Resolver Questões Estude resolvendo o conjunto de questões

PORTUGUÊS
Questão 27844
CESGRANRIO 2011 BNDES Inferência

Nos parágrafos 5º, 6º e 7º, os sentimentos revelados pelo autor são, na ordem,

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19tDSIpb08N68X9LUnBho4K3IK7Z4DbGHc=
Questão 75020
CESGRANRIO 2014 LIQUIGÁS Semântica e Vocabulário, Classes de Palavras (Morfologia) / Flexão Nominal e Verbal

No trecho “onde madeira era queimada para produzir calor” (l. 11-12), a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+UuWo3iSsVr5YWBSVEeMuumsfSekHaMR0=
Questão 7649
CESGRANRIO 2011 PETROBRAS Regência Nominal e Verbal

Considere as frases abaixo.

I – Manuel aspira ........................cargo de gerente na empresa.

II – Quem quiser assistir .......................... filme, deve permanecer em silêncio.

III – Certamente, essa decisão implicará ........................... dissolução do grupo.

IV – Ao chegar ............................ casa, verificarei se os documentos estão em ordem alfabética.

Em relação à regência verbal, a sequência que preenche corretamente as lacunas é:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Nu9bzunf0OfNS4j/074ks2P603kwUeJ8=
Questão 47125
CESGRANRIO 2014 CEFET Pronome: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação

A expressão destacada está adequadamente substituída pelo pronome, de acordo com a norma-padrão, em: 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Ftpq2dDL4BjA2pzB8+2M5iHvIE74ioOo=
Questão 102983
CESGRANRIO 2015 PETROBRAS Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

A oração destacada em “e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro” (l. 22-25) poderia ser reescrita, sem prejuízo à norma-padrão e à semântica do período, como

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+wjR0XPnIURKI2bXJRis04Xipp18X8yYE=
Questão 27159
CESGRANRIO 2012 CEF Tipologias Textuais, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

Games: bons para a terceira idade

         Jogar games de computador pode fazer bem à saúde dos idosos. Foi o que concluiu uma pesquisa do laboratório, na Universidade da Carolina do Norte, nos EUA.

         Os cientistas do laboratório reuniram um grupo de 39 pessoas entre 60 e 77 anos e testaram funções cognitivas de todos os integrantes, como percepção espacial, memória e capacidade de concentração. Uma parte dos idosos, então, levou para casa o RPG on-line “World of Warcraft”, um dos títulos mais populares do gênero no mundo e com 10,3 milhões de usuários na internet. Eles jogaram o game por aproximadamente 14 horas ao longo de duas semanas (em média, uma hora por dia).

         Outros idosos, escolhidos pelos pesquisadores para integrar o grupo de controle do estudo, foram para casa, mas não jogaram nenhum videogame. Na volta, os resultados foram surpreendentes. Os idosos que mergulharam no mundo das criaturas de “Warcraft” voltaram mais bem dispostos e apresentaram nítida melhora nas funções cognitivas, enquanto o grupo de controle não progrediu, apresentando as mesmas condições. [...]

MACHADO, André. Games: bons para a terceira idade. O Globo,

28 fev. 2012. 1º Caderno, Seção Economia, p. 24. Adaptado.

 

O primeiro parágrafo do texto apresenta características de argumentação porque:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19H2XAlts4JU+0p7BedRJBAHhE3SgWK+Rs=
Questão 75070
CESGRANRIO 2014 IBGE Estratégia Linguística, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

No trecho “reservada a alguns grupos com dificuldades de entrada no mercado de trabalho, como deficientes físicos, idosos e, em alguns países, veteranos de guerra” (. 16-19), a palavra em destaque contribui para estabelecer a seguinte relação entre partes do texto:

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/Ji2rge2YYj5lD0vbmdTitYg9095x4tEM=
Questão 5434
CESGRANRIO 2012 CMB Concordância Nominal e Verbal

Considerando-se que há palavras variáveis e palavras invariáveis na língua portuguesa, qual é a frase que está em DESACORDO com a norma-padrão, no que diz respeito à concordância?

