Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 121242
FCC 2018 TRT Lei 8.112/90 - Processo Administrativo Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

De acordo com a Lei no 8.112/1990, como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 dias, sem prejuízo da remuneração. Ocorrendo o término desses 60 dias,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+iL5VARW1InKDUdphmHY0QTSeC7xA/c64=
Questão 121246
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Marcia estagiava no gabinete do desembargador de determinado Tribunal. Auxiliava o assessor na inclusão dos votos nos processos e no sistema de acompanhamento de processos, razão pela qual recebia aqueles documentos antes de se tornarem públicos. Passado certo tempo desde o início do estágio, passou a adulterar algumas decisões a pedido de interessados, recebendo, para tanto, remuneração significativa. A conduta de Marcia

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19KoWAJQy2exe2X8OFCCAwHT0LewjHkkgc=
Questão 121237
FCC 2018 TRT Penalidades, Lei 8.112/90 - Regime Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

A aplicação de penalidades disciplinares aos servidores deve guardar relação

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+y1F76t+6X6ihTnZ0/DYOznRLBO1pLbD8=
Questão 121250
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Márcio, servidor público federal, negou publicidade aos atos oficiais. Leonardo, também servidor público federal, deixou de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação. Nos termos da Lei n° 8.429/1992, considerando estritamente as condutas narradas, bem como que ambas foram praticadas com dolo, 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/sxifk0oDCYdMiE+55peyM4uQoQRSUkXU=
Questão 121248
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguinte condutas:

I. Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.

II. Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.

III. Frustrar a licitude de concurso público.

IV. Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

V. Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

De acordo com a Lei no 8.429/1992, constituem atos de improbidade administrativa que causa lesão ao erário especificamente as condutas indicadas APENAS em

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/JEtuPLbQoGu5reoftxVmud7nbvL77srw=
Questão 121247
FCC 2018 TRT Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92

Considere as seguintes hipóteses:

 

I. José Carlos, não sendo agente público, induziu seu primo Douglas, servidor público federal, à prática de ato de improbidade administrativa.

II. Horácio, não sendo agente público, concorreu para a prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua amiga Tábata, servidora pública federal ainda não estável.

III. Isabel, não sendo agente público, se beneficiou indiretamente pela prática de ato de improbidade administrativa praticado pela sua vizinha, Sofia, que exercia cargo em comissão na empresa pública “X”.

 

Nesses casos, as disposições da Lei nº 8.429/1992 serão aplicáveis, no que couber, a 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Bh6U8ZLkPTgdIyEzTsQI6ywZuO+Z6lCc=
Questão 121244
FCC 2018 TRT Penalidades, Lei 8.112/90 - Regime Disciplinar, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

Severina, Maria e Camila são servidoras públicas do Tribunal Regional do Trabalho da 2° Região. Severina praticou determinada conduta que acredita configure infração disciplinar. Assim, preocupada especificamente com a penalidade de suspensão, indaga suas colegas de trabalho a respeito das disposições específicas da Lei n° 8.112/1990. Maria e Camila respondem corretamente que a penalidade de suspensão 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1++nafuyIh7kFYDtl3IGQxUl3Q5PQ0r1RU=
PORTUGUÊS
Questão 127407
FAURGS 2017 BANRISUL Semântica e Vocabulário, Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. 


Considere as seguintes afirmações em relação à oração Essas máquinas conseguem. 3449 / 3452

I - Essas máquinas retoma metaforicamente a expressão os humanos.

II - Esta oração não é gramaticalmente correta, pois o verbo conseguir necessita sempre de um complemento.

III - Esta oração apresenta um caso de elipse em que se subentende um termo ou termos já anteriormente enunciados na frase anterior.

“– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.”

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19CoI/rozQ7xH0x57XmWzmJBhZO0W5+t/g=
Questão 122194
CESPE 2017 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Pode-se dizer que a cidadania é essencialmente consciência de direitos e deveres e exercício da democracia: direitos civis, como segurança e locomoção; direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação etc.; direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos etc. Não há cidadania sem democracia. O conceito de cidadania, contudo, é um conceito ambíguo. Em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão estabelecia as primeiras normas para assegurar a liberdade individual e a propriedade. Nascia a cidadania como uma conquista liberal. Hoje, o conceito de cidadania é mais complexo. Com a ampliação dos direitos, nasceu também uma concepção mais ampla de cidadania. De um lado, existe uma concepção consumerista de cidadania (direito de defesa do consumidor) e, de outro, uma concepção plena, que se manifesta na mobilização da sociedade para a conquista de novos direitos e na participação direta da população na gestão da vida pública, por meio, por exemplo, da discussão democrática do orçamento. Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.

