Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 8790
FCC 2012 TST Lei 8.112/90 - Regime Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

Em matéria de acumulação, nos termos da Lei no 8.112/90, considere:

I. A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.

II. A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

III. O servidor vinculado ao regime da Lei no 8.112/90, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.

Está correto o que se afirma em

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/dCPKY5/Z4k3pDeYGNF4TqCd4V8zooT+Q=
Questão 3083
FCC 2008 TRF Administração Direta, Organização da Administração Pública

Em conformidade com a doutrina dominante e quanto à posição que ocupam na estrutura estatal, os órgãos públicos classificam-se em

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19JBCHCz7fDfXCsuWBX3qqSKLpEdSttIzA=
Questão 31018
ESAF 2012 RFB Princípios da Administração Pública

 Determinado Município da Federação brasileira, quando da elaboração da sua lei orgânica, fez constar a seguinte norma:

“O Prefeito, o Vice-prefeito, os Vereadores, os ocupantes de cargos em comissão ou função de confiança, as pessoas ligadas a qualquer deles por matrimônio ou parentesco, afim ou consanguíneo, até o segundo grau, ou por adoção e os servidores e empregados públicos municipais não poderão contratar com o Município, subsistindo a proibição por mais seis meses após findas as respectivas funções.”

Analise a norma constante da Lei Orgânica, da referida municipalidade e, à luz da jurisprudência do STF, avalie as questões a seguir, marcando verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma delas.

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

 

( ) A lei orgânica do município é inconstitucional porque impõe restrições que não foram impostas pelo constituinte no inciso XXI, do art. 37, nem pela norma geral de que trata o inciso XVII, do art. 22 da CF.

( ) A municipalidade tratou, em sua lei orgânica, de preservar um princípio guia de toda a atividade estatal: o princípio da moralidade administrativa.

( ) A norma constante da lei orgânica em comento homenageia o princípio da impessoalidade.

( ) A norma inserta na lei orgânica do referido município fere a efetiva, real e isonômica competição.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+pch/n6ntZJr8yUrzAu66mTznEyVKWHpI=
Questão 42657
FUMARC 2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE-MG Classificação dos Atos Administrativos, Atos Administrativos

O ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta ao particular a execução de serviço público ou a utilização privativa de bem público denomina-se:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/gC8wCjScjUjMqIQyuFN19ENha7bWKqos=
Questão 84158
CESPE 2015 TRE Fundamento Constitucional, Objetivo e Finalidade, Licitações

Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

Determinado ente da administração pública deseja realizar procedimento licitatório para a contratação de serviços de segurança patrimonial armada para seu edifício sede.

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A contratação dos serviços pretendidos constitui forma descentralizada de execução de serviços públicos, por delegação, na modalidade terceirização.

Parte superior do formulário

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+APi/hStN31of7bU7s4st6+J6up8wlDEk=
Questão 42622
FCC 2014 AL Organização Social, Entes de Cooperação, Organização da Administração Pública, Licitações, Fundamento Constitucional, Objetivo e Finalidade, Modalidade de Licitação

Considere as afirmativas abaixo.

I. As organizações Sociais e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público quando recebem recursos repassados voluntariamente pela União estão obrigadas, nas aquisições de produtos e contratações de serviços com referidos recursos, adotar a modalidade licitatória denominada de Pregão, na forma eletrônica, devendo, necessariamente, justificar a adoção da forma presencial. 

II. A Lei nº 8.666/1993 prevê cinco modalidades de licitação, quais sejam: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão; a Lei nº 10.520/2002 disciplina nova modalidade licitatória, porém veda a aplicação subsidiária das normas da primeira. 

III. Em razão dos princípios da eficiência e da economicidade é facultado ao administrador combinar as modalidade licitatórias previstas na Lei nº 8.666/1993 para, com isso, alcançar a melhor contratação possível e implementar a denominada Administração de resultados. 