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+EoF41Tsg+rKG8xSazb0BuNDi7gHijgFA=
Questão 27180
CESGRANRIO 2012 LIQUIGÁS Análise de Alternativas / Itens, Interpretação, Compreensão, Tipologia e Gêneros Textuais

A vida sem celular

O inevitável aconteceu: perdi meu celular. Estava no bolso da calça. Voltei do Rio de Janeiro, peguei um táxi no aeroporto. Deve ter caído no banco e não percebi. Tentei ligar para o meu próprio número. Deu caixa postal. Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente. Meu quarto parece uma trincheira de guerra de tanto procurá-lo.

Agora me rendo: sou um homem sem celular. O primeiro sentimento é de pânico. Como vou falar com meus amigos? Como vão me encontrar? Estou desconectado do mundo. Nunca botei minha agenda em um programa de computador, para simplesmente recarregá-la em um novo aparelho. Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais. E se alguém me ligar com um assunto importante? A insegurança é total. Reflito. Podem me achar pelo telefone fixo. Meus amigos me encontrarão, pois são meus amigos. Eu os buscarei, é óbvio. Então por que tanto terror?

Há alguns anos - nem tantos assim – ninguém tinha celular. A implantação demorou por aqui, em relação a outros países. E a vida seguia. Se alguém precisasse falar comigo, deixava recado. Depois eu chamava de volta. Se estivesse aguardando um trabalho, por exemplo, eu ficava esperto. Ligava perguntando se havia novidades. Muitas coisas demoravam para acontecer. Mas as pessoas contavam com essa demora. Não era realmente ruim. Saía tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento, por qualquer bobagem.

A maior parte das pessoas vê urgência onde absolutamente não há. Ligam afobadas para fazer uma pergunta qualquer. Se não chamo de volta, até se ofendem.

— Eu estava no cinema, depois fui jantar, bater papo.

— É... Mas podia ter ligado!

Como dizer que podia, mas não queria?

Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema.

— Agora não posso falar, estou dirigindo.

— Só mais uma coisinha...

Fico apavorado no banco enquanto ele faz curvas e curvas, uma única mão no volante. Muita gente não consegue desligar mesmo quando se explica ser impossível falar. Dá um nervoso!

A maioria dos chefes sente-se no direito de ligar para o subordinado a qualquer hora. Noites, fins de semana, tudo submergiu numa contínua atividade profissional. No relacionamento pessoal ocorre o mesmo.

— Onde você está? Estou ouvindo uma farra aí atrás.

— Vendo televisão! É um comercial de cerveja!

Um amigo se recusa a ter celular.

— Fico mais livre.

Às vezes um colega de trabalho reclama:

— Precisava falar com você, mas não te achei.

— Não era para achar mesmo.

Há quem desfrute o melhor. Conheço uma representante de vendas que trabalha na praia durante o verão. Enquanto torra ao sol, compra, vende, negocia. Mas, às vezes, quando está para fechar o negócio mais importante do mês, o aparelho fica fora de área. Ela quase enlouquece!

Pois é. O celular costuma ficar fora de área nos momentos mais terríveis. Parece de propósito! Como em um recente acidente automobilístico que me aconteceu. Eu estava bem, mas precisava falar com a seguradora. O carro em uma rua movimentada. E o celular mudo! Quase pirei! E quando descarrega no melhor de um papo, ou, pior, no meio da briga, dando a impressão de que desliguei na cara?

Na minha infância, não tinha nem telefone em casa. Agora não suporto a ideia de passar um dia desconectado. É incrível como o mundo moderno cria necessidades. Viver conectado virou vício. Talvez o dia a dia fosse mais calmo sem celular. Mas vou correndo comprar um novo!

CARRASCO, Walcyr. A vida sem celular. Veja São Paulo, São Paulo, n.2107, 08 abr. 2009. Disponível em: <http://vejasp.abril.com.br/revista/ edicao-2107/avida-sem-celular> Acesso: 26 dez. 2011. Adaptado.

 

Ao longo do texto, o cronista reflete sobre aspectos diversos relativos à inserção do celular no cotidiano. Pela leitura global do texto, sintetiza-se o conjunto da reflexão do cronista da seguinte maneira:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19YoIWQmhxDydpck/L8uiOcNzQuqlwhNuc=
Questão 97962
CESGRANRIO 2015 BASA Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas / Nexos)

A expressão abaixo que substitui a palavra Mas (Texto II, l. 22), modificando o sentido original do trecho em que ela está empregada é:

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/dOsNGV71Chf+Ur035jrjjRf7bDpmO3ho=
MATEMÁTICA
Questão 99840
CESGRANRIO 2010 PROMINP Razão e Proporção

Durante uma promoção do tipo “leve 3 e pague 2”, cada pacote com três latas de ervilhas era vendido pelo preço de 2 latas. O dono de um restaurante aproveitou a promoção e comprou 72 latas de ervilhas por R$ 57,60. Qual era, em reais, o preço de cada lata de ervilhas fora da promoção?

