Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 120068
FCC 2018 TRT Séries Numéricas, Sequência de Números, Sequências Lógicas, Progressões


Na sequência (5, 7, 9, 11, 6, 8, 10, 12, 7, 9, 11, 13, 8, 10, 12, 14, 9, 11, 13, 15, 10, 12, 14, 16, 11, . . .), o número 15 aparece pela primeira vez na 20ª posição e aparecerá pela última vez na posição de número


  




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/M8CXEHPTmg1nDjQFYtIE+o8vJxQpxfgY=
Questão 120067
FCC 2018 TRT Equivalências da condicional e disjunção inclusiva, Equivalência lógica e negação de proposições compostas

Se o veículo ultrapassar os 50 km/h, então seu motorista será multado.

Uma afirmação equivalente à afirmação anterior é:

   




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/khgE5dWTmhrbcGTfOq6wpZtLsYQ06Clg=
Questão 120061
FCC 2018 SABESP Teoria dos Conjuntos, Matemática Básica

Um departamento possui 24 funcionários, sendo que alguns têm formação superior apenas em Direito, mais do que um tem formação superior apenas em Administração, alguns têm formação superior em Direito e Administração, e outros não possuem formação superior. Desses funcionários, 19 possuem apenas uma formação superior e 2 não possuem formação superior. Sendo assim, o maior número possível de funcionários desse departamento que possuem formação superior em Direito é igual a





Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX190M+tlw51Aui9OKrdGpqpyrG6kyqMMmik=
Questão 43718
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Sequência de Imagens e Figuras, Sequências Lógicas

Cinco cartas, inicialmente dispostas como na figura, serão embaralhadas. Em cada embaralhamento, a primeira carta passa a ser a segunda, a segunda passa a ser a quarta, a terceira passa a ser a primeira, a quarta passa a ser a quinta e a quinta passa a ser a terceira. 

Qual será a primeira carta após 2012 embaralhamentos?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Y7JSP3I/c9vEdP0i2l5IghqAZ+0msU74=
Questão 114207
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Sequência de Letras, Sequências Lógicas

A palavra que completa o grupo formado por maçã, mamão, manga, maracujá, melancia é:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18BmTw7IoY05zryprGg7DupJyYjYMsUnVc=
PORTUGUÊS
Questão 122150
CESPE 2017 PJC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).


Em “o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto., o elemento “se” foi empregado em “rir-se” para indicar 3


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19TjvVCTGSe8ZbqTmj7GL6TNsdWJ6lzM2o=
Questão 127408
FAURGS 2017 BANRISUL Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 

 Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) à análise dos seguintes casos de retomada pronominal no texto. 

( ) O pronome eles retoma robôs (A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós).

( ) O pronome eles retoma Celulares modernos (Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam. Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento.)

( ) O pronome eles retoma Celulares modernos (Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam. [...] eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário).

( ) O pronome ele (l. 61) retoma o ser humano (Yuval Harari [...] acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos...).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ctKiIwPnykyu9L2z0x0W12VAQ9niVpOU=
Questão 110771
FGV 2016 IBGE Inferência, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

O título dado ao texto: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19YNbHNUjzxk8JVp2eUy+azzho0gYdRAiw=
Questão 127403
FAURGS 2017 BANRISUL Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 Qual das expressões citadas abaixo funciona como aposto no texto? 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/UM/ggjYDRwU1UvOSPAtWOJlby3Y0UIrU=
Questão 115725
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Pontuação

“Gastamos mil reais, isto é, tudo o que tínhamos.”

(SACCONI, L. A. Novíssima Gramática Ilustrada. 23ª edição. São Paulo: Nova Geração, 2010, p. 466)

 

De acordo com o exemplo acima, diga a que fator está sendo empregado o uso da vírgula:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Tfpo9U+OdDmugpsuMCAaUz/G9WQmk94s=
Questão 115047
IAUPE 2016 PM Concordância Nominal e Verbal

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19kPpOwDCC6BmTSndYLl5bPFUzD9r8Asec=
Questão 115676
IBFC 2016 COMLURB Acentuação Gráfica

O  novo  acordo  ortográfico  nos  apresentou  algumas alterações  de  acentuação  de  palavras  em  Língua

Portuguesa. Leia as alternativas abaixo e assinale a que apresenta somente palavras acentuadas corretamente.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+EJCbHKXmQPEWAD9u6f2HJGhnsvnOR1Pg=
Questão 108517
CESPE 2016 TRE Semântica e Vocabulário

A correção gramatical e o sentido original do texto Ativismo judicial e artigo 41-A:... seriam preservados caso se substituísse

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/db6RkpOUY7BLzhGPeVI8Z2SyGEbMeDI4=
Questão 122197
CESPE 2017 TRE Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações)


A forma verbal “fazê-lo” remete a (“Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto.”)

A “o resultado final”.

B “embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo”.

C “voto em branco ou nulo”.

D “apresentar voto em branco ou nulo”.  

E “comparecer às urnas no dia das eleições”.  

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+oDsrKbANGMZtCWn78pDcfCk2ITlCjpyU=
Questão 114901
CESPE 2016 TRE Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

Na história em quadrinhos, a coesão e a coerência textuais são estabelecidas por meio

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/nHy/K+ZzmN0gEVMvFTqCkTyh8eky/wr0=
MATEMÁTICA
Questão 114381
FGV 2016 MP Probabilidade, Probabilidade Básica

Uma moeda foi alterada de modo que, ao ser lançada, a probabilidade de sair cara é menor que 1/2 e, ao ser lançada duas vezes consecutivas, a probabilidade de sair a mesma quantidade de caras e de coroas é 4/9. Se essa moeda for lançada três vezes consecutivas, a probabilidade de saírem três coroas é:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Bq4Q/k94ypPsvlp7uscau3FY0gddO1HI=
Questão 119226
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Teoria dos Conjuntos, Matemática Básica

Considere três conjuntos A, B e C, tais que:

•Os conjuntos B e C são disjuntos, isto é, B n C =  (/).

•n(A u B U  C)  = 100.

•n( B\ C)  = 15.

•n(A  n C)  = 10.

•n(A u B) =  60.

Nestas condições, é correto afirmar sobre o conjunto C que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX187WuEqxyLssUt0Ul08ZHaO2vWluiVEUv0=
Questão 119227
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Probabilidade Básica, Combinação, Análise Combinatória, Probabilidade

Para compor um júri popular hipotético, são escolhidos, inicialmente, 25 cidadãos que devem comparecer ao julgamento, entre os quais encontram-se Pedro  e  Márcio. Destes 25 cidadãos, serão sorteados exatamente 7 para compor o conselho de sentença, o qual irá definir a responsabilidade do acusado  no caso julgado.  Neste contexto, é correto afirmar que a probabilidade de Pedro e Márcio estarem entre os sorteados para compor o conselho de sentença deste caso é igual  a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19T0SVASExR2nfydPvs787neOU9tljSpfU=
Questão 114284
FUNRIO 2016 IF-BAIANO Matemática Básica, Teoria dos Conjuntos

Foram realizados testes com uma amostra de 380 produtos produzidos por diversos fabricantes distintos. Os testes mostraram que os produtos avaliados apresentavam vários problemas, sendo os principais a “inconformidade com relação ao peso”, os “problemas na embalagem do produto” e “informações  insuficientes  sobre  a  composição  do  produto”.  Os resultados da pesquisa são os seguintes:

 

I – 50 apresentaram inconformidade com relação ao peso;

II – 120 apresentaram problemas na embalagem do produto;

III – 280 apresentaram informações insuficientes sobre a composição do produto;

IV – 10 apresentaram inconformidade com relação ao peso e problemas na embalagem do produto;

V – 40 apresentaram problemas na embalagem e informações insuficientes sobre a composição do produto.

 

Logo, a quantidade máxima de produtos que apresentou problemas de inconformidade com relação ao peso e informações insuficientes sobre a composição do produto foi

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+6uW5Bq2IW18BJI8PqWlWqp/uZGfeB8nM=
Questão 119223
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Razão e Proporção, Porcentagem, Razões e Proporções

Em uma urna estão 6 bolas verdes, 10 bolas amarelas e 14 bolas azuis. Quantas bolas verdes devem ser inseridas nesta urna, de modo que o número de  bolas verdes corresponda a 52% do número de bolas na  urna?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/7sQlUFT1I5RZB2KSZdI4JNbopqzpuBwQ=
INFORMÁTICA
Questão 121010
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais

No Windows 7, utilizando o Windows Explorer, um usuário realizou as seguintes ações:

• clicou com o botão direto do mouse sobre o arquivo de nome instituto_federal.doc, localizado na pasta C:\dados\;

• selecionou, na lista disponibilizada, a opção Recortar;

• navegou até a pasta C:\backup\ e clicou com o botão direito do mouse sobre uma área vazia;

• na lista disponibilizada, escolheu a opção Colar.

 

Nessa situação hipotética, após a conclusão com sucesso das ações mencionadas, o arquivo instituto_federal.doc

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/7gmxEL1069/j8vbBpNWa4stpa8cGF2wY=
Questão 121019
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Linux, Sistemas Operacionais

No sistema operacional Linux, por meio do comando cd /iff/ digitado em um terminal, um usuário que possua todos os privilégios necessários poderá

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/U9RMM1sTddQzU7P8uaXPwGaJBB22yH2w=
Questão 121026
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Microsoft Word 2010, Microsoft Word, Editores de Texto

Na edição de um documento no Microsoft Word 2010, é possível realizar o recuo da primeira linha de um parágrafo, afastando-a ou aproximando-a em relação à margem da página, por meio do(a)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18pLl0sowZNTNfbvuqtgZ1kekf79AT+0n8=
Questão 120099
FUNDATEC 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR Microsoft Excel 2010, Microsoft Excel, Planilhas Eletrônicas

No Excel 2010, clicando no botão abaixo, localizado na guia Página Inicial, analise as seguintes assertivas sobre as opções disponíveis:

 

I. Classificar de A a Z.

II. Filtro.

III. Localizar.

 

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/IuDv+/53jWZvxF3br3FOXlOUm2vUm8uQ=
Questão 120096
FUNDATEC 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR Microsoft Excel 2010, Microsoft Excel, Planilhas Eletrônicas

São guias do Excel 2010:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/uhvXKNYjaVxZXubjcFhe3cAratw/lV/Q=
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Questão 120594
FCC 2017 TRF Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

No modelo descentralizado, a área de Recursos Humanos oferece produtos e serviços aos gerentes e a unidade de Recursos Humanos passa a ser uma unidade de negócios dentro da organização. Para tanto, deve gerar lucro para a empresa e atender aos clientes internos dentro do conceito de consultoria interna. Um dos fatores positivos da aplicabilidade desse modelo é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/seselbzKlAb3VsQa9p7ZURcsfhfUglUA=
Questão 120587
FCC 2017 TRT Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Na Era da Informação, a administração de recursos humanos cedeu lugar a uma nova abordagem, a Gestão de Pessoas, onde as pessoas são vistas como

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX195eDmjc2SygOmtkiH+/7DgJonBMO3iN9I=
Questão 120595
FCC 2018 Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

O conceito de autoridade de linha constitui paradigma da atuação da área de recursos humanos

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+8QS1eJ03NhN+uYbiqSZ++tw6nFB7nE6E=
Questão 120590
FCC 2018 DPE Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

A evolução dos conceitos e técnicas de administração de pessoas, também denominada gestão de recursos humanos, apresentou uma tendência à descentralização, notadamente com a discriminação de duas diferentes espécies de atuação:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19saUKMxDv4EE766ifrG4y0IV1JhEUfrg8=
ATUALIDADES
Questão 119237
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Educação, Políticas Públicas

Mais investimento em educação, menos crimes. Esse foi o resultado da tese de doutoramento da economista Kalinca Léia Becker, defendida no campus de Piracicaba da Universidade de São Paulo. Em números: aumento de 1% nos investimentos em educação reduz a criminalidade em 0,1%.  O objetivo do estudo era comparar a atuação pública na área da educação com a diminuição da agressividade dos alunos, e pensar o ensino e a escola como fatores importantes para reduzir a criminalidade a médio e longo prazos. Foi analisada a influência do gasto em educação com a redução da taxa de homicídios, a partir de dados nacionais dos anos de 2001 e 2009.  Depois, Kalinca avaliou os ambientes escolares, utilizando dados das Provas Brasil de 2007 e 2009. "O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se  para  dentro  da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento", contou a pesquisadora,  segundo  a Agência USP.

(Disponível em: http://veja.abril.eom.br/educacao/mais-investimento-em-educacao-menos-crimes-aponta-pesquisa/. Acesso  em  15/ 02/2017).

Através deste tipo de estudo pode-se concluir que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19XEck2zAJ9d8oQK91djGQ4OyRTvpwQW60=
Questão 171525
VUNESP 2019 A CASA DAS QUESTÕES Geopolítica, Fatos da Atualidade do Mundo, Política Internacional, Relações Internacionais

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, enfrentará nesta quarta-feira (12 de dezembro) um voto de desconfiança de seus próprios correligionários do Partido Conservador, em nova reviravolta da barroca trama política que mobiliza o país. A imprensa local noticia que ao menos 48 parlamentares da legenda submeteram a um comitê partidário cartas nas quais questionam a liderança de May.


O impasse entre a primeira-ministra e os membros de seu próprio partido teve como pano de fundo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19YAZXve9kf3USEmR4IFvNlj5JAVR0CccA=
Questão 171527
VUNESP 2019 A CASA DAS QUESTÕES Política, Política Internacional, Relações Internacionais, Conhecimentos Gerais

Sem alcançar um acordo no Congresso, a administração Donald Trump enfrenta, a partir deste sábado (22 de dezembro), sua terceira paralisação parcial, que fechará um quarto do governo federal, colocará 380 mil empregados em férias coletivas e fará outros 420 mil trabalharem sem receber. O Congresso tinha até sábado para passar leis ou aprovar uma medida provisória de interesse do governo. Senadores republicanos e democratas se reuniram desde o meio-dia desta sexta (21 de dezembro), mas não chegaram nem sequer a iniciar a votação da lei.

O impasse entre o Congresso e Donald Trump está relacionado à polêmica proposta presidencial de

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19xyE5Poh7BYOs8fAIvJ5dWqUhZiCYhdns=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 86758
CESPE 2013 TCU Princípios Orçamentários

Acerca dos planos e orçamentos públicos, em particular no Brasil, julgue o item seguinte.

As fundações educacionais públicas federais integram o orçamento da União, a exemplo das autarquias, constituindo as instituições de ensino superior. Essa característica decorre da aplicação do princípio orçamentário da universalidade.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+s0+uFTIkZiv+GOf4W4dUqDsd/MneHzFQ=
ARQUIVOLOGIA
Questão 120197
FEPESE 2017 PC Teoria das Três Idades, Arquivos Permanentes

Da teoria arquivística, ao tratar do arquivo permanente, é correto afirmar:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18bKkG7WElYd8rEISDFtdgyZiClSXZaPxo=
Questão 114221
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE-RS Gestão de Documentos

De acordo com as três fases da gestão de documentos, analise as seguintes assertivas, segundo Reis e Santos (2012):

 

I. Utilização de documentos refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. 
II. Produção de documentos inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos se desenvolvem mediante a análise dos documentos acumulados nos arquivos com vistas a estabelecer seus prazos de guarda.
IV. Produção, utilização e eliminação são as três fases básicas da gestão de documentos, de acordo com a literatura arquivística.

 

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19l0xLSpby9rCyHhBQ1R1I1A46cyFP2ikQ=
Questão 113322
IADES 2016 CEITEC S.A. Arquivamento, Métodos de Arquivamento, Arquivos Correntes

O  método de arquivamento que utiliza comumente as cores ouro, rosa, verde, azul e palha é o seguinte:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+zvEY3hnPVcnAE1t3fqFZxYBv35X3yuUk=
Questão 115213
CESPE 2016 DPU Teoria das Três Idades

O acesso aos documentos no arquivo intermediário ainda é restrito aos acumuladores ou àqueles que receberam autorização do setor que os acumulou.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19i1JW0VToe9X16Wiq4yiQkGhMJjm6qEno=