IV. A lei nº 8.666/1993 indica os critérios de aplicação da modalidade licitatória concorrência, que, nesse sentido, é obrigatória para o registro de preços a que se refere o seu artigo 15, § 3º , I, ressalvada a possibilidade de utilização do pregão, conforme artigos 11 e 12 da Lei nº 10.520/2002. 
Está correto o que se afirma APENAS em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/H8+MK7Pd8AND1mk/7JyONolmzIf/U63E=
Questão 3163
FCC 2012 MP Processo Administrativo no Âmbito da Administração Federal – Lei 9.784/99

A Lei de Processos Administrativos (Lei Federal no 9.784/99)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Y9rRD61B3kBYwojsvJsAaW8j7cWSCGIs=
Questão 80223
ESAF 2009 ANA Requisitos do Ato Administrativo, Invalidade dos Atos Administrativos, Atos Administrativos

Quanto ao regime jurídico a que se submetem os atos administrativos no ordenamento brasileiro, assinale a opção incorreta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+BTRSdfVpbuClTNeiNLCCm26PTV3XpvxQ=
Questão 31022
ESAF 2012 ATA Lei 8.112/90 - Disposições Preliminares do Cargo Público e Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

 Assinale a opção incorreta acerca da remoção.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+BXaVu9BtdK6f2rkFI4meImRKM/EZqjKQ=
Questão 84130
CESPE 2015 FUB Processo Administrativo no Âmbito da Administração Federal – Lei 9.784/99

Com base no que dispõem a Lei n.º 9.784/1999, o Estatuto e o Regimento Geral da UnB, julgue os itens que se seguem.

Considere que, em um processo administrativo, um servidor público federal tenha requerido a concessão de vantagem pessoal. Considere, ainda, que a administração tenha fixado prazo para que o interessado apresentasse os documentos necessários à análise do pedido formulado e que esses documentos não tenham sido entregues no prazo estipulado. Nessa situação, o processo deverá ser arquivado.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX199oMhcM/USMb9K27vUl1iBoDZOOPGsbCA=
Questão 37584
FCC 2012 TRF Lei 8.112/90 - Direitos e Vantagens, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

De acordo com a Lei no 8.112/1990, quanto às vantagens possíveis de serem pagas aos servidores federais, considere:

I. Quando são pagas indenizações, gratificações e adicionais, as gratificações e adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos previstos em lei.
II. As vantagens pecuniárias serão computadas e acumuladas para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título e idêntico fundamento.
III. Quando são pagas indenizações e adicionais, somente as primeiras são incorporadas ao vencimento ou provento, nos casos previstos em lei.

Está correto o que consta APENAS em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18TxbYM5cA1i/WPmk5My0PUNvJWLPaZDdw=
Questão 93690
CESPE 2009 ANAC Anulação e Revogação de Licitação, Licitações

Os efeitos produzidos pela declaração de nulidade do contrato administrativo não são retroativos. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19loOY3HS0UGsd+lft7coU7WAUZsteA8N4=
Questão 3159
FGV 2012 PC Lei 8.112/90 - Processo Administrativo Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

 Jorge, delegado, praticou ato passível, em tese, de aplicação de penalidade de demissão. Instaurado processo administrativo disciplinar (PAD), Jorge atuou em causa própria, dispensando representação por advogado. Ao final do PAD, foi aplicada a pena de demissão. Antes de proferida a decisão administrativa, houve trânsito em julgado de sentença prolatada em processo judicial de natureza penal, referente ao mesmo ato, no qual Jorge foi absolvido por falta de provas.

Jorge, então, interpôs recurso administrativo, no qual alegou:

I. que a decisão judicial, neste caso específico, deveria necessariamente repercutir sobre a decisão administrativa.

II. que houve nulidade no processo administrativo disciplinar, tendo em vista a ausência de defesa técnica, que resultou em evidente prejuízo, consistente na aplicação da pena de demissão.

Diante do caso narrado, assinale a afirmativa correta. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+5phKjUYBIxyRUp1WfwUqr6k1oWJv3PmU=
Questão 80160
ESAF 2007 PGDF Poder Hierárquico, Poderes Administrativos

A organização administrativa é baseada em dois pressupostos fundamentais: a distribuição de com­petências e a hierarquia. Nesse diapasão, quanto ao poder hierárquico, marque a opção incorreta:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX183NBcoIKrHCIEFjKsr/7ASvL5RSHBjoYE=
Questão 80241
ESAF 2004 CGU Requisitos do Ato Administrativo, Atos Administrativos

