Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 121248
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguinte condutas:

I. Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.

II. Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.

III. Frustrar a licitude de concurso público.

IV. Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

V. Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

De acordo com a Lei no 8.429/1992, constituem atos de improbidade administrativa que causa lesão ao erário especificamente as condutas indicadas APENAS em

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19IDrVJ+tqjP9mUX9ZQqAXNNY4W7YHzLrs=
Questão 121246
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Marcia estagiava no gabinete do desembargador de determinado Tribunal. Auxiliava o assessor na inclusão dos votos nos processos e no sistema de acompanhamento de processos, razão pela qual recebia aqueles documentos antes de se tornarem públicos. Passado certo tempo desde o início do estágio, passou a adulterar algumas decisões a pedido de interessados, recebendo, para tanto, remuneração significativa. A conduta de Marcia

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX190iwD8N8kHmRfklkEOg5j+CJLVyqg4oLA=
Questão 121247
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguintes hipóteses:

 

I. José Carlos, não sendo agente público, induziu seu primo Douglas, servidor público federal, à prática de ato de improbidade administrativa.

II. Horácio, não sendo agente público, concorreu para a prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua amiga Tábata, servidora pública federal ainda não estável.

III. Isabel, não sendo agente público, se beneficiou indiretamente pela prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua vizinha, Sofia, que exercia cargo em comissão na empresa pública “X”.

 

Nesses casos, as disposições da Lei nº 8.429/1992 serão aplicáveis, no que couber, a 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Thb09MPLSRinVtLvE0fjDD5aA02FzcJs=
Questão 121250
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Márcio, servidor público federal, negou publicidade aos atos oficiais. Leonardo, também servidor público federal, deixou de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação. Nos termos da Lei n° 8.429/1992, considerando estritamente as condutas narradas, bem como que ambas foram praticadas com dolo, 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19NavwyN2yrwoyZezVy3J5RLszGpISgyT8=
RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 120063
FCC 2018 SABESP Sequência de Letras, Sequências Lógicas

Na geração automatizada de um teste, 200 perguntas de múltipla escolha são sorteadas por um software dentre milhares disponíveis em um banco de questões. Sorteada a sequência das 200 questões, suas alternativas são reordenadas para gerar os diferentes gabaritos.


Em certa ocasião, houve uma falha na execução do software, que gerou um gabarito em que as alternativas corretas das questões seguiam um padrão, como pode ser notado nas primeiras 13 questões exibidas a seguir:
De acordo com esse gabarito, a resposta correta à questão 200 é a alternativa 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/QwIyelO7HHawzJ6Ncr9V8PykSFGVnnKA=
Questão 120062
FCC 2018 SABESP Tabela-verdade, Lógica de argumentação, Equivalência contrapositiva, Fundamentos de lógica, Equivalência lógica e negação de proposições compostas

A respeito de um objeto, sabe-se que:

− se é pequeno, então é escuro;

 − se é quadrado, então é de papel;

− se não é pequeno, então não é quadrado.


Se o objeto é quadrado, é correto afirmar que ele é 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+5zbTDqaRuOY3JKdTmEnUE4geOAeia8pQ=
Questão 43718
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Sequência de Imagens e Figuras, Sequências Lógicas

Cinco cartas, inicialmente dispostas como na figura, serão embaralhadas. Em cada embaralhamento, a primeira carta passa a ser a segunda, a segunda passa a ser a quarta, a terceira passa a ser a primeira, a quarta passa a ser a quinta e a quinta passa a ser a terceira. 

Qual será a primeira carta após 2012 embaralhamentos?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+7XApCuJYphx94Jhxka8W2C+/60F3zS+0=
Questão 120067
FCC 2018 TRT Equivalências da condicional e disjunção inclusiva, Equivalência lógica e negação de proposições compostas

Se o veículo ultrapassar os 50 km/h, então seu motorista será multado.

