Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão 97244
CESPE 2015 MPOG Lei 8.112/90 - Disposições Preliminares do Cargo Público e Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição, Lei 8.112/90 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais

Com relação aos institutos da promoção e da substituição e à responsabilização do servidor, julgue o item que se segue.

 

O servidor efetivo que for investido em função de chefia deverá ter como substituto o servidor indicado no regimento interno do órgão ou entidade, ou, no caso de omissão, aquele que for previamente designado por seu dirigente máximo.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19J9H7IBFSX1G9P7rYPW0hhadiW6Sf7kJk=
Questão 93663
CESPE 2009 TCU Fundamento Constitucional, Objetivo e Finalidade, Licitações

Com referência aos ditames trazidos pela Lei n.º 8.666/1993, de observância obrigatória pela administração pública, julgue o próximo item.

 

Se determinado estado da Federação, em processo de licitação para aquisição de um produto encontrado em todo o território nacional, inserir no instrumento convocatório cláusula estabelecendo preferência por contratar empresas sediadas no próprio estado, a fim de fomentar o desenvolvimento econômico local, a referida cláusula ofenderá o disposto na lei, especialmente o princípio da isonomia. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19sAZwBVV61znlxYqrC5GLbt4a42v1M2ik=
Questão 96693
FCC 2013 TRT Administração Direta

No que pertine à natureza dos entes que integram a Administração pública e o regime jurídico a eles aplicável, é correto afirmar que:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18+jyxKeJUOy6PYlaAA5k4628DsMfV0goU=
Questão 3213
CESPE 2012 TCE Requisitos do Ato Administrativo, Atos Administrativos

A respeito de ato administrativo, julgue os itens a seguir.

A competência para a prática dos atos administrativos depende sempre de previsão constitucional ou legal: quando prevista na CF, é denominada competência primária e, quando prevista em lei ordinária, competência secundária.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19pN5isg+JitI3E2mNHPEctAp0SNov8grw=
Questão 94603
ESAF 2012 CGU Modalidade de Licitação

São modalidades de licitação:

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19dlUwPpdqD0KyfhFrBK30Q+/2aRs6n2ko=
Questão 93518
CESPE 2009 TRE Contratação Direta, Licitações

No que concerne a licitações, julgue o próximo item. É inexigível a licitação para a contratação de empresa de propaganda, já que se trata de serviço singular, que requer notória especialidade e talento dos seus realizadores. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19fdtK35izuq4yewFXplLiIin4GKY4csN8=
Questão 9028
FCC 2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO-SP Modalidade de Licitação, Licitações

No curso de processo de execução fiscal, o Município adjudicou, como forma de pagamento da dívida do contribuinte, o imóvel no qual estava instalada a fábrica da empresa executada, além de veículos e outros bens móveis, passando, todos, a integrar o patrimônio da municipalidade. Ocorre que esses bens, exceto os veículos, não são do interesse da Administração, que decidiu, assim, aliená-los. De acordo com o regime jurídico dos bens públicos e conforme as disposições aplicáveis da Lei no 8.666/93, o Município.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ZREMagG1/iQT3bLlnrixVeZbBlS3rHo8=
Questão 31014
ESAF 2012 RFB Princípios Constitucionais da Administração Pública , Da Administração Pública na Constituição Federal (Art. 037 a 043)

 Determinada cidadã brasileira foi contratada por um conselho de fiscalização profissional regional em 07/11/1975, tendo seu contrato sido rescindido em 02/01/2007.

A cidadã sustenta que sua demissão fora ilegal porquanto gozava da estabilidade prevista no art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, sendo seu vínculo jurídico estatutário, que lhe garantiria o direito ao prévio processo disciplinar para fins de demissão.