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18bnAY2xnX2XsPfb8x2bEffaCk7VDtY+e8=
Questão 99842
CESGRANRIO 2010 PROMINP Operações Básicas, Problemas Algébricos e Aritméticos

A Petrobras bateu, no último dia 3, recorde de processamento de petróleo em suas refinarias: 2,02 milhões de barris por dia, superando a marca anterior, de 1,942 milhão de barris por dia.

 

Disponível em: http://oglobo.globo.com Acesso em: 08 jul. 2010. (Adaptado)

 

Qual é, em milhões de barris por dia, a diferença entre o recorde atual de processamento de petróleo e o recorde anterior?

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+09KTAQjuzJdsSG3v41lwOkj8kKhByMQ8=
Questão 3593
CESGRANRIO 2012 EPE Problemas Algébricos e Aritméticos, Matemática Básica, Razão e Proporção, Razões e Proporções

Quando um estudo de sustentabilidade de usinas hidrelétricas é realizado, diversos fatores são levados em consideração. Um desses fatores é o “indicador de área alagada”, i, que corresponde à razão entre a área (em km2) alagada na formação do reservatório de água da usina e a potência instalada da mesma (em MW). O valor encontrado deve ser situado nas classes estabelecidas para esse indicador. Essas classes são apresentadas na tabela seguinte.

Uma usina hidrelétrica, cuja área alagada é de 2.600 km2 e a potência instalada é de 8.400 MW, apresenta indicador de área alagada i na classe

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/96CWRJ8EJNubzB12WsoXCHZj2mz2qKIo=
Questão 99837
CESGRANRIO 2010 PROMINP Porcentagem

Um técnico em informática resolveu reajustar o valor de seus serviços em 30%, mas, para os clientes antigos, manteve o preço sem reajuste. Em relação ao novo preço,

os clientes antigos terão, aproximadamente, um desconto de

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1//jtQ6fVtowAdole721yk+hfBBsPT2x6s=
INFORMÁTICA
Questão 75302
CESGRANRIO 2012 TRANSPETRO Microsoft Word, BrOffice Writer, Editores de Texto

Considere as figuras relacionadas às suítes Microsoft Office e BrOffice.org para responder a questão abaixo.

São normalmente utilizados para edição de textos em documentos os aplicativos apresentados nas figuras

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Rs4GewoBB2W9zz6hMLKrI1LZmA3yxi24=
Questão 3284
CESGRANRIO 2012 LIQUIGÁS Navegadores Conceitos Gerais, Navegadores, Internet / Intranet, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

Para que possa aproveitar adequadamente os serviços que a internet disponibiliza, o usuário deve instalar em seu computador, dentre outros recursos, um software que permita a visualização correta das páginas da web.

Esse software é denominado web 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/IBsafQIHbO9Mf4N9VghfN5xZmaN1saHA=
Questão 8726
CESGRANRIO 2012 BB Navegadores, Internet / Intranet, Conceitos e Ferramentas Relacionadas com a Internet

Na Internet, para evitar que o tráfego de dados entre os usuários e seus servidores seja visualizado por terceiros, alguns sites, como os de bancos e de comércio eletrônico, utilizam em suas conexões o protocolo 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19kz8pkLC7QoDQgcLt6H7vK4geKTQ5O7b4=
Questão 75225
CESGRANRIO 2014 CEFET Windows 7, Sistemas Operacionais, Windows

No Windows 7, o tipo de usuário que pode alterar configurações de segurança, instalar software e hardware, acessar todos os arquivos do computador e fazer alterações nas contas de outros usuários é chamado de 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18w2sd+BpJMJyGihTduZgavnKH4ITAKNJY=
Questão 75223
CESGRANRIO 2014 CEFET Microsoft Excel 2010, Planilhas Eletrônicas, Microsoft Excel

Na célula C1 do trecho da planilha do Excel representada acima, encontra-se a seguinte fórmula:

=SE(MÉDIA(A$1:A$5)>3;MÉDIA(A1:A5);MÁXIMO(A1:A5))