Moacir Gadotti. Escola cidadã – educação para e pela cidadania. Internet: (com adaptações).


A No texto, o termo “que”, em “Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.”, remete a

A “prática”.

B “nível”.

C “poder local”.

D “discussão”.

E “orçamento”.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX183RnZUzRE38PCkhHhyrSyY2rvpmSxQrTo=
Questão 110771
FGV 2016 IBGE Inferência, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

O título dado ao texto: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ghI5n4CFpM1KCAXo+d/oHSF9nxOJwi7Y=
Questão 122151
CESPE 2017 PJC Gêneros Textuais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte; promove a desonestidade, a venalidade, a relaxação; insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. E, nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, corroborada pela ação dos homens públicos. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando ocorre um crime de autoria incontroversa, mas ninguém tem coragem de apontá-la à opinião pública, de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja.

Rui Barbosa. Obras completas de Rui Barbosa. Vol. XLI. 1914. Internet: (com adaptações).

No que se refere ao gênero textual, o texto classifica-se como

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/1sTRKV7dQ31iIj75VlVy2aMso7RkvkLA=
Questão 122148
CESPE 2017 PJC Semântica e Vocabulário

Segundo o parágrafo único do art. 1.º da Constituição da República Federativa do Brasil, “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” Em virtude desse comando, afirma-se que o poder dos juízes emana do povo e em seu nome é exercido. A forma de sua investidura é legitimada pela compatibilidade com as regras do Estado de direito e eles são, assim, autênticos agentes do poder popular, que o Estado polariza e exerce. Na Itália, isso é constantemente lembrado, porque toda sentença é dedicada (intestata) ao povo italiano, em nome do qual é pronunciada.

Cândido Rangel Dinamarco. A instrumentalidade do processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1987, p. 195 (com adaptações).



 No texto, o vocábulo ‘emana’ (“Todo o poder emana do povo...”) foi empregado com o sentido de



Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+mdYiDBPJk8mijn76uJ75JLJ1qmhQuwHY=
Questão 108516
CESPE 2016 TRE Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Em cada uma das opções a seguir é apresentado trecho do texto Ativismo judicial e artigo 41-A:... — entre aspas — seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém a correção gramatical e o sentido original do texto.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18rYUyiV9KGceks6YTSmvl6NOmrrdex8Ks=
Questão 108517
CESPE 2016 TRE Semântica e Vocabulário

A correção gramatical e o sentido original do texto Ativismo judicial e artigo 41-A:... seriam preservados caso se substituísse

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18klVPDoJm/3v/gnRIWjvW4/zvDbrwLxqA=
Questão 122159
CESPE 2017 PJC Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)


 Sem prejuízo para a coerência e para a correção gramatical, a conjunção “Quando” (“Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.”) poderia ser substituída por 





Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19oz7h8HPjja6Sf4anv/XjaM9v5bW0N0Cg=
Questão 115722
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Os pronomes pessoais “o, a, lhe, si, consigo” pertencem a terceira pessoa do singular. A qual tipo de pronome pessoal pertencem essas formas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19yCVRBGpT8Kt9p6Ub6Wpxos98jMr+kZaA=
Questão 123707
FCC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Regência Nominal e Verbal

A frase que, do ponto de vista da regência verbal e nominal, está em

acordo com a norma-padrão é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/aqJApVHKmxYoIf/LhONmaFcMDS3WI4nw=
Questão 127410
FAURGS 2017 BANRISUL Pontuação

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Considere a análise dos seguintes casos de emprego de vírgula no texto. 

I - É obrigatório o emprego da vírgula antes do pronome relativo que (o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital).

II - Empregou-se a vírgula antes da conjunção e por estar relacionando duas orações coordenadas com sujeitos diferentes. “a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.”

III - A vírgula que antecede a conjunção mas poderia ter sido omitida, pois é facultativo o uso da vírgula neste caso. “Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos”.

Quais estão corretas?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19JWovRnlDsrSd0qUnH/kQ2MPTOpeXpYZE=
Questão 110794
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Pontuação

Assinale a opção que indica a frase que se encontra na ordem direta. 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+O9nGnnBdyp7AhGJtKcYg/Q429Y8XeSaM=
Questão 122197
CESPE 2017 TRE Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações)


A forma verbal “fazê-lo” remete a (“Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto.”)