Acerca do caso concreto acima narrado e à luz da jurisprudência do STF e STJ, bem como da disciplina constitucional aplicável aos agentes públicos, assinale a opção incorreta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+0Rfe7bGM94X/qMS15h2gM8lEQJthvq3w=
Questão 94711
ESAF 2015 ANA Lei 8.112/90 - Disposições Preliminares do Cargo Público e Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição

Um servidor público federal estável foi demitido após processo administrativo disciplinar. Inconformado com a decisão, ajuizou uma ação em que requereu a anulação da decisão administrativa. Ao final de seu processamento, o servidor obteve decisão transitada em julgado favorável a seu pedido. Nos termos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a fim de que o servidor retorne a seu cargo de origem, ainda existente, a decisão judicial deverá ter determinado sua 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+t4Bo2WXGTmy5/i9hBKrQ7r8IJlm0z8OE=
Questão 101142
FCC 2015 TRT Contratação Direta

Na Lei n° 8.666/1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, é dispensável a licitação: 

I. nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

II. nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos. 

III. quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.

IV. quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.

V. para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado. 

VI. para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.

VII. na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

Está correto o que consta em 

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+gs5Otw7wSUH/FYuDTarGx1ET8bAjQF7A=
Questão 93642
CESPE 2009 TCU Atributos do Ato Administrativo, Atos Administrativos

Como exemplo de discricionariedade no âmbito de atuação da administração pública, pode-se citar a hipótese em que a lei expressamente permite a remoção de ofício do servidor público, a critério da administração, para atender à conveniência do serviço. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ZSZQugTiyHbJW93qrYj/G8OcFBMETKq4=
Questão 3217
CESPE 2012 TCE Contratação Direta, Licitações

Com relação ao processo licitatório, julgue os itens que se seguem.

Consoante posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, a dispensa de licitação para contratação da realização de concurso público não viola princípios constitucionais, todavia o ente público deve certificar-se de que os preços contratados são compatíveis com os valores de mercado, o que deve ser comprovado por meio de pesquisas previamente realizadas.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ymYjNPmJHe1GwLua1Jy4zNNQGCteeTEI=
Questão 79161
CESPE 2014 TRE Princípios Constitucionais da Administração Pública

No que se refere ao regime jurídico-administrativo brasileiro e aos princípios regentes da administração pública, julgue o próximo item.

 

Por força do princípio da legalidade, o administrador público tem sua atuação limitada ao que estabelece a lei, aspecto que o difere do particular, a quem tudo se permite se não houver proibição legal.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19gZu/cGKrdqSdbZIZw6HLtdAIrMT4Vqu8=
Questão 73974
CESPE 2014 MEC Autarquia, Organização da Administração Pública, Administração Indireta

Os princípios da administração pública estão previstos, de forma expressa ou implícita, na CF e, ainda, em leis ordinárias. Esses princípios, que consistem em parâmetros valorativos orientadores das atividades do Estado, são de observância obrigatória na administração direta e indireta de quaisquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios. Acerca desses princípios e da organização administrativa do Estado, julgue os itens a seguir.
 

No âmbito federal, as autarquias são entes da administração indireta dotados de personalidade jurídica própria e criados por lei para executar atividades típicas da administração. Essas entidades sujeitam-se à supervisão ministerial, mas não se subordinam hierarquicamente ao ministério correspondente. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ZgOW+nrj2/XxkuA/kVMPtaHr6hoBvm9w=
DIREITO CONSTITUCIONAL
Questão 20735
FCC 2012 PGE Do Processo Legislativo (Art. 059 a 069) - Das Leis (Art. 061 a 069), Do Poder Legislativo (Art. 044 a 075) , Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

A medida provisória rejeitada pelo Congresso Nacional perde a eficácia, com efeitos desde a data de sua:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19O7R2xHjO+deH0daHPaF/m/W+CcRQv//w=
Questão 50464
A CASA DAS QUESTÕES 2015 A CASA DAS QUESTÕES Dos Tribunais Regionais Federais e dos e Juízes Federais (Art. 106 a 110), Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135), Do Poder Judiciário (Art. 092 a 126)

As causas em que forem parte instituição de previdência social e segurados, serão processadas e julgadas na justiça estadual, no foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, sempre que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, cabendo recurso para o Tribunal de Justiça do Estado.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+noovX5l4bIEmieqeNrV284nRyDfpVuiI=
Questão 21078
FCC 2010 MP Da Nacionalidade (Art. 012 a 013), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Ao brasileiro que tiver cancelada sua naturalização por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional, será declarada:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19+5eZXkkU0Qb6B8Cq9dGqLJJj3sna1jk0=
Questão 50523
FEPESE 2014 MPE Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