Considere a seguinte sequência de ações:

• a célula C1 foi copiada com CTRL-C

• C1 foi colada na célula C2 com CTRL-V

• C1 também foi colada na célula D1 com CTRL-V

Após essas ações, os valores presentes nas células C2 e D1 são, respectivamente, 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/eYB498TgY5dTvaXV0+sonL1hdZUjKp+Y=
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
Questão 18293
CESGRANRIO 2013 BASA Seguros, Produtos de Seguro e Vida, Produtos e Serviços Bancários

Os planos de seguro têm o objetivo de gerar proteção patrimonial às pessoas físicas ou jurídicas. Em um seguro de veículo, se o segurado trocar de carro ou incluir algum item em sua apólice, ele deverá solicitar a seguradora um:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Nov2wKqs/dWWdYna7srIMGbdyugy/y9A=
Questão 18283
CESGRANRIO 2013 BASA Lavagem de dinheiro

Perácio é empresário no ramo de varejo e cliente do Banco Bom S/A. Os prepostos de Perácio depositam diariamente fartas quantias de dinheiro em espécie, que variam de cinquenta a sessenta mil reais, podendo chegar a R$ 200.000,00 reais após os finais de semana. Os depósitos são normalmente realizados na conta corrente da pessoa jurídica e eventualmente na conta corrente da pessoa física.

Tais atos, à luz das normas da Carta Circular Bacen no 3.542/2012, são considerados:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18lg5SyKGK+wNtuiUbHbOTMlBzUGM43QY0=
Questão 9201
CESGRANRIO 2012 CEF Título de Capitalização, Produtos de Seguro e Vida, Produtos e Serviços Bancários

As Sociedades de Capitalização são entidades constituídas sob a forma de sociedades anônimas, que negociam contratos, denominados títulos de capitalização.

Esses títulos têm por objeto a(o)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+OmSVnuUIJz0cDckx67PbLOb5X0peiQk8=
Questão 97994
CESGRANRIO 2015 BASA Debêntures, Mercado de Capitais, Operações de Underwriting

No mercado de debêntures, underwriting é(são)

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+GfRgY+I2KnWG4OOUTgHk1oiZ8tozMVMA=
Questão 18287
CESGRANRIO 2013 BASA Ações, Mercado de Capitais

Uma empresa constituída como Sociedade Anônima de Capital Fechado tem como característica importante:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/58D+T0TIHXTa8j+pHU1FJMYSjtyKRuRI=
Questão 19439
CESGRANRIO 2010 BACEN Banco Central do Brasil – BACEN , Órgãos Supervisores do SFN

O Banco Central do Brasil é o órgão executivo central do sistema financeiro e suas competências incluem:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19PmdULVR0AHDL5w0ErGRK6PJtv122Ul3I=
Questão 9285
CESGRANRIO 2012 BB Mercado de Câmbio

O mercado cambial é o segmento financeiro em que ocorrem operações de negociação com moedas internacionais.

A operação que envolve compra e venda de moedas estrangeiras em espécie é denominada 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18oubQzTQMOhtxImcVwPb1wjc9slui1IYc=
Questão 9358
CESGRANRIO 2010 BB Mercado de Câmbio

O mercado de câmbio envolve a negociação de moedas estrangeiras e as pessoas interessadas em movimentar essas moedas. O câmbio manual é a forma de câmbio que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX194Tz4O3u5b5+uqgWhS/fP1MZCA38r0ETs=
Questão 9442
CESGRANRIO 2008 CEF Crédito Rotativo: Cartões de Crédito, Produtos de Aplicação Financeira, Produtos e Serviços Bancários

Atualmente, existem diversas alternativas para uso do chamado "dinheiro de plástico", que facilita o dia-a-dia das pessoas e representa um enorme incentivo ao consumo. O cartão de crédito é um tipo de "dinheiro de plástico" que é utilizado

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18pcg1N71cLwSnvfEASGM0ybtv8Cwe8h+s=
Questão 19438
CESGRANRIO 2010 BACEN Conselho Monetário Nacional - CMN, Órgãos Normativos do SFN , Sistema Financeiro Nacional - SFN

O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro nacional, NÃO sendo de sua competência:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/11vpoCrd0z1wb40sUJ5Ee34W00+ZeFoY=
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Questão 80475
CESGRANRIO 2014 PETROBRAS Sustentabilidade