Entre os elementos sempre essenciais à validade dos atos administrativos em geral, cuja preterição acarreta a sua nulidade, o caso específico de uma autoridade haver revogado certa autorização anteriormente dada, sob a alegação, nesse ato revogatório não declinada, de versar matéria não vedada em lei, mas estar afeta a outro setor da Administração, caracteriza vício de 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+JpWZ46Nbq4omZ30ONysA5HlnnEGXTk1A=
RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 18600
FCC 2011 TRT Problemas de verdades e mentiras

Se Ana diz a verdade, Beto também fala a verdade, caso contrário Beto pode dizer a verdade ou mentir. Se Cléo mentir, David dirá a verdade, caso contrário ele mentirá. Beto e Cléo dizem ambos a verdade, ou ambos mentem.

Ana, Beto, Cléo e David responderam, nessa ordem, se há ou não um cachorro em uma sala. Se há um cachorro nessa sala, uma possibilidade de resposta de Ana, Beto, Cléo e David, nessa ordem, é:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19LrVNPlYJdqZt9f/GlTIvf1YOonrV+dh8=
Questão 48042
FCC 2013 TRT Teste de Hipóteses

Pretende-se pintar alguns dos 25 quadradinhos do quadriculado 5 × 5 mostrado na figura a seguir. 

O número máximo de quadradinhos que poderão ser pin- tados de modo que quaisquer dois quadradinhos pintados nunca possuam um lado em comum é igual a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19WzxE+p5/aRzOI92OXjYZ9ElLfsiAUqGU=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 20798
FCC 2009 TRT Do Supremo Tribunal Federal (Art. 101 a 103-B), Do Poder Judiciário (Art. 092 a 126), Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

No âmbito do controle de constitucionalidade, pode-se afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18g7YuO9unPG54k6AzTCeu1IKINFVD86rI=
Questão 40182
CEPERJ 2012 RIOPREVIDÊNCIA Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

No Brasil, é corriqueiro movimento pela adoção da pena de morte que, regra geral, não é admitida pela Constituição Federal. Admite-se a pena de morte no Brasil quando:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/hBfnmCtHnF9+x69ybKRMnYaRAqCOhYV4=
Questão 50171
VUNESP 2011 TJ Da Nacionalidade (Art. 012 a 013), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

A autoridade competente para declarar a perda e a reaquisição da nacionalidade brasileira é o:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18tA/WdHDuS4bsXrH3DqjFkVTWXRaZaGzk=
Questão 50006
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

A lei regulará a individualização da pena, a EXCEÇÃO:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/7QbAUTtyHIQKMdNVk6hXaohPawmli68s=
PORTUGUÊS
Questão 72547
FGV 2014 COMPESA Pontuação

“Em abril de 1886, eclodiram nos Estados Unidos diversas greves”.

 

Assinale a opção que indica a forma de reescrever esse segmento do texto que mostra pontuação inadequada.

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+nyMGfbatPDRRmgHw6k4GLUr8BaAOLwD8=
Questão 114129
VUNESP 2016 UNESP Semântica e Vocabulário, Inferência, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A expressão “estereótipos de gênero” (1º parágrafo) tem o sentido de

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19f4slCdPIRchjIGb/t7pNniul5ECjY/6w=
Questão 79051
FCC 2015 CNMP Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

O segmento do texto reescrito com correção gramatical e lógica encontra-se em: 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19ASujUmoDrz6lBxIQje/AJXjMoU3DwUOU=
Questão 112846
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE FREDERICO WESTPHALEN - RS Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Em relação a propostas de alteração de vocábulos do texto, analise as seguintes assertivas:

 

I. Supressão de ‘contemporâneos’ (l.25).

II. Substituição de ‘mas’ (l.32) por ‘porém’.

III. Supressão de ‘pelo menos’ (l.39).

 

Quais NÃO alteram o sentido da frase em que estão inseridos?

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/fcH+CU9bjr4NEa6MISWu/Q03WkOFoOAg=
Questão 34197
COPEVE - UFAL 2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE PENEDO-AL Redação de Correspondências Oficiais

A nota escrita pela qual uma autoridade dá solução a um pedido ou encaminha a outra autoridade pedido para que decida sobre o assunto é chamada:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/xvLs83q9GOJd9Tx5TkEWA5+J5iZd5MdI=
Questão 115316
MP - RS 2016 MP Pontuação, Crase

Considere o seguinte período e as correções abaixo apontadas para ele:

 

Durante a sessão na Assembleia, recomendou-se que a lei orçamentária desse tratamento prioritário a área de atendimento à criança, conforme o previsto no art. 4º, par. único da Lei nº 8.069/90, e o art. 227, caput da constituição federal.