De acordo com o disposto no art. 5º da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/WjDg0kwpuW0yiq3ZdL73x/BIOEGU2mbU=
Questão 20413
CONSULPLAN 2012 TSE Do Processo Legislativo (Art. 059 a 069) - Das Leis (Art. 061 a 069), Do Poder Legislativo (Art. 044 a 075) , Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

Assinale a afirmativa correta sobre processo legislativo. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/WGTblfGfacow2vARf+6upYoRRS+GmI6A=
Questão 40379
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Dos Tribunais e Juízes do Trabalho (Art. 111 a 117), Do Poder Judiciário (Art. 092 a 126), Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho deverá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19S7Ttmkvm3PYWY0xUpNC2483oYY8+CGPs=
Questão 20497
CESPE 2007 TRT Dos Direitos Sociais (Art. 006 a 011), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

A jornada de trabalho não poderá exceder a oito horas diárias nem a quarenta e quatro horas semanais, devendo a remuneração das horas extras ser de, no mínimo, 50% do valor da hora normal, exceto quando se tratar de hora extra laborada à noite, quando será remunerada em, pelo menos, 100% do valor da hora normal.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+hwGVxnb/qQckkFoIaUQ53kM6IwVwhtNY=
Questão 20229
CESPE 2008 STF Do Supremo Tribunal Federal (Art. 101 a 103-B), Do Poder Judiciário (Art. 092 a 126), Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

Para ser homologada pelo STF, a sentença estrangeira, deve, entre outros requisitos, ser proferida por juiz competente, ter citado as partes ou terem sido verificados validamente a revelia e o trânsito em julgado, estar autenticada pelo cônsul brasileiro e acompanhada de tradução oficial.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19cbr1slYL1c0kFvUfWn1iFdaEkVyrWE3k=
Questão 50147
FUNCAB 2013 PC Da Nacionalidade (Art. 012 a 013), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

São brasileiros natos:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Og2Nzgc3NtuFlEhaOBSAYo+Huf1I7Zpk=
Questão 73623
FCC 2009 TRT Teoria da Constituição, Classificação / Conteúdo, Constituição (outros assuntos)

A doutrina constitucional tem classificado a nossa atual Constituição Federal (1988) como escrita, legal,

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18fkgtlMDxEi+QCXg/6K5VsEBTw2ZIC9KA=
Questão 40570
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050), Do Poder Legislativo (Art. 044 a 075) , Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

Segundo o que dispõe a Constituição da República sobre o Poder Legislativo, é INCORRETO afirmar que dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias é competência privativa tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/EPzSQ2nL+AaSLxCSoTBt8Bp0aBXDXwn4=
Questão 50463
A CASA DAS QUESTÕES 2015 A CASA DAS QUESTÕES Dos Tribunais Regionais Federais e dos e Juízes Federais (Art. 106 a 110), Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135), Do Poder Judiciário (Art. 092 a 126)

Aos juízes federais compete processar e julgar o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Território.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/efl2a7WeDpQbjnbhBn/MlrHJWtm+Ze30=
Questão 40174
CEPERJ 2013 RIOPREVIDÊNCIA Do Supremo Tribunal Federal (Art. 101 a 103-B), Do Poder Judiciário (Art. 092 a 126), Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

Nos últimos anos, a nomeação para Ministro do Supremo Tribunal Federal recaiu sobre dois Ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça e uma Ministra egressa do Tribunal Superior do Trabalho. No sistema brasileiro, quanto à nomeação para o referido cargo, é correta a seguinte afirmativa:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+aoTt1Px9y7HzCE6IOCcTLgI943TEBi4M=
Questão 20299
CESPE 2011 STM Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

Os direitos e as garantias expressos na Constituição Federal de 1988 (CF) excluem outros de caráter constitucional decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, uma vez que a enumeração constante no artigo 5.º da CF é taxativa.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ADYwgkbawPhFgMgC5eTj04frLiQv1oHA=
Questão 4036
CESPE 2012 ANAC Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

A pena de morte é admitida pela CF, mas apenas no caso de guerra declarada.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18w0MMG+mBeEnWTiVi2+mslgkRaQ58OsrE=
Questão 40713
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Do Poder Legislativo (Art. 044 a 075) , Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