O relatório Nosso Futuro Comum, redigido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, aponta que o conceito de desenvolvimento sustentável está baseado em 3 esferas, a saber:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/qEV7azk4BKL6MuWiafhEg0CitoTVQD00=
Questão 80474
CESGRANRIO 2011 PETROBRAS Sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito fundamental na política de segurança do meio ambiente e da saúde, nas empresas. Esse conceito visa a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18+wBBhHrsMRtdeaYM+Lj5l6b4v8rKBNbE=
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Questão 72749
CESGRANRIO 2014 CEFET Sistema de Amortização Constante – SAC

Uma pessoa recebe um financiamento de R$ 10.000,00 e deve repagá-lo em 10 prestações anuais sucessivas, igualmente espaçadas, a primeira devendo ser quitada

um ano após receber os R$ 10.000,00. A taxa de juros (compostos) é de 10% ao ano e, para calcular as prestações, usa-se o Sistema de Amortização Constante (SAC).

 

O valor, em R$, da quarta prestação é de

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18LgjWlNo1UULFUT9yEqCY/+0GwKz3nQxw=
Questão 71502
CESGRANRIO 2013 BNDES Porcentagem

Em certa cidade, a tarifa do metrô é R$ 2,80, e a dos ônibus, R$ 2,40. Mas os passageiros que utilizam os dois meios de transporte podem optar por um bilhete único, que dá direito a uma viagem de ônibus e uma de metrô, e custa R$ 3,80. Em relação ao valor total gasto com uma viagem de ônibus e uma de metrô pagas separadamente, o bilhete único oferece um desconto de, aproximadamente,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Rzu/m0ss8c1wrbAXDVziPSfme1JqGBeI=
Questão 48315
CESGRANRIO 2014 BB Acréscimos e Descontos

Considerando-se a mesma taxa de juros compostos, se é indiferente receber R$ 1.000,00 daqui a dois meses ou R$ 1.210,00 daqui a quatro meses, hoje, esse dinheiro vale

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+/eNzcatDp7XwKzDeajDe+fDsZYMBB3P8=
Questão 110940
CESGRANRIO 2015 LIQUIGÁS Taxa de juros, Taxas Nominal e Efetiva

Um financiamento está sendo negociado a uma taxa nominal de 20% ao ano. A taxa de juros efetiva anual desse financiamento, se os juros são capitalizados semestralmente, é: 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18HKYZmYwA1L5EQE2VmBhAEBFMH8gryNak=
Questão 18451
CESGRANRIO 2010 BB Acréscimos e Descontos

Uma empresa oferece aos seus clientes desconto de 10% para pagamento no ato da compra ou desconto de 5% para pagamento um mês após a compra. Para que as opções sejam indiferentes, a taxa de juros mensal praticada deve ser, aproximadamente,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/kixnddLsplbHWHdE53T/0TURNYSZSIeM=
Questão 18450
CESGRANRIO 2010 BB Sistema de Amortização Constante – SAC, Sistema de Amortização

Considere um financiamento de R$ 100.000,00, sem entrada, a ser pago em 100 prestações mensais, pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Sabendo-se que a taxa de juros, no regime de juros compostos, é de 1% ao mês, a prestação inicial, se o prazo de pagamento for duplicado, será reduzida em:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+Gfw2FtEpQQ4w7+oboSjXmk0E2pOinDX8=
ATENDIMENTO - LEGISLAÇÃO
Questão 35915
CESGRANRIO 2008 ANP Cláusulas Abusivas - CDC, Proteção Contratual - CDC, Código de Defesa do Constumidor - CDC

Quanto às cláusulas relativas ao fornecimento de produtos e serviços, NÃO é nula de pleno direito aquela que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18fPRTJF7FsS2qwIVqDHsIkHz2R9m2+i6M=
Questão 79453
CESGRANRIO 2015 BB Direitos Básicos do Consumidor - CDC, Código de Defesa do Constumidor - CDC

Uma cidadã, por dificuldades financeiras momentâneas, deixou de pagar em dia as suas dívidas, vindo, por força de sua mora e do seu inadimplemento, a ser inscrita em cadastro de devedores. Com o passar do tempo, a sua situação foi melhorando e, após muito sacrifício pessoal, conseguiu quitar as suas dívidas. Em determinado momento, no entanto, foi surpreendida com negativa de crédito, em estabelecimento comercial, por estar o seu nome inscrito no cadastro de devedores inadimplentes.

