão Arquivística: plano de classificação e tabela de temporalidade, Arquivos Correntes

A destinação final dos documentos de arquivo em uma tabela de temporalidade pode indicar a eliminação física do documento ou, para documentos com valor secundário, sua guarda permanente.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/EEeSa42C4IucFc8Mi6riuQxsrs9vHgEo=