Os seis ministros que serão escolhidos pelo Congresso Nacional, para compor o quadro do Tribunal de Contas da União, não estão sujeitos à argüição  pelo Senado Federal.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18yTQoPuEoFA4jrfkog1MDghz7jk6STd/8=
Questão 40104
FUNCAB 2009 PC Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005), Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 005 a 017)

O remédio constitucional adequado para postular judicialmente a falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania é:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/uQFuL/oAQJnfx6Glnd+G3mDeb7fytogg=
Questão 40563
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050), Do Poder Legislativo (Art. 044 a 075) , Da Organização dos Poderes (Art. 044 a 135)

Sobre o Poder Legislativo é correto afirmar que processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles é competência privativa da Câmara dos Deputados.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+wzacYcx7uA6niUz2/37yAYi23/rNa8Pc=
PORTUGUÊS
Questão 12261
FCC 2012 BB Conotação e Denotação, Polissemia e Figuras de Linguagem, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Há uma oposição clássica entre o que é material e o que é espiritual. Nesse texto, ao falar dessas dimensões, a autora

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+UjFK7eixTPdvQ6ZMaNtzaHjsgUW3vcME=
Questão 75074
CESGRANRIO 2014 IBGE Pontuação

Considerando-se a argumentação crítica desenvolvida pelos autores, o emprego das aspas nas palavras progresso e moderno (l. 58) confere ao texto o seguinte tom:

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX186P7rRaw+SygLOZ5eTL6PYk/8Papx7uRM=
Questão 26502
FAURGS 2010 TJ Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Considere  as  seguintes  propostas  de  reescrita  do período abaixo.

Até  bens  mais  duráveis,  como  computadores, eletrodomésticos  e  celulares,  tornaram-se  nos últimos anos descartáveis(l. 16-18).

I  - Mesmo bens mais duráveis – computadores, eletrodomésticos, celulares etc. – tornaram se, nos últimos anos, descartáveis.

II  - Inclusive nos últimos anos, bens mais duráveis, como computadores, eletrodomésticos

e celulares, foram ficando descartáveis.

III - Nos  últimos  anos,  até  mesmo  bens  como computadores, eletrodomésticos e celulares

mais duráveis tornaram-se descartáveis.

Quais  conservam  o  sentido  original  veiculado  pelo texto? 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+adTeUpHRd/vwSFiSkcH64G/Sw67sN7GY=
Questão 95624
FCC 2015 TRT Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais, Vozes Verbais, Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

 

A graça da não-notícia

 

1        A leitura crítica dos jornais brasileiros pode produzir momentos interessantes, não propriamente pelo que dizem, mas

principalmente pelo que tentam esconder. O hábito de analisar criticamente o conteúdo da mídia tradicional produz calos no

cérebro, e eventualmente o observador passa a enxergar não mais a notícia, mas a não-notícia, ou seja, aquilo que o noticiário

dissimula ou omite.

5        Trata-se de um exercício divertido, como se o leitor estivesse desfazendo um jogo de palavras cruzadas já preenchido. É

mais ou menos como adivinhar, a partir das palavras que se interconectam num texto, o sentido que o autor pretendeu dar à

sua construção, uma espécie de jogo de “interpretação reversa".

         Transparece o aspecto ambíguo da imprensa quando, por exemplo, para defender o pluralismo de sua linha editorial,

jornais propõem artigos sobre tema da atualidade a serem tratados por dois distintos analistas – “o leitor pode apreciar duas

10   opiniões diferentes”. Ocorre que as propostas, normalmente sob a forma de pergunta, são formuladas de modo a garantir a perspectiva de que um ponto de vista se oponha frontalmente ao outro um analista representa um “sim”, o outro um ”não” ao

que está sendo perguntado pelos editores. Como se vê, a tal “pluralidade” já nasce condicionada, porque a imprensa brasileira

quer convencer o leitor de que existem apenas duas interpretações possíveis para questões complexas como as que são

postas aos analistas. São complexas, ou, no mínimo, controversas, porque é isso que define uma notícia.