 

A melhor interpretação do Código de Defesa do Consumidor indica que

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19LfDTPHANnaCkJ0reNxWp63Pcvc0skEbI=
Questão 100784
CESGRANRIO 2015 BB Resolução CMN 4.433/2015

Um banco que vem atuando autonomamente sem vinculação a qualquer conglomerado financeiro poderá, nesse caso, nos termos da Resolução CMN nº 4.433/2015, compartilhar ouvidoria com a seguinte instituição:

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19XIiYgY6kQ98xH4ODERU8DGjVOBYCVUAk=
Questão 100789
CESGRANRIO 2015 BB Resolução CMN 4.433/2015

Existem leis municipais e estaduais que regulamentam o tempo de fila de espera para atendimento em instituições financeiras. Em uma agência do Rio de Janeiro, o funcionário que trabalha no pré-atendimento constata que uma pessoa na fila do atendimento prioritário não tem direito a esse tipo de atendimento.

O funcionário deverá explicar para essa pessoa que, segundo a Lei nº 5.254, de 25 de março de 2011 (Lei da Fila do Banco), o atendimento preferencial é destinado aos

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ZrbQasKA0JifCIZp0ZWqmrLtknXVx+j8=
Questão 35893
CESGRANRIO 2008 ANP Direitos Básicos do Consumidor - CDC, Código de Defesa do Constumidor - CDC

Para que haja a inversão do ônus da prova, a favor do consumidor, no processo civil, é preciso que seja,

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/jT6agGSxZcjDCd4FRjV6MViRaRLgqmaM=
MARKETING, ATENDIMENTO E TÉCNICAS DE VENDA
Questão 114631
CESGRANRIO 2011 TRANSPETRO Marketing de Serviços

Com relação ao atendimento em projeto de serviços de baixo contato com o cliente, é correto afirmar que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18Iefib/TS5eIx6X5q/tURx5CIYykuyDvQ=
Questão 18962
CESGRANRIO 2010 BB Satisfação

Se os funcionários de um banco se mostram entediados e não conseguem responder a perguntas simples, os clientes terão uma expectativa desfavorável.

PORQUE

Clientes formam expectativas a partir de várias fontes, como experiências anteriores e propaganda boca a boca.

 

A esse respeito, conclui‐se que:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18ff+Y1+thb9D39DbHWTPtzf6OPE+XCcrM=
Questão 55998
CESGRANRIO 2013 LIQUIGÁS Venda

Vendedores são bem sucedidos quando conhecem técnicas de vendas que os auxiliam em negociações com clientes.

 

Entre as diferentes técnicas de vendas utilizadas por vendedores bem sucedidos, destaca-se aquela que

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19Lr141+PGG+yPuaM+iQsTgbcsc4GUZfTY=
Questão 42081
CESGRANRIO 2010 ELETROBRÁS Promoção, Propaganda, Preço, Produto

Profissionais de marketing utilizam diversas ferramentas para obter as respostas desejadas de seus mercados-alvo. Essas ferramentas constituem o composto de marketing. Relacione os componentes do composto de marketing, apresentados na coluna da esquerda, às suas respectivas variáveis, entre as indicadas na coluna da direita.

Está correta a associação:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/SWDZqPWMhAmO/iTZ8At5wRH96BIgqqiY=
Questão 79468
CESGRANRIO 2015 BB Valor Para o Cliente

Uma forma de aumentar o valor percebido pelos clientes nos serviços bancários é diminuir o conjunto de custos envolvidos na relação com os bancos.

 

Nesse sentido, durante o atendimento aos clientes nas agências bancárias, os funcionários devem dedicar-se a

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/ZSgbWoG4i/wvc/ccUNDeF7B3ZeW5e14M=
Questão 95446
CESGRANRIO 2005 CASA DA MOEDA DO BRASIL Venda

A abordagem de venda conhecida como “satisfação de necessidades” tem como característica o(a): 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+pIrecTKM6BYspZiBN5un7NJUhpq3f4WA=
Questão 95438
CESGRANRIO 2005 CASA DA MOEDA DO BRASIL Venda

NÃO faz parte do escopo de trabalho do vendedor: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+0NQrfcj4fFSvAoZd9IP75QtVS0us6CNs=
Questão 100785
CESGRANRIO 2015 BB Valor Para o Cliente

Ao selecionar um determinado banco para abrir uma conta, um empresário analisou os benefícios que a instituição lhe proporcionaria em relação aos custos que lhe seriam cobrados pelos serviços prestados. Entre os atributos de sua análise constavam a solidez do banco, as conveniências proporcionadas, a qualidade dos serviços prestados e o relacionamento interpessoal estabelecido.