 

1. A palavra sessão deveria grafada secção.

2. Deveria haver crase no a que precede área.

3. Deveria haver vírgula tanto após par. único quanto após caput.

4. O termo constituição federal deveria ser grafado com maiúsculas.

 

Quais correções deveriam ser realizadas? 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19YzMcFnWiCP0L2MDyBHE2Ks3zbc4EpYw8=
Questão 38831
CESPE 2013 TCE Redação de Correspondências Oficiais

No item a seguir, é apresentado um fragmento de correspondência oficial. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem ao tipo de documento oficial identificado entre parênteses.

Como é do conhecimento de V. S.ª, a Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, órgão de educação corporativa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, tem como finalidade a capacitação de agentes públicos que integram o corpo técnico do Tribunal e dos órgãos e entes jurisdicionados.(ofício)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+kS/5cDrHfrRl0+hKUbPqBK5WEWiOsybg=
Questão 85666
FUNDATEC 2015 BRDE Elementos Referenciais , Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A questão a seguir refere-se ao 

 

Sobre  o  uso  de  pronomes  no texto,  analise  as  assertivas  que  seguem, assinando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

(  ) Na  linha  03,  o  pronome você refere-se  ao leitor  do  texto,  portanto,  seu  referente  é externo ao texto.

(  ) O  pronome Elas (l. 08)  refere-se a um termo que  o  precede,  estando  contido no mesmo parágrafo.

(  ) Na  linha  27,  a  ocorrência  do  pronome ele tem referente no parágrafo anterior.

 

A  ordem  correta  de  preenchimento  dos parênteses, de cima para baixo, é:

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19MJGmLcutMhLCBVGAqpCoTXLGlyorbhX4=
Questão 96010
AOCP 2015 TRE Pontuação

Leia o texto e responda à questão abaixo:

 

No texto, o período “É uma maneira de expressar a vontade que a gente tem. Acho que um voto pode fazer a diferença” encontra-se entre aspas para indicar

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/fWKXSr3+vOk8j/72Rfjry0DFzBwDzxBs=
Questão 71373
CONSULPLAN 2013 PM Acentuação Gráfica

 

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª em relação à razão do acento gráfico.

 

1. Hiato

2. Proparoxítonas

3. Oxítonas terminadas em “a”, “e” e “o”

 

( ) vítima, próxima

( ) Amapá, Macapá

( ) sábado, quilômetros

( ) destruída, atribuído

 

A sequência está correta em

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18t7GWAyUIhlfJS3CEjFj34PI1a7b2BNMo=
MATEMÁTICA
Questão 48074
FCC 2013 TRT Regra de Três Simples, Razões e Proporções, Unidade de Tempo, Sistemas de Medidas

Em um tribunal já era sabido que 7 técnicos administrativos poderiam arquivar um lote de processos em exatas 12 horas e 36 minutos. Para agilizar esse serviço outros 5 técnicos foram chamados para se juntarem aos demais no serviço de arquivamento do lote de processos.Com a providência de chamar outros técnicos, o tempo economizado para o arquivamento do lote de processos foi de:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19M8MeMBWpkfIFccZXihOmS+eI0Fqz8yac=
Questão 72065
VUNESP 2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES-SP Problemas Algébricos e Aritméticos, Equação de 1° Grau, Matemática Básica, Equações

Uma pessoa abriu uma conta corrente em um banco, na 2.ª feira, e depositou certa quantia em dinheiro. Na 3.ª feira, retirou R$ 120,00, na 4.ª feira, depositou R$ 500,00 e, na 5.ª feira, retirou R$ 250,00, ficando com um saldo positivo de R$ 380,00. A quantia depositada na abertura da conta foi de

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+K8l9Tey4uORafV8+HjHFFIM4wVHgbOyc=
Questão 103488
FCC 2016 TRT Divisão Proporcional, Razões e Proporções