15       Uma árvore caiu. Por que a árvore caiu? mesmo num evento corriqueiro e aparentemente banal, há muitas respostas

possíveis.

          Por que a imprensa brasileira tenta pintar tudo em preto e branco, sem considerar as muitas tonalidades entre os dois

extremos? Ora, porque a imprensa faz parte do sistema de poder na sociedade moderna, e exerce esse poder fazendo pender

as opiniões para um lado ou para outro, usa o mito da objetividade para valorizar seus produtos e cobra de seus financiadores

20  um custo por esse trabalho.

          Mas pode-se elaborar melhor essa análise. O observador arriscaria afirmar que a narrativa jornalística, tal como foi

construída ao longo do tempo, já não dá conta de acompanhar a percepção da realidade, amplificada pelo domínio da imagem

transmitida globalmente em tempo real.Como notou o filósofo Vilém Flusser,a superfície ínfima da tela substitui o mundo real. O que a imprensa faz é comentar essa superficialidade, não a realidade.

25      Mas a resposta é ainda mais simples: para ser levado a sério, um jornal precisa dar a impressão de concretude em seu

conteúdo, mas, ao se tornar refém do mundo das imagens, produz uma concretude ou, como diz Flusser, uma

“concreticidade” superficial.

         Essa superficialidade procura esconder o propósito do conteúdo jornalístico, que não é informar, como pensam os

leitores correligionários: é induzir uma opinião específica.

30      Se tudo é opinião, tudo é não-notícia.

Obs.: Vilém Flusser (1920 - 1991) − filósofo tcheco, naturalizado brasileiro; professor, jornalista, conferencista e escritor.

 

 

É legítimo o seguinte comentário:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+RdB2K/MDETvdQBwhDHtCnF0Zd6cl7lD8=
Questão 89208
A CASA DAS QUESTÕES 2015 A CASA DAS QUESTÕES Concordância Nominal e Verbal

            DA FELICIDADE

Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!

                                               Mario Quintana

 

O termo “infeliz” está no singular porque concorda com “avozinho”, mas estaria também correto se colocado no  plural — infelizes —, forma que concordaria com “a gente e o avozinho”.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/wi+gswNTi3ftqGFOg7qeAQlICrp4Z8Xg=
Questão 74745
EXATUS 2014 PM Semântica e Vocabulário

Assinale a alternativa em que não haja sinônimo adequado para as palavras retiradas do terceiro parágrafo do texto:

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19zXFf7I8fRsUyaFRPQlQzJI9mmOVLNchA=
Questão 89149
A CASA DAS QUESTÕES 2015 A CASA DAS QUESTÕES Acentuação Gráfica

Se retirássemos o acento da palavra “dúvida”, teríamos outra palavra existente em Língua Portuguesa. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19wRvKeZPRv/ZamOe8NI+Bq16ZK1W5kevc=
Questão 39338
FGV 2012 SENADO FEDERAL Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Assinale a palavra que, no texto, exerça papel adjetivo.

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+VT+6CJobWyxRnk3pcyi7ChIKh+rjr4sA=
Questão 48678
CESPE 2014 TJ Pontuação

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue.

Na linha 7, a vírgula empregada após “Dinheiro” marca a elipse do verbo da oração.

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/QWdkUQQTzX5cGG/IA1leX/WQGlQi4gk0=
Questão 5067
CESPE 2012 TCE Crase

Com base nas ideias do texto, julgue os itens seguintes.

Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

No trecho “Exceção a essa regra” (L.22), é opcional o emprego do sinal indicativo de crase no “a”.

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+wnJGbgHRXAVmvlU9QSN5Yk2y6Ht6Huzs=
INFORMÁTICA
Questão 19685
FAURGS 2012 TJ Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais, Segurança da Informação Conceitos Gerais, Segurança da Informação

Para fechar uma porta correspondente a um programa que é acessado remotamente por qualquer computador da Internet, deve-se alterar, no Firewall do Windows, 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19nbwpqZwWvWTGecI/DZ0OTB7ElwIHijA4=
Questão 86791
CESPE 2010 BASA Internet / Intranet, Segurança da Informação Conceitos Gerais, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet, Segurança da Informação