 

Essa análise realizada pelo empresário compõe o que se denomina

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX183sSXisUlbmXNofE0d7VUO5O/lTCUyZrM=
Questão 55996
CESGRANRIO 2013 LIQUIGÁS Venda

Há inúmeras formas de uma empresa organizar suas vendas. Entre essas formas, encontra-se a organização de vendas de produto. Nesse tipo de organização de vendas, os vendedores são responsáveis por

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18MRfrk6vzAcT2F5j6h2WINOHb/vMe8qRc=
Questão 19001
CESGRANRIO 2008 CEF Promoção de Vendas

São exemplos de ferramentas de promoção de vendas no setor bancário:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19yARt6kkyxyKsSPhoBQQLEUuNwpJ22ODg=
Questão 95448
CESGRANRIO 2005 CASA DA MOEDA DO BRASIL Venda

A afirmativa “um bom vendedor já nasce pronto” é: 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/bBvpxnI54GGB8rWRHJcsMEHK8nox0o5k=
Questão 49681
CESGRANRIO 2014 BB Venda

Um funcionário de um banco, preocupado em atingir as metas estabelecidas pela sua gerência, precisava vender alguns produtos bancários em pouco tempo. Tentando atingir a meta estabelecida, ele procurou algumas informações sobre como melhorar seu desempenho no processo de vendas.

 

A informação de como proceder no processo de vendas, que contribuirá positivamente para a melhoria de seu desempenho, é

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX19hIUTiQ5p80GeOGOeSkRgo4Q/ABeyEbfs=
Questão 59819
CESGRANRIO 2013 LIQUIGÁS Comunicação

Uma empresa decidiu utilizar propagandas, telemarketing e vendas pessoais em uma campanha de vendas. Inicialmente, utilizou propagandas para gerar conhecimento sobre a organização e seus produtos, além de identificar clientes potenciais que, posteriormente, foram contatados por profissionais de telemarketing, a fim de serem qualificados. Em seguida, os clientes mais adequados, ou seja, os que trariam mais benefícios para a empresa, foram abordados pela força de vendas, para que mais atenção pudesse ser dada a suas necessidades. O uso da propaganda, da venda pessoal e do telemarketing, em conjunto, constitui uma ação de

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/1+jN7GxNQDSBMiKsx1jbDbe4R1IdWzuE=
Questão 49684
CESGRANRIO 2014 BB Venda

O processo de vendas tem-se transformado, ao longo do tempo, em função da crescente competição existente no mercado entre empresas de mesmo setor. Em função disso, o foco da administração de vendas também mudou. Hoje, em função do mercado, o foco dessa área é no(a)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX199KR01oJCHCJPU5xhMzxYA+uVKRs8cZ0E=
Questão 49687
CESGRANRIO 2014 BB Satisfação

As empresas, diante da concorrência existente no mercado, procuram medir a satisfação de seus clientes, buscando identificar possibilidades para sua fidelização.
 

A satisfação do cliente em relação ao produto adquirido é representada pelo(a)

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/GuRRBttCI8f6P2fzxPLJq+bNFBIKFlbs=
GESTÃO DE PESSOAS
Questão 27393
CESGRANRIO 2011 TRANSPETRO Cultura Organizacional, Comportamento Organizacional

A cultura organizacional é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização ao longo do tempo. Alguns de seus aspectos são formais, e outros são informais. Cabe aos líderes reconhecer todos esses aspectos e alinhá-los aos objetivos organizacionais. 

Qual, dentre os aspectos apresentados abaixo, é(são) de natureza informal?

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18YNGFm62oZghZXWqKqwOMf9SXn+Jh87b8=
Questão 75191
CESGRANRIO 2014 BB Cultura Organizacional, Comportamento Organizacional

A cultura organizacional é identificada nas atividades realizadas na empresa e nas relações mantidas pela organização, seja com parceiros externos ou internos.

