Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

RACIOCÍNIO LÓGICO
Questão 120065
FCC 2018 TRT Problemas Cíclicos - Calendário e datas, Problemas com Agendas

Os meses de agosto e setembro têm, respectivamente, 31 e 30 dias. Às 16 horas do dia 4 de agosto de 2018, que é um sábado, um cronômetro, que estava inicialmente zerado, foi acionado. Esse cronômetro será desligado às 15 horas da primeira quarta-feira de outubro de 2018. O total de horas que o cronômetro indicará é igual a




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/MfVnDZl6K47he/71KyZTcMJH25n7xipA=
Questão 120063
FCC 2018 SABESP Sequência de Letras, Sequências Lógicas

Na geração automatizada de um teste, 200 perguntas de múltipla escolha são sorteadas por um software dentre milhares disponíveis em um banco de questões. Sorteada a sequência das 200 questões, suas alternativas são reordenadas para gerar os diferentes gabaritos.


Em certa ocasião, houve uma falha na execução do software, que gerou um gabarito em que as alternativas corretas das questões seguiam um padrão, como pode ser notado nas primeiras 13 questões exibidas a seguir:
De acordo com esse gabarito, a resposta correta à questão 200 é a alternativa 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+1ymSSM9px1voZhysj65ngrgkCDAe9w3w=
Questão 120068
FCC 2018 TRT Séries Numéricas, Sequência de Números, Sequências Lógicas, Progressões


Na sequência (5, 7, 9, 11, 6, 8, 10, 12, 7, 9, 11, 13, 8, 10, 12, 14, 9, 11, 13, 15, 10, 12, 14, 16, 11, . . .), o número 15 aparece pela primeira vez na 20ª posição e aparecerá pela última vez na posição de número


  




Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19mU816e584bauXP8AXhMAr+z1L/0r6KFc=
Questão 43718
A CASA DAS QUESTÕES 2014 A CASA DAS QUESTÕES Sequência de Imagens e Figuras, Sequências Lógicas

Cinco cartas, inicialmente dispostas como na figura, serão embaralhadas. Em cada embaralhamento, a primeira carta passa a ser a segunda, a segunda passa a ser a quarta, a terceira passa a ser a primeira, a quarta passa a ser a quinta e a quinta passa a ser a terceira. 

Qual será a primeira carta após 2012 embaralhamentos?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+965APi5Ci7YNidniRe0WkzTVu9hKL1Aw=
Questão 120061
FCC 2018 SABESP Teoria dos Conjuntos, Matemática Básica

Um departamento possui 24 funcionários, sendo que alguns têm formação superior apenas em Direito, mais do que um tem formação superior apenas em Administração, alguns têm formação superior em Direito e Administração, e outros não possuem formação superior. Desses funcionários, 19 possuem apenas uma formação superior e 2 não possuem formação superior. Sendo assim, o maior número possível de funcionários desse departamento que possuem formação superior em Direito é igual a





Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+JPJvxYQaHUplTrs80HvT6YyMBdZRCq5c=
PORTUGUÊS
Questão 115046
IAUPE 2016 PM Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Em nossa língua, como em outras, há convenções no que se refere ao emprego de algumas palavras e expressões. 

Considerando essas convenções, analise as proposições abaixo.

I. Mal começa o show, e as pessoas já estão disparando as suas câmeras.
II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual.
III. Ela me disse que fica meio chateada quando uma pessoa fala no celular ao seu lado.
IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é. 
V. Não entendo por que o compartilhamento nas redes sociais ganhou tamanha relevância. 

Estão CORRETAS, apenas:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/1pyQhSD94wMygVRDO5DiesYbZpkdRZ6s=
Questão 110784
FGV 2016 IBGE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

A frase em que o vocábulo mas tem valor aditivo é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18EVET59mwUnXIoBNfuFHhWgVGfPbRFlhA=
Questão 110788
FGV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT Identificação da Ideia Central, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

“De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”. Deduz-se desse segmento do texto que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18p5lcSqGSyxOG+6cjhppNPGGExjgpOH8g=
Questão 127407
FAURGS 2017 BANRISUL Semântica e Vocabulário, Sintaxe da Oração (Análise Sintática)

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. 