Para melhorar o nível de controle de acesso dos usuários à Internet, é possível o uso de mecanismos de segurança como firewalls e antivírus.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18MWzQ5uYp6ab9jTE+aQ7HfCiX/8aJaZvQ=
Questão 86147
ESPP 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DOS CAVALOS-PB Backup, Segurança da Informação

) Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. São dois tipos clássicos de backup: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ZbW48o2RGLHm3hC298jkQ3fvgosU0v3Q=
Questão 75233
CESGRANRIO 2014 CEFET Hardware, Conceitos Básicos de Informática

O processo de formatação lógica de um disco rígido 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Rb9Fn1awB63NU8xT0LKWe3/dkPZvdy8Q=
Questão 92813
CESPE 2015 STJ Windows 7, Organização de Arquivos, Pastas e Programas

Julgue o item seguinte, relativos a computação em nuvem, organização e gerenciamento de arquivos e noções de vírus, worms e pragas virtuais. O Windows 7 Professional possibilita que o usuário copie um arquivo de um dispositivo móvel, como, por exemplo, um pendrive, para uma pasta qualquer que já contenha esse arquivo. Nesse caso, serão exibidas algumas opções, entre as quais uma que permite ao usuário optar por copiar, mas manter os dois arquivos; se o usuário escolher essa opção, o arquivo será copiado e armazenado na mesma pasta, porém será renomeado.

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+7FU6oqS4rNj/JvAz4Xjj4c6QJGQXqj+M=
DIREITO ELEITORAL
Questão 11106
CESPE 2012 TRE Das Coligações, Lei das Eleições (Lei 9.504/97)

De acordo com a legislação eleitoral, em especial a Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/1997), julgue os seguintes itens.

É facultado aos partidos políticos formar coligações, atribuindo-lhes denominação própria que não faça referência a nome ou a número de candidato.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18V4BYsLCnYNP9YlsTwXamR4JvbjOEFmkE=
Questão 27047
FGV 2011 TSE Do Registro de Candidatos, Lei das Eleições (Lei 9.504/97)

Quanto ao registro dos candidatos, é correto afirmar que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/O6521OaccnEVfKqgpcqZzGuO0sqhXR7k=
Questão 10956
FCC 2012 TRE Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral, Dos Órgãos da Justiça Eleitoral

 Compete ao Tribunal Superior Eleitoral

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Y4zDC+QBwXDKmVb2cSNlTdSo8JQal87Y=
Questão 37182
FCC 2006 TRE Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral, Dos Órgãos da Justiça Eleitoral

Dentre outras atribuições, compete aos Juízes Eleitorais

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19wLU2WPtbo7A2iBgxuMxM1yjJreOHq6JQ=
Questão 11024
FCC 2010 TRE Composição do Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais, Dos Órgãos da Justiça Eleitoral

A respeito das Juntas Eleitorais, é correto afirmar:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19mp4KEMOqYUuXmloXVpvMyxkcKGS06PTo=
Questão 27100
CESPE 2009 TRE Composição do Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais, Dos Órgãos da Justiça Eleitoral

No que concerne às normas acerca da composição e das atribuições das juntas eleitorais, assinale a opção correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19jtP40rmY3SRdhjCRd/CupROhguG6+6Xw=
Questão 27984
MSCONCURSOS 2009 TRE Do Registro de Candidatos, Lei das Eleições (Lei 9.504/97)

Considerando o disposto no art. 10 da Lei n º9.504/97  abaixo transcrito e a  representação do estado como 16 na Câmara dos Deputados e como 40 na Assembléia Legislativa, assinale a  alternativa que corresponda ao número máximo  de  candidatos  que  uma  coligação pode apresentar para a eleição de deputado estadual em Santa Catarina.

“Art. 10. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados,Câmara Legislativa, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, até cento e  cinqüenta por cento do número de lugares a  preencher .

§ 1º No caso de coligação para as eleições proporcionais, independentemente do número de partidos que aintegrem,  poderão ser registrados candidatos até o dobro do número de lugares a preencher.