Uma afirmação equivalente à afirmação anterior é:

   




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19G7NohfPXcd8tMDkfMZgfTOJw8+x5nH8k=
Questão 120066
FCC 2018 Prefeitura de São Luís – MA Problemas envolvendo jogos esportivos


Na primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol da série D, cada equipe disputa 6 partidas, recebendo, em cada jogo, 3 pontos em caso de vitória, 1 ponto em caso de empate e nenhum ponto em caso de derrota. Uma das equipes participantes marcou 4 gols e sofreu 4 gols nesses 6 jogos. O total de pontos que essa equipe conquistou na primeira fase do campeonato pode ser, no máximo, igual a





 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18x9PD2oLddX+Nco00/qnlV09EJrfP3Lzg=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 21161
FCC 2009 TCE Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Ao dispor sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituição da República admite, expressamente, que seja objeto de acordo ou convenção coletiva de trabalho:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ZcK4FBIiWnX7saCHfarqwbZ6cSBWKz5s=
Questão 173961
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Dos Direitos Políticos (Art. 014 a 016), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Considere que o indivíduo A, brasileiro naturalizado, de 31 anos, alfabetizado, em pleno exercício de seus direitos políticos, pretende se candidatar ao cargo de Senador. Considere que o indivíduo B, brasileiro naturalizado, de 32 anos, alfabetizado, em pleno exercício de seus direitos políticos, pretende se candidatar ao cargo de Governador de Estado. Diante desse quadro, em decorrência das eleições que ocorrem neste ano,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19O7v0e0bT43mQybenKsC/Pn4+xmL42uIc=
Questão 173960
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Dos Direitos Políticos (Art. 014 a 016), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

A respeito do que estabelece a Constituição Federal sobre a nacionalidade e os direitos políticos,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/d5JuYWp6PQjVQ0wvE7e7F/fDKf6x7GB8=
Questão 173970
FCC 2019 TRT Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Simão e seus primos Silas, Moisés e Diego pretendem trabalhar na empresa W objetivando juntar recursos financeiros para uma viagem internacional quando completarem 15 anos de idade. Considerando que Simão possui quatorze anos e dois meses de idade, Silas possui treze anos, Moisés doze anos e Diego quatorze anos e seis meses de idade, de acordo com a Constituição Federal,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18sXbxBIAYD6VEbrYFkB+rX4o75JtomIkg=
PORTUGUÊS
Questão 120988
FCC 2018 ADAGRI Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Diógenes de Sínope viveu no ano 336 a.C., em Corinto. Alexandre Magno, rei da Macedônia, foi ao seu encontro, para satisfazer o desejo de falar com o grande sábio. Ao encontrá-lo, disse-lhe: − Sou Alexandre, rei da Macedônia.

E aproximou-se tanto do velho filósofo, que sua sombra se projetou sobre ele.

Respondeu Diógenes: − Eu sou Diógenes, o cínico.

Alexandre, vendo o estado de fragilidade material do velho filósofo, que não acreditava em bens materiais, disse-lhe: − Ó Diógenes, formula um desejo, e eu farei com que ele se cumpra, por mais difícil que seja!

Entre os dois, estabeleceu-se um silêncio. Diógenes encontrava-se na mesma posição, à sombra do rei da Macedônia. E respondeu: − Afasta-te, não me tapes o sol.

Alexandre atendeu ao pedido e afastou-se rapidamente.

A resposta de Diógenes ficou para a história, como expressão de humildade, desapego e desprendimento. Ele não queria mais do que a luz do sol, um bem que não precisava do poder do rei para ser usufruído.

 

(Adaptado de: NETO, Aureliano. Sei lá, a vida tem sempre razão. www.oprogressonet.com)

 

“E aproximou-se tanto do velho filósofo, que sua sombra se projetou sobre ele.”