Considere as seguintes afirmações em relação à oração Essas máquinas conseguem. 3449 / 3452

I - Essas máquinas retoma metaforicamente a expressão os humanos.

II - Esta oração não é gramaticalmente correta, pois o verbo conseguir necessita sempre de um complemento.

III - Esta oração apresenta um caso de elipse em que se subentende um termo ou termos já anteriormente enunciados na frase anterior.

“– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.”

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18H+gAaKqkXFRNgbtOjUBcBbrjoLJAS+Fk=
Questão 108520
CESPE 2016 TRE Sintaxe da Oração (Análise Sintática), Concordância Nominal e Verbal

Ainda com relação aos aspectos linguísticos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:..., assinale a opção correta.

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX192aJV5hzlltB/t0w60yQrwOYkAD5U7kMY=
Questão 127409
FAURGS 2017 BANRISUL Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

O artigo indefinido pode ser empregado para conferir a um substantivo um significado genérico, atribuindo-lhe a representação de toda a espécie. Exemplo desse tipo de significação contextual é a expressão


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+qIXKJht5eYOr1oW/viW4WIy05n7ao7VU=
Questão 127405
FAURGS 2017 BANRISUL Semântica e Vocabulário

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 Pode-se substituir o adjetivo obsoleto, sem prejuízo para o sentido do texto, por 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+8Nh8CzOorRDrajp6PckTo+Imwba/kLYA=
Questão 115724
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Polissemia e Figuras de Linguagem, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

“...  é a palavra que procura reproduzir aproximadamente certos sons ou ruídos.”

(SACCONI, L. A. Novíssima Gramática Ilustrada. 23ª edição. São Paulo: Nova Geração, 2010, p. 99)

 

No fragmento acima é feita a definição de um dos processos de formação de palavras mais conhecidos. Tal processo é chamado de:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+n8DqF9r9RmD4CW5U+O+LXD00KT/z9KDQ=
Questão 127410
FAURGS 2017 BANRISUL Pontuação

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

Considere a análise dos seguintes casos de emprego de vírgula no texto. 

I - É obrigatório o emprego da vírgula antes do pronome relativo que (o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital).

II - Empregou-se a vírgula antes da conjunção e por estar relacionando duas orações coordenadas com sujeitos diferentes. “a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.”

III - A vírgula que antecede a conjunção mas poderia ter sido omitida, pois é facultativo o uso da vírgula neste caso. “Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos”.

Quais estão corretas?


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+ipwYjE1F1sD4i5JAhH47LTbLrx+iH2ZE=
Questão 108519
CESPE 2016 TRE Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos), Crase, Pontuação, Pronome: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação, Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

Assinale a opção correta acerca dos aspectos linguísticos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:....

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18C8/PTHdAczHX2g3YqrXiDXrTrYS/1h/4=
Questão 127402
FAURGS 2017 BANRISUL Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

A maioria das pessoas acha que conviver com robôs é algo futurista, mas, de certo modo, eles já estão entre nós, influenciando decisões e, até mesmo, o rumo de nossas vidas. Do aplicativo que sugere sua próxima refeição, passando pelo serviço de streaming ofertando o filme que você vai assistir, até os secretários pessoais que auxiliam em situações diárias, os sistemas de inteligência artificial são uma realidade. Tudo isto constitui um caminho sem volta, na opinião de especialistas, que destacam os benefícios das maravilhas digitais, mas também alertam que o avanço dessas tecnologias pode, no futuro, tornar a inteligência humana obsoleta.

Robôs humanoides no cotidiano são ficção, não por limitações técnicas, mas pela dificuldade das pessoas em lidar com isso. “Basta colocar um smartphone num boneco que anda”, brinca o cientista de dados Ricardo Cappra, que atuou na estratégia digital da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. O exemplo pode parecer forçado, mas faz sentido. Celulares modernos têm assistentes virtuais que impressionam.