A “o resultado final”.

B “embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo”.

C “voto em branco ou nulo”.

D “apresentar voto em branco ou nulo”.  

E “comparecer às urnas no dia das eleições”.  

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19WtrtEMZyFnWmWA3gtIm+PYUuj0FgYjXk=
Questão 122157
CESPE 2017 PJC Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)

Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita de “O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam, se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social.” Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém o sentido e a correção gramatical do referido texto

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+JFUjOeiOU887iaY6rIfJXthDEx51DBIU=
Questão 108519
CESPE 2016 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos), Crase, Pontuação, Pronome: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação, Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Assinale a opção correta acerca dos aspectos linguísticos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:....

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19QDE+n4nUHFfrq6QzvH5qHSuXDSdc2u3E=
Questão 108521
CESPE 2016 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Assinale a opção correta acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:....

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19jkqZwQ0ONwKVJnw56yzKJ17d3YQd9tuw=
Questão 127403
FAURGS 2017 BANRISUL Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 Qual das expressões citadas abaixo funciona como aposto no texto? 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19UGy8rkxEtBYVGXWHkUkjy5qLVu17vPHY=
Questão 122196
CESPE 2017 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações).


Acerca do papel das conjunções na organização argumentativa do texto, julgue os itens subsequentes.

I A conjunção “porque” combina duas orações que mantêm entre si uma relação de causalidade. (“São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos.”)

II A conjunção “como” indica uma comparação entre as afirmações das orações por ela conectadas. (“Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos.”)

III A conjunção “Logo” introduz um período que explica o raciocínio apresentado em períodos anteriores. (“Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.”)

IV A conjunção “entretanto” estabelece relação de contraposição entre os conteúdos das orações por ela combinadas. (“É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.”)

Estão certos apenas os itens

A I e III.

B I e IV.

C II e III.

D II e IV.

E III e IV.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/XjWSeyzmHsIqPjl6XxFprcII4KFilYY4=
Questão 127409
FAURGS 2017 BANRISUL Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

O artigo indefinido pode ser empregado para conferir a um substantivo um significado genérico, atribuindo-lhe a representação de toda a espécie. Exemplo desse tipo de significação contextual é a expressão


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18TDDwclzwVntB0e/lHs3tJXTibATjEb54=
Questão 122158
CESPE 2017 PJC Tempos e Modos Verbais/Verbos

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)



 O período “Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça” expressa 






Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1814jyH+bD9jydwNgGMeD9GSFhBKsVmlWc=
Questão 122200
QUADRIX 2018 CRM Redação de Correspondências Oficiais


Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adaptações).



No que se refere à redação oficial de documentos oficiais, julgue o item subsequente.

O pronome de tratamento Vossa Excelência é utilizado para todas as autoridades e para particulares.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+uM2reTbfI+RlorO1OmublkWiS8OT3Bhk=
Questão 115047
IAUPE 2016 PM Concordância Nominal e Verbal

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18R61BrqJk4Z3VNDjqmg3kTAn50u3hEL7U=
Questão 122195
CESPE 2017 TRE Tempos e Modos Verbais/Verbos

Pode-se dizer que a cidadania é essencialmente consciência de direitos e deveres e exercício da democracia: direitos civis, como segurança e locomoção; direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação etc.; direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos etc. Não há cidadania sem democracia. O conceito de cidadania, contudo, é um conceito ambíguo. Em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão estabelecia as primeiras normas para assegurar a liberdade individual e a propriedade. Nascia a cidadania como uma conquista liberal. Hoje, o conceito de cidadania é mais complexo. Com a ampliação dos direitos, nasceu também uma concepção mais ampla de cidadania. De um lado, existe uma concepção consumerista de cidadania (direito de defesa do consumidor) e, de outro, uma concepção plena, que se manifesta na mobilização da sociedade para a conquista de novos direitos e na participação direta da população na gestão da vida pública, por meio, por exemplo, da discussão democrática do orçamento. Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.

Moacir Gadotti. Escola cidadã – educação para e pela cidadania. Internet: (com adaptações).


A A correção gramatical, a coerência e o sentido do texto seriam mantidos caso a forma verbal “tem ajudado” (R.22) fosse substituída por

A vem ajudando.

B ajudou.

C ajudaria.

D vinha ajudando.

E pode ajudar.