A atuação combinada dos vocábulos em destaque articula as orações, na ordem dada, numa relação de

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+0pRJfKFxvbeKf1Mu0oL5yD5rkIVabZg4=
Questão 122195
CESPE 2017 TRE Tempos e Modos Verbais/Verbos

Pode-se dizer que a cidadania é essencialmente consciência de direitos e deveres e exercício da democracia: direitos civis, como segurança e locomoção; direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação etc.; direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos etc. Não há cidadania sem democracia. O conceito de cidadania, contudo, é um conceito ambíguo. Em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão estabelecia as primeiras normas para assegurar a liberdade individual e a propriedade. Nascia a cidadania como uma conquista liberal. Hoje, o conceito de cidadania é mais complexo. Com a ampliação dos direitos, nasceu também uma concepção mais ampla de cidadania. De um lado, existe uma concepção consumerista de cidadania (direito de defesa do consumidor) e, de outro, uma concepção plena, que se manifesta na mobilização da sociedade para a conquista de novos direitos e na participação direta da população na gestão da vida pública, por meio, por exemplo, da discussão democrática do orçamento. Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.

Moacir Gadotti. Escola cidadã – educação para e pela cidadania. Internet: (com adaptações).


A A correção gramatical, a coerência e o sentido do texto seriam mantidos caso a forma verbal “tem ajudado” (R.22) fosse substituída por

A vem ajudando.

B ajudou.

C ajudaria.

D vinha ajudando.

E pode ajudar.

“Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.”

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+U5/XjO+o4lWps2gKR6zUBjlrQHY/zNqM=
Questão 110794
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Pontuação

Assinale a opção que indica a frase que se encontra na ordem direta. 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX183/KHfA+jyY+UAYT5FrbeaDmxZwpGqzPY=
Questão 108520
CESPE 2016 TRE Sintaxe da Oração (Análise Sintática), Concordância Nominal e Verbal

Ainda com relação aos aspectos linguísticos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:..., assinale a opção correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19S3HHh+ISF+j8RBas4yjq8y1PTH2yvfT4=
Questão 110783
FGV 2016 IBGE Semântica e Vocabulário

A frase em que a redundância está ausente é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19rsKE7DDyoCMDclL9sQRJuArsDqWnLRVI=
Questão 127404
FAURGS 2017 BANRISUL Vozes Verbais

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Nas alternativas a seguir, algumas orações que no texto estavam na voz ativa foram reescritas na voz passiva. Qual das propostas de reescrita abaixo NÃO é gramaticalmente correta?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19X5lauHmYYhItb7JkE0Yn1+D/5jo7qPq4=
Questão 121190
FCC 2018 AGED/MA Conotação e Denotação, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Paisagens e riquezas

1.      Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos. Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região, fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de 5.café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados. Com frequência, essas paisagens vegetais faziam parceria com instalações industriais, deixando clara a proeminência do agronegócio em nosso país.

Como sou sentimental, não me rejo apenas pelo aspecto econômico dos 10.bons negócios; deixo-me envolver pela sedução poética que os quadros exercem sobre mim. Lembro-me, por exemplo, da melancolia com que vi desaparecem os algodoais, que regularmente floresciam com suas vestes brancas, para darem lugar ao verdor da cana mais prosaica, que viraria álcool.

“O Brasil se dá ao luxo de plantar seu combustível”, diziam, não sem 15.razão, os nacionalistas mais entusiasmados. O fato é que nosso país está habilitado a explorar e produzir uma inimaginável gama de riquezas, a partir da diversidade de suas terras, de seus climas, de seus relevos. Por conta dessas variações, são múltiplas também as atividades pecuárias e as industriais, que a elas se atrelam.

20.    O lugar-comum de que o Brasil é um país generosamente atendido em suas formações naturais confirma-se com as paisagens tão variadas que desfilam diante do viajante. É desafio nosso cultivar, processar e distribuir com empenho os produtos dessa riqueza disponível. (Percival de Holanda, inédito)

 

Num texto orientado para informações objetivas, pode haver observações que vão além da pura objetividade ou constatação de fatos, tal como ocorre com ambos os segmentos indicados em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+FCjMahOkn/fQpJKfTrGghbUyVUcjIts0=
Questão 121191
FCC 2018 AGED/MA Semântica e Vocabulário

Paisagens e riquezas

1.      Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos. Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região, fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de 5.café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados. Com frequência, essas paisagens vegetais faziam parceria com instalações industriais, deixando clara a proeminência do agronegócio em nosso país.