Com inteligência artificial, eles conhecem os hábitos dos donos e personalizam seu funcionamento. Além de realizar tarefas básicas, como organizar agenda, programar viagens e responder mensagens, eles analisam a rotina das pessoas e sugerem o horário em que devem sair de casa para o trabalho, considerando o tráfego no trajeto habitual, avaliam o histórico de buscas para oferecer notícias de interesse e podem até conversar, por voz, como uma “pessoa”.

Raúl Rentería, diretor do centro de pesquisas do Bing, da Microsoft, explica que a Cortana usa o conhecimento criado pelas conexões entre entidades no buscador. Com a repetição das buscas, o motor aprende a relacionar as informações. Sabe, por exemplo, que Flamengo é um bairro no Rio, mas também um time de futebol. E esses dados são usados pelo assistente virtual.

A inteligência artificial está em incontáveis outros serviços. Sites de comércio eletrônico analisam o perfil de buscas e compras de cada cliente para fazer ofertas personalizadas. Serviços de streaming de vídeo, como YouTube e Netflix, avaliam o que já foi assistido para sugerir opções ao gosto de cada um. Para especialistas, a digitalização facilitou a produção de informações, e a inteligência artificial surge como um filtro necessário.

Carlos Pedreira, professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, explica que as tecnologias de inteligência computacional são desenvolvidas há anos, mas, recentemente, houve uma explosão no volume de dados e na capacidade de armazenamento e processamento dessas informações, o chamado Big Data.

– Os benefícios não são apenas na área do marketing e serviços – diz Pedreira. – Apesar de eu achar que os humanos nunca serão superados, existem situações em que os sistemas computacionais fazem coisas que não podemos. Na medicina, uma pessoa não analisa 20 medidas por célula de um conjunto de dois milhões de células. Essas máquinas conseguem.

Nem todos são simpáticos ao fenômeno. O historiador israelense Yuval Harari, autor do best-seller “Sapiens – Uma breve história da Humanidade”, acha que o ser humano se tornará obsoleto. Segundo ele, dentro de 40 anos, não só taxistas serão substituídos por carros autômatos, mas cerca de 50% de todos os empregos em economias avançadas. Isso impõe um desafio de sobrevivência da própria espécie.

– Provavelmente nós somos das últimas gerações do homo sapiens. Um bebê nascido hoje ainda terá netos, mas não estou certo de que esses netos terão netos, ao menos não humanos. Dentro de um século ou dois, os humanos se tornarão super-humanos ou desaparecerão. De qualquer forma, os seres que dominarão o planeta em 2200 serão mais diferentes de nós do que somos diferentes dos chimpanzés – acredita Yuval Harari.

Adaptado de MATSUURA, Sérgio. Robôs podem tornar inteligência humana obsoleta, dizem especialistas. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

 

Se o penúltimo parágrafo do texto fosse introduzido por um nexo, qual melhor evidenciaria a relação textual deste parágrafo com os que o antecedem? 


Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+YlcCBmszyMrm+5VWzIoyoIQkqsp+4C34=
Questão 115725
IOBV 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ-SC Pontuação

“Gastamos mil reais, isto é, tudo o que tínhamos.”

(SACCONI, L. A. Novíssima Gramática Ilustrada. 23ª edição. São Paulo: Nova Geração, 2010, p. 466)

 

De acordo com o exemplo acima, diga a que fator está sendo empregado o uso da vírgula:

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+AJc6tRdrqcsfDxa9QMizxTiE2tlpvLYQ=
Questão 110802
FGV 2016 CODEBA Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

A frase a seguir em que o emprego da forma esse-essa-esses-essas-isso do demonstrativo é devido a uma razão diferente das demais é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+y/ACGxWrhJgRmp7dbH0XT7WUpyvcEytc=
Questão 122158
CESPE 2017 PJC Tempos e Modos Verbais/Verbos

A valorização do direito à vida digna preserva as duas faces do homem: a do indivíduo e a do ser político; a do ser em si e a do ser com o outro. O homem é inteiro em sua dimensão plural e faz-se único em sua condição social. Igual em sua humanidade, o homem desiguala-se, singulariza-se em sua individualidade. O direito é o instrumento da fraternização racional e rigorosa. O direito à vida é a substância em torno da qual todos os direitos se conjugam se desdobram, se somam para que o sistema fique mais e mais próximo da ideia concretizável de justiça social. Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça. Quando os descaminhos não conduzirem a isso, competirá ao homem transformar a lei na vida mais digna para que a convivência política seja mais fecunda e humana.