A cultura organizacional é refletida

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1+kvi3T2Sg77FIstDYamwylyodewi4LrAQ=
Questão 37802
CESGRANRIO 2010 BACEN Cultura Organizacional, Comportamento Organizacional

Constata-se, cada vez mais, que as organizações modernas devem ter uma cultura inovadora. Isso significa que é preciso que a:

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18vqeBcVnIecl40fteIh1yjPmwVBg1MBm4=
INGLÊS
Questão 73669
CESGRANRIO 2013 IBGE Conjunções

In the excerpt of Text I: “other estimates find that immigration raises the wages of all US workers, regardless of education” (lines 23-25), regardless of, is substituted, without change in meaning, by 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX18wV2YjwSBBWjmdRfa6ZUOUKQnVGRFB+oE=
Questão 55830
CESGRANRIO 2014 EPE Leitura e Vocabulário

The meaning of groundbreaking new programs (line 40) in Text I can be replaced, without change in meaning, by programs that

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/h2RhVUKR3E+fx46sd+onj8pupWeOUCxM=
Questão 73744
CESGRANRIO 2012 TRANSPETRO Leitura e Interpretação de Texto

According to the text, it is clear that the author

 

 

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/VZfi/5oiaZ9jnK7rlwFwG8SZmBMT42p0=
Questão 73667
CESGRANRIO 2013 IBGE Leitura e Interpretação de Texto

The author’s main claim in Text I is that

Exibir o anexo

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/UU1rYqHyhPBm58okQOT+YkXT+9ElFrTU=
Questão 84100
CESGRANRIO 2010 EPE Leitura e Vocabulário

How to solve the energy crisis

 

Kris De Decker (edited by Vincent Grosjean)

 

Don’t get me wrong: all efforts to build and develop

renewable energy and energy efficient technology are

useful and very necessary. My point is that, by

themselves, they will not yield any results. To make

5        them work, we need to put an absolute limit to energy

use.

Imagine that the European Union or the US would

decide that in 2020 we can only use as much energy

(or electricity) as we do today. Interestingly, all other

10      efforts suddenly make sense. If the share of renewable

energy would rise, then the share of non-renewable

energy would automatically fall. Energy efficient

technology would be automatically transformed in

energy savings, and not in extra applications or

15      performance, as it happens now.

In this scenario, with every small step forward in

renewable energy production and energy efficient

technology, we would become less and less dependent

on fossil fuels, and we would emit less and less

20      greenhouse gases. Moreover, it is hard to call this

measure drastic or radical: if we can manage today

with 18,008,000 Gwh, why not in 2030? What more

energy-sucking gadgets do we need? By the way, we

can keep developing new products and services as

25      we please, we will only have to make sure that these

are energy efficient. Considering the amount of energy

that is now wasted by most products and services, there

is lots of room for innovation, improvement, and thus

economic growth.

30                Right now we try to match our energy production

to an ever increasing demand. But, we could also try

to match our demand to a fixed supply. Considering

the circumstances, this would be a much more realistic

and intelligent strategy. An even better strategy is the

35      “oil depletion protocol”, an idea of author Richard

Heinberg. He proposes an international agreement to

lower oil production and consumption each year with

2.6 percent. We can wait until the geological,

economical or geopolitical reality lowers the availability

40      of fossil fuels, but if we anticipate that reality now then

we definitely have more of a chance to make a

successful transition to a durable, less energy-intensive

society.

Last, but not least, the IEA (International Energy

45      Agency) notes that the rise of energy use is largely on

account of non-western countries, with China ahead.

But, this does not clear us at all. As the IEA calculated

in a former report, almost 30 percent of energy use in

China comes from the production of export goods -

50      from bicycles over jeans to solar panels.

Western countries succeed in limiting the rise of

their energy consumption because they have

outsourced ever more energy use. Moreover, the IEA

states in its last report, non-OECD (Organization for

55      Economic Co-operation and Development) countries

are, in spite of their high share in current energy use,

only responsible for 42 percent of the CO2 emissions

since 1890 - with a much bigger population. This means

that - in a fair world - we would have to reduce our

60      energy use much more than them.

 

Adapted from http://www.energybulletin.net/node/50809.

Access on April 6, 2010.

 

 

 

The fragment “...energy-sucking gadgets...” (line 23) means

 

 

Encontrou erro na questão?
U2FsdGVkX1/B9yBhFr0DSmsbzFUtgMbeRNzuf6rSs+M=