Paula e Renata gastaram, juntas, R$ 48,00 na compra de bilhetes de uma loteria, sendo que Paula contribuiu com R$ 12,00 dessa quantia. As duas foram sorteadas, ganhando um prêmio de R$ 120.000,00. Na partição desse prêmio entre elas, que foi feita proporcionalmente ao dinheiro que cada uma deu na compra dos bilhetes, Renata ficou com

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+3dgRN4SpCu70PneCmjCTlUW7mG8Y27gI=
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Questão 100990
MSGÁS 2015 MSGÁS Da Apelação, Da Forma dos Atos Processuais , Das Partes e dos Procuradores

De acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta:

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18cLtvzuF6rcs2CxEBpf8oRstDVeWEtY+c=
Questão 8035
FGV 2012 OAB Da Forma dos Atos Processuais , Processo de Conhecimento

Os atos processuais não dependem de forma determinada, salvo se a lei expressamente o exigir e, ainda que realizados de outro modo, serão reputados válidos se preencherem a finalidade essencial. A respeito do tema, é correto afirmar que 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+aUAPjF7Jslpg/kBzRydyqDdXBMsvZcWM=
Questão 8342
CESPE 2012 TJ Das Comunicações dos Atos, Processo de Conhecimento

A respeito de citação, assinale a opção correta. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19HiFI+ATXQStvab0KwznvZwQVBpugj9L4=
Questão 13291
FCC 2012 TRF Das Comunicações dos Atos, Processo de Conhecimento

Num processo há dois réus: Paulo, que foi citado pelo correio, em 20/02/2011, tendo o aviso de recebimento sido juntado aos autos em 02/03/2011; Pedro, que foi citado pessoalmente, em 10/03/2011, tendo o oficial de justiça certificado o cumprimento do mandado de citação em 11/03/2011, tendo o mandado de citação sido juntado aos autos em 20/03/2011. Nesse caso, começa a correr o prazo para Paulo da data:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/piEGaQotHEfGRf8chPxalmBV2KyjHwgA=
Questão 34429
VUNESP 2013 TJ Dos Prazos , Processo de Conhecimento

Considerando as disposições do Código de Processo Civil sobre prazos, é correto afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX189syQMan5jBtr4USe0dnyQEaSdx85Br2k=
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Questão 14735
CESPE 2012 TJ Excelência no Serviço Público

Acerca dos preceitos da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

O processo de avaliação da gestão pública, realizado pela Secretaria de Gestão Pública (SEGEP), é uma ferramenta que identifica os pontos fortes e os aspectos gerenciais menos desenvolvidos nas organizações públicas.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19ZWofGxMm/ENFWPk2qm3IGAmIKGxxI8is=
Questão 14650
CESPE 2013 ANP Departamentalização, Organização, Processo Organizacional

Julgue os itens seguintes, referentes aos tipos de departamentalização.

A departamentalização funcional organiza o trabalho e os funcionários em áreas de especialização distintas. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX192YxIkvqFeoMbHyANn8Ce1X117rfraSP0=
Questão 14564
CESPE 2010 ABIN Gestão de Processos

A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.

A gestão de processos inclui-se na visão sistêmica de administração pública, na qual predomina o foco na estruturada organização. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+G7Ts7sLb8/47DGkX4gPrBpUxNAz1K/8c=
GESTÃO DE PESSOAS
Questão 27361
CESPE 2010 ABIN Cultura Organizacional, Comportamento Organizacional

A respeito do clima e da cultura organizacionais, julgue o item subsecutivos.

A cultura organizacional pode decorrer da criação consciente de padrões, valores e princípios dos criadores da organização.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX185DPd8CR4QPMFR3iuzZE9a0uOKrv73TIE=
Questão 42408
CESPE 2014 PF Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.

A tarefa essencial da gestão de pessoas, influenciada pela escola de relações humanas, é criar condições e oportunidades para que as pessoas possam atingir da melhor forma seus objetivos pessoais, dirigindo os próprios esforços em direção aos objetivos da organização. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/L3UzY0Geqe9ggyWR907dxEB0s8FPuaA4=
GESTÃO DE MATERIAIS/ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Questão 82805
CESPE 2014 MTE Compras

No que se refere ao cadastro de fornecedores, julgue o próximo item.

A seleção de fornecedores, uma atividade secundária do processo de compras, não afeta diretamente a qualidade do produto e do serviço final.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1//BOdJz76cHnDqBfaR2G7p/k3Yf6T/EoQ=
Questão 81781
CESPE 2008 PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES Níveis de Estoque e Reposição, Previsão de Estoques, Gestão de Estoques

Julgue o item a seguir, que trata da administração de materiais.

O estoque da demanda dependente é um sistema de controle em que a chegada de um material é programada para o momento exato de sua utilização.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX183PyjCHRzRmkpfkOdTs3gFeKPsDoXQWAw=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 55088
CESPE 2008 TCE Planejamento e Orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO e LOA

Julgue o item: O instrumento de organização da ação governamental, que visa à concretização dos objetivos pretendidos, é mensurado por indicadores estabelecidos no PPA.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+JsKf5tb6cI9oDvB6RG6tzvO1KY1CUQgc=
Questão 35586
CESPE 2012 FNDE Restos a Pagar, Legislação Aplicável, Introdução à Administração Financeira e Orçamentária e ao Direito Financeiro

Julgue o item seguinte, a respeito de receitas e despesas públicas.

Os restos a pagar, assim como os serviços da dívida a pagar, integra a dívida flutuante.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1807gsLcaC4aA8j0TeMUpHAXFeetyQeJBs=
Questão 55118
CESPE 2008 TCU Planejamento e Orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO e LOA

A lei que institui o plano plurianual (PPA) deve estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e para outras delas decorrentes. Contudo, não existe um modelo legalmente instituído para organização, metodologia e conteúdo dos PPAs.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/cc/yTQrUWtWJVNpytFDxYNWTWSqrtbw0=
Questão 55142
CESPE 2010 ABIN Planejamento e Orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO e LOA

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve compreender as metas fiscais e prioridades da Administração Pública Federal e dispor sobre as alterações na legislação tributária.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+jzbgwrUGbjvOOZIWyHGQ6+oXsFqUkAWU=
Questão 86745
CESPE 2013 TRF Ciclo Orçamentário

No Brasil, o órgão que tem competência exclusiva para julgar anualmente as contas prestadas pelo presidente da República é

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19W9zMt4kZRegEmhRiJD67GyeEPT71sC1g=
Questão 37739
ESAF 2010 MPOG Planejamento e Orçamento na Constituição Federal de 1988: PPA, LDO e LOA

Assinale a opção falsa a respeito da Lei Orçamentária Anual de que trata o art. 165 da Constituição Federal. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Y5wU1GoMd2E3YIg7734hPT8YXQJf2lk8=
ARQUIVOLOGIA
Questão 57288
UPENET 2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULISTA-PE Métodos de Arquivamento, Arquivos Correntes, Arquivamento

De acordo com os métodos de arquivamento, pode-se organizar os documentos da seguinte forma:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18AVbJi8QFZoSAXYnGGSK9BXi9L8H2Ttf4=
Questão 57866
CESPE 2012 ANCINE Rotinas de Protocolo, Protocolo, Arquivos Correntes

Os documentos recebidos por uma organização pública devem ser registrados no setor de protocolo. A exceção são as correspondências (cartas, ofícios, avisos). 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/FVGPj9GurMwnzDvv1hsp6PCfsdvCVcu8=
Questão 57875
CESPE 2014 ANATEL Rotinas de Protocolo, Arquivos Correntes, Protocolo

As atividades de recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação são de responsabilidade do arquivo permanente.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+hDB0t4QpSjuQpid708GG5ryJAXYxRxkk=
Questão 57810
CESPE 2014 MDIC Arquivos x Bibliotecas

Os documentos de interesse da instituição que tenham sido adquiridos por meio de compra, doação ou permuta deve ser considerados como arquivos. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX197jdTC8Z3QkoiSCpMe4GkDrmXwS34NbRc=
Questão 57784
CESPE 2011 EBC Classificação dos Arquivos, Arquivos - Conceitos e Definições

Arquivo de engenharia é considerado um tipo de arquivo especializado.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/fyjD/3z8fjhCsJIYgHR2k4gWrcRUgmro=