Cármen Lúcia Antunes Rocha. Comentário ao artigo 3.º. In: 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948-1998: conquistas e desafios. Brasília: OAB, Comissão Nacional de Direitos Humanos, 1998, p. 50-1 (com adaptações)



 O período “Mais valeria que a vida atravessasse as páginas da Lei Maior a se traduzir em palavras que fossem apenas a revelação da justiça” expressa 






Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+cuKvk6I40pNoeiF8Z+nAfrasv3baMTkA=
Questão 115047
IAUPE 2016 PM Concordância Nominal e Verbal

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua. 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18rznHxFCGJ/c3kBrY7xcL7c6FNKauwpB8=
MATEMÁTICA
Questão 114289
VUNESP 2016 UNESP Porcentagem

No dia 03 de dezembro de 2015, a BBC Brasil lançou a seguinte notícia:

 

 

Segundo a reportagem, na Venezuela 10 dólares equivalem a 63 bolívares na menor taxa de câmbio do país para produtos de preço controlado enquanto, no mercado negro, os mesmos 10 dólares equivalem a 8 000 bolívares, a maior taxa de câmbio do país. Com base nesses valores, é correto afirmar que a taxa de câmbio do mercado negro, em relação à menor taxa do país, é, aproximadamente,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/l3Dypxcc4BSoVw66mvbZrBLe7VI71Be0=
Questão 119224
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Mediana, Média Aritmética, Estatística

Em uma pesquisa realizada pela Empresa X, seis candidatos  de  um  concurso foram entrevistados a fim de verificar quantas horas  diárias  dedicavam  aos  estudos durante a preparação para uma prova. Os dados coletados estão apresentados  na tabela a seguir.

          Nome do candidato   Artur   Bruna  Carlos Daiana  Eduardo  Fernanda           

          Tempo diário de estudo   horas   4h   7,5h   3h    7h     8h     6,5h      

Sobre estes dados e neste contexto, é correto afirmar que a mediana do tempo diário de estudo destes candidatos, em horas, é igual a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/shN/ceL1s/gSJHg3gDCupzn4ZmB/rHZA=
Questão 119225
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Porcentagem

Um capital de R$ 1.200,00 foi aplicado em um sistema de juros  compostos,  cuja taxa de juros era de 3% ao mês, durante 6 meses. É correto afirmar que o montante obtido nesta aplicação é um valor compreendido  entre:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/z8eItwIjG5uOQl9sOSaEGkZ6JqgUy0rQ=
Questão 119229
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Porcentagem

Ao comparar a população carcerária do Instituto Penal A e do Instituto Penal B, é possível verificar que o número de presos no Instituto Penal A equivale a 145% do número de presos no Instituto Penal B. Sabendo que o número de  presos  no Instituto Penal A é igual a 551, é correto afirmar que o  número  de  presos  no Instituto Penal B é igual  a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX181Q3MvczGDoyVW5SnB1N1R4iAIQPVGF9k=
Questão 114290
VUNESP 2016 UNESP Problemas Algébricos e Aritméticos, Estatística, Representação e Análise de Dados, Matemática Básica, Porcentagem

A empresa ENLACE é especializada em fotografar casamentos. Para atender às necessidades de seus clientes, foram desenvolvidos 3 pacotes de serviços, com sessões de fotos e books com diferentes preços. Os valores são os seguintes:

 

 

 

Com base na tabela de preços e sabendo que no pacote Standard a sessão de fotos custa R$ 1.000,00 e que o book Standard em relação aos books Classic e Luxo é, respectivamente, R$ 150,00 e R$ 250,00 mais barato, pode-se afirmar que o preço da sessão de fotos nos pacotes Classic e Luxo, em relação ao pacote Standard, tem um desconto de, respectivamente,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/xizUUk3s5Uk1JCy1BIPk6SEKelaW3KAw=
INFORMÁTICA
Questão 120093
FUNDATEC 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR Microsoft Word 2010, Microsoft Word, Editores de Texto