Como sou sentimental, não me rejo apenas pelo aspecto econômico dos 10.bons negócios; deixo-me envolver pela sedução poética que os quadros exercem sobre mim. Lembro-me, por exemplo, da melancolia com que vi desaparecem os algodoais, que regularmente floresciam com suas vestes brancas, para darem lugar ao verdor da cana mais prosaica, que viraria álcool.

“O Brasil se dá ao luxo de plantar seu combustível”, diziam, não sem 15.razão, os nacionalistas mais entusiasmados. O fato é que nosso país está habilitado a explorar e produzir uma inimaginável gama de riquezas, a partir da diversidade de suas terras, de seus climas, de seus relevos. Por conta dessas variações, são múltiplas também as atividades pecuárias e as industriais, que a elas se atrelam.

20.    O lugar-comum de que o Brasil é um país generosamente atendido em suas formações naturais confirma-se com as paisagens tão variadas que desfilam diante do viajante. É desafio nosso cultivar, processar e distribuir com empenho os produtos dessa riqueza disponível. (Percival de Holanda, inédito)

 

 Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ZytLwRKDN5LyGosxhIEQHD4sf+RnCUNQ=
Questão 115722
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Os pronomes pessoais “o, a, lhe, si, consigo” pertencem a terceira pessoa do singular. A qual tipo de pronome pessoal pertencem essas formas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18sSqTdEV3wyfAAt7YgK/OLFZnr5PGiGyg=
Questão 115047
IAUPE 2016 PM Concordância Nominal e Verbal

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18LXorM59ZIejOGCzwGfSCNKgtW57a7+wQ=
Questão 122196
CESPE 2017 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações).


Acerca do papel das conjunções na organização argumentativa do texto, julgue os itens subsequentes.

I A conjunção “porque” combina duas orações que mantêm entre si uma relação de causalidade. (“São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos.”)

II A conjunção “como” indica uma comparação entre as afirmações das orações por ela conectadas. (“Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos.”)

III A conjunção “Logo” introduz um período que explica o raciocínio apresentado em períodos anteriores. (“Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.”)

IV A conjunção “entretanto” estabelece relação de contraposição entre os conteúdos das orações por ela combinadas. (“É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.”)

Estão certos apenas os itens

A I e III.

B I e IV.

C II e III.

D II e IV.

E III e IV.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+bj93kubG2aHXG/EEJKRCwrLqLmu39hLE=
Questão 122198
CESPE 2017 TRE Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações).


Assinale a opção que apresenta termo que desempenha a mesma função sintática que “a razão” no texto. (“É evidente que não se sabe, ao certo, a razão...”)

A “o mesmo” – “o resultado final é o mesmo”  

B “votos estéreis” – “São considerados, portanto, votos estéreis”

C “o Tribunal Superior Eleitoral” – “como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral”

D “dúvida” – “não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.”

E “resultado” – “os votos em branco e os nulos são votos que não produzem resultado”

Frase original – a  razão = sujeito (Que é que não se sabe? A razão)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19dy/jhJZSf/pulR4yh5OxCfqOkX4I8pD0=
Questão 110791
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

Assinale a opção que indica a frase em que a preposição de tem sua presença na frase por uma exigência de um termo anterior.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+RIcccMkpVglxuDcQXfJwhio8gU81Ck50=
Questão 115674
IBFC 2016 COMLURB Pontuação

Em textos em Língua Portuguesa sabe-se que a alteração de pontuação pode prejudicar a organização do texto e, muitas vezes, mudar o sentido da frase. Leia a sentença abaixo e indique a alternativa em que a alteração da pontuação mantém o texto correto:

 

“O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de  Segurança  do  Trabalho,  Médico  do  Trabalho  e Enfermeiro do Trabalho.”

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+68nWctdXi6l1FbH463VJqYogTtt+0F8o=
Questão 127409
FAURGS 2017 BANRISUL Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

O artigo indefinido pode ser empregado para conferir a um substantivo um significado genérico, atribuindo-lhe a representação de toda a espécie. Exemplo desse tipo de significação contextual é a expressão


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/8yBH8sKkgnuNW3no8fhTIp8ZFmSRdS7Y=
MATEMÁTICA
Questão 114291
VUNESP 2016 UNESP Estatística, Representação e Análise de Dados

O gráfico a seguir mostra a variação das médias anuais da qualidade do ar em Pequim de 2008 a 2015.

 

 

Analisando o gráfico, é correto afirmar que, no período considerado, a qualidade de ar

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+HhXxsiuHmERi5RoMgM0y9bHnfiFTLRHc=
Questão 114284
FUNRIO 2016 IF-BAIANO Matemática Básica, Teoria dos Conjuntos

Foram realizados testes com uma amostra de 380 produtos produzidos por diversos fabricantes distintos. Os testes mostraram que os produtos avaliados apresentavam vários problemas, sendo os principais a “inconformidade com relação ao peso”, os “problemas na embalagem do produto” e “informações  insuficientes  sobre  a  composição  do  produto”.  Os resultados da pesquisa são os seguintes:

 

I – 50 apresentaram inconformidade com relação ao peso;

II – 120 apresentaram problemas na embalagem do produto;

III – 280 apresentaram informações insuficientes sobre a composição do produto;

IV – 10 apresentaram inconformidade com relação ao peso e problemas na embalagem do produto;

V – 40 apresentaram problemas na embalagem e informações insuficientes sobre a composição do produto.

 

Logo, a quantidade máxima de produtos que apresentou problemas de inconformidade com relação ao peso e informações insuficientes sobre a composição do produto foi

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18SJJUy4hxbaTjMEEI0MMCe0KIo8yB8hiM=
Questão 114293
VUNESP 2016 UNESP Matemática Básica, Mínimo Múltiplo Comum, Fatoração

Gilberto e Guilherme treinam bicicleta juntos em um circuito de 3 240 metros de extensão. Após o aquecimento, saem juntos do início do trajeto às 9:00h e encerram o treinamento após se encontrarem outras seis vezes no início do trajeto. Supondo que durante todo o treinamento, a cada segundo, Gilberto e Guilherme percorrem 6 metros e 9 metros, respectivamente, então é correto afirmar que o treino se encerrará às

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/6Exs8CZumqlAYGW5uD9Jri0a699X5Li8=
Questão 119226
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Teoria dos Conjuntos, Matemática Básica

Considere três conjuntos A, B e C, tais que:

•Os conjuntos B e C são disjuntos, isto é, B n C =  (/).

•n(A u B U  C)  = 100.

•n( B\ C)  = 15.

•n(A  n C)  = 10.

•n(A u B) =  60.

Nestas condições, é correto afirmar sobre o conjunto C que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/tg/WS2jq00ZgbeRyJWPSimKEyVtUfOcM=
Questão 119224
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Mediana, Média Aritmética, Estatística

Em uma pesquisa realizada pela Empresa X, seis candidatos  de  um  concurso foram entrevistados a fim de verificar quantas horas  diárias  dedicavam  aos  estudos durante a preparação para uma prova. Os dados coletados estão apresentados  na tabela a seguir.

          Nome do candidato   Artur   Bruna  Carlos Daiana  Eduardo  Fernanda           

          Tempo diário de estudo   horas   4h   7,5h   3h    7h     8h     6,5h      

Sobre estes dados e neste contexto, é correto afirmar que a mediana do tempo diário de estudo destes candidatos, em horas, é igual a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18HET7kslNmWzLp6Pa7vaZExYAIz0AC5GE=
Questão 114205
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Séries Numéricas, Progressões

Assinale a alternativa que completa a sequência:

10-12-14-17-20-22-24-27-30-32-34-(___)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX188RKXTWo3RZXO0WE82vRk9dmoFcjlEAoE=
Questão 119223
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Razão e Proporção, Porcentagem, Razões e Proporções

Em uma urna estão 6 bolas verdes, 10 bolas amarelas e 14 bolas azuis. Quantas bolas verdes devem ser inseridas nesta urna, de modo que o número de  bolas verdes corresponda a 52% do número de bolas na  urna?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX196h4zaH+almBhHbpjMZuRKkr3TQLbafkU=
INFORMÁTICA
Questão 120133
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE TORRES-RS Navegadores Conceitos Gerais, Linux, Sistemas Operacionais, Navegadores, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

São navegadores utilizados no Sistema Operacional Linux:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/yQh+ax2L5CTdcCKjNvHtgOQ6YCVvht/8=
Questão 121034
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Microsoft Excel 2010, Microsoft Excel, Planilhas Eletrônicas

No processo de edição de uma planilha no Microsoft Excel 2010, um usuário realizou o seguinte procedimento:

• selecionou a célula C10, preenchida com um valor numérico;

• acionou o atalho CTRL +C para copiar o conteúdo da célula C10;

• selecionou a célula D10 e acionou o atalho CTRL + V ;

• acionou o atalho CTRL + B para salvar a planilha.

Tendo como referência essas informações, é correto afirmar que, após o procedimento realizado,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19MTOt4SXQWmSvQ1fKqIAuKbf3BYbOoeGU=
Questão 119211
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Hardware, Software, Conceitos Básicos de Informática

O hardware da maior parte dos computadores atuais é baseado  na implementação  da arquitetura de Von Neumann. Um dos principais componentes da arquitetura mencionada é a Unidade Lógica e Aritmética (ULA). No contexto prático, dentre as alternativas  abaixo, a ULA é responsável  por executar a operação  de:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19KkoQX/d91B6V8iWpwAhgtynhBwMuowFs=
Questão 120094
FUNDATEC 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR Microsoft Word 2010, Microsoft Word, Editores de Texto

Analise os seguintes ícones do Microsoft Word 2010:. Assinale a alternativa que representa, respectivamente, as funcionalidades desses ícones.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18LEGXgjGbHAMeIxtNLTecR2rVmSIrJLnA=
Questão 119212
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais

O Painel de Controle do Windows 7 pode ser organizado em categorias de funcionalidades para facilitar ao usuário a localização e execução de tarefas administrativas do sistema  operacional.  Neste contexto,  quando se deseja  remover o status de administrador de um usuário do sistema operacional, deve-se acessar o grupo:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18GvyeOaIxzyvDq8cXqIx+KosKGi9AspaE=
Questão 121010
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais

No Windows 7, utilizando o Windows Explorer, um usuário realizou as seguintes ações:

• clicou com o botão direto do mouse sobre o arquivo de nome instituto_federal.doc, localizado na pasta C:\dados\;

• selecionou, na lista disponibilizada, a opção Recortar;

• navegou até a pasta C:\backup\ e clicou com o botão direito do mouse sobre uma área vazia;

• na lista disponibilizada, escolheu a opção Colar.

 

Nessa situação hipotética, após a conclusão com sucesso das ações mencionadas, o arquivo instituto_federal.doc

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19nUYc2rmFxFEM1Uh27Ji991NYtoaZja3I=
Questão 121050
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS E-mail Conceitos Gerais, E-mail

Considere que um provedor de emails limite em 10 MB o espaço disponível para o envio de arquivos e que se deseje enviar 10 arquivos, sem compactação, cada um deles tendo 1.400 KB de tamanho. Nesse caso, em um único email, a quantidade máxima de arquivos que poderá ser enviada é igual a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+5C0DojSKZUejOH9m93NUUEY0nxKr8kL0=
Questão 120060
FAURGS 2015 UFRGS Segurança da Informação Conceitos Gerais, Segurança da Informação

Sistemas conectados à Internet estão sujeitos a ataques que visam, entre outras coisas, obter informações confidenciais que possam levar o atacante a beneficiar-se de vantagens financeiras. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma técnica utilizada nesses ataques?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19h20yDyx/69nJi7J7+INnm7s0D3TGFQw8=
Questão 121026
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Microsoft Word 2010, Microsoft Word, Editores de Texto

Na edição de um documento no Microsoft Word 2010, é possível realizar o recuo da primeira linha de um parágrafo, afastando-a ou aproximando-a em relação à margem da página, por meio do(a)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX198EkwaNT2VuVnwPAszjw3rfXxpPSR7udY=
Questão 120114
FUNDATEC 2017 GHC Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais

Para desligar o computador (por término normal), utilizando o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 Professional (configuração padrão), o usuário faz uso da Tecla . Onde essa Tecla fica localizada?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/nyW/HCaIn+qY9Nz2yTIxcwW/iUIFq9ZQ=
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Questão 110953
IESES 2015 TRE Juros Compostos

Um indivíduo acertou a compra de uma TV de seu irmão. A compra foi parcelada em 3 pagamentos mensais e consecutivos, sendo o primeiro realizado à vista, no valor de R$ 300,00. O valor acordado para o segundo pagamento foi de R$ 400,00. Sabendo-se que o valor negociado da TV para pagamento à vista era de R$ 1.200,00, qual o valor aproximado da terceira parcela, na data de seu vencimento, considerando juros compostos de 5% a.m.? 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18eXfv7a0klkJCwqV009pxgudKwPDs7r/I=
Questão 110945
VUNESP 2015 CRO Acréscimos e Descontos

Um produto sofreu dois únicos aumentos consecutivos no ano passado, sendo o primeiro de 20% sobre o preço de X reais, gerando o preço de Y reais. Se o aumento acumulado desse produto, no referido ano, foi de 50% sobre X reais, então é verdade que o segundo aumento, sobre Y reais, foi de 
 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19D0majTPvKqBqBLdvh2RIFtXdBIxdF7hI=
Questão 110886
CESPE 2016 FUNPRESP-EXE Juros Compostos

Com relação às anuidades e aos sistemas de amortização, julgue os itens subsequentes.

O valor atual de uma perpetuidade emitida hoje, que pague R$ 90 por ano, considerando-se a taxa de juros de 15% ao ano, é igual a R$ 600. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ciru0nglTR02S3XHAR+iDXKbmCg48mUk=
ARQUIVOLOGIA
Questão 93414
OBJETIVA 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATAÍ, RS Teoria das Três Idades

Em conformidade com MEDEIROS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(   ) O arquivo inativo é aquele que armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência quase nulas.

(   ) A documentação assume natureza oficial quando, além de assessorar a Administração Pública, seu objetivo é o de proporcionar informações científicas ou mesmo didáticas, sem visar diretamente a lucro.

(     ) Os arquivos ativos são os que mantêm arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constantes e atuais, ou que se encontram em fase de conclusão.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+wGLFSnRfw32Sd0tjY5gM+t125WMhc80M=
Questão 120195
CONSULPLAN 2017 TRF Princípios Arquivísticos, Arquivos - Conceitos e Definições

“Sua condição no tempo e no espaço faz com que o documento de arquivo possua a especificidade de sua produção em série, que corresponde às atividades da entidade, formando um organismo total, um corpo vivo.”                                      (Bellotto, 2014 – Com adaptações.)

 

Na citação anterior, a autora refere-se a qual princípio da arquivologia?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ooy1JOr6yR/mFgoYSk5LbQ2v2UXAhBQU=
Questão 114221
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Gestão de Documentos

De acordo com as três fases da gestão de documentos, analise as seguintes assertivas, segundo Reis e Santos (2012):

 

I. Utilização de documentos refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. 
II. Produção de documentos inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos se desenvolvem mediante a análise dos documentos acumulados nos arquivos com vistas a estabelecer seus prazos de guarda.
IV. Produção, utilização e eliminação são as três fases básicas da gestão de documentos, de acordo com a literatura arquivística.

 

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/kTf/f1wWmOReeAQOpYjPsYl4m3BnYQ3s=
Questão 115208
CESPE 2015 FUB Princípios Arquivísticos, Arquivos - Conceitos e Definições

Situação hipotética: Uma instituição de ensino, com unidades em várias regiões do país, possui um arquivo geral que centraliza os documentos de todas as suas unidades vinculadas. Assertiva: Nessa situação, a criação desse arquivo geral deu-se em função da classificação dos arquivos pela natureza dos documentos

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+LAyRFTpxy0pehKq6puEkhtYiiOf474zE=
Questão 115211
CESPE 2016 DPU Classificação dos Documentos de Arquivo

O gênero documental iconográfico reúne documentos eletrônicos e digitais.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ZyZQLVHmjHL4AclTPl/tDKgKrKlqpx14=