§ 2º Nas unidades da Federação em que o número de lugares a preencher para aCâmara dos Deputados não exceder de vinte, cada partido poderá  registrar candidatos a  Deputa do Federal e a Deputado  Estadual ou Distrital até o dobro das respectivas vagas; havendo coligação,  estes números poderão ser acrescidos de até mais cinqüenta por cento.” 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/8SmWL9oB4CIrf+qF8WmJxALEiszsSoZg=
Questão 11139
CESPE 2011 TRE Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral, Dos Órgãos da Justiça Eleitoral

Julgue os itens seguintes, relativos às competências e atribuições dos juízes eleitorais, dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compete, privativamente, aos TREs indicar ao TSE as zonas eleitorais ou seções em que a contagem dos votos deva ser feita pela mesa receptora.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19w06S+vp9nUb6O/9ckxUNqh1AoJOTVF2Q=
Questão 10952
FCC 2012 TRE Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral, Dos Órgãos da Justiça Eleitoral

I. Expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. 

II. Processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos Juizes Eleitorais. 

III. Processar e julgar os habeas corpus em matéria eleitoral relativos a atos dos Ministros de Estado. 

Inclui-se na competência dos Tribunais Regionais Eleitorais a situação indicada APENAS em 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+DHtkkjxyC077SbIU3QJkGdSXsu08gaIw=
Questão 27080
MSCONCURSOS 2009 TRE Das Coligações, Lei das Eleições (Lei 9.504/97)

Sobre coligações, assinale a alternativa INCORRETA. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18VC9w7ILl8n32qGlFmAOIV3FF7nOr8Hm8=
Questão 11091
CESPE 2013 TRE Introdução à Lei 4.737/65, Lei 4.737/65

Com base no Código Eleitoral (Lei n.º 4.737/1965), assinale a opção correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/bXG6eSwfdvrlHbovPVxZbbi//Yy2cqUg=
Questão 107884
CESPE 2015 TRE Do Registro de Candidatos, Lei das Eleições (Lei 9.504/97)

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, assinale a opção que apresenta os percentuais mínimo e máximo de reserva previstos para cada um dos sexos nas Leis n.º 9.504/1997 e n.º 13.165/2015.

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Feazi9Y29jwKzCtSMMWpUc+JmNMuCp6s=
Questão 37186
FCC 2006 TRE Do Registro de Candidatos, Lei das Eleições (Lei 9.504/97)

É facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro, ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cassado. Nas eleições majoritárias, se o candidato for de coligação, a substituição deverá fazer-se por decisão

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19HqczQXYeugE57MpUu/RKRyXLoh4ZpAr4=
Questão 37165
FCC 2007 TRE Do Alistamento, Resolução TSE 21.538/03

A respeito do alistamento eleitoral, é correto afirmar que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19M3lAUxqlu38VOzBs2Lpq4d38rJXHSjPo=
Questão 11137
CESPE 2011 TRE Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral, Dos Órgãos da Justiça Eleitoral

Julgue os itens seguintes, relativos às competências e atribuições dos juízes eleitorais, dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e do

Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compete aos TREs remeter ao TSE cópias das atas dos trabalhos relativos às apurações e diplomações a seu cargo, desde que requisitadas pela corte superior.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19w6q6AJmt6ti9/1WjJoldfssrKHZbTgow=
Questão 60635
CESPE 2010 TRE Lei das Eleições (Lei 9.504/97), Do Registro de Candidatos, Da Prestação de Contas Eleitoral

Considere que certa eleição municipal com dois concorrentes ao cargo de prefeito tenha terminado empatada, sendo que um dos candidatos teve seu registro indeferido pela justiça eleitoral, sob o argumento de que se encontrava inelegível em decorrência de ter suas contas reprovadas pelo tribunal de contas. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19UOglRNeDaLi5Ll2wTqjtEYSCjQErJ+0w=
Questão 60596
CESPE 2012 TJ Lei das Eleições (Lei 9.504/97), Do Registro de Candidatos

Assinale a opção correta em relação às eleições.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+IjPuVOZH+W7j3sf9ghF1zrKkgUeiZZBc=
Questão 10966
FCC 2011 TRE Composição do Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais, Dos Órgãos da Justiça Eleitoral

As Juntas Eleitorais 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18seKe4MkmTgKGvWAIYfWtp6/lJFnooNF4=