No Word 2010, caso você queira incluir colunas em seu documento, qual a guia em que se encontra essa opção?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/6zXkDitJ2a1DVYaHJlj3hZyJ5i6u9D0E=
Questão 121010
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais

No Windows 7, utilizando o Windows Explorer, um usuário realizou as seguintes ações:

• clicou com o botão direto do mouse sobre o arquivo de nome instituto_federal.doc, localizado na pasta C:\dados\;

• selecionou, na lista disponibilizada, a opção Recortar;

• navegou até a pasta C:\backup\ e clicou com o botão direito do mouse sobre uma área vazia;

• na lista disponibilizada, escolheu a opção Colar.

 

Nessa situação hipotética, após a conclusão com sucesso das ações mencionadas, o arquivo instituto_federal.doc

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19lDuzrkClDJ9Bi1918Onv5AboCSXWd3dA=
Questão 120130
FUNDATEC 2017 IGP Windows 7, Internet Explorer, Windows, Sistemas Operacionais, Navegadores, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

Um usuário tem um computador com o sistema operacional Windows 7 Professional e navegador Internet Explorer 11 (IE 11) e, para protegê-lo de "softwares maliciosos" como vírus e worms, ele pediu a opinião de um conhecido, que sugeriu a adoção dos seguintes procedimentos de segurança para evitar tais "softwares maliciosos":

 

I. Habilitar o Windows 7 Professional e IE 11 para que sejam atualizados, automaticamente, com as versões mais recentes de segurança.

II. Manter o firewall atualizado e ativo.

III. Não abrir mensagens de e-mail de spam, nem acessar sites suspeitos.

 

Quais estão corretos?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/fLNyKPhS2RDKmkr57VA55XxigylMRyZ8=
Questão 120114
FUNDATEC 2017 GHC Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais

Para desligar o computador (por término normal), utilizando o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 Professional (configuração padrão), o usuário faz uso da Tecla . Onde essa Tecla fica localizada?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/4Xfq2ihVzOPd1xckUXw0s+/bTtQvuAWc=
Questão 119216
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Internet / Intranet, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

O modelo cliente/servidor é bastante utilizado  tanto  no  contexto  da  lntranet,  quanto do acesso à Internet nas empresas.  Sobre  este  modelo,  analise  as assertivas abaixo.

I - É um modelo composto por, pelo menos, dois equipamentos interligados em rede.

lI - O  cliente envia a solicitação  ao servidor  que executa  o que foi solicitado   ou procura a informação  solicitada  e retorna ao cliente.

IlI - O servidor é sempre responsável por iniciar uma comunicação , sendo que o cliente trabalha de forma reativa, respondendo às requisições do servidor .

É(são) característica(s)  do modelo cliente/servidor  o que se afirma   em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/vDIOCPq158KG4z33ojJ9izL45/X8MdqY=
Questão 121034
CESPE 2018 IF-FARROUPILHA-RS Microsoft Excel 2010, Microsoft Excel, Planilhas Eletrônicas

No processo de edição de uma planilha no Microsoft Excel 2010, um usuário realizou o seguinte procedimento:

• selecionou a célula C10, preenchida com um valor numérico;

• acionou o atalho CTRL +C para copiar o conteúdo da célula C10;

• selecionou a célula D10 e acionou o atalho CTRL + V ;

• acionou o atalho CTRL + B para salvar a planilha.