“Esta tem sido uma prática, sobretudo no nível do poder local, que tem ajudado na construção de uma democracia participativa, superando os limites da democracia puramente representativa.”

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/a+Zci6ykjN3ZDAnyZNF/qBFJOwv3i4n4=
Questão 110775
FGV 2016 IBGE Semântica e Vocabulário, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais, Identificação da Ideia Central

“Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. A respeito dos componentes e do sentido desse segmento do texto, é correto afirmar que: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+RBLms3rcN2EqOtxgKvAPgoTPl/ArOn5E=
Questão 127505
FUNDATEC 2019 A CASA DAS QUESTÕES Acentuação Gráfica

Sobre o uso de acento gráfico nos vocábulos ‘ideia e papeis’ que preenchem respectivamente as lacunas pontilhadas

abaixo, afirma-se que


“A felicidade no local de trabalho não é uma ..................... abstrata” / “Seguem algumas etapas que as empresas

deveriam seguir para criar um ambiente onde as pessoas possam alinhar seus valores e ............ à cultura da

organização.”


Ambas as palavras devem ser acentuadas em virtude da ocorrência do ditongo aberto ei.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na penúltima sílaba.


Apenas uma delas recebe acento gráfico, visto que o ditongo aberto encontra-se na última sílaba.


As duas palavras não devem ser acentuadas em virtude da ocorrência de ditongo aberto.


Quais estão INCORRETAS?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ouvKMgns5d5HNsKkObGuyb8IvYdJRmDs=
Questão 110779
FGV 2016 IBGE Inferência, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

A nova forma do cartaz apela para: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18u5HPOwZ70nC5t9IYAAm6wE8xGPBEu14U=
Questão 114901
CESPE 2016 TRE Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

 

Na história em quadrinhos, a coesão e a coerência textuais são estabelecidas por meio

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18YqfPVCs/md4GPw7KUnjAtSyZIDKMJtck=
Questão 122149
CESPE 2017 PJC Elementos Referenciais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Segundo o parágrafo único do art. 1.º da Constituição da República Federativa do Brasil, “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” Em virtude desse comando, afirma-se que o poder dos juízes emana do povo e em seu nome é exercido. A forma de sua investidura é legitimada pela compatibilidade com as regras do Estado de direito e eles são, assim, autênticos agentes do poder popular, que o Estado polariza e exerce. Na Itália, isso é constantemente lembrado, porque toda sentença é dedicada (intestata) ao povo italiano, em nome do qual é pronunciada.

Cândido Rangel Dinamarco. A instrumentalidade do processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1987, p. 195 (com adaptações).

No texto, o termo “isso” (“Na Itália, isso é constantemente lembrado”) retoma as ideias anteriormente expostas, especialmente a ideia de que





Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/pc3k2bbqLhobdFpu+xDp4LDecOh9Jdzo=
Questão 122199
QUADRIX 2018 CRM Redação de Correspondências Oficiais


Em sua definição, o voto em branco é aquele que não se dirige a nenhum candidato entre os que disputam as eleições. São considerados, portanto, votos estéreis, porque não produzem frutos. Os votos nulos, por sua vez, são aqueles que, somados aos votos em branco, compõem a categoria dos votos estéreis, inválidos ou, como denominou o Tribunal  Superior Eleitoral, votos apolíticos. Logo, os votos em branco e os nulos são votos que, a princípio, não produzem resultado nem influenciam no resultado do pleito.

Ao comparecer às urnas no dia das eleições, o eleitor que apresentar voto em branco ou nulo pode fazê-lo por diversas razões. Esses motivos podem embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo, pois o resultado final é o mesmo: invalidar o voto. Assim sendo, não é razoável diferenciar o voto em branco do voto nulo. Deve-se considerar a essência do ato, a sua real motivação, que é a invalidação. É evidente que não se sabe, ao certo, a razão que motiva cada eleitor a votar em branco ou nulo; entretanto, em ambos os casos, não há dúvida quanto à invalidade do voto por ele dado.

Renata Dias. Os votos brancos e nulos no estado democrático de direito: a legitimidade das eleições majoritárias no Brasil. In: Estudos eleitorais, v. 8, n.º 1, jan./abr. 2013, p. 36-8 (com adapt



Julgue o item seguinte, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. 3461

Encaminho-o o documento anexo para seu conhecimento e devidas providências que julgar necessário.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18OjMGkVAo9Y/FgxCeDIjwGIne7lk3robo=
Questão 115725
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Pontuação

“Gastamos mil reais, isto é, tudo o que tínhamos.”

(SACCONI, L. A. Novíssima Gramática Ilustrada. 23ª edição. São Paulo: Nova Geração, 2010, p. 466)

 

De acordo com o exemplo acima, diga a que fator está sendo empregado o uso da vírgula:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX187K6oQgLmDB/9nWPL2m4Cv30EaKEHhHic=
DIREITO PENAL
Questão 114668
FUNCAB 2016 SEGEP Lei de Execução Penal (Lei 7210/84), Leis Penais Especiais

A supervisão dos patronatos, bem como a assistência aos egressos, incumbe ao(à):

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+0O5+pb4zsl93+2FU8uXEb/R4aWp88xdY=
Questão 119250
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Lei de Execução Penal (Lei 7210/84), Leis Penais Especiais

Considera-se egresso para os efeitos da Lei nº 7.210/84 (Lei de Execução Penal):

I - o liberado definitivo, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da saída do estabelecimento.

lI - o liberado condicional, durante o período de prova.

IlI - o preso provisório, após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória. IV -o reincidente por crime doloso ou culposo.

Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18tJgnU6qHhoijOjPw1/Hh38iijFZp0KnY=
Questão 85618
CESPE 2013 MPE Lei de Execução Penal (Lei 7210/84), Leis Penais Especiais

Nilo, definitivamente condenado pela prática de diversos crimes hediondos a uma pena total de setenta e dois anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, foi capturado pela polícia, após passar determinado período de tempo foragido, e, então, começou a cumprir sua pena. Logo após a prisão,

Nilo adoeceu e teve de ser encaminhado ao serviço médico oficial do presídio, setor onde deveria, segundo laudo emitido por um dos profissionais que o atenderam, permanecer para que fosse submetido a tratamento. Ciente da condição de Nilo, sua família contratou um médico particular, de sua confiança, para acompanhar o tratamento. Esse médico emitiu um laudo em que apontava que Nilo, dada a gravidade de seu estado de saúde, deveria ser tratado em estabelecimento médico particular, fora do presídio, portanto.

 

Nessa situação hipotética, de acordo com a Lei de Execução Penal — Lei n.º 7.210/1984 —, as divergências existentes nos referidos laudos deverão ser resolvidas pelo(a)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19wroWt5heTwNZFPfXDuZR4+gmfeQeyT8E=
Questão 114669
FUNCAB 2016 SEGEP Leis Penais Especiais, Penas, Lei de Execução Penal (Lei 7210/84), Regimes de Cumprimento de Pena

Por ter praticado um roubo, Ariclenes é condenado ao cumprimento de pena  de seis anos de reclusão,  em regime  semiaberto.  Assim, é  correto  afirmar  que  o condenado  deverá  iniciar a execução de sua pena em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18oQWx5pkQAgboxU/lecRkuXjmA3ScVz5o=
Questão 85620
CESPE 2013 MPE Leis Penais Especiais, Lei de Execução Penal (Lei 7210/84)

Um preso que cumpre pena de vinte anos de reclusão em regime inicialmente fechado adquiriu o direito de trabalhar e cursar o ensino médio, na modalidade de ensino a distância e com carga horária de duas horas diárias. Esse preso desenvolvia as atividades laborais e escolares de segunda a sexta-feira. Durante determinado período, de sessenta dias consecutivos, ele teve, em decorrência de um acidente, de ficar afastado de ambas as atividades por quinze dias. Nesse período, não faltou injustificadamente a nenhuma dessas atividades. No sexagésimo primeiro dia, quando retomaria suas atividades laborais e escolares, o preso praticou falta grave, tendo sido punido com sanção disciplinar e com a revogação máxima permitida do tempo remido.

 

Nessa situação hipotética, considerando o disposto na Lei de Execução Penal, o tempo total de pena remida no período de sessenta dias equivale a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+MNt8hbi73zPRwjENr5AJf8jJVTKFmSHM=
Questão 111445
MPE - SC 2016 MPE Livramento Condicional, Lei de Execução Penal (Lei 7210/84), Leis Penais Especiais, Penas, Regimes de Cumprimento de Pena

A Súmula Vinculante 26 do Supremo Tribunal Federal, dispõe que para efeito de livramento condicional no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, o juízo da execução observará a inconstitucionalidade do art. 2º da Lei n. 8.072/90 (Crimes Hediondos), sem prejuízo de avaliar se o condenado preenche, ou não, os requisitos objetivos e subjetivos do benefício, podendo determinar, para tal fim, de modo fundamentado, a realização de exame criminológico. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+lDapQlfKbCvy+B7z84qguCEZGIXV5nJE=
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Questão 114567
FUNCAB 2016 ANS Departamentalização, Organização, Processo Organizacional

A estrutura que combina duas formas de departamentalização, funcional com a departamentalização de  produto ou projeto na mesma estrutura organizacional; é uma estrutura híbrida e apresenta duas dimensões, com gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto, é denominada:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/2klnQURLcAZnJkUAmroYqz4QuRl+Ew5g=
Questão 114551
IESES 2016 BAHIA GÁS S.A. Departamentalização, Organização, Processo Organizacional

Vários são os caminhos possíveis quando falamos em departamentalização nas organizações. Com relação às diferentes abordagens, assinale a opção correta. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18wLi5Eq59r54LzyIC1jlj68zi67w578sA=
Questão 113276
ESAF 2016 ANAC Processo Organizacional, Gestão da Qualidade, Gestão de Processos, Ferramentas da Qualidade, Excelência no Serviço Público, PDCA, Controle

Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a coluna II.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18nlwQfWWJ9g7OgjJfJ61DzlAgsBaqPf54=
Questão 120562
CESPE 2017 TRT Motivação, Comportamento Organizacional

A motivação depende do esforço despendido pelo empregado para atingir um resultado e do valor atribuído por ele a esse resultado. Essa premissa se refere à teoria motivacional denominada teoria

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18saY8UFb2XL812xMBLik3cfa6dDpuWo4A=
Questão 113273
ESAF 2016 ANAC Estrutura Organizacional, Processo Organizacional, Organização

Para enfrentar as complexidades e as mudanças do ambiente, uma organização deve definir

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX193LktANJX/yKrnZMmswWNxcZokY+mqqbA=
Questão 114549
IESES 2016 BAHIA GÁS S.A. Organização, Sistemas e Métodos, Ferramentas da Qualidade, Gestão de Processos, Gestão da Qualidade

Na análise de rotinas administrativas, uma ferramenta de grande utilidade é o fluxograma. Sobre sua utilização é correto afirmar: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+JyvbqzdFI6LcI/qHyIvrCncovigv6RxQ=
Questão 114552
FGV 2016 CODEBA Princípios da Organização do Trabalho, Organização, Processo Organizacional

As opções a seguir representam os princípios gerais fundamentais da administração, à exceção de uma. Assinale-a.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/YqSyalFobKgt/U0Mo9hd0SFl1m6agfW0=
Questão 120590
FCC 2018 DPE Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

A evolução dos conceitos e técnicas de administração de pessoas, também denominada gestão de recursos humanos, apresentou uma tendência à descentralização, notadamente com a discriminação de duas diferentes espécies de atuação:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19FL44MOJ6Gbrxkk3WK3zocUJ7S/azm2gI=
Questão 120593
FCC 2017 TRF Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

O planejamento de Recursos Humanos refere-se à maneira como a função de RH pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+vnOLn4tjBRGdgu1i9V1oCgl+PqgpIrIU=
Questão 108907
CESPE 2016 TRT PDCA, Controle, Processo Organizacional

Na fase do planejamento do ciclo PDCA, 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/RlsV5CxLPCofXd6I4Y+oCy7vEx7zQmwo=
Questão 120591
FCC 2018 Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

No que concerne aos paradigmas da administração de recursos humanos, a denominada função de staff corresponde

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18jSLDB56PccMokoM92WPRI8TtlJu4xH24=
Questão 120586
FCC 2017 TRT Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Vários termos são utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações. Quando são denominadas de recursos humanos, são considerados

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/3AEJKCxFbpLhM7q//qVCefdfz5H8fDS0=
Questão 114548
IESES 2016 BAHIA GÁS S.A. Organização, Sistemas e Métodos, Ferramentas da Qualidade, Gestão da Qualidade, Gestão de Processos

A respeito dos manuais administrativos, é INCORRETO afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/E2ld7snqGOvWj4I2UcJ3jbs3+fLOIQVs=
Questão 115355
MP - RS 2016 MP Estrutura Organizacional, Projetos, Organização, Processo Organizacional, Gestão de Projetos

De forma geral, são quatro os tipos de estrutura administrativa nos quais os projetos são realizados. 
Esses tipos de estrutura são:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+xGt2fiFTLAaOpwdq1GG84neTAdEDVB5s=
Questão 104688
CESPE 2015 STJ Departamentalização, Organização, Processo Organizacional

Acerca do processo de mudança organizacional, do papel do agente de mudança e das características das organizações formais modernas, julgue o item que se segue.

 

A governança corporativa, além de um modelo de gestão, também pode ser considerada como um tipo de departamentalização, como um processo estruturado, interativo e consolidado de desenvolver e operacionalizar as atividades de planejamento, organização, direção e avaliação de resultados, visando o crescimento e desenvolvimento sustentado da organização.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1//D3D0WTBdxbwcL9UgG/nohtsAe7ZzdhY=
Questão 120592
FCC 2018 Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Os estudos sobre a evolução dos modelos de gestão de recursos humanos apontam para a transposição de uma abordagem tradicional e operacional para uma abordagem moderna e estratégica, ligando as políticas e as práticas da gestão de pessoas ao planejamento estratégico e às diretrizes de longo prazo da organização. Paralelamente, identifica-se uma forte

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/AgH9Slg+JBfyvFMS1b4qaJYt3ZJoE8EI=
Questão 115350
MP - RS 2016 MP Estrutura Organizacional, Organização, Processo Organizacional

Os requisitos do desenho organizacional são: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+00XykM7iUGI+1zWF//ZVy7WTNbR+yB1M=
Questão 120596
FCC 2018 SABESP Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Fazem parte da Política de Administração de Recursos Humanos adotada por uma organização

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18TUYbkxVyZsf8CpI1S8+L9MBaYBSaNCko=
Questão 122376
CESPE 2018 TRT Ferramentas da Qualidade, PDCA, Controle, Processo Organizacional, Gestão da Qualidade

Na fase do planejamento do ciclo PDCA, 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/K9VGDu7lk0ezSghyhCVg/rT0LMjHAyEk=
Questão 122340
CESPE 2016 TCE Gestão de Processos

Assinale a opção correta, a respeito do ciclo de vida de um processo, de acordo com o BPM CBOK (corpo comum de conhecimentos em gerenciamento de processos de negócio) e a literatura pertinente.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+iZhEfL/0PncGEWiSGgSutchMIl3nd9eg=
ÉTICA
Questão 80711
FJPF 2006 DERT Moral e Ética, Ética e Cidadania no Serviço Público

“A prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas, e mais preocupada em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia, e sobre os meios de alcançá-la” (D. B. Filosofia) é a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19V/Sb2CEtN9U8qqvFPWNMzfVma5KEpSS0=
Questão 80712
FJPF 2006 DERT Moral e Ética, Ética e Cidadania no Serviço Público

Virtudes básicas profissionais são aquelas indispensáveis, sem as quais não se consegue a
realização de um exercício ético competente, seja qual for a natureza do serviço prestado. Acerca do assunto pode-se dizer que:

I - a honestidade é um princípio que não admite relatividade, ou seja, o indivíduo é ou não é honesto;
II - do ponto de vista funcional, competência é o exercício do conhecimento de forma adequada e pertinente a um trabalho;
III - o zelo é uma importantíssima virtude na execução da tarefa profissional;
IV - o sigilo é uma virtude que deve ser relativizada, principalmente se o conteúdo da informação é revelada ao profissional pelo seu cliente ou que o profissional veio a saber por força da execução do trabalho. Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+TE2x3uGl98gaRzvIeLg4ccAtTZaEsHLQ=
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Questão 115566
VUNESP 2016 TJM Declaração Universal de 1948, Sistema Global de Direitos Humanos

Ainda sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem, é correto afirmar que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/AeKSNra9NRp8ZuKZovmCNWW/YyFipNmM=
Questão 115565
VUNESP 2016 TJM Declaração Universal de 1948, Sistema Global de Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi adotada em 10 de dezembro de 1948. A seu respeito, assinale a alternativa correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/EFptuRezH+OCoXHdsJZ4DT7l9j6NVeaM=
Questão 116813
FADESP 2016 PM Declaração Universal de 1948, Sistema Global de Direitos Humanos

Em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi finalmente adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, marcando uma fase irreversível para os direitos humanos. Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+KpTCtYln3MDReSCR/k/KwPvbKRVn4AIA=
GESTÃO DE PESSOAS
Questão 120542
CESPE 2018 TRE Liderança, Comportamento Organizacional

Os comportamentos típicos do líder que exerce sua função na equipe a partir de uma perspectiva transformacional de liderança incluem

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19nqtxI5eq1Tg1norbkyWaSHhqgpOHTZHQ=
Questão 120537
CESPE 2018 PC Liderança, Comportamento Organizacional

Em uma delegacia de polícia, Aldo, delegado titular, sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas. Paulo, agente de polícia na mesma delegacia, procura sempre cumprir com suas obrigações, e isso requer que, muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia, os quais, apesar de seguirem suas orientações por vê-lo como um servidor com grande conhecimento acerca do serviço, não possuem uma grande admiração por ele.

Nessa situação hipotética, de acordo com os conceitos de poder e liderança,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Ca+Qvv9BgJM2jCf625Cmk+14ZJ7yhTI0=
Questão 104683
CESPE 2015 STJ Gestão do Desempenho

Com referência à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

 

Em geral, as organizações têm utilizado modelos de gestão de desempenho cuja fundamentação restringe-se aos comportamentos, dado que os resultados podem ser previstos a partir da avaliação desses comportamentos.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Zhh+KfD+Wjl2OfBfREPi5tbUJNLb3rI8=
Questão 114559
FGV 2016 CODEBA Liderança, Comportamento Organizacional

A teoria do grid gerencial parte da assertiva de que a organização alcança a sua efetividade administrando  eficazmente  suas características  universais,  na  opinião  dos  autores, o objetivo,  as pessoas e a hierarquia.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O grid é composto por um eixo orientado para os processos e outro orientado para os resultados.
II. Os níveis hierárquicos aos quais se submetem as pessoas da organização estão no eixo dos processos.
III. A tipologia 1.9 demonstra uma orientação gerencial para a alegria e a satisfação das pessoas na organização.

Assinale:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/jQRILH/P9VtZKn+T6b9pMT3HCxSFkQuw=
Questão 104685
CESPE 2015 STJ Liderança, Comportamento Organizacional

Com referência à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

 

Os estilos de liderança podem ser classificados em duas dimensões: orientação para relacionamentos, que engloba os estilos dominante, diretivo e autocrático; e orientação para tarefas, com a classificação em estilos participativo, estimulador e apoiador.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/+4jHnFjC4ZIrOtxAp7z60lSPUX3lMXlY=
Questão 120541
CESPE 2018 TRE Liderança, Comportamento Organizacional

De acordo com a literatura pertinente, uma das dimensões da liderança transacional é a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+r33BbxUQd0qu47GE8cROGA/gZcASTfr8=
Questão 104675
CESPE 2015 STJ Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas

Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas.

A gestão estratégica organizacional, por incorporar o planejamento como mecanismo de ação, diverge da gestão estratégica de pessoas.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19ywkC5IXPIB6bhjVk2vQNzO45OwA7gIzg=
Questão 81587
CESGRANRIO 2014 CEFET Liderança, Comportamento Organizacional

Um administrador foi contratado por uma empresa para exercer o cargo de Gerente de Operações. Ele sabe que, para que possa executar com eficácia os processos inerentes ao seu cargo, de acordo com o que foi estabelecido pela empresa, terá de utilizar a sua capacidade de trabalhar com pessoas, compreendendo as motivações e atitudes dos empregados que terá sob sua responsabilidade, conseguindo, assim, liderá-los. A habilidade que esse administrador deverá utilizar em seu cargo é, predominantemente,

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/i5kyg3P7DxUPD1kskKdBkEWMznsl2wI0=
Questão 120548
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Motivação, Comportamento Organizacional

Conforme a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, os quais se tornam fontes de motivação. De acordo com essa teoria,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18fnat4V4GXF9/yzkd7gDspanQa0VOOheU=
Questão 113280
ESAF 2016 ANAC Comportamento Organizacional, Motivação

Analise as teorias da motivação do comportamento humano na primeira coluna, correlacione com a correspondente explicação na segunda coluna e assinale a opção correta.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Xyd3vBwVTvu8hQ5UdHnNPhjvl85Tdt1A=
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
Questão 86758
CESPE 2013 TCU Princípios Orçamentários

Acerca dos planos e orçamentos públicos, em particular no Brasil, julgue o item seguinte.

As fundações educacionais públicas federais integram o orçamento da União, a exemplo das autarquias, constituindo as instituições de ensino superior. Essa característica decorre da aplicação do princípio orçamentário da universalidade.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19cQT84hZ99ZaGCPSoj0dPFK5fpEFljSvk=