Tendo como referência essas informações, é correto afirmar que, após o procedimento realizado,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+tBkgulMchetES6OIjYrIRAK0m6/Rmgq0=
Questão 121042
CESPE 2017 TRT Internet / Intranet, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

Assinale a opção correta a respeito dos conceitos de Internet e intranet.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Q31CrIvLfHrbTdk2lse9cB2wT3eG48v8=
Questão 120099
FUNDATEC 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR Microsoft Excel 2010, Microsoft Excel, Planilhas Eletrônicas

No Excel 2010, clicando no botão abaixo, localizado na guia Página Inicial, analise as seguintes assertivas sobre as opções disponíveis:

 

I. Classificar de A a Z.

II. Filtro.

III. Localizar.

 

Quais estão corretas?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19kNLGAC4iav/9a7prVY8Jpl7tgunyl3ZY=
Questão 119212
FUNDAÇÃO LA SALLE 2017 SUSEPE Windows 7, Windows, Sistemas Operacionais

O Painel de Controle do Windows 7 pode ser organizado em categorias de funcionalidades para facilitar ao usuário a localização e execução de tarefas administrativas do sistema  operacional.  Neste contexto,  quando se deseja  remover o status de administrador de um usuário do sistema operacional, deve-se acessar o grupo:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+guP8HX/0MhDh/Cshtzlj9jNH8dvY7VSQ=
Questão 120133
FUNDATEC 2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE TORRES-RS Navegadores Conceitos Gerais, Linux, Sistemas Operacionais, Navegadores, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

São navegadores utilizados no Sistema Operacional Linux:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18IwTqYpM9e2Fo+MPkMWRHeq4V0v1fUpAo=
ÉTICA
Questão 80711
FJPF 2006 DERT Moral e Ética, Ética e Cidadania no Serviço Público

“A prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas, e mais preocupada em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia, e sobre os meios de alcançá-la” (D. B. Filosofia) é a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18dAo015PQOiDsxea3dBujHQTdopvJVhqk=
Questão 80712
FJPF 2006 DERT Moral e Ética, Ética e Cidadania no Serviço Público

Virtudes básicas profissionais são aquelas indispensáveis, sem as quais não se consegue a
realização de um exercício ético competente, seja qual for a natureza do serviço prestado. Acerca do assunto pode-se dizer que:

I - a honestidade é um princípio que não admite relatividade, ou seja, o indivíduo é ou não é honesto;
II - do ponto de vista funcional, competência é o exercício do conhecimento de forma adequada e pertinente a um trabalho;
III - o zelo é uma importantíssima virtude na execução da tarefa profissional;
IV - o sigilo é uma virtude que deve ser relativizada, principalmente se o conteúdo da informação é revelada ao profissional pelo seu cliente ou que o profissional veio a saber por força da execução do trabalho. Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+9/AbR1P6bxdXzFPXkHL5gcB0UHsK8UnE=
GESTÃO DE PESSOAS
Questão 104694
CESPE 2015 STJ Trabalho em Equipe, Comportamento Organizacional

No que se refere ao trabalho em equipe, julgue o item seguinte.

O ciclo de desenvolvimento das equipes de trabalho é definido pelas etapas de formação, conflito, normatização, desempenho e desintegração. Na etapa de normatização, tem-se o início de um processo de ajuste ou de negociação, com a finalidade de estabelecer o que será realizado, por quem e de qual maneira.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1854LiXU4sXqSZkbTiiKQ0ubnR1FOyD0+4=
Questão 104693
CESPE 2015 STJ Trabalho em Equipe, Comportamento Organizacional

No que se refere ao trabalho em equipe, julgue o item seguinte.

Os grupos de trabalho têm como características o esforço individual, a responsabilidade por resultados individuais e o objetivo de trabalho individual; já as equipes de trabalho são caracterizadas por esforço coletivo, objetivos de trabalho compartilhados e responsabilidade compartilhada pelos resultados.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19leMVAh2Auk00NAVpylx5uNJ18xF9cuhI=
Questão 104691
CESPE 2015 STJ Trabalho em Equipe, Comportamento Organizacional

No que se refere ao trabalho em equipe, julgue o item seguinte.

A efetividade da equipe refere-se ao conjunto de comportamentos relevantes para que a meta de trabalho seja atingida, ao passo que o desempenho da equipe corresponde ao grau em que os resultados do trabalho da equipe se aproximam das metas especificadas.

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/YwDCewtJH65Cu7Mgt74UK4K6K/